• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que é que o Senhor do Anéis arrasta multidões?

Níniel

let's put a smile on that face
A razão pela qual decidi abrir este tópico é a seguinte: tem-se notado em todo o mundo um estouro nas bilheteiras do filme O Regresso do Rei. Contudo, a venda dos livros de Tolkien não tem subido paralelamente à venda da trilogia cinematográfica. É esta situação que me confunde: como podem certas pessoas ir a um cinema ver um fime, sabendo que existe um livro com a história muito mais completa? Se calhar é mais rápido e económico ver os filmes e até se podem ver bons actores. Por outro lado, se as pessoas não conhecem o livro, como podem elas afluir em massa aos cinemas (e agora estou a falar dos 3 filmes)? Eu penso que o que motiva muita gente não é apenas a história, mas as cenas de batalha que são imponentes e fantásticas. No meio de todas estas dúvidas surge-me ainda outra que é a que mais me preocupa: será que este tipo de pessoa tem a consciência de que a obra de Tolkien é um épico muito mais brilhante do que os filmes? É que ainda existe muita gente que não sabe quem é o autor da trilogia. Gostaria de saber o que é que vocês têm a dizer a este respeito! :wink:

Namarië!

ps- este tópico não tem nada contra os filmes, mas apenas contra quem os vê só porque está na moda!
 
Bom... eu não acho que devemos recriminar aqueles que assistem os filmes por que este está na moda.... se fosse assim, ninguém veria Matrix, ninguém veria os grandes ducessos mundiais...
Tudo é uma questão de um falar para o outro... começa-se a correr entre as pessoas que tal filme é ótimo, então ela confia, vai lá e vê.

Agora, em momento nenhum a intenção do filme do SdA foi ou é atrair as pessoas para lerem o livro, mas sim poder realizar sonhos das pessoas de verem as histórias ali, concretas, na frente...

Eu, por exemplo, fui uma pessoa que só viu o filme pq ele estava na moda... 1 ano antes de sair eu já sabia que iria sair e já sperava por ele... até então eu nunca tinha ouvido falar de Tolkien ou de Senhor dos Anéis.

Mas eu não entendo por que tanta insatisfação ? vc acha que somente quem leu o livro deveria ver o filme ? :eek: :eek: :eek:
 
Não é isso que eu quero dizer. Eu acho que toda a gente tem direito a ver o filme, tal como a ler o livro (quem quiser). Eu só acho que o facto dos filmes terem tanto público isso deveria influenciar também a venda dos livros. O que me preocupa não é o facto das pessoas preferirem os filmes ao livro, mas o facto de as pessoas gostarem tanto dos filmes, mas dizerem ou que os livros são uma merda, ou que o escritor deveria viver pra ver a grandiosidade que fizeram com uns livros que não prestam e coisas do género (sim, porke eu estou farta de ouvir isto).

Eu não estou a dizer que alguma vez foi intenção do filme estimular a leitura dos livros, mas o que não compreendo é como é que alguém pode gostar dos filmes sem gostar dos livros, já que a história é basicamente a mesma! Eu acho que é um pouco de falta de coerencia por parte das pessoas, n acha?

Não me diga que vc tabém so foi ver os filmes pk tava na moda! É que o mundo que Tolkien criou não se resume a três filmes. É muito mais grandioso! Os livros foram obviamente feitos para nos divertirmos mas também para termos conhecimento de um universo paralelo ao que vivemos, um universo onde podemos assumir papéis que na nossa vida quotidiana são impossíveis. É um mundo tão maravilhoso e tão grandioso que o meu portugês básico não consegue acompanhar. Mas gostaria que dessem a vossa opinião e discodassem (talvez) de alguns pontos que aki foco.

namarië!
 
>__< nhaaa,eu non lí o livro pq é mt grande e usa uma linguagem mt dificil >__<

mas a história é bem lekaus >< daí pah saber eu ví os filmes *-*~'

Non briga comigo >< eu non fui só pah ver as batalhas,qnd fui nem sabia o q era,foi a minha prima q leu os livros q me contou sobre a história e falou se eu keria ver com ela e a minha avó ^^' XD ahh,aliás,a minha avó odiou o filme,por causa das batalhas XD segundo ela é mt barulho !XD!

XD mas eu sei kem eh Tolkien e admiro mt esse kra \o/ mt inteligente ele ^^-'

XD nhaaa,eh issu ^^'
 
Eu não estou a brigar com ninguém. Quando fuui ver a irmandade do anel, também não tinha conhecimento nenhum cerca de Tolkien (pra mim, tanto podia ser um escritor como um músico). Não tenho nada contra. Só acho um pouco incoerente por parte das pessoas gostarem do filme e odiarem os livros. Existem livros que não prestam e depoispassados para o cinema dão autenticos sucessos de bilheteiras; como é o caso da guerra das estrelas: quase niguém sabe da xistêcia dos livros, que de facto são uma mediocridade, mas existe akele arrasto de fãs que adoram e tal, mas esse não é caso do sr. dos anéis. Os livros estão muito bem concebidos e de agradável leitura. Vc devia exoperimentar. Os livros são mutio bons de ler. Ao princípio pode ser um bocado chato, já que quando vc lê a parete a respeito dos hobbits é um pouco monótono. Devia tentar começar a ler o livro em si e depois, quando chegar à parte em que Gandalf explica tudo acerca do Anel, se sentir que lhe faltam alguns conhecimentos leia, mas se estiver empolgada a ler e conseguir perceber tudo, nem vai querer mais olhar pra essas páginas do livro :wink: . Bem, talvez depois de ter a trilogia se interesse; mas tem de experimentar. O pior é começar, depois fica-se viciado e não se quer mais parar de ler! :P
 
^__^~~~


Eu jah tentei ler o livro XD mas o problema era q eu e minha prima fikávamos batalhando,kem acaba d ler primeiro XD! pq era só um livro q emprestaram pah ela,daí a gente fikava lendo,uma d manhã,a outra d noite XD daí como eu sou mais nova e tb non curto mt ler >_<' eu fikava lendo lá,passava umas páginas,lia metade XD pah poder acabar 1º e ganhar a aposta (tah,eu sou besta,eu sei disso >__<) daí eu lí umas partes XD gostei do livro,mt baum,mas non lí tudo msm XD ela leu tudo XD leu tds O.O xD tah,no final ngm ganhou a aposta XD mas daí qnd eu fui pro cinema eu jah sabia o básico ^^' Talvez agora q jah sei tudo seja mais fácil d ler o livro,mas o livro além d ser caro,akele q o amigo emprestou,ela jah devolveu XDD
 
eu entendi sua colocação Luthién... tudo bem, mas vejamos o seguinte...

nem todo mundo tem o hábito de ler ou gosta de ler... acredito que em torno de 90% da população mundial não gosta de ler ou não pode.
entretanto, MUITA, mas MUUUITA gente gosta de um bom filme... não perde por nada... então a proporcionalidade está aí.

eu sei que é meio ilógico parar pra pensar e ver tanta gente gostando do filme e não do livro... agora vou ser sincero hein, leia o tópico http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=28085 e vc vai entender alguns motivos que levaram a fama do filme.

e só mais umas coisinhas... eu sinceramente estou achando o livro um pouco arrastado... pode ser que mude e eu estou gostando, mas se continuar assimn até o final dele, vou acabar dormindo toda vez que ficar 10 minutos lendo.
 
Realmente,o livro é cansativo


Eu naum entendi e axei dificil d ler por mts descrições além d usar uma liguagem q eu non uso mt >__<

mas sem problemas,eu entendo a situação d Tolkien ^^
 
Sei Lá Cabeça disse:
>__< nhaaa,eu non lí o livro pq é mt grande e usa uma linguagem mt dificil >__<
Mas ein?! :eh:

:roll:


Putz, discussão esquisita... As pessoas vem os filmes pq tem preguiça de ler os livros... simples oras.
Tá na moda, é bacana, todo mundo gosta.
Essas coisas.
 
Sei Lá Cabeça disse:
>__< nhaaa,eu non lí o livro pq é mt grande e usa uma linguagem mt dificil

Tolkien não é dificil de ser ler .... na verdade é maravilhoso apessar de ser um pouco cansativo as vezes por ser muito descritivo . Vc deve achar difícil a linguagem dele por ser muito pequena ou por ter lido o livro movida por uma aposta . Senhor dos Anéis não é livro pra ser lido dessa maneira e sim porque você esta afim ai sim vc vai comear a sentir prazer e a ver a grandiosidade de ler um livro como esse . Mas se vc acha SDA realemente difícil eu te aconselho a ler O Hobbit que tem uma linguagem bem mais facíl que SDA é muito bom e funciona como uma introdução no mundo da Terra Média . Agora vc quer algo realmente complicado para ler ? Leia o Silmarillion é muito bom e para mim é melhor que SDA mas também é bem mais complicado para ser ler .


Lúthien, eu sei como vc se sente em relação a isso . Eu por exemplo sou muito mais fã dos livros do que dos filmes . Muita gente não tem paciência para ler qualquer que seja o livro e muito menos o inicio meio parado de SDA . Muitas vezes as pessoas não compreendem o que Tolkein quis dizer ou simplismente não gostam do estilo autamente descritivo dele .

Eu conheço muita gente que diz besteira sobre os livros sem nem ter lido uma linha se quer dos mesmo .... e sinceramente eu já nem discuto mais com essas pessoas.

Mas temos que concordar que ver o filme é muito mais fácil que ler os livros ainda mais se esse filme for um filme da moda com atores bonitos e exelentes cenas de ação , alem de uma história fantástica ai quem vai querer ler os "chatos e grandes " livros de SDA ?

Agora quanto a Star Wars as coissas são diferente pois Star Wars não foi baseado em livro algum, os livros que são baseados nos filmes por isso não se pode cobrar muitos dos livros mas tem livros de SW muito bons .
 
Querida Lúthien_Tinúviel, que a propósito tem um avatar lindo, as pessoas são muito influenciadas pela sociedade na qual vive e muita gente vai assistir aos filme só pq tá na moda e todos vão...
Tem gente que nem gosta, mas vai pq todo mundo está indo. Além disso vc tem que levar em consideração que em geral, o povo brasileiro não gosta muito de ler, além disso, como vc mesma citou, é bem mais barato assistir ao filme uma vez, do que comprar o livro, que é um tanto caro...
Tem gente que não gosta de os livros de Tolkien, pq diz que além de grande são confusos e num entendem nada... os motivos são diversos...
Se vc parar para pensar, a venda dos livros de harry potter subiram paralelamento com as da bilheteria, mas isso pq harry potter é mais simples... o mundo criado por tolkien é muito complexo e nem todo mundo tem disposição para passar horas e horas tentando entende-lo...

Bom, essa é a minha humilde opnião...

Abraços,
Joey
 
Eu só acho uma pena que o filme não faça com que tantas pessoas percam a preguiça de ler para conferir a história completa. Lembro que no lançamento do filme da Sociedade houve um aumento nas vendas do livro (o que era engraçado é que AdT vendia mais que SdA. Acho que o pessoal ficava meio curioso sobre o que viria a seguir).

Mas agora depois da estréia de RdR não está acontecendo o mesmo boom que na época do SdA. Na lista dos mais vendidos da Saraiva, por exemplo, O Senhor dos Anéis nem apareceu, perdendo para livros como aquele besta sobre Matrix, por exemplo.

Vou dar uma lida em outras listas de mais vendidos para ver se a tendência é essa mesma ou as pessoas estão procurando os livros também. :eh:
 
Acho que tem gente que não vai procurar os livros pelo simples fato de que não gostam de Ler, isso acontece muito eles podem gostar do historia e gostam do filme, mais não se interessam em ler pq não gostam... muita gente preferem filmes a livros por isso é que foram feitos os filmes se não todo mundo que gosta de ler já tem os livros, os filmes foram feitos p/ aqueles que nunca leriam os livros mais que são fãs de cinema... Não vejo nada de errado é só uma questão de gosto :eek: :mrgreen:
 
Éomer de Rohan disse:
Sei Lá Cabeça disse:
>__< nhaaa,eu non lí o livro pq é mt grande e usa uma linguagem mt dificil

Tolkien não é dificil de ser ler .... na verdade é maravilhoso apessar de ser um pouco cansativo as vezes por ser muito descritivo . Vc deve achar difícil a linguagem dele por ser muito pequena ou por ter lido o livro movida por uma aposta . Senhor dos Anéis não é livro pra ser lido dessa maneira e sim porque você esta afim ai sim vc vai comear a sentir prazer e a ver a grandiosidade de ler um livro como esse . Mas se vc acha SDA realemente difícil eu te aconselho a ler O Hobbit que tem uma linguagem bem mais facíl que SDA é muito bom e funciona como uma introdução no mundo da Terra Média . Agora vc quer algo realmente complicado para ler ? Leia o Silmarillion é muito bom e para mim é melhor que SDA mas também é bem mais complicado para ser ler .


.

^____^~~~

eh,eu só tenho 11 anos ^^' no começo eu tava prestando atenção no livro,mas dps como vc disse,ficou mt descritivo,daí eu enxi,e fui lendo pulando partes XD dps eu ja non aguentei mais e fui logo pro final XD
XD na verdade eu nunk tive vontade d ler um livro :osigh:


Tipo,dps a minha prima pegou emprestado d outra cara o Hobitt,mas ela nem me convidou pah ler ou pah faezr apostas ._.' e eu nem kis tentar,tava com medo d ser como o SDA XD

XD hehehe,ela tb pegou o Sillmarilion,um dia ela eskeceu na minha casa,daí eu como sou curiosa fui tentar ler,mas non consegui >< só lí as páginas lá d trás,axo q era Glossário XD sei lah

mas valeu pela atenção *-*~~~~~
 
Olá, Luthien. Qua avatar, hein garota! adorei.Bem, quanto à sua dúvida, é uma pena que a maioria do píblico que assiste aos filmes, não tem a menor idéia do quão maravilhoso é o livro. simplesmente seduz o leitor.eu adooooro os filmes mas me encantei com a obra escrita.mas somente li SDA quando assisti As duas torres.O que mais me fascina é a complexidade dos personagens, todos riquíssimos. :wink:
 
Olá

Interessante este tópico: Realmente é curioso o fato de não haver tantos leitores novos da obra. Entretanto concordo que ninguém é obrigado a gostar de ler e isso é até compreensivel nos dias de hoje em que tudo corre muito depressa, onde o tempo vale ouro. No entanto também vivemos na era da Internet e a "Sei Lá Cabeça", por exemplo, parece ser um típico exemplo desta geração digital. Vive num mundo em que e-mails, chats, forum de discussão e outras coisas são parte do dia-a-dia. E essas coisas, no fundo, são básicamente leitura, embora não possam ter a profundidade de um livro, como em chats (ou podem até ter, como neste forum). É realmente algo bastante curioso isso.

E "Sei Lá Cabeça", não interprete isso como uma crítica. Pessoalmente acho cinema e literatura duas formas de arte completamente diferentes, cada uma tendo suas vantagens e desvantagens. Gostar de uma não implica necessariamente gostar de outra...

[]s Daniel
 
*____*~~~

Nhaaa,q fofo *-*~~

Brigada por saber q eu existo ^^

XD ihhhh,vc acertou em xeio XD eu fico o dia inteirinho na frente do pc,até como na frente do pc ><
daí eu só leio livros qnd ele congela e fik fazendo o skan disk XD

^__^ valeu pela atenção ^^'
 
Eu soh li os livros depois do AdT, ja tinha visto o sda em dvd. tipo nao gostava de ler, mas tava viajando tinha nada pra fazer e comecei a ler(foi meu 1o livro q li sem ser "obrigado", tipo escola e talz, rs) e fui la, gostei pacas dos livros, embora tenha demorada pra acabar de ler e ate comecei um outro livro qdo tava no meio do livro 3 do adt, mas ai dps peguei de vez e veio abismo de helm e ai fui direto ate o fim.
e agora estou relendo e sincera opiniao: O LIVRO EH 1MILHAO DE VEZES MELHOR Q O FILME, o livro te faz pensar, o filme nao, o livro te faz viver na TM, o filme nao, enfim mesmo quem nao gosta de ler, poderia gostar de ler com sda, pq eh um excelente livro, soh precisa de força de vontade e paciencia, eh um dos melhores livros q ja li(sinceramente, soh perde pro silmarillion).
Eh isso, qto ao senhor dos aneis, saibam q ele eh o livro de ficção mais vendido no Reino Unido(terra natal), soh fica atras da Biblia.
E harry potter sim, q nao passa de um modismo, seja no livro ou nos filmes.
 
ah eh, acho q devia incluir uma coisa:
O SENHOR DOS ANEIS EH MTOOOOOOOOO CURTO, EH UMA OBRA TAO PERFEITA Q VC QUERIA Q ELA C ALONGASSE.
eh tipo, vc nao gosta de ler olha pro livro e acha imenso, mas dps q vc mergulha nele acha ele extremamente curto. pena q nem todos conseguem ver isso e começam a esculhambar o livro sem nenhum fundamento, somento no numero de paginas.
mas uma coisa eh quantidade e outra qualidade, do ultimo senhor dos aneis tem de muito e do primeiro, bem eu acho mto pouco, poderia ser maior(desde q mantesse uma qualidade)
por exemplo: temos a serie dark tower do stephen king, q eh um epico tb passado no futuro q eh mto elogiado la fora, as 2 ultimas partes sairam agora, demoraram mais de 30 anos pra c concluir, o livro tem 3mil paginas ao todo. mas c vc for parar pra pensar sao 3 mil de extrema qualidade, assim como senhor dos aneis tem 1200 de extrema qualidade tb, pena q 1200 eh um numero tao infimo. :osigh:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo