• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre os Hobbits...

Joey McOak

Usuário
Em um outro forum um amigo meu propos a seguinte discussõ:

Bem , sou um grande admirador da obra do grande mestre tolkien,e ja faz alguns anos que nao leio os livros dele por isso certos nomes nao me vem a mente , porem boa parte da historia ainda esta bem clara na lembraca...
Venho abrir esse espaco para discucao sobre tal admiravel raca(que para alguns foi meio desmoralizada apos os filmes da trilogia....).
Bem , o primeiro levantamento envolve ate certo ponto o mundo geral de tolkien e eh...
Dentro de todo mundo de tolkein existem milhares de criaturas unicas,elfos anoes ents etc etc,porem boa parte delas sao tiradas de mitologias(ate de certa forma os grande vala ,os maia e ate mesmo a arvore da vida que iluminava o mundo antigamente),porem nao eh constado mitologia que menciona os hobbits(visto que eles nao tem muita semelhanca com gnomos....bem nem tanto se formos analisarmos o modo de vida deles...),mas a questao.......poderia qualquer pessoa colocar os hobbits em livros , filmes etc etc,a que qualquer pessoa pode colocar elfos e anoes em filmes pois eles sao parte da mitologia,a disney nao pediu permisao para colocar os anoes em branca de neve acho eu.E sendo os hobbits uma legitimidade de tolkien eles poderia ser livrelmente usados?Ja vi em diversos livros de rpg mencao aos hobbits porem nao vi titulo de permisao.
Bem sei que minha pergunta eh meio inutil mas pode levantar uma boa conversa.Ate mais a todos!


Pois é, mas eu tb não sei e me interessei pelo assunto, então resolvi trazer a idéia pra cá, pra vcs me darem alguma luz e eu conseguir ajudar o povo...

Abraços,
Joey
 
Que eu saiba, hobbits sao criaçao de Tolkien. Só podem ser usados, comercialmente, com a autorizaçao de sua família. Isso até SDA virar domínio público, o que vai demorar um pouco.
 
Eu não me recordo de te rvisto a palavra "hobbit" ser usada em livros oficiais de RPG e sim "halflings". Se não me engano rolou um certo stress entre o espólio de Tolkien e a primeira versão do D&D, que conteria "halflings".
 
Cara creio que quem usar o termo "Hobbit" é logico tera de pagar os direitos Autorais, mas existe seres com caracteristicas muito semelhantes que pessoas de má fé acabam usando quando querem se referir aos "Hobbits"
 
Acho que teriam que pagar direitos altorais sim, seria um erro isso fica circulando por aí livremente e tem mais.. usando outros nomes para descrever os hobbits, tem uma lei que diz que é proibido substitur elementos de uam obra para coloca-los em outras! se alguem for pego fazendo receb mult a
 
Deriel disse:
Eu não me recordo de te rvisto a palavra "hobbit" ser usada em livros oficiais de RPG e sim "halflings". Se não me engano rolou um certo stress entre o espólio de Tolkien e a primeira versão do D&D, que conteria "halflings".

Eu tenho ate hoje esse "Modulo Basico" de D&D com a fotinha dos Halflings.

E McOak, seu amigo falou que anoes e Elfos podem ser usados em outras obras livremente... Anoes sao anoes, existem(Nao igual da obra) mas podem ser usados em qualquer coisa.
Quanto aos elfos eu nao sei... eles foram uma criaçao unica e exclusiva de Tolkien ou ele pegou uma raça ja existente e deu alma a ela ????
 
kara eu nao sou um conhecedor de leis mas acho que se alguem colocar a palavra hobbit em algum lugar vai ter de pagar direitos para a familia de tolkien pois ele nao estando vivo eles sao herdeiros de sua obra
 
The Berserk disse:
E McOak, seu amigo falou que anoes e Elfos podem ser usados em outras obras livremente... Anoes sao anoes, existem(Nao igual da obra) mas podem ser usados em qualquer coisa.
Quanto aos elfos eu nao sei... eles foram uma criaçao unica e exclusiva de Tolkien ou ele pegou uma raça ja existente e deu alma a ela ????

Tai uma pergunta complecada... Mas acredito q elfos seja de algum tipo de lenda e mitologias... Porque muitos usam essas crituras em obras..... Sejam filmes, Livros e RPG's.... entao acredito q ja deveria existir essas criaturas em outros tipos de mitologias ou algo assim
 
Ow pessoal, valeuzão mesmo me ajudaram muito, mas pra completar mais eu queria um site bem completo que fale sobre direitos autorais, não precisa ter relação com Tolkien, basta falar de direitos autorais... pode ser?

Se alguém souber eu ficarei grato se me falarem...

Abraços,
Joey
 
Aproveitando queria fazer uma pergunta: parece que há uma lei que depois de um certo tempo a obra perde direitos autorais e fica de própriedade pública. Queria saber se isso é verdade.
 
Depois de 70 anos da morte do autor a obra cai em patrimonio público, é verdade sim... mas provavelmente alguém vai comprar os direitos da obra de Tolkien quando isso acontecer, entã num é nem bom que alguém tenha esperença de que chegue a ser de todos...

Mas Ae, ninguém conhece um site que fale sobre direitos autorais??? pliz, diz ae...

Abraços,
Joey
 
provavelmente no site da biblioteca nacional tenha algo, pois é la que se registram livros, roteiros de cinemas, etc... mas eu naun sei o site, da uma procurada...
 
Sobre o site eu fico devendo... mas se achar te mando uma MP. Sobre o elfos, eles são tidos como "duendes" e não elfos em mtas lendas... os hobbits são copiados, mas colocam nomes diferentes para não dar rolo nem nada... já os anões tbm são vistos como "gnomos" nesses contos infantis... aliás, toda criatura "pequena" é considerada duende ou gnomo... aki no Brasil pelo menos é!! culpa da Xuxa... heheh....
 
Sobre o site eu fico devendo... mas se achar te mando uma MP. Sobre o elfos, eles são tidos como "duendes" e não elfos em mtas lendas... os hobbits são copiados, mas colocam nomes diferentes para não dar rolo nem nada... já os anões tbm são vistos como "gnomos" nesses contos infantis... aliás, toda criatura "pequena" é considerada duende ou gnomo... aki no Brasil pelo menos é!! culpa da Xuxa... heheh....

É verdade, no Brasil ELfos é sinonimo de xuxa e os duendes. Até uma vez eu vi um artigo se referindo ao SdA traduzido do inglês e o tradutor colocou duendes em vez de elfo. :D É Allustriel voce está corretícima.... 8-)
 
bom, eu não sei muito, mas acho que é o que já foi dito aí. "Hobbit" é uma crição de tolkien, então acho que seria necessario pagar direitos autorais se for usar esse nome.

Quanto aos elfos eu nao sei... eles foram uma criaçao unica e exclusiva de Tolkien ou ele pegou uma raça ja existente e deu alma a ela ????

olha, Tolkien não criou os Elfos. os Elfos da obra dele são baseados naqueles elfos da mitologia nórdica, muito antiga, onde eles eram como no Sda: altivos, fortes, seres superiores a nós. Mas é que muita gente tem essa ideia de elfos serem baixinhos (verdes as vezes) por causa de Shakespeare. é serio, eu já li uma vez que o Tolkien culpava ele por ter deturpado a imagem dos elfos. é que a medida que a europa foi se tornando quase inteira cristã, as pessoas deixaram de acreditar nos elfos altos, e começaram a ter essa ideia de serm criaturas inferiores.

enfim, Tolkien não criou os elfos, nem os anões. Mas os hobbits sim.
 
Disso eu sei, por isso é que eu acho que a imagem original dos Hobbits tem que ser protegida. Por um lado eu sei que se liberassem o uso deles seria bom, pq ocorreria uma difusão da cultura Tolkeniana, mas por outro lado corre-se o risco da imagem dos hobbits ser deturpada, assim como foi a dos elfos... atualmente existem os elfos de Tolkien, os elfos de J. k. Rowling, os elfos , os Elfos da Xuxa.....ts.... e um monte de outros elfos... seria muito triste se o mesmo acontecesse com os hobbits e se eles cairem em patrimonio público é o que provavelmente vai acontecer, pois cada autor vai adaptá-lo da forma que melhor lhe convier...

Sim, a discussão tá boa, mas e o site??? ninguém sabe mesmo não??? :?

Abraços,
Joey
 
Ficarei te devendo o site... procura por sites de alunos de direito, essas coisas... eles vivem fazendo esses tipos de projetos, comentando as leis... Tenho um cunhado q é um ótimo advogado, vou ver se consigo alguma informação!!! :obiggraz:
 
Joey McOak disse:
Disso eu sei, por isso é que eu acho que a imagem original dos Hobbits tem que ser protegida. Por um lado eu sei que se liberassem o uso deles seria bom, pq ocorreria uma difusão da cultura Tolkeniana, mas por outro lado corre-se o risco da imagem dos hobbits ser deturpada, assim como foi a dos elfos... atualmente existem os elfos de Tolkien, os elfos de J. k. Rowling, os elfos , os Elfos da Xuxa.....ts.... e um monte de outros elfos... seria muito triste se o mesmo acontecesse com os hobbits e se eles cairem em patrimonio público é o que provavelmente vai acontecer, pois cada autor vai adaptá-lo da forma que melhor lhe convier...

Sim, a discussão tá boa, mas e o site??? ninguém sabe mesmo não??? :?

Abraços,
Joey

como já disse... procure o site da Biblioteca Nacional... ou ligue pra 102 e pergunte o tel desta... :mrgreen:
 
Tenho um cunhado q é um ótimo advogado, vou ver se consigo alguma informação!!!

É esse tipo de informação eu tenho certeza que você vai conseguir obter caríssima elfa. :D

Inyë tyë-méla (meio cliche mas vale né :wink: )!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo