• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A função do Expurgo do Condado

Sauron disse:
Boa noticia pra quem ficou puto de raiva quando tiraram o Expurgo.Em DVD vai ter a morte de Saruman,entao concluo que eles ponham o expurgo...

Não sei não... Eu li por aí que o Saruman morre em Orthanc mesmo...
 
Barlach disse:
O q vcs todos estão dizendo está certo.... O Expurgo serviu pra mostrar como os quatro cresceram e tudo mais, mas ele é dispensável...... Daria pra corta-lo da história sem gdes prejuízos, o q naum poderia ser feito com acontecimentos mais importantes, como, por exemplo, o Abismo de Helm.....

sim, dá pra corta-lo sem prejudicar muito a história. o filme comprova isso. Nisso, eu concordo com voce. mas mesmo assim, eu acho importante. Talvez não tanto quanto o capitulo do Cerco de Gondor, por exemplo, mas meso assim eu acho que é importante pra mostrar aquilo que eu já falei, os hobbits criaram coragem e resolveram seus problemas sozinhos.

Boa noticia pra quem ficou puto de raiva quando tiraram o Expurgo.Em DVD vai ter a morte de Saruman,entao concluo que eles ponham o expurgo...

vai ter a morte do Saruman, mas vai ser em Orthanc. nada de Expurgo no filme.
 
a função do Expurgo é mais uma função poética....
dizer q os hobbits podem ser grandes e tomas atitudes corretas sozinhos.... :wink:
sem a ajuda de magos, homens ou elfos.... :wink:
 
Concordo, acho que foi só pra mostrar como os hobits "cresceram", e que podiam se virar sozinhos.
 
Ecthelion disse:
a função do Expurgo é mais uma função poética....
dizer q os hobbits podem ser grandes e tomas atitudes corretas sozinhos.... :wink:
sem a ajuda de magos, homens ou elfos.... :wink:
Num concordo q a funcaum seja poetica apenas...tdo bem q eh uma parte naum mto necessaria. E tb num tem a funcaum soh de mostrar o crescimento dos Hobbits...mas tambem pra mostrar q o Mal pode ir a varios lugares...nenhum lugar estah de tdo salvo...alem do Expurgo mostrar o fim do Saruman e do Grima...
 
essa parte era muito importante, puxa no filme parece que o Condado nem sofreu com a guerra do anel, acho que deveria ter sim essa parte!!! :disgusti:
 
alem do Expurgo mostrar o fim do Saruman e do Grima...
eu acho q uma das consequencias do Expurgo do Condado é a morte de Saruman e Grima...

E tb num tem a funcaum soh de mostrar o crescimento dos Hobbits...mas tambem pra mostrar q o Mal pode ir a varios lugares...
mas isso já está claro quando até mesmo um maiar (Saruman) se corrompe....não seriam os hobbits os iluminados incorruptíveis!!!! :roll: :wink:
 
O Expurgo é uma parte muito importante sim. Não sei se é uma parte dispensável, talvez seja, mas apesar de eu ter adorado o filme e tudo o mais, foi meio estranho quando os hobbits voltaram e absolutamente nada tinha mudado (e parece que PJ ressaltou isso no filme, como naquela cena em que os hobbits estavam voltando e cumprimentaram o hobbit velho que ficava fazendo cara feia pra eles - do mesmo jeito que aconteceu em SdA)

Concordo com tudo o que disseram sobre mostrar que os hobbits cresceram e que o Condado tb foi afetado. Aliás, é até meio óbvio que o Condado tb deveria ser afetado com a guerra.
 
Eu acho q além de mostrar o amadurecimento dos 4 hobbits ainda mostra a importância dos dúnedain (o acento tá no lugar certo?), pois se eles não fossem pra guerra o condado não tava do jeito q tava
 
Na minha humilde opinião o Expurgo do Condado foi um troco do Saruman pelo q os Pequeninos fizeram a ele e a guerra. Tanto q a sociedade do anel o encontra com grima longe de orthanc e os deixa ir, pensando q ele naum faria mal nenhum.
Na verdade foi para mostrar o fim de Saruman e o final feliz naum dos 4 hobbits mas do Condado inteiro.
 
O q vcs todos estão dizendo está certo.... O Expurgo serviu pra mostrar como os quatro cresceram e tudo mais, mas ele é dispensável...... Daria pra corta-lo da história sem gdes prejuízos, o q naum poderia ser feito com acontecimentos mais importantes, como, por exemplo, o Abismo de Helm.....

Leiam, eu demorei para escrever isso...

O que eu acho é o seguinte, o expurgo do condado tem que ser levado em consideração na ótica da história completa e não como sendo uma quebra no clímax da história ou não. Para enteder o expurgo, a gente tem que lembrar do livro O Hobbit e da saída de Bilbo com os anões para a Montanha Solitária.

Porque? Vocês perguntam... no Contos Inacabados tem um capítulo inteiro mostrando qual era a intenção do Gandalf em levar um desnecessário Hobbit em uma aventura tão perigosa. Os anões não gostaram nem um pouco da idéia de levar o Bilbo com eles, só levaram porque, de certa forma, temiam os poderes de Gandalf. No livro, o Gandalf fala que na época ele já sabia da retomada de força de Sauron em Dol Guldur na Floresta Negra e já sabia também que outra guerra comecaria a não ser que eles atacassem Dol Guldur imediatamente. Foi isso que ele defendeu no Conselho Branco (a sumidinha do Gandalf no Hobbit foi por causa disso, ele estava no Conselho).

Essa guerra eminente causa um temor muito grande em Gandalf no que diz respeito a integridade do Condado. Já que o povo que lá vive, já deixou de batalhar há muitos anos e não tinham condição de sobrevivência caso a sombra chegasse ao noroeste da TM. Então, qual era a idéia do Gandalf? O plano era arrumar um Hobbit que tivesse um antepassado histórico "aventureiro" para semear um pouco de controvérsia dentro do Condado.

Agora, pensem bem... se o Bilbo não tivesse ido, ele não contaria todas aquelas histórias para o seu sobrinho Frodo. Se Frodo não fosse estimulado pelo Bilbo, primeiro, o anel não estaria no Condado, e segundo, Frodo não se prontificaria quase que imediatamente a fazer a vontade de Gandalf.

A ida de Merry e Pippin foi, de certa forma, uma coincidência na história, porém suas familias tinham um histórico bem forte na defesa do Condado em épocas longínquas. Lá se vão os 4 Hobbits sem saber o perigo que iriam enfrentar. Eles passam por todas aquelas experiências, conhecem criaturas que nunca sonharam em ver, lutaram em batalhas (no caso de Merry e Pippin) e lutaram contra o maior fardo de todos, o Anel (Sam e Frodo). Dizer que a atuação dos Hobbits na guerra no Anel é mínima é um erro enorme.

Enfim, depois de tudo terminado, todos voltam para suas casas. Porém, há algo de errado no Condado. Onde está a relva verde? As árvores? O ar puro? Os quatro hobbits procuram imediatamente saber o que está acontecendo e quando descobrem armam um plano para acabar com aquilo. Caso eles não tivessem ido com a Sociedade, eles não teriam a liderança necessária para comandar os hobbits naquela pequena rebelião.

O expurgo do condado mostra que, mais uma vez, os temores de Gandalf estavam corretos e que, mais uma vez, ele tomou as decisões corretas segundo o seu propósito na TM de não interferir diretamente nos acontecimentos. De certa forma, o expurgo se trata mais do papel de um Maia na Terra-Média do que dos próprios hobbits.
 
Resumindo o expurgo do condado é uma parte vital da obra (como tudo nela). Não podemos retirá-lo e nem queremos. O expurgo mostra que nem mesmo a tranquila vila dos Hobbits não ficou sendo a mesma, a destruição e a maldade chegou até mesmo no condado. Mostra que os Hobbits podem ser o que forem mas se precisarem lutam como homens. Mais importante mostra como Frodo, Merry, Pippin e Sam se engrandeceram. Como eles (principalmente Frodo) ficaram sábios.
 
"Esse capítulo [o expurgo do Condado] é uma parte essencial do enredo, previsto desde o início, embora neste episódio tenha sido modificado pelo modo como o caráter de Saruman se configura na história, sem, é preciso que eu diga, qualquer significado alegórico ou referência política de qualquer tipo" - J.R.R Tolkien no prefácio do Senhor dos Anéis.

bom, o próprio Tolkien considerava essencial. Quem somos nós para discordar ?
 
Esse capítulo [o expurgo do Condado] é uma parte essencial do enredo, previsto desde o início, embora neste episódio tenha sido modificado pelo modo como o caráter de Saruman se configura na história, sem, é preciso que eu diga, qualquer significado alegórico ou referência política de qualquer tipo" - J.R.R Tolkien no prefácio do Senhor dos Anéis.

bom, o próprio Tolkien considerava essencial. Quem somos nós para discordar ?

Falou, explicou e disse :wink: !!
 
O Expurgo tem como função primordial, a meu ver, mostrar o crescimento dos hobbits em oposição à decadência de Saruman; ele que queria dominar o mundo, nem mesmo conseguiu manter sua força sobre o país dos Pequenos.
 
O Expurgo tem como função primordial, a meu ver, mostrar o crescimento dos hobbits em oposição à decadência de Saruman; ele que queria dominar o mundo, nem mesmo conseguiu manter sua força sobre o país dos Pequenos.

Exato, como eu já havia dito o expurgo mostra a sabedoria de Frodo e dos outros. Mostra a decadência de Saruman e como os pequenos se tornaram fortes.
 
No prefácio do SdA: SdA, Tolkien diz que o Expurgo já estava planejado desde o início, inclusive frisando que o livro não faz nenhuma referência à fatos da realidade ou da vida pessoal dele.
O Expurgo também é importante para dar um fim à Saruman.
Na verdade ele não tem uma grande importância na história do Anel, mas é um capítulo interessante, que ia ficar legal no cinema(afinal, TODOS os hobbits acabam lutando, a batalha não é pequena não!), e muita gente tem um carinho especial por este capítulo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo