• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

Stein e os trechos sobre a terra plana:
não podemos considerar detalhes gramaticais na bíblia. As construções gramaticais foram perdidas nas traduções. Só ainda é válido o contexto, e olhe lá que alguns já estão distorcidos, não nos dando informação alguma

o 'senso comum' da época era o que a igreja dizia. Logo...

Argumento falho. É uma generalização que só é válida em tempos mais recentes, como pouco antes da revolução industrial. O senso comum é o senso comum e a igreja é a igreja.

Sobre o que alguém disse: só vou me encontrar com Cristo quando morrer. Cristo foi um homem, e não há indicações confiáveis de que ele seja Deus. As próprias palavras de Jesus (*apenas um dos vários Cristos da humanidade) dão a entender (ainda sem provas) que ele e Deus são duas entidades diferentes. Na dúvida, nada se pode afirmar, logo não partirei do pressuposto de que Jesus = Deus.

que senso comum o q, a igreja mantinha as pessoas na miséria para nunca questionarem nada!!! alienação completa.

Eu não quero ofender, mas o que parece é que os argumentos não vêm de vc. Vc deve estar repetindo de um professor de historia de esquerda. Se os argumentos realmente provém de sua própria resolução, então re-argumente de forma mais calma e clara. Pode ser ?

Tudo bem que ela esta contra a clonagem etc, mas isso não vem ao caso

E eu tb estou. Assim como estou contra os transgênicos. A natureza passou literalmente milhões de anos aperfeiçoando o sistema de reprodução para que nada de bizarro e trágico aconteça ao novo ser. Tentar, em nossa mísera ignorância, alterar essa perfeição ressonante seria tão irresponsável e arriscado quanto tentar editar o executável principal do windows no bloco de notas.

Ser contra algo que vai arriscar as vidas de todos os envolvidos é alienação ? Então clone seu filho. Se ele nascer todo deformado, não me culpe por ser contra.

(...) 11 de setembro (...)

11 de setembro não tem nada a ver com religião. não sei de onde vc tirou isso. Há duas possibilidades para o 11 de setembro, já que não há provas do envolvimento de Osama:

a) liderados por osama ou não, atentado árabe. Nesse caso, a razão seria o apoio anual de mais de 1 milhão de dólares em armas que o EUA dá aos israelenses que os matam. (apesar dos palestinos fazerem atentados terroristas contra israel de vez em quando, os palestinos sofrem dez vezes mais mortes. nã levará 10 anos para que sejam extintos)

b) Terrorismo vindo de grupos americanos anti-bush. Razão desconhecida.

Esse negócio de experiencia de vida não inclui aquele negócio de ficar doente e quase morrer, né? Já cansei de ouvir gente falando que quem é ateu é pq nunca esteve perto da morte. Não sei o qeu o c* tem a ver com as calças, mas enfim....

É que tanto céticos quanto religiosos se desesperam quando perdem os argumentos. Os céticos vão para textos da internet sem a devida credibilidade, e os religiosos apelam para a emoção. Ambos são fanáticos.

Tipo, fugindo um pouco do assunto, estes dias estavam comentando uma teoria que talvez o universo seja finito e tenha uma forma prismática, com faces que refletem o próprio conteúdo. Agora pensando que o universo é finito, o que impede que ele seja apenas um grão de areia de uma grande praia, em um planeta qualquer, em um outro universo?

Isso é uma teoria já bastante discutida. E o universo não é infinito. Se o big-bang gerou tudo o que existe, e a luz é a parte que viaja mais rápido, e o universo tem 14 bilhões de anos (acho que é isso), então o universo tem 28 bilhões de anos-luz de diâmetro. Só.
Ele só seria infinito se

a) Já existisse há um tempo infinito
b) houvesse coisas não-provenientes do big-bang.

(...) deusa da turminha new age

Opa lá! não vamos confundir as coisas.
New age é um estilo de vida. Nao uma religião. a deusa a q vc se refere é no neo-paganismo (detesto o nome wicca, mas é isso). Um wiccan pode não ser new-age, e um cristão pode ser. É como ser hippie, ou magnata: puramente um estilo.

(...) então Deus seria a natureza (...)

Ciência à parte, eu considero bem válido esse argumento.

Ahhhh, que nojo
Me desculpa Stein, mas tu é um debilóide que não sabe o que tá falando!!!!!
Mas que porcaria de argumento tendencioso e parcial é esse cara? Algum padre abusou de vc pra causar todo esse ódio no seu coração cara?
As instituições como a Igreja e tudo mais, blz, concordo com vc, são uma bosta, mas puuuutz cara, putz, quanta besteira ow, religião é uma coisa muito bela, perfeitamente saudável. Vai ler um livro do Dalai Lama pra vc ver o que religião de verdade faz com homens de verdade.
Fanatismo de todo jeito é sempre ruim, mas do jeito que vc coloca, é a religião inteira que é uma coisa estúpida, hedionda, e esse é um pensamento muito torto, as religiões possuem um potencial para a erudição simplesmente monstruoso. O budismo já ajudou a responder dezenas de questões científicas, e a matemática, saiu da filosofia, e esta, por sua vez, saiu de adivinha-onde...
Questionar é legal, mas achar que basta meter pau para se conhecer as religiões é coisa de fanfarrão.

Eu consigo enxergar um argumento válido por trás disso, bem longe, mas ele infelizmente foi todo distorcido e invalidado pela sua linguagem.

Falta de formalidade às vezes lhe toma a credibilidade. Mesmo quando a idéia era boa. Dizer pro Stálin "vc é um babaca escroto" vai fazer parecer que é você que está sem a razão.

Falácia. Argumentum Ad Hominem

Falácia é uma espécie ? Ou a teoria é romana e tem mais de 1000 anos ? Então porque está em latim ? Simples: isso é uma falácia implícita. O fato de estar em latim e em itálico não muda nada. Então, pq vc não argumenta na língua do resto do texto ? Como se chama essa falácia, de tentar ostentar um falso e arrogante ar de superioridade para evitar contestações ?

lol, qual eh a dificuldade de vcs de ver q o topico perdeu completamente o sentido, q ambos estao errados? caras toda caixa tem suas maçans podres, stein eh muito errado criticar a religiao, e te digo pq, se 90% da humanindade acredita em alguma coisa alem pq so vc eu e mais alguns gatos pingados estariamos certos? isso vai ontra as leis da probabilidade. e te digo mais a multilaçao das mulheres teve seu motivo de ser deus eh apenas uma desculpa para isso. existem filosofias maravilhosas, e as vezes eu creio q a propria ciencia eh uma forma de religiao pq tb da alento, tb da esperanças. tudo q as religios fizeram foi fruto de pessoas inteligentes e inescrupulosas q se beneficiaram da ignorancia allheia, mas isso nao quer dizer q a religiao como um todo esteja errada. vc nao pode dizer isso meu caro.
quer ver uma coisa interessante?

Ou vc está sendo irônico ou pela primeira vez concordo com vc.

Principalmente na parte de que ceticismo é uma religião. Inclusive uma religião com nome registrado: chama-se Positivismo. Existem igrejas positivistas.

(...) este é um argumento que eu já usei com o Stein mais de uma vez, mas este está ocupado demais, repetindo seus pensamentos bem alto para si para prestar atenção.

A vantagem de discutir com o Stein é que os argumentos dele não mudam, mesmo contestados, então é muito fácil pesquisar e contestá-los com mais força no próximo tópico.

A desvantagem de discutir com o Stein é que os argumentos dele não mudam, mesmo cotestados, logo não adianta nada pesquisar para contestá-los.

Mas pelo menos a discussão vai mudando de tópico frasal, então aprende-se com as próprias pesquisas.

Ou seja: vantagem pessoal.

Nesse sentido, eu acabo concordando que existe religiosidade na Ciência. Porém o grande diferencial são os dogmas e verdades absolutas existentes na grande maioria das religiões, coisa que não se encontra na Ciência.

Discordo. A ciência tem uma forma muito conveniente de impor dogmas: "Se vc não puder provar sua teoria, então a atualmente provada deve ser aceita, vc entenda ou não, pelo simples fato de que alguém com mais estudo que você a entende e conseguiu convencer outros sábios com mais estudo que você."

O Dalai Lama é o único líder religioso que conheço que seria capaz de modificar a própria religião caso um pilar fundamental da mesma seja contradito pela Ciência - tentem mostrar para o Papa que transubstanciação não é possível

Nada a acrescentar, mas comentar: isso expôe q vc não critica o budismo, mas o cristianismo. Ok, budismo sai da discussão, até alguém criticá-lo.

E voltando ao ponto, aqui vai a resposta da pergunta inicial do tópico, do ponto de vista de um site cristão extremista:

Apenas do ponto de vista de um site. Se esse site tem a "assinatura" de uma autoridade, então representa a credibilidade daquela autoridade. Do contrário, não tem credibilidade nenhuma. Como sua literalmente louvada ciência ensina.
 
Primula disse:
Omykron disse:
sem contar q Einsten tinha treta no pro. Manhatam (Bomba atomica)

http://sites.mpc.com.br/gberaldo/albert_einstein.htm
Escrito por Frederic Golden

"Algumas pessoas o responsabilizaram pela criação dos artefatos nucleares, simplesmente porque surgiu de seu cérebro a descoberta da relação entre massa e energia. Mas responsabilizá-lo pela bomba é o mesmo que culpar Newton pela existência da gravidade, que faz com que aviões caiam. Einstein não teve nenhuma participação no Projeto Manhattan e ficou chocado com a explosão da bomba."
Stephen Hawking

Concordo em gênero, número e grau. Culpar Einstein pela bomba atômica é uma atitude típica dos anti-semitas.
 
Nada a acrescentar, mas comentar: isso expôe q vc não critica o budismo, mas o cristianismo. Ok, budismo sai da discussão, até alguém criticá-lo.
Alguns budistas acreditam em reencarnação, até mesmo em animais como mariscos e camarões, teriam alma também. Por causa disso, alguns budistas não comem carne. Mas e se alguém reencarnasse como um tigre? :roll:
 
discussão interessante, pena que eu sou recente aqui...
vou cair de pára-quedas no meio da discussão...
andei lendo uns posts por aí, e vou dar a minha opinião...
- eu acho inútil discutir a existência ou não de deus... pois pra mim, tanto a existência de deus como a não existência de deus são ilógicos, do ponto de vista racional. portanto, ou você acredita ou não, e só vai descobrir a verdade quando morrer, na melhor das hipóteses...
- acho complicado misturar a existência de deus (e deuses(as)) com religião e instituições religiosas. não é porque algum padre maníaco disse que usar camisinha é pecado, que você vai para o inferno, no caso de existir um. acreditar em algo superior e divino, não pressupõe que você tenha uma religião, e siga regras determinadas por um superior hierárquico de uma instituição puramente humana.
-eu pessoalmente, não acredito na existência de deus. mas ao mesmo tempo acho difícil aceitar que não exista nada. então na realidade eu não sei no que acreditar, pois, como já disse, ambas as opções me parecem ilógicas.
-conclusão: ?
 
Gildor disse:
Por isso, seria interessante não se abater sob essas críticas e continuar participando, na minha opinião. :)

Muito obrigado, agora que retornei à ativa e atendendo a outros pedidos, vou responder, meio que atrasado, o que foi comentado desde então.

Yumi Kezuro disse:
Em algumas artes marciais etc, que é interpretado como "energia" pode ser outra coisa, não deixa de ser uma descoberta, talvez valiosa.

Quem sabe :wink: ? Aplique o método científico e faça experiências.

Yumi Kezuro disse:
A Bíblia foi escrita por várias pessoas, por isso contradições acabaram se formando. Um bom motivo para os Judeus e Cristãos não interpreta-la ao pé da letra.

Salmos 19:7-9
7A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.   
8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.   
9O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.


Tem outro:

Salmos 119:159-160
159Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, Senhor, segundo a tua benignidade.   
160A soma da tua palavra é a verdade, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre.


Mais outro:

João 17:17
17Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.

Concluindo:

Hebreus 6:18
18para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta;

A escritura diz que sua essência é inerrante e que Deus não pode mentir ( hmmm, então ele não pode tudo, ah mas isso é outra história :) ).

Temos um problema aqui. Os mais religiosos dirão que apesar de ter sido escrita por pessoas simples, a Bíblia foi divinamente inspirada, e, apoiando-se em citações semelhantes às de acima, ela é totalmente verdadeira. Uma única contradição e isso se desmorona.

Portanto, se somos razoáveis ao aceitar que o Cristianismo e Judaísmo importaram mitos de diversas outras culturas, o que realmente sobra de "divinamente inspirado"?

"Com o passar do tempo a palavra foi se modificando aos poucos?"

Contra isso, tenho uma retenção:

- Não havia escrita na palestina antes de ~1000 a.C., o que coincide com a provável origem dos primeiros manuscritos. Estes primeiros, que vão formar parte do pentateuco, por sua vez, tem inicialmente transposição grande de mitos sumerianos ( como a Epopéia de Gilgamesh de ~2700 a.C. ). A palavra se manteve.

Então eu pergunto: o que da Bíblia realmente foi "divinamente inspirado"? O Levítico ao falar de queimar fornicadores vivos foi divinamente inspirado? Qual filtro eu devo utilizar?

Yumi Kezuro disse:
Eu não sei se é verdade, mas algúem aqui escreveu que o Papa havia admitido que Darwin estava correto.

É verdade, o Papa aceita Neodarwinismo e Big Bang. Mas se mantém firme e forte com transubstanciação e alguns dogmas do NT.

Anigel disse:
Segundo você, Deus não existe porque Deus é o bem e o bem não pode criar o mal. Certo?

Anigel, eu suponho que você tenha retirado isso de um certo e-mail que anda rolando por aí, pois o texto está exatamente igual :mrgreen:

Aqui vai parte da refutação feita pelo fórum da Sociedade da Terra Redonda, da qual contribuí:

Anigel disse:
Bom, o frio existe? Se você disser que sim está enganado. Na verdade o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

(resposta transcrita)

Que Leis da Física? Essa física citada me parece distinta da ensinada na faculdade. Calor, assim como o trabalho, é um processo não é uma característica inerente das coisas. É errado dizer q algo tem X de calor. Num sistema isolado com dois objetos a 10 mil kelvins, não há troca de calor algum (zero), porque não há diferença de temperatura. Num sistema de com dois objetos um a 0,1 Kelvin e outro a 0,2 Kelvin há mais troca de calor que o citado anteriormente. É muito comum a confusão entre calor e temperatura.Temperatura está relacionada com o grau de agitação das partículas, mais precisamente com a média da energia cinética das partículas.
Temperatura não mede calor, portanto não tem sentido dizer que o zero absoluto “É” a ausência de calor. O zero absoluto (0Kelvin) é ausência de energia cinética nas partículas do sistema.
Quanto à sensação de frio, ela ocorre quando trocamos calor com algo que está a uma temperatura inferior a nossa.

Para retirar eventuais dúvidas cito trechos de livros de Física de Nível Superior:

-“Calor é a energia transferida de um sistema para outro em virtude de diferença de temperatura” pág 527 de Física -Mecânica, Oscilações e ondas, Termodinâmica – Paul A. Tipler 4 edição.

-“Calor e trabalho, diferente de temperatura, pressão e volume, não são propriedades intrínsecas do sistema. Eles têm significado apenas enquanto descrevem a transferência de energia ou para um sistema, adicionando-se ou subtraindo-se ao total de energia interna do sistema.” Pág 184 Fundamentos de Física 2, Halliday. 4 edição.

Anigel disse:
E a escuridão existe? Se você disser que sim, novamente estará enganado.a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

(resposta transcrita)

A analogia é falha. Em comparação com uma sala com silêncio total, qualquer outro lugar com silêncio total será equivalente a este, neste sentido. Ou seja há um limite para o silêncio, uma vez que não haja som algum não posso obter mais silêncio (definido como “ausência de som”) do que isso. O mesmo para a escuridão, nenhum lugar vai ser mais escuro do que outro onde tenha total ausência de luz. E a temperatura também tem seu limite, o 0 Kelvin, não há temperatura mais baixa do que esta. Porém a maldade não obedece a esta regra de limitações, então definindo maldade como ausência de bem, temos sérios problemas. Eu sempre poderia pensar em algo pior (mais ausente de bem) do que outro, o que foge totalmente dos casos citados na analogia.

Anigel disse:
O mal não existe, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

(resposta transcrita)

“Não poderíamos deixar de notar que, quando definimos o mal como sendo a ausência do bem, isso nos coloca diante de um grande impasse. Por exemplo, suponhamos quatro ações tipicamente tidas como “más”: 1) – Roubar dez reais de um transeunte; 2) – Torturar um animal por prazer; 3) – Espancar um amigo até a morte por um motivo fútil; 4) – Matar a própria família com um machado. Pelo menos em nossa sociedade, isso tudo é comumente tido como algo negativo.
Agora vejamos: se o mal é apenas a ausência do bem, somos forçados a escolher entre duas hipóteses: 1) – Tecnicamente, uma pessoa que rouba dez reais e outra que destrincha sua família com um machado são más no mesmo grau, pois estão somente “ausentes de bondade”; ou 2) – As ações vão ficando progressivamente piores à medida que aumenta a “ausência do bem”, de modo que temos de admitir que deve haver algum grau de bondade presente no ato de torturar um animal por prazer – grau que estaria ausente no ato número quatro. E também temos de admitir que espancar um amigo até a morte não é algo “mau”, mas na realidade apenas “menos bom” do que roubar dez reais.” André Díspore Cancian.

E para completar:

Isaías 45:7
7Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

Não resolveu o "problema do mal" :wink:

Anigel disse:
Segundo a Bíblia Deus deu a todos o livre arbítrio. Assim Ele pode ver todas as possibilidades, de todos os possíveis caminhos que a pessoa pode resolver traçar. Não há destino. Todos fazemos nossas próprias escolhas que nos conduzem pela vida, essas escolhas não são pré-determinadas por Deus.

A questão não é essa: se Deus é Onisciente, Ele sempre soube quais escolhas foram, são e serão feitas. Para eliminar esse problema do Livre- Arbítrio, basta tirar a Onisciência de Deus.

Anigel disse:
Se ele pré-determinasse essas escolhas, nós não teríamos o livre arbítrio.

Ele não as pré-determina ( bom, de certa forma, se ele criou o Universo, ele é indiretamente culpado ;) ), a questão é que se Ele for Onisciente, Ele sempre soube que Elias Maluco ou Adolf Hitler cometeriam crimes. Portanto, a injustiça divina reside no fato de que ele é conivente com a situação de que milhões que ainda não nasceram irão para o inferno.

Anigel disse:
Isso depende do pono de vista. A vida por si só já é um milagre.

Abiogênese é milagre? Então precisamos parar de pesquisar sobre o surgimento da vida, porque a hipótese de que tudo foi obra de um Arquiteto sobrenatural não é falseável, testável ou observável, e Ciência não se faz assim.

Anigel disse:
Eu já expliquei o problema do mal.

Not yet :wink:

Anigel disse:
Alguém andou lendo Um Estranho Em Uma Terra Estranha.

Sinceramente nunca havia ouvido falar desse livro. Ele é bom? Sobre o quê?

Anigel disse:
Não, Ele vê os caminhos que a sua criação pode escolher trilhar e todas as suas possibilidades. Porque o livre arbítrio realmente existe.

Se Deus não sabe exatamente qual caminho a pessoa irá trilhar, ele não é Onisciente. Nesse caso, podemos esquecer todas as previsões e profecias bíblicas, já que elas tratam de acontecimentos exatos no futuro.

Anigel disse:
Se você sabe que o fruto da árvore era o "Fruto da ciência do bm e do mal", então também sabe que o pecado original foi o homem querer se igualar a Deus.

Gênesis 3:22
22Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.

O Homem estava a um passo de se tornar Deus - já tinha o conhecimento, caso comesse o fruto da Árvore da Vida, ficaria imortal. Nesse trecho tem uma passagem interessante, "um de nós". Tem outras citações politeístas espalhadas pelo pentateuco.

A mensagem do mito do Jardim do Éden é realmente bonita - pode ser entendida como uma metáfora de como o Homem adquiriu a razão.

Anigel disse:
Existem sim provas da existência de um Jesus histórico. Isso é inquestionável.

Não, não há nada de inquestionável. As primeiras passagens de historiadores antigos extra-bíblicas referentes à Jesus foram dadas por Tácito, este nascido em 55 a.C., Flávio Josefo de 37 a.C. e Plínio, o Moço.

Aqui estão elas:

"Por esse tempo apareceu Jesus, um homem sábio, que praticou boas obras e cujas virtudes eram reconhecidas. Muitos judeis e pessoas de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos o condenou a ser crucificado e morto. Porém, aqueles que se tornaram seus discípulos pregaram sua doutrina. Eles afirmam que Jesus apareceu a eles três dias após a sua crucificação e que está vivo. Talvez ele fosse o Messias previsto pelos maravilhosos prognósticos dos profetas" (Josefo, "Antiguidades Judaicas" XVIII,3,2).

"...[os cristãos] têm como hábito reunir-se em uma dia fixo, antes do nascer do sol, e dirigir palavras a Cristo como se este fosse um deus; eles mesmos fazem um juramento, de não cometer qualquer crime, nem cometer roubo ou saque, ou adultério, nem quebrar sua palavra, e nem negar um depósito quando exigido. Após fazerem isto, despedem-se e se encontram novamente para a refeição..." (Plínio, Epístola 97).

Obs: O de acima foi publicado em 111 d.C.

"O fundador da seita foi Crestus, executado no tempo de Tibério pelo procurador Pôncio Pilatos. Essa superstição perniciosa, controlada por certo tempo, brotou novamente, não apenas em toda a Judéia... mas também em toda a cidade de Roma..." (Tácito, "Anais" XV,44).

Obs: O de acima foi publicado em 115 d.C.

Nenhum desses historiadores é testemunha ocular de Cristo, pelo contrário, todos nasceram após a sua hipotética morte ( ~30-35 a.C. ). Isso de forma alguma constitui-se como uma prova inquestionável. Seria de se esperar que, caso esse indivíduo tivesse tido a importância conforme narrada pelo NT, seus feitos teriam sido narrados no tempo em questão por historiadores pagãos.

Na minha opinião, provavelmente existiu um judeu audacioso que pode ter feito algum feito memorável como ter invadido o templo de Jerusalém, atraindo seguidores, agitando uma pequena multidão e causando alguns atritos com os romanos. A crucificação era a execução destinada à ralé. Esse indivíduo posteriormente, foi relembrado e em ~70 d.C., foi endeusado pelos evangelhos sinóticos. Suas qualidades são as mesmas de diversos outros deuses solares.

Anigel disse:
Jesus Cristo não é um mito. Ele de fato existiu.

Prove.

Anigel disse:
São mesmo? Eu não acho nada engraçados.

Eu estava falando da Falácia de Evidência Anedota

Exemplo:

"Mas é claro que homeopatia funciona! A amiga da prima da minha vizinha tomou aos três anos para se curar da amigdalite e funcionou!"

Anigel disse:
E? Qual o seu ponto? Demonstrar que o fanatismo religioso é perigoso e errado? Iso ninguém com um mínimo de bom senso nega, mas isso não é um argumento válido e lógico contra a existência de Deus.

E onde está escrito que isso é um argumento contra a existência de Deus?

Anigel disse:
Quanto aos hábitos alimentares: quando eles surgiram entre os judeus havia uma razão lógica. Por exemplo Moisés proibiu os judeus de comerem peixes sem escamas durante a travessia do deserto. Por que?

Por falar nisso, não existe nenhuma evidência da existência de Moisés ou de um êxodo em massa de hebreus do Egito. Referência? Pode ser lida a matéria sobre o livro de arqueologia "A Bíblia não tinha razão" na Época dessa semana.

Anigel disse:
Assim ele para evitar problemas deve ter ordenado que os judeus nem ao menos tocassem em peixes sem escamas, ele generalizou, mas imagine informar a milhares de pessoas em fuga quais peixes sem escamas podiam e quais não podiam ser tocados.

Faz sentido. E carne de porco pode transmitir esquistossomose e ela estraga com facilidade no calor de um deserto.

Yumi Kezuro disse:
Provavelmente nunca se provará a existência ou não de Deus, todos correm o risco de estar errados.

Concordo plenalmente, aliás, afirmo que é impossível provar a existência do Deus Judaico-Cristão.

Sabu disse:
O Novo Testamento foi "criado" por volta do sec V, quando Roma assumiu o cristianismo e passou a ganhar dinheiro com isso.

Os evangélicos sinóticos já existiam alguns séculos antes de Constantino instituir o Cristianismo como religião oficial do Império Romano.

Sabu disse:
Se Deus existe, com certeza está fora dessa lógica absurda onde um miserável arrependido vai para o céu assim como um assassino arrependido.

Considero sua opinião muito sensata.

Sabu disse:
Já os ateus, como eu disse, se firmam tanto nessa idéia de que a ciência explica tudo, que são mais fanáticos em sua crença que a maioria das pessoas que acreditam de em deus.

Possível.

Galadriel_BH disse:
eu as vezes me acho muito atéia pra poder acreditar em Deus, tipo, tem q ter muita fé... e as vezes isso me falta, eu queria ter fé, acreditar fervorosamente, mas eu sou muito racional. Acho q no final a gente vai eh mesmo virar esterco.

Eu utilizo a razão como base que me permita chegar ao conhecimento. Aquilo que eu não posso atingir através da razão não me interessa. Sou materialista e considero igualmente que essa vida é única.

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Bem,ainda bem que Albert Einstein sempre foi coerente e inteligente ao acreditar em Deus:suas teorias são as mais corretas e aceitas de toda a física e ciência,e não é qualquer argumentação fajuta contra Deus que pode acabar com a nossa crença.

Falácia de Apelo à Autoridade. E pela última vez, Albert Einstein não acreditava em um Deus pessoal, ele era Panteísta Científico.

Primula disse:
Einstein não teve nenhuma participação no Projeto Manhattan e ficou chocado com a explosão da bomba."

Einstein à pedido de Oppenheimer e Enrico Fermi escreveu ao presidente Roosevelt para que o governo americano financiasse o Projeto Manhattan. Nessa carta ele falava que possivelmente um artefato seria pesado demais para ser lançado de queda-livre, podendo ser carregado em um navio e se chocar contra uma cidade costeira.

Vela disse:
11 de setembro não tem nada a ver com religião. não sei de onde vc tirou isso. Há duas possibilidades para o 11 de setembro, já que não há provas do envolvimento de Osama:

Os atentados de 11 de setembro, tendo tido origem árabe, estão densamente relacionado com o islamismo xiita. Fundamentalistas religiosos ao combatarem o, como dizia o Aiatolá Khomeini, "Grande Satã" dos EUA, acreditam que estão cumprindo a Jyhad em nome de Allah.

Vela disse:
Opa lá! não vamos confundir as coisas.
New age é um estilo de vida. Nao uma religião. a deusa a q vc se refere é no neo-paganismo (detesto o nome wicca, mas é isso). Um wiccan pode não ser new-age, e um cristão pode ser. É como ser hippie, ou magnata: puramente um estilo.

Ok, foi muito apropriada a correção ( não estou sendo irônico )

Vela disse:
Falácia é uma espécie ? Ou a teoria é romana e tem mais de 1000 anos ? Então porque está em latim ? Simples: isso é uma falácia implícita. O fato de estar em latim e em itálico não muda nada. Então, pq vc não argumenta na língua do resto do texto ? Como se chama essa falácia, de tentar ostentar um falso e arrogante ar de superioridade para evitar contestações ?

Em debates, é formalizado o nome da maior parte das falácias em latim. Ex: Ad Verecundiam ( Apelo à Autoridade ), Ad Populum ( Apelo à População/Pessoas ), Ad Lazarum ( Apelo à pobreza ), Ad Novitatem ( Apelo ao que é novo ), chegando ao famoso Ad Hominem ( Argumento dirigido ao Homem ).

Se você se ofendeu por eu ter escrito em itálico, me desculpe.

Vela disse:
Principalmente na parte de que ceticismo é uma religião. Inclusive uma religião com nome registrado: chama-se Positivismo. Existem igrejas positivistas.

Positivismo e Cientificismo são imcompatíveis com o ceticismo filosófico pela simples questão de que este aborda uma posição crítica contra noções de conhecimento absoluto enquanto que os primeiros dois acreditam que a Ciência detêm conhecimento absoluto.

Vela disse:
A vantagem de discutir com o Stein é que os argumentos dele não mudam, mesmo contestados, então é muito fácil pesquisar e contestá-los com mais força no próximo tópico.

A desvantagem de discutir com o Stein é que os argumentos dele não mudam, mesmo cotestados, logo não adianta nada pesquisar para contestá-los.

Meus argumentos não mudam? Estranho, há seis meses atrás eu dizia "Deus não existe".

Vela disse:
Discordo. A ciência tem uma forma muito conveniente de impor dogmas: "Se vc não puder provar sua teoria, então a atualmente provada deve ser aceita, vc entenda ou não, pelo simples fato de que alguém com mais estudo que você a entende e conseguiu convencer outros sábios com mais estudo que você."

Existe uma diferença gigantesca entre um fato comprovado e um dogma. O dogma não está sujeito à experimentação ou verificação empírica porque ele representa uma verdade incostestável. Já um fato é comprovado à partir da metodologia científica, e se em algum momento alguém aparecer com uma visão diferente e com o auxílio da mesma metodologia demonstrar seu ponto, prevalecerá a sua posição. A Ciência é auto-corretiva se houver pesquisa constante na área em questão.

Vela disse:
Apenas do ponto de vista de um site. Se esse site tem a "assinatura" de uma autoridade, então representa a credibilidade daquela autoridade. Do contrário, não tem credibilidade nenhuma. Como sua literalmente louvada ciência ensina.

Teologia lida com o não-observável, e provavelmente existirão adeptos de diversos pontos de vista diferentes. Como eu já havia discutido tanto o fundamentalismo religioso e havia achado acidentalmente uma opinião que compartilha do mesmo "partido", resolvi colocar. Só estava mostrando que era irônico o fato do Christian Answers impor limitações à própria divindade.

lauraa disse:
-eu pessoalmente, não acredito na existência de deus. mas ao mesmo tempo acho difícil aceitar que não exista nada. então na realidade eu não sei no que acreditar, pois, como já disse, ambas as opções me parecem ilógicas.

Você pode virar agnóstica.
 
Eu não acredito em Deus. Não tenho incríveis filosofias comprovando que ele não existe...simplesmente não acredito. Para mim, Deus é uma força maior que criamos para nos reconfortar, para explicar tudo o que acontece na nossa vida. Se estamos em pleno disispero, Deus é aquele que nos tirará do mesmo, e se os médicos ou o que seja conseguem curar alguém, foi porque Deus quis.
Nós criamos o nosso próprio mundo, nós lutamos por ele...

Um exemplo é o Deus cristão...não acho que exista um Deus que só nos cobra, que nos priva de milhares de prazeres, somente para conceder-nos sua graça...Alguém que exiga de nós mais do que exigimos deles
"Os Deuses vendem quando dão..."

A vida tem que ser curtida da melhor forma...Não acredito em inferno, não acredito na vida eterna...Tenho muito pouco tempo na Terra, não vou devota-lo a alguém que ninguém provou até hoje que exista...
Me sinto bem comigo mesma, para mim, é o que importa...Me sinto conciente dos meus atos. Pode ser até que sofrerei um pouco mais nos piores momentos, quando precisarei de uma força reconfortante...Mas essa força acho em mim e nos que me cercam. E é sofrendo que se amadurece...sei lah...

Eu sei que não tenho aergumento nenhum...mas, eu não acredito. É isso...Já li muitas coisas a respeito...Não venho aqui dizer que tudo é mentira...Para mim, apenas, não é verdade...Quem quiser, acredite...
 
:wink:
Ceinwyn disse:
Eu não acredito em Deus. Não tenho incríveis filosofias comprovando que ele não existe...simplesmente não acredito. Para mim, Deus é uma força maior que criamos para nos reconfortar, para explicar tudo o que acontece na nossa vida.

é assim que eu me sinto as vezes, mas isso me parece um pouco trágico.
trágico no sentido de só haver essa vida e nada mais, um nada no final (nada, que por sinal, é abstrato de mais para poder imaginar).
pos isso que apesar de eu não ter fé nenhuma, e ser praticamente uma atéia (é assim que escreve no feminino? putz...), me pego às vezes tentando acreditar em algo (apesar de nunca ter conseguido isto).
 
"Se Deus criou o homem,o homem lhe pagou na mesma moeda." acho que foi Descartes quem falou isso, ou outro colega dele iluminista

vou contar uma historia,a visao de Deus segundo Osho:
imagine uma semente de mostarda (pra quem nao sabe, mostarda eh uma planta grandona, ela nao nasce em saches do Mac Donald's :mrgreen: ...). aih a semente cresce e vira a planta. entao vem alguem e pergunta: "onde estah a semente??"
resposta: a semente estah na arvore toda, mas vc pode destrinchar ela inteirinha que nao vai encontar a semente. ela estah mas nao pode ser encontrada, pq se transformou. Deus pode ser assim,estah no universo todo,mas em nenhum lugar serah encontrado...pq eh onipresente,que nem a semente na arvore!
 
Hellblazer disse:
vou contar uma historia,a visao de Deus segundo Osho:
imagine uma semente de mostarda (pra quem nao sabe, mostarda eh uma planta grandona, ela nao nasce em saches do Mac Donald's :mrgreen: ...). aih a semente cresce e vira a planta. entao vem alguem e pergunta: "onde estah a semente??"
resposta: a semente estah na arvore toda, mas vc pode destrinchar ela inteirinha que nao vai encontar a semente. ela estah mas nao pode ser encontrada, pq se transformou. Deus pode ser assim,estah no universo todo,mas em nenhum lugar serah encontrado...pq eh onipresente,que nem a semente na arvore!

Essa é uma visão panteísta. Gostei da analogia com a semente de mostarda.
 
eu pensava que panteismo era ver deuses em todos os lugares, e nao um deus onipresente. tipo os indios, que tem o deus rio, o deus montanha, o deus aguia, o deus floresta, etc...vivendo e aprendendo :wink:

observacao: nao sei como o Stein e o Vela tem saco pra escrever tanto...afff!!
:zzz: :doido: :eek:
 
Hellblazer disse:
eu pensava que panteismo era ver deuses em todos os lugares, e nao um deus onipresente. tipo os indios, que tem o deus rio, o deus montanha, o deus aguia, o deus floresta, etc...vivendo e aprendendo :wink:

O Panteísmo ( tudo é Deus e Deus é tudo ) e o Animismo ( associar a origem de forças ou seres da natureza à entidades sobrenaturais que detêm poder ) são provavelmente as religiões mais antigas da humanidade. No Panteísmo, tudo o que existe é considerado divino ( incluindo seres humanos ), todo o conjunto assim formando uma divindade ( e vice-versa ). Ainda existe o Panteísmo Científico que é ateísta porém considera o cosmos como sendo absoluto, e mantém o mesmo sentimento de religiosidade.

Hellblazer disse:
observacao: nao sei como o Stein e o Vela tem saco pra escrever tanto...afff!!
:zzz: :doido: :eek:

Mas eu sou meio maluco mesmo :doido:
 
Esclarescendo de uma vez por todas, q perguntinha mais tosca

Deus pode fazer tudo, certo?

Se ele pode fazer tudo, logo ele poderia fazer uma pedra tão grande, que ele não pudesse carregar.

Logo, se ele não pode carregar, ele não pode fazer tudo.


hahahaha, Pra que diabos Deus, se eh q ele existe, iria querer, ou precisar fazer uma pedra que ele não pudesse carregar pra provar alguma coisa pra alguem? Acho q ninguem aki nunca viu nem nunca vai ver ele pra pergunttar,e mesmo se perguntar se ele pode fazer, não vai conseguir q ele faça apenas pra q vc não se torne um "infiel" hauhahaauu. No minimo ele vai tar mais ocupado, tentando manter a ordem na ONU, ou nos EUA,kem sabe na OPEP, onde ele realmente poderia mostrrar seus poderes.... Considero q se ele conseguir adestrar o Bush, não precisa mostrar maiis nada pra ninguem. Sou ateu, mas não escrevo aqui sem perder a coerência com a doutrina da religião,pra quem acredita, Deus eh Deus e pronto, ninguem contesta... ou acredita ou não acredita, é igual buraco "Não existe meio buraco". hahaha aff..... continuando a saga do meu post:
A partir do momento q Deus criou o Univeso (segundo a bíblia, eu confiaria mais no Guinnes), e isso aqki se move segundo a sua vontade, ele teria q criar uma pedra maior q o universo,que é infinito. Então torna-se pertinente a pergunta "Pode algo ser maior q o próprio infinito",se Deus consehue entrar em questãos matemáticas, não pode ser tão bondoso quanto dizem,pois matemática ralmente é o que há de mais maligno por aí.... qualquer dia eu volto aqui pra escrever mais um pouco, cansei de tanta falação em troca de nada :aham:
 
Os céticos ou ateus SEMPRE IRÃO questionar a Bíblia ou Deus porque eles não receberam o sinal,não o sinal VISÍVEL de uma prova,mas um sinal que somente a pessoa que sente pode entender.Nós,seres humanos somos falhos,questionar Deus é para os tolos!Aliás,para se crer em Deus temos que mergulhar sem perguntar o que vai acontecer depois:Simplesmente mergulhe nessa experiencia(Fé),mesmo que não haja lógica.O físico Albert Einstein disse as seguintes frases:"A ciência sem Deus é manca",querem mais?:"A estrutura do Universo é tão complexa e tudo flui numa harmonia impressionante que a explicação para tudo não seria apenas a coincidência,mas Deus .Não há lógica para explicar o Universo,assim como Deus não se mostra através da razão e lógica.Ele é o pai do Universo,o arquiteto,o indivisível".Reflitam um pouco.Se ele desse provas da sua existência seriamos meros fantoches,porque fariamos conforme a vontade dele.Mas como Ele é justo e perfeito,nos deu a oportunidade de ESCOLHER(LIVRE ARBÍTRIO)!

Tolice? confiar em palavras escritas a mais de 2 mil anos,por um povo civilizado, mas com pouca evolução cientifica, palavras oriundas da sabedoria popular da época, passadas de geração pra geração por meio da fala, "quem conta um conto aumenta um ponto", etc, etc, etc..... Eu não tenho nada contra religiões, Deuses e fiéis.... mas não me venha chamar de tolo porque discordo de idéias, preceitos, chame do que quiser, enfim, discordo de coisas que ao MEU VER, não existem e são frutos da ignorânciaa de povos arcaicos....
 
Citação:
Como estudei teologia, vou escrever alguns fatos cronológicos:

o Genesis foi escrito 800 anos depois de Exodo.
o Exodo foi escrito 200 anos depois de Moisés
o primeiro relato de Cristo foi escrito 70 anos depois de sua morte, por hebreus lógico.
em lugar NENHUM dos documentos romanos, menciona-se um Jesus Cristo ou algum de seus "milagres". Sendo q a única citação se dá escrita pelo governador Claudio, dizendo q alguns homens q diziam pregar os ensinamentos de um homem a quem "chamavam de Cristo".
o Livro de Jó, nada mais eh do q o Poema do Justo Sofredor de Gilgamesh, um escritor mesopotamico, cuja obra foi descaradamente copiada durante o cativeiro dos hebreus na babilônia. Mas peraí, os livros da bíblia naum foram escritos por inspiração de Deus??????????

Bom, tem dezenas e dezenas de furos q mostram q acreditar na biblia eh como achar q a Somália eh o país mais rico do mundo e q cada somaliano q morre faz uma falta terrível para cada cidadão americano....

Mas, cada um acredita no quer... fazer o q???


Coloquei isto para complementar alguns comentários já feitos neste tópico


Opa! Tá aí o meu motivo tbem pra ser ateu......
 
Æ[Aff]Edµßµt¢[¦]ë® escreveu:

Tolice? confiar em palavras escritas a mais de 2 mil anos,por um povo civilizado, mas com pouca evolução cientifica, palavras oriundas da sabedoria popular da época, passadas de geração pra geração por meio da fala, "quem conta um conto aumenta um ponto", etc, etc, etc.....

O q mais indigna eh como pode haver tantas duvidas sobre Deus existe, Deus naum existe, Deus eh isso, Deus eh akilo, etc, etc... Porém, pq duvidar da Bíblia, cujo muitos dos fatos relacionados aconteceram ? E jah q "DEUS NAUM EXISTE", pq quando estamos com algum problema, nos apegamos a Ele e (ou) a sua palavra ou quando keremos algo q seria kuase impossivel recorremos a Ele?
 
[quote="desnecessário]

O q mais indigna eh como pode haver tantas duvidas sobre Deus existe, Deus naum existe, Deus eh isso, Deus eh akilo, etc, etc... Porém, pq duvidar da Bíblia, cujo muitos dos fatos relacionados aconteceram ? E jah q "DEUS NAUM EXISTE", pq quando estamos com algum problema, nos apegamos a Ele e (ou) a sua palavra ou quando keremos algo q seria kuase impossivel recorremos a Ele?[/quote]

Eu tbem me perguunto porque VOCÊS se apegam a ele... eu não me apego, se tou com um problema ou eu tento resolver, ou procuro a ajuda de uma pessoa e não um deus,ou chuto tudo pro alto. hauahauhua
 
Æ[Aff]Edµßµt¢[¦]ë® ESCREVEU:

Eu tbem me perguunto porque VOCÊS se apegam a ele...

Pq soh sendo muito ingratos p/negar sua existencia e sendo estupidos demais para acreditar na teoria da evolução do macaco ou do BIG BANG....
 
desnecessário disse:
Pq soh sendo muito ingratos p/negar sua existencia e sendo estupidos demais para acreditar na teoria da evolução do macaco ou do BIG BANG....


Ingrato pq? estupido? construa um argumento plausível antes....vc acaba de chamar o Papa de esrtupido meu caro, ele já reconheceu estas teorias... atualize-se antes de apresentar opiniões deste nível...

Ah,só pra citar o que um amigo meu disse, opinião dele:

"Estúpido é aquele que aceita idéias pré-concebidas ao invéz de investigar suas próprias verdades"
 
desnecessário disse:
Porém, pq duvidar da Bíblia, cujo muitos dos fatos relacionados aconteceram ?
Realmente muitos fatos relacionados a Bíblias já foram comprovados, a própria existência de Jesus é uma delas... Mas a Bíblia nada mais é que uma série de relatos de uma época e querendo ou não, como o Æ[Aff]Edµßµt¢[¦]ë® disse, o povo daquele tempo era arcaico realmente...

A Bíblia também tem muita coisa que era dada como feito extraordinário, mas que são mais corriqueiros do que se imagina e que podem realmente ser esclarecidos... A Discovery passou um especial esta semana mostrando que muito do que já foi citado no "Livro Sagrado" realmente aconteceu mas de uma maneira diferente do que a maioria do povo acredita.

E a própria Igreja Católica vem revendo suas verdades quanto ao que está escrito e o que é passado aos fiéis...

O que eu acho estranho é existir o Cristianismo, uma religião baseada nos esinamentos de Cristo, sendo que Jesus sempre foi Judeu e nunca negou sua religião.

A outra coisa Jesus questionou a instituição Judaica da época e muitos outros depois... Jesus foi mais um "revolucionário" do que um "messias", era um homem inteligente que tinha grande conhecimento do que acontecia no governo e na sua igreja e diferente do povo da época ele lutou contra aquilo que acreditava ser ruim para si e para o povo, assim como seus apóstolos, mas diferente dos movimentos políticos que existiam hoje aquele era movido pela fé no seu Deus...
 
Jesus foi mais um "revolucionário" do que um "messias"


concordo plenamente com Zanza, se Jesus realmente existiu, era um homem à frente de seu tempo,um cara com boas idéias, mas não creio q andou fazendo milagres... Bem, o q importa é que não podemos tomar ao pé da letra o q tah escrito na Bíblia, sou ateu, frequentei a Igreja Catolica qndo era mais novo e conheço um pouco das historias, o importante eh saber tirar a moral da historia, sem se apegar realmente ao q tah escrito, no caso da Bíblia, vale mais o implicito do q o explicito... melhor ser bom com próximo pq eh melhor para nossa convivência na sociedade do q para não ir para o inferno no juizo final. hehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo