• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beren e Luthien ou Turin Turambar?

De qual história você gosta mais?


  • Total de votantes
    394
Prefiro a de Beren e Lúthien, muito mais emocionante o modo como eles roubam a Silmaril da coroa de Morgoth, e depois a volta dos dois dos Palácios de Mandos...incrível a história.
 
Bom... preciso responder? :lol:

A história de Turin é maravilhosa. Intensa, forte, e bem singular com relação ao contexto de Tolkien.

É tão dramática, cheia. Eu fico pensando que na composição de Turin está todo o negro do espirito de Tolkien.

Sem contar que ele é o mais "humano" dos personagens. Aquele que comete erros por orgulho. Aquele que está sempre em busca e sempre em fuga.

Cada vila um nome, e em cada uma a esperança de fugir na sina.

Fantástico.
 
muitaos preferem beren e luthien, mas tem mta gente que se identifica com a historia de sofrimento do turin e talz..... eu tb gosto da historia de Beren e Luthien, mas sei lah, me desperta antigas magoas :tsc:
 
Prefiro a história de Beren e Lúthien, principalmente pq tem tanto tristeza qto felicidade, a do túrin soh tem infelicidade, embora ela esteja melhor escrita, em minha opinião...
 
Maglor disse:
Eu não gosto do Túrin, mas a história é sim bonita. E também não se nega a importância dele no Quenta e tudo mais. Na verdade eu fico pensando por que tanto gostam do Túrin, ele praticamente só deu mancada. O pai dele sim era O cara.

Beren e Lúthien eu acho mais envolvente e emotivo. Eu gosto muito da parte em que Lúthien foge de Doriath ao melhor estilo Rapunzel, e principalmente, de Finrod e Sauron.
eu gosto do turin porque a) me identifico com ele, b) acho a personalidade dele legal.. o orgulho que ele tinha podia fazer dele um vilao.. mas ele pelo menos nao lutou contra o 'lado do bem', como certos (quase todos) filhos de feanor.. e ele tava em igual situacao dos filhos do cara lá (o destino tava jogando contra ele, e tal..)
e acho legal essa historia de destino.. sera' que ele teria matado o beleg sem querer se ele nao fosse um 'amaldicoado' ? e eu duvido que aquela espada maldita tivesse ido pras maos dele se ele nao tivesse amaldicoado :)

mas beren e lúthien é bem bonita também.. me lembra tristao e isolda, 'um amor que dura alem da morte'.. pra falar a verdade, eu chorei qdo terminei cada um (beren/luthien e turin) .. eu acho bem triste a forma com que tolkien lida com os humanos.. a morte sempre é vista como algo triste.. :|
 
Túrin foi um dos personagens mais humanos de Tolkien, a questão de eu escolhe-lo como protagonista da melhor história do Silmarillion não é apenas por toda a profundidade humana imperfeita que esse personagem parece aos meus olhos(em grande parte até é) Mas pela tragédia que a vida desse homem é e a forma comm que o professor lidou com a história que eu considero depois do SdA a melhor para ser levada para a telona.

Saudações cordiais.
 
Dark Light disse:
eu acho bem triste a forma com que tolkien lida com os humanos.. a morte sempre é vista como algo triste.. :|

A morte é o principal protagonista das obras de Tolkien. Sempre tive esse impressão, que concorda com a de alguns estudiosos.

O lance dos elfos serem imortais, escaparem da morte, essa é uma idealização de Tolkien.

Ele sofreu, muito jovem, traumas terríveis com relação a morte. Ficou orfão muito cedo, e isso o marcou muito profundamente.

Depois ainda teve que ver sua esposa morrer antes dele.

Ai ai... lindo é saber que um foi enterrado ao lado do outro, e que foram inscritos em cuas campas Beren e Luthien.

:cry:
 
O Sujo de Sangue disse:
Dark Light disse:
eu acho bem triste a forma com que tolkien lida com os humanos.. a morte sempre é vista como algo triste.. :|

A morte é o principal protagonista das obras de Tolkien. Sempre tive esse impressão, que concorda com a de alguns estudiosos.

O lance dos elfos serem imortais, escaparem da morte, essa é uma idealização de Tolkien.

Ele sofreu, muito jovem, traumas terríveis com relação a morte. Ficou orfão muito cedo, e isso o marcou muito profundamente.

Depois ainda teve que ver sua esposa morrer antes dele.

Ai ai... lindo é saber que um foi enterrado ao lado do outro, e que foram inscritos em cuas campas Beren e Luthien.

:cry:
eu nao sabia que ele tinha problemas com a morte.. a tese defendida no silma (de que a morte é uma dadiva, mas os seres humanos nao a consideram assim por causa de morgoth) vai contra a ideia da morte ser um problema..

mas na historia a morte acaba, de fato, sendo um problema - quase nunca ninguem a considera uma dadiva, tirando uns poucos numenorianos aí, e os dunedain (só alguns), que se cansavam do mundo e se deitavam, e dormiam e tal. e é o que eu acho mais triste nisso tudo, a influencia de morgoth foi superior a vontade de eru.. eu acho que os valar foram meio incompetentes ao convencerem os humanos que a morte de fato nao é ruim..

e praticamente 99% dos elfos detestam a ideia de morrer.. vê elrond.. ele teve a chance de ir com a filha dele seja la pra onde (alias, teve? eleja fez a escolha dele, mas acho que poderia faze-la denovo.. sei lá..) mas nao foi, a vida tá tranquila e tal.. mesmo com a dor, ela nao foi suficiente pro cara lá deixar o mundo.. :)

acho que a ideia de morte sendo uma coisa que nao eh ruim nao colou, no legendario de tolkien.. :|
 
Túrin
O Narn é uma das coisas mais lindas que já li. É profundo, é emocionante, poético... E o Túrin é um dos meus personagens preferidos de toda a obra de Tolkien.
Acreditem ou não, eu chorei em duas partes do conto:
1. A morte de Beleg
2. A morte dos filhos de Húrin
Foi lindo....

:grinlove:
 
Dark Light disse:
eu acho bem triste a forma com que tolkien lida com os humanos.. a morte sempre é vista como algo triste.. :|

Assim é como muitos Homens viam a morte em Arda desfigurada, mas não era com todos os Homens. O pensamento correto, instrução de Ilúvatar através dos Valar, era de que a morte era a dádiva dos Homens. Os numenorianos fiéis entendiam perfeitamente bem isso, e abdicavam de suas vidas quando percebiam que era a hora.
 
Maglor disse:
Dark Light disse:
eu acho bem triste a forma com que tolkien lida com os humanos.. a morte sempre é vista como algo triste.. :|

Assim é como muitos Homens viam a morte em Arda desfigurada, mas não era com todos os Homens. O pensamento correto, instrução de Ilúvatar através dos Valar, era de que a morte era a dádiva dos Homens. Os numenorianos fiéis entendiam perfeitamente bem isso, e abdicavam de suas vidas quando percebiam que era a hora.

Isso ateh Sauron enche os ouvidos deles com bestera..

Tipo, acho q eh um pouco dificil comparar os 2 contos, o de Turin tem no contos completinho, detalhadinho.. o de Beren e Luthien soh no silmarilion memo, no mesmo estilo "por cima" q nem todos os contos do silmarilion, talvez soh um pouco melhor q os outros, no silmariolion, nesse aspecto hehehe... isso foi o q me induziu a votar no de Turin.
Agora o q falaram ae do conto de Tuor eh certo, ele eh mto bom, acho q nunca fiquei com tanta raiva de um livro na vida qdo ele chega em Gondolin e ... acaba, ta loco, o Chris podia termina ele neh hehehe mesmo hipoteticamente, apenas seguindo o q jah tem no silmarilion :p
 
Turin turambar, o maior dos guerreiros entre os homens, o injustiçado e no dia da 2a profecia de mandos matara morgoth com sua lamina negra e vingara sua familia.
 
Eu gosto da história do Turin mas não gosto dele, para mim ele era um mané orgulhoso... Eu não acredito que tudo que aconteceu com ele foi culpa da maldição de Melkor. Eru deu aos homens livre arbitrio... Se ele tivesse agido diferente do esperado uma unica vez, tudo teria sido diferente.... mas como Melkor era esperto e conhecia a natureza orgulhosa de Hurin e Turin, criou uma armadilha e ele caiu direitinho....
 
Beren e Lúthien...

Emocionante, do começo ao fim...

"Por preço baixo os reis élficos vendem suas filhas; por pedras preciosas e objetos criados por artífices. No entanto, se é essa sua vontade, Thingol, realizarei esta tarefa. "

Esta é uma das falas mais emocionantes que eu já li em minha vida. Coragem similar, é impossível.
 
Turinnnn!!!!
Eh o melhor capitulo do livro tudo!!

Mostra o sofrimento maior do elfo e tudo q ele sente..a desgraça q caiu sobre ele e o afogou nesse mar de tristesa..

Eh simplismente o melhor de todos...
 
São duas histórias lindas. Cheias de riqueza emotiva e descrições fantásticas. A minha resposta da Enquete vai por puro gosto, porque não acho critério pra medir as duas histórias.

O Turin é louco. Ele não tem nenhum senso de consequência ou responsabilidade. No entanto ele move e comove. Ele leva ao desespero e às lágrimas com sua cegueira, seu amor e sua sede de vingança. Acho fantástica a conversa dele com Aerin depois de matar o Brodda em Dol Lómin, ou seu diálogo com a espada depois da morte de Nienor.

Beren e Luthien é uma história de fé e superação. Enquanto Turin ostenta orgulho, Beren brande dignidade na corte de Thingol, como na cena onde ele revela sua mão. E o duelo de cantos entre Luthien e Sauron... e a idéia maligna de Morgoth ao contemplá-la (Tolkien usa de uma sutileza). Mas o que me levou as lágrimas foi quando Mandos se comoveu, o destino se comoveu... isso é um Big Bang pra mim.

Por isso, A Balada de Leithan é a minha opção
 
Eu fico com o conto de Turín;
Turín, sou obrigado a concordar com quem disse aí, é o cara mais humano, que comete erros, q tem inumeros defeitos, e nao só qualidades como inúmeros heróis de plástico ( akeles perfeitos, irreais ), a Balada de Leithan, é linda sim, sem sombra de dúvidas, mas as reviravoltas, tramas complexas e inúmeros imprevistos do narn-i-hîn-Húrin simplesmente me empolgaram tanto q eu fiz a cabeça de diversos amigos meus, que nunca haviam falado de SDA pra ler o conto, só pra q eu pudesse estravazar com alguém o quanto eu me impressionei com a história.
 
Beren e Lúthien acho... o cara viver sozinho em Tar-nu-Fuin naqueles tempos... só fugindo quando mandaram um EXÉRCITO atrás dele... e ainda tem a Silmaril... e eles conseguiram entrar em Angband... fico com eles...
 
Lembas disse:
E o duelo de cantos entre Luthien e Sauron...

Se nao me engano o duelo foi entre Finrod e Sauron.. me corrigi se tiveh errado.


Rosselin disse:
Eu gosto da história do Turin mas não gosto dele, para mim ele era um mané orgulhoso... Eu não acredito que tudo que aconteceu com ele foi culpa da maldição de Melkor. Eru deu aos homens livre arbitrio... Se ele tivesse agido diferente do esperado uma unica vez, tudo teria sido diferente.... mas como Melkor era esperto e conhecia a natureza orgulhosa de Hurin e Turin, criou uma armadilha e ele caiu direitinho....


Ah sim, e uma maldicao de um vala do mais poderoso nao fez a menor influencia/diferenca neh... ateh parece.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo