• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Expurgo fez falta?

A mensagem do expurgo é bastante interessante. Tolkien teve a sua inspiração à partir de acontecimentos reais em sua juventude, quando vivenciou que a localidade rural onde morava, um ambiente que o agradava muito, havia sido transformada com o avanço da industrialização.

E no livro, mais uma vez a valentia e companheirismo de pessoas comuns é retratada. Os pequeninos não são heróis no entanto conseguem por esforço mútuo expulsar de seu território as pessoas grandes malignas que estavam à serviço de Saruman.

É mais outro clímax na história. E em um filme com toca da Shelob, cidade dos mortos, cerco em Gondor, trolls tropa-de-choque, marcha dos rohirrim, luta com o Re-Bruxo, destruição do Um, coroação de Aragorn e outros eventos mais... Seria um tanto complexo acrescentar a esse compêndio de 3:20h mais outro evento importante :(

Isso traz consequências péssimas como fica o caso do Saruman, que na minha opinião foi o ponto mais fraco do filme. Talvez realmente agora eu perceba que foi uma tarefa inviável demais tentar acrescer o Expurgo. A história está incompleta, realmente muito triste, mas talvez não tenha sido possível escolher outra alternativa.
 
Eu senti muita falta... e até achei que ia ter porque quando o Frodo olha no espelho, quando ele está junto com a Galadriel logo no primeiro filme, aparece o Condado sendo atacado e destrúído pelos Orcs...mas enfim, não tenho o que reclamar do filme, mas que fez falta, fez. :wink:
 
Ka Bral o Negro disse:
Eu pessoalmente ADORO o capítulo inteirinho intitulado EXpurgo do Condado.

Mas não ficaria legal para a dinâmica do filme; quando apareceu Sam voltando para casa, já tinha gente ao meu lado resmungadno: "caraca, ainda naum acabou???"

Contudo, meu sonho é ver essa seuqência em filme, com os mesmo atores e tudo mais; sei lá como, mas... :roll:

Exatamente, o Expurgo é um dos meus capítulos favoritos, mas no filme quebraria o ritimo, no livro Tolkien vai desfazendo a viagem do Frodo, e o capitulo mostra a maturidade dos 4, mas especialmente do Frodo, e também mostra a angustia dele. O que foi mostrado no filme, de outras formas.
Ou seja, eu adoro o capitulo, e senti falta, mas acho que o Pj acertou em cortar.
 
Wendëmahtar disse:
Teve gente que não leu os livros, mas assistiu os outros filmes e ficou perguntando o que aconteceu com o Saruman. Uma amiga minha viu os dois primeiros filmes e ficou inconformada quando falei pra ela que ele não ia aparecer

Bom pelo menos pra mim ficou claro o fim de Saruman no RDR . Ele ficou preso em Isengard sendo vigiado por Barbavore e pronto , esse foi o fim dele.

Mas eu gostaria de ver Gandalf subir na torre e aceitar a sugestão de Gimli ia ser muito legal 8-) 8-) ..... esta certo que não ia ser nada fiel ao livro mas tudo bem :mrgreen: :mrgreen:
 
Apesar de gostar muito do capítulo, no filme não iria ficar mto bom em termo de história (pq qual fã que leu os livro não gostaria de ver mais essa cena no filme?! :mrpurple:).
 
Bom, fico no que o Stein falou: sem o expurgo, a história está incompleta. A sensação de que tem alguma coisa mais para se contar ali provavelmente não foi sentida só pelos que leram o livro. Tem um buraco mesmo, que prejudica principalmente a questão do Saruman, mas que é difícil de preencher sem extrapolar as 3:20hrs do filme. :|

É confirmado já que vai ter Expurgo na versão estendida? Eu lembro que li na SET um comentário sobre isso, mas acho que ainda estava na base do rumor :eh:
 
Eu ouvi falar que eles não tinham sequer gravado Joy.

Eu senti falta... da primeira vez que li não achei graça no capítulo, foi meio anti-clímax. Mas depois apreciei, tipo, demonstra bem como os quatro mudaram com a viagem e tals... e faltando isso no filme, ficou meio vago, a recepção deles, o que eles fizeram pelo Condado depois, e que não foi pouco.
 
pelo que me lembro joy, quando PJ tava fazendo AdT ele afirmou que nao interessava, nao queria e nao filmaria o expurgo do condado....


eu senti falta tb... mas já sabendo que nao teria... me conformei.. :\
 
Fez falta sim...
Não fez sentido a guerra estourar e o Condado permanecer intacto.
Mas isso foi só um detalhezinho mínimo, já que quase nem tive do que reclamar!
 
Ora, a historia de Saruman soh fica imcompleta na versao do cinema. Na EE temos ao menos um fim definido para ele. Acho que com um fim claro para o mago, pelo menos no filme, nao vejo muita necessidade para o expurgo.
Ainda bem que eu nao senti falta nem de Expurgo nem de Saruman.
 
É claro q fez falta, mas isso não qr dizer q teria ficado melhor se tivesse aparecido. Segundo a adaptação na há necessidade de expurgo, mas eu estranhei muito quando aparecem as cenas do condado td bonitinho, achei sem graça, sem falar q a visão do espelho da galadriel ficou sem significado...
 
Gil_Gaer disse:
Eu queria que tivesse o Expurgo, que mostra o que acontece com Saruman e tals... qd eu soube que o Expurgo seria cortado eu achei muita sacanagem, heresia e tudomais, mas depois de ver o filme eu não achei que fez TANTA falta, é claro que se eu pudesse escolher eu colocaria por causa do Saruman, mas fora isso acho q não mudaria muita coisa ter ou não.

Quando eu fiquei sabendo que não ia ter, eu fiquei pensando "mas que @**&#! não vai ter expurgo!!! Vai estragar o filme!!" mas depois de assistir, tbm não fez tanta falta não...
Senti falta da morte de Saruman (aliás, minha amiga que não entende lhufas do filme mas que assiste por causa do Viggo, me perguntou "cade o outro velhinho??"), pra mim não precisava necessariamente ser no expurgo, mas teria que ter mostrado, digamos... de alguma forma :wink:
 
FEZ!!!! CLARO QUE FEZ!!!! ficou TOTALMENTE SEM LÓGICA... Frodo vai até Lothlórien, vê tudo no espelho de galadriel e nada daquilo acontece.. então tudo aquilo foi em vão?... =/// euh senti muita falta de muita coisa... MAS ISSO TUDO NÃO TIRA O MÉRITO DO FILME QUE ESTÁ MTO BOM 8-) :grinlove: :grinlove: nhááá :) :D
 
Lúthien_Tinúviel disse:
FEZ!!!! CLARO QUE FEZ!!!! ficou TOTALMENTE SEM LÓGICA... Frodo vai até Lothlórien, vê tudo no espelho de galadriel e nada daquilo acontece.. então tudo aquilo foi em vão?... =/// euh senti muita falta de muita coisa... MAS ISSO TUDO NÃO TIRA O MÉRITO DO FILME QUE ESTÁ MTO BOM 8-) :grinlove: :grinlove: nhááá :) :D

Naquela parte do espelho, ela diz "é o que acontecerá se você falhar" (ou algo do tipo) então dá a entender que aquilo só aconteceria se o anel não fosse destruído. :wink:
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
É...to vendo que muitos NÃO ENTENDEM o que é um bom ritmo,dinâmica e edição em um filme...O Expurgo no livro é uma coisa,mas se fosse colocada no filme poderia comprometer quase por completo o impacto final do filme,o ritmo.quote]

exatamente, o expurgo seria como uma interrupcao no fim DO FILME. Eu gosto sim desse capitulo do livro, o acho necessario porem sinceramente eu gostei de como ficou o filme.
Mas o que eu realmente queria ver e fez falta foi as Casas de Cura.
 
Vilya_ disse:
exatamente, o expurgo seria como uma interrupcao no fim DO FILME. Eu gosto sim desse capitulo do livro, o acho necessario porem sinceramente eu gostei de como ficou o filme.
Mas o que eu realmente queria ver e fez falta foi as Casas de Cura.

Ah, isso fez mesmo, nem precisava ser beeeem detalhada, mas pelo menos pra não ficar tipo "ué esse carinha aí não tava morrendo?" (tive q ouvir essa pergunta tbm...) Espero que pelo menos apareça no estendido, não perdi as esperanças ainda (aquela foto da Eowyn e do Aragorn, que ela tá de roupão azul não apareceu no filme né... vai ver aquela era das casas de cura...), de certeza, só vi a foto do Aragorn curando o Faramir :wink:
 
eu acho q deveria ter colocado sim...como já foi respondido por aqui, e concordo, mostraria o q os hobbits se tornaram depois de td, merry e pippin viram cavaleiros, sam e frodo grandes personalidades do Condado, mostraria o q aconteceu com saruman, pois acredito que saruman sendo vigiado pelos ents e mais nada sobre ele deixou um certo vazio...
 
Ana Lovejoy disse:
É confirmado já que vai ter Expurgo na versão estendida? Eu lembro que li na SET um comentário sobre isso, mas acho que ainda estava na base do rumor :eh:

Além do fato de que as sequências não foram filmadas, ao contrário da morte tosca do Saruman em Orthanc, mesmo se o PJ resolvesse convocar o casting novamente para filmar, ocorreriam alguns problemas graves de edição.

Na versão atual, os hobbits voltam ao Condado e este está perfeitamente inalterado, intacto, com seus campos verdejantes. Nas cenas que se sucedem até os Portos Cinzentos, a história é segmentada, contada na forma de eventos importantes ( casamento da Rosinha com o Sam, Frodo terminando de escrever o livro vermelho ).

O boato de 4:50h de ROTK dá tempo suficiente para incrementar o resto do filme e acrescentar um Expurgo. Mas daria um trabalho de edição cão, e poderia correr o risco de não criar um fim satisfatório :(

Mas eu sinto falta mesmo assim :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo