• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensagem de Tolkien com o Senhor dos Aneis

Amigos:

Após analisar bem tudo o que vi e li sobre Senhor dos Anéis, cheguei a seguinte conclusão: Tolkien quis passar para nós leitores e fãs dos filmes, que a raça dos homens é fraca.

Muitas mensagens, tanto no livro como no filme passou essa imagem...até mesmo Isildur, que deveria ter jogando o anel na Montanha da Perdição, não o fez...lógico que tem a parte de o anel ser traiçoeiro e tal...mas Tolkien deixou claro que a raça dos homens é facilmente corrompida.

Vcs entendem essa mensagem de Tolkien da mesma forma??

ate mais...
 
até mesmo Isildur, que deveria ter jogando o anel na Montanha da Perdição, não o fez...lógico que tem a parte de o anel ser traiçoeiro e tal...
Mas vale lembrar que até mesmo Gandalf temeu ser corrompido, e Frodo foi corrompido também!

cs entendem essa mensagem de Tolkien da mesma forma??
Não. Acho que Tolkien não teve esse objetivo, mas agora falar qual era o objetivo dele então, não sei falar.
 
Mas vale lembrar que até mesmo Gandalf temeu ser corrompido, e Frodo foi corrompido também!

e por acaso frodo tb era humano!

eu acho que tolkien deixou inúmeras mensagens nos seus livros, apesar dele não assumir nenhuma. mas acredito que cada um deve intrepertar da sua forma
 
e por acaso frodo tb era humano!
De certa forma sim, mas um tipo bem diferente de homem. E outra: ele demorou mais para ser comrropido do que alguns homens normais, como Boromir e Isildur.
 
Bem,
Pode ser que Tolkien usou isso para mostrar que o homem é facilmente seduzido pela oferta de poder, exemplos são o Isildur e principalmente Boromir.
Mas por outro lado, Tolkien também mostra o lado bom dos homens, como por exemplo Faramir, que é o oposto de seu irmão, o homem que nunca vai ser corrompido. E também Aragorn, um homem que dedicou sua vida toda ao combate da sombra sem pedir reconhecimento, aquele homem que poderia ser rei, mas não o quis, preferiu manter - se no anonimato, para ser aclamado rei pelo povo, e não impor a todos que tinha esse título.
Portanto Tolkien fez um pararelo entre os homens, mostrando seu lado corrruptivel e seu lado honesto.
 
Eu acho q a raça humana é fraca!!
Alias, se eu fosse o Bush jogava uma bomba de hidrogênio pra exterminar essa raça nefasta do universo(inclusive eu)! Concordo totalmente com Tolkien(não sei se ele comigo :lol: )

Não to brincando!(odeio a superioridade humana em relação as outras raças, sim! animais!)
 
Haldir de Lórien disse:
e por acaso frodo tb era humano!
De certa forma sim, mas um tipo bem diferente de homem. E outra: ele demorou mais para ser comrropido do que alguns homens normais, como Boromir e Isildur.

é, mas smeagol tb era hobbit e foi facilmente corrompido, tanto q matou o próprio irmão por causa dele. jah frodo ñ foi facil por que ele jh sabia do poder dele antes de possuí-lo. e tb ñ demoro tanto assim
 
NightRaven disse:
Não to brincando!(odeio a superioridade humana em relação as outras raças, sim! animais!)

Concordo!!!

Acho que nos livros, os humanos são mostrados como uma raça mais inclinada ao poder... Os Nazgul são nove humanos!!!!! Eles foram seduzidos pelo poder, nove reis!

Mas acho que Tolkien diz é que qualquer um tem o poder de fazer a diferença. E esse é o grande impulso, a grande motivação que pode nos tirar de nossa pequinez humana e nos colocar simplesmente como seres vivos (assim como a maioria dos animais)
 
Eu não acho que Tolkien quis mostrar a raça humana como fracos, ele só nos disse que ela é mais facilmente corrompida, isto pela ambição humana de querer o poder. E vale lembrar de que ele nos mostra que os humanos são muito poderosos quando numa batalha, e não gostam de se esconder como os elfos fazem, isso pois tem vida curta e querem viver em liberdade, e é por isso tb q desejam tanto o poder, para não viver sob ordens dos outros.
Além disso era em Aragorn, um homem, em quem o portador do anel depositava a maior confiança depois da queda de Gandalf em Moria.
 
Bom, muita coisa que vcs disseram faz sentido. Mas eu nunca vi as coisas por esse lado.

Não é a questão de a raça humana ser mais fraca e mais facilmente seduzida pelo poder. É a questão da personalidade e indole da pessoa. Os maiores exemplos já foram citados aí, a enorme diferença entre Boromir e Faramir, Aragorn com sua humildade. Mas elfos também podiam ser corrompidos e de caráter fraco. Veja Maeglin por exemplo, e também Eol. Outro exemplo, todos os avari que se recusaram até a ver como era Aman. E até Galadriel que quse foi corrompida, mas com algum esforço ela resistiu ao Anel. E o mesmo acontece com os hobbits, todos os cinco que mais aparecem são muito valorosos, mas lembrem dos Sacola-Bolseiro, eles não teria durado muito carregando o Anel e é claro Gollum que foi corrompido. Não posso dar a mesma consistencia para os anoes mas acho que com eles ocorre o mesmo, não é uma questão de raça, é uma questão de caráter. Mesmo que humanos tivessem essa tendencia, nem todos eram assim, por exemplo em Númenor, com toda aquela inveja dos elfos ainda haviam aqueles que permaneceram fiéis aos Valar e a amizade com os elfos. Os elfos parecem menos ambiciosos na maioria das vezes pq eles sabem que tem tempo mais que suficiente para conseguir o que querem, o único que não obedecia a essa regra era Feanor, já que todos os noldor que foram com ele foram apenas inspirados por sua raiva, mas ainda sim eles eram ambiciosos. Alguns veem os homens como fracos pq eles são corrompidos, mas isso faz parte da natureza humana, e meso assim isso não vale para uma raça inteira.

PS: E Fingon, talvez vc só esteja brincando, mas imagine se os elfos existissem no nosso mundo e nos tratassem como nós tratamos muitos animais. Não é questão de coloca-los na presidencia, mas sim de respeita-los. A diferença é muito grande.
 
Pessoal:

Existiram exceções no mundo dos homens...com certeza!

Aragorn foi o memorável exemplo de força, com certeza!

Saruman, que no caso não é um da raça dos homens propriamente dito, estudioso profundo dos Anéis mágicos, se rendeu ao poder do UM. Gandalf, até mesmo ele, "tremeu" com o Anel. Boremir e Faramir sacudiram ao poder, claro que Boremir muito mais que Faramir, pois Boremir morreu por causa do Um Anel (mais ou menos isso... 8-) ) e, Tolkien quis mostrar que a linhagem dos reis de Gondor eram fracas e sucumbiam ao poder, no entanto, o único da raça dos homens que não sucumbiu (Aragorn), foi o responsável pela destruição definitiva de Sauron e do Um anel. Não podemos tirar o heroismo de Frodo e Sam, além dos outros hobbits, que tão bem conduziram a empreitada pela destruição do Um Anel.

Mas tem uma coisa...os Elfos nunca se balançaram pelo poder do UM? Legolas, por ex, e Elrond, jamais balançaram pelo Um Anel, no entanto, Galandriel (a da floresta de Lhorien, é esse o nome dela né?! :) ) sucumbiu ao poder do Um Anel, correto?!

Alguém poderia me explicar isso? 8O

ate mais...
 
TAkvez essa fosse uma das mensagens de tolkien, pois para mim o livro possui algumas outras mensagens, mas cada pessoa possui seu modo de interpretar a obra
 
Tolkien não admite, mas o livro parece sofrer influencia dos acontecimentos da epoca como a guerra... Para mim o livro tem muito a dizer e ensinar sobre carater e comportamento humano sim, para o bem ou para o mal.(to parecendo alguem falando :lol: )
 
Tauraherion disse:
Após analisar bem tudo o que vi e li sobre Senhor dos Anéis, cheguei a seguinte conclusão: Tolkien quis passar para nós leitores e fãs dos filmes, que a raça dos homens é fraca.

Acho que Tolkien não quis passar nada através de filmes... já que ele abominava tal hipótese. O livro é o livro, se PJ e a Phillippa quiseram passar algo, foi por conta deles. Sempre mantenha separados livro e filme, são mídias diferentes, a segunda é adaptada, não é "Tolkien", é "baseado em Tolkien"... Só sendo chato :mrgreen:

Tauraherion disse:
Muitas mensagens, tanto no livro como no filme passou essa imagem...até mesmo Isildur, que deveria ter jogando o anel na Montanha da Perdição, não o fez...lógico que tem a parte de o anel ser traiçoeiro e tal...mas Tolkien deixou claro que a raça dos homens é facilmente corrompida.

Vcs entendem essa mensagem de Tolkien da mesma forma??

ate mais...

Não entendo dessa forma não, cara. Tolkien pode passar muitas mensagens, mas acho que não essa. Ou pelo menos, não essa sozinha.

Acho que Tolkien, em relação a tudo o que ele escreve sobre os homens, quer dizer que somos uma raça propensa a tudo. Podemos escolher, o doce e o amargo. E podemos errar, e tomar o amargo por doce e vice-versa.

Talvez ele implicite que os homens são fracos, corruptíveis, mas da mesma forma demonstra que mesmo os menores e mais "desprezíveis" podem carregar grande valor consigo.

Existe outra coisa que imagino que conte nessa "fraqueza" dos homens. Os homens (e os elfos) contém em si um pouco de "essência Morgoth", devido ao "Anel de Morgoth". Ou seja, sempre tem uma pontinha de corrupção em todo mundo. Mas não é mais que uma pontinha, e escolher segui-la ou não é uma mera opção, algo que podemos perceber com a vinda dos edain para Beleriand (eles cultuaram a Escuridão, mas a deixaram pra trás e tentaram encontrar a Luz do Oeste).

Se eu pensar em mais coisas, posto depois.

Bom tópico, esse, Taura2. :mrgreen:
 
halfling disse:
Haldir de Lórien disse:
e por acaso frodo tb era humano!
De certa forma sim, mas um tipo bem diferente de homem. E outra: ele demorou mais para ser comrropido do que alguns homens normais, como Boromir e Isildur.

é, mas smeagol tb era hobbit e foi facilmente corrompido, tanto q matou o próprio irmão por causa dele. jah frodo ñ foi facil por que ele jh sabia do poder dele antes de possuí-lo. e tb ñ demoro tanto assim

Mas Smeagol já era maligno, ele matou o Deagol por pura arrogancia mesmo. O anel não faz efeito pelo simples olhar.
 
Lord....acredito que tudo o que vc disse! E mais, sei que devemos separar livro de filme...mas ao ler algumas partes dos 3 livros, acho que, Tolkien mostrou, como vc disse, que os menores podem carregar grandes fardos e que os grandes Reis sucumbiram ao poder do Anel, por isso ele só foi destruido quando "um Rei" não foi corrompido por ele...(Aragorn)...pois Isildur pegoou-o para ele, e a sucessão de Reis parou...depois Gondor ficou sem Rei...e Boremir disse: "Gondor não tem rei, Gondor não precisa de um rei."...Mas ele se enganou, pois Aragorn seria o grande Rei que conduziria a destruição do Anel...E como disse: um pequeno Hobbit conduziu tao bem o Um Anel, tao poderoso, a Ruina dos Homens, as fendas da Montanha da Perdição...

ate mais...
 
Para mim a raça dos Homens só é fraca em comparação com a raça dos Elfos, o que acontecia frequentemente, assim parecia que a raça humana era algo desprezivel e sem força.
 
Nao acho que a msg do JRR fosse de que a raça dos homens é fraca... afinal, segundo tolkien, homens e elfos sao imaos... os primogenitos e os sucessores...

o primeiro fato que faz o leitor achar os homens fracos, ao meu ver, é a morte... os homens sao mortais e os elfos sao imortais... Isso acontece, pq nós assim como os ultimos numenorianos, estamos apegados a essa existencia... para tolkien, a existencia do ser nao acaba na morte... todos, homens e elfos, existem para sempre.... a diferença é que os elfos estao presos a Arda até o final dos tempos.... já os homens possuem a DADIVA (e nao o castigo) de irem para alem do mundo qdo morrem...

As msgs na obra sao muitas e variam de acordo com a vida pessoal de cada um de nós, que nos faz dar uma maior importancia a um envento em detrimento a outros... para mim o livro fala de: AMIZADE (principalmente entre as duas duplas de hobbits), RECEIO (gandalf e aragorn, os maiores herois, ficam receosos diante da missao de se contrapor a Sauron e de vencer um guerra e se tornar rei, respectivamente), CORAGEM, A CORRUPCAO Q O PODER PODE CAUSAR, SUPERAÇAO, PRECONCEITO (dos elfo de lorien com gimli) e etc...

qto a ser influenciado pelo eventos conteporaneos a ele (guerras mundiais e etc), tolkien realmente negou qq analogia.. mas ele reconheceu que o EXPURGO DO CONDADO possui muito de sua infancia e de sua cidade natal.. isso é explicado por ele no prefácio do SDA
 
eu naum acho q tolkien quis passar essa mensagem, muito pelo contrário...

acho q o q o tolkien realmente quis mostrar é q, apesar de todos os defeitos, são os homens q sobreviverão a todas as outras raçar, exatamente pela sua perseverança e visão de mundo....

acho q, ao levar a raça ao limite, tolkien mostrou q até os erros dos homens servem para evoluir a humanidade como um todo...
 
Meu ponto de vista é que Tolkien quis dizer que apesar de ser uma raça facilmente corrompível, há sempre os que tem um espírito superior e que vão salvar os resto do seu povo, mesmo que eles não saibam disso. Também que a mesma ambição que destroe os homens, também os faz sobreviver a todos os obstáculos, que são postos contra eles.
Em resumo: Há sempre uma esperança para araça dos Homens.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo