• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

eBooks - Livros Online

Glorwendel

Usuário
Na revista Época da semana passada, havia um artigo sobre eBooks, versões online de livros que surgiram prometendo acabar com a publicação em papel.

Apesar do que foi dito, hoje poucas pessoas têm o hábito de ler livros online, preferindo sempre a versão impressa, se existir.

Em recentes crônicas do caderno Prosa & Verso, no jornal O Globo, Affonso Romano de Sant'anna vem comentando os "livros natimortos". Dezenas, centenas de livros que jamais foram publicados por editoras formais e acabaram encontrando uma saída na Internet.

A tecnologia tem algumas desvantagens em relação ao papel. Além da luz emitida pelo monitor também incomoda a ausência de algo apalpável, algo que se possa pegar e possuir.

Particularmente, prefiro versões impressas. Os eBooks que tenho até hoje só me serviram pra pesquisa rápida. (Como procurar rapidamente por uma passagem ou um nome.)

Porém, muitos desses livros jamais serão publicados (em sua maioria por falta de mercado), o que me alimenta certa curiosidade.

O gênero que exploramos nesse fórum, que é o do Romance Fantástico / Fantasia tem pouca abertura nas editoras convencionais. Com excessão dos que se encaixam na categoria infanto-juvenil. Talvez somente na Internet consigamos amplo material.

Embora de maioria de qualidade duvidosa, os livros online ainda pode ser uma caixinha de surpresas. Um bom texto pode encontrar facilmente divulgação de admiradores pela rede.

É mais ou menos como funciona o Clube dos Escritores. :wink:


Algum dos sites mais conhecidos de eBooks:

www.ebookcult.com.br
www.ebooksbrasil.com
www.hotbook.com.br
www.ieditora.com.br


E vocês? Costumam ler livros no computador?
 
Como vc disse ebook tem a vantagem de ser mais prático. Alguns livros que não foram e nunca serão lançados no Brasil podem ser encontrados neste formato e fica mais fácil de comprar.

Já comprei alguns livros neste formato., pois não foram lançados aqui e preferir eles por não precisar pagar a "taxinha" de envio Brasil-USA.

Mas nada pode substituir o livro impresso. Eu adoro ler deitada com uns três travesseiro sob a minha cabeça e poder ficar folheando o livro pra lá e pra cá.

O ebook não te dá esta oportunidade, vc tem que ficar sentada na frente do comp. Definitivamente não é a mesma coisa.

Sem contar o prazer de ter um estante cheia de livros pra ficar arrumando. :grinlove:
 
Eu com certeza prefiro os livros tradicionais, pelos exatos motivos listados pela Lorelin. Mas numa das minhas principais áreas de interesse (o RPG), os netbooks acabam por se tornar importantes, tendo em vista que são a principal forma de descoberta de talentos que não tem chance de lançar um livro livro....
 
Não consigo ler nada no computador. Simplesmente não consigo me concentrar no que estou lendo... fico com o livro de papel mesmo :lily:
 
Eu não conseguia também. Mas a necessidade é a mãe da invenção e acabou por se tornar a mãe da adaptação ocular (quem sabe o preço de um livro de RPG sabe do que estou falando...)
 
Eu leio contos ou fics, nada mais que isso. Só de pensar em encarar 200 páginas de Word me cansa os olhos. ><

O triste é justamente ver que alguns livros só serão publicados na web. Mas, ao mesmo tempo que podemos nos deparar com vários novos nomes, também há o tal "lixo cibernético". Zilhões de bytes de textos que não valem sequer o espaço que ocupam no monitor. Garimpar os bons é um dos obstáculos.
 
eu prefiro o livro impresso pois acho mais confortavel para ler. e é mais facil para carregar para os lugares, imagina sair por ai carregando um computador. ai vc me diz: mas e o palm ele e'menor que um livro ,e eu respondo: ai tem o perigo de te roubarem. esse é um pontoque cada um tem sua opinião e é muito dificil mudar de opinião.
 
Eu acho a idéia boa, mas eu não me adapto bem...sei lá... eu gosto de ter o livro na estante depois ^^ Eu curto as capas! (qdo elas são bonitas né!)
Pra quem gosta é uma boa, mas eu prefiro o livro tradicional!
 
eu ja algumas coisas no pc, como os Irish Faery Tales e o HP5 me incomoda um pouco, mas como ambos estavam em ingle foi melhor assim o babilon(um tradutor) ajuda muito .


Dwarf
 
eu ja algumas coisas no pc, como os Irish Faery Tales e o HP5 me incomoda um pouco, mas como ambos estavam em ingle foi melhor assim o babilon(um tradutor) ajuda muito .
por esse lado é bem legal.
 
Imprimindo tá tudo certo.
Por tela não mesmo.

concordo com a Kementari...

leio várias fics pelo computador mas nada se compara a pegar o livro e ficar folheando as suas páginas... :grinlove:
Se bem que quando está na internet, alguns sites não dizem quantas páginas a história tem, o que já acabou me fazendo ler uma história de mais de trezentas paginas pelo computador :eek: até eu me impressionei...
mas depois fiquei com vontade de pegar pra ler na minha cama e lembrei que eu só tinha ele na minha máquina :disgusti: . Muito ruim isso...
 
renanka disse:
tem outra coisa, fica lendo na tela do computador (por muito tempo) cança a vista e detona ela também.

Alguma coisa me diz que você não anda praticando a leitura nem mesmo em livros de papel. :mrgreen:
 
há isso não é falta de leitura, pois eu leio muito. isso é sono, é que eu acabei de chegar da escola e estava fazendo uma prova de química sobre pilhas e eletrólize ígnea. :wink:
está melhor assim cansar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen:
 
Pô. Pela primeira vez não consigo fazer uma piadinha usando olhos, Cuba e Fidel Castro. Isso tá me matando :lol:
Bom, e-books são realmente piores de se ler, mas é interessante sim...

Ah sim, eu detesto fanfics...
 
Miopia é genético,não tem nada a ver com ler no escuro uo não,apesar de lendo no escuro sua vista fica mais cansada.Senão,o que seria das pessoas de antigamente que não tinham luz eletrica e liam a luz de vela,ou a luz de lampião? :wink:

Eu já até li alguma coisa como e-book,mas foi meio que de desespero mesmo.Eu tava louca pra ler HP5,foi o único jeito que achei :mrgreen: mas não dá...ainda se for pra imprimir e ler do papel,beleza.Mas na tela eu não consigo :?
 
Eu até gosto dos E-Books... Muitos livros do UE de Star Wars (que eu sou fã número 01) estão vindo neste formato...

Mas não tem comparação, livros em papel são muito melhores de se ler, de se manusear e de se guardar...

Da mesma forma, não abro mão de ler meus jornais sentado na poltrona, tomando meu café e fumando meu cigarro... só as news que saem durante o dia que eu pego na internet...
 
nhááá ler na tela é muito ruim , pouca coisa ainda da , mas um livro de 200/300 pags num da mesmooo , deposi de um tempo teu olho ja era , fica tudo ardendo , fora que eu num consigo me concentrar direito pra ler sabendo ki tem masi 200 pags na tela ainda , afff haja saco pra isso .
mas a vantagem como ja disseram e alguns autores que não tem a oportunidade de uma editora lançar seu livro , colocar ele na net e com isso quem sabe até conseguir algum interesse das editoras depois , mostrando se o produto dele foi aceito pelo publico , ou coisa do tipo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo