• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual dos contos da pedra Elessar é o mais verdadeiro?

Irmo

Usuário
Todos sabemos que o Mestre Tolkien deixou muitas dúvidas em suas obras... mas essa é uma dúvida "assumida"... Existem dois relatos sobre a Elessar: em um, Ëarendil leva a pedra para Aman e depois Gandalf teria trazido... no outro relato, a Pedra não volta de Aman, então Galadriel pede para Celebrimbor fazer outra semelhante...

Então eu lhes pergunto, caros amigos, qual das duas vocês acham que tem mais verdade?
 
Bem, acredito que a segunda eh mais verdadeira, pois Galadriel entrega a pedra a nosso amigo Elessar, e acredito mais nessa também, pois se a pedra tem poder de cura, ela seria melhor aproveitada nas mãos de Gandalf, que era um peregrino e vivia ajudando a todos os povos que resistiam a sombra, lógico que Gandalf mais tarde iria entregar a pedra para Aragorn, mas mesmo assim, em todo o tempo que ela ficasse com ele, ela seria muito mais bem aproveitada do que parada lah em Lórien.
Bem, essa eh minha opinião...

FLW

Fëanor
 
Eu acredito mais na segunda história,a da Galadriel.Até por que ela é a mais "explicada",eu acho a primeira meio confusa :eek:
 
Não é bem ser copiada, e vamos combinar que o Celebrimbor, tinha quase a mesma habilidade que seu avô, portanto ele poderia muito bem conseguir fazer uma cópia perfeita dessa pedra. Acredito eu, que dos trabalhos do Fëanor o único que o renomado Celebrimbor não conseguisse copiar fossem as próprias silmarils...
 
Eu tb acho mais provavel a segunda, tb pelo motivo de que a Elessar nas maos do Gandalf seria bem util e provavelmente ele teria de entregar ao Aragorn, e se isso tivesse realmente acontecido, ao longo dos livros saberiamos...alem de que Celebrimbor de fato era muito habilidoso... :P
 
Não tenho idéia sobre isso, mas ouvi dizer que a Elessar era a responsável pelo poder de cura de Aragorn. Isso é verdade?
 
Em partes sim.
A Elessar não era responsável por todo o poder de cura do Aragorn, apenas aumentava seu poder de cura, seria como se desse a ele um bônus para curar as pessoas, assim como o Narya ajudava Gandalf a animar os corações cansados durante a batalha contra a sombra.
Portanto, eu acho que a pedra facilitava a cura, mas não era responsável pelo poder do Aragorn de fazê - la.
 
Para mim o primeiro relato, que é primordialmente levado em consideração, é mais verdadeiro. Não me pergunte porquê ( :D :D ), eu me baseio apenas no fato de que Tolkien estudava muito suas obras para chegar em um consenso final, e se o relato 1 foi colocado no livro, ele deve ser mais verdadeiro para o autor. :D :roll:
 
Eu também acredito mais na segunda história, mas só queria lembrar a alguem aí que ela não ficou só parada em Lórien, Galadriel a deu a Celebrían e esta deu a Arwen, que enviou a Galadriel para ela dar a Aragorn. Pode não ser muita coisa, mas até reforça a segunda teoria, algo dado por Gandalf não seria para ser usado apenas como uma relíquia de família passado de geração em geração.

uma reliquia desssas poderia ser "copiada"?

Realmente não é "copiada". Mas eu acho que Celebrimbor teria sim a capacidade de fazer uma igual. Se não me engano Turgon(ou Thingol :o?: ) fez uma cópia de Laurelin e Telperion em sua cidade, todos consideravam as duas árvores de Valinor algo que não poderia ser feito novamente Yvanna mesma disse isso(a não ser que Feanor cedesse a as silmarill, mas o pentelho não fez isso...), mas Turgon(ou Thingol) as fez, tudo bem que não foram perfeitas mas lembravam as duas árvores. Por que então Elessar não poderia ser copiada, ainda mais por habilidosíssimo artesão?
 
Sobre a cópia das árvores eu le,brava um pouco disso, nada que eu poderia ter certeza para colocar aqui.
Já sobre a Elessar....
Apesar da 1ª história ter sido a usada por Tolkien, e termos de respeitar o que Tolkien decide, vamos combinar, que se a Elessar tiver mesmo o poder de cura que é dito que ela possua, é meio sem lógica que o Gandalf não a tenha usado durante suas peregrinações e a tenha deixado parada ( eu sei que ela foi depois da Celébrian, da Arwen, voltou pra Galadriel e chegou no Aragorn ) em Lórien, é minha opinião que ela seria melhor aproveitada pelo nosso querido Gandalf.
Mas em todo caso, se a oficial é a 1ª versão, o fato é aceitá - la, já que isso foi decidido por Tolkien, e o que Tolkien diz é sagrado.

FLW

Fëanor
 
Celebrimbor era artesão nato, mas na minha opinião não se comparava a Feanor.

Por isso penso que a primeira hipótese seja a verdadeira.
 
Claro que ele não era igual ao Fëanor, mas foi o melhor artesão a pisar a Terra Média depois do Fëanor, por isso que eu acho mais verdadeira a 2ª hipótese, pois o Celebrimbor poderia muito bem copiar a elessar, porque afinal de contas, essa não foi nem de longe o maior feito do Fëanor como artesão, e se eu não me engano, na época em que essa pedra foi feita, Fëanor não tinha alcançado todo seu potencial como artesão, sendo assim, Celebrimbor poderia muito bem copiar essa pedra.

FLW

Fëanor
 
Fëanor_Tilion disse:
Não é bem ser copiada, e vamos combinar que o Celebrimbor, tinha quase a mesma habilidade que seu avô, portanto ele poderia muito bem conseguir fazer uma cópia perfeita dessa pedra. Acredito eu, que dos trabalhos do Fëanor o único que o renomado Celebrimbor não conseguisse copiar fossem as próprias silmarils...

POde até ser mas lá no texto mesmo diz que ele não conseguiu fazer uma pedra identica a antiga....
 
Talvez ele não tenha feito igual, já q os elfos antigos eram mais poderosos e assim a segunda pedra não seria tão poderosa qto a primeira, mas mesmo assim seria uma boa ajuda.
 
Rotten, isso não é uma justificativa muito lógica, pois Celebrimbor também nasceu em Valinor, apesar de ter morado lá menos tempo que Fëanor e não foi genro do noldor que Aulë mais gostava, Mahtan. Portanto, ele nunca seria tão habilidoso como Fëanor, por isso a segunda pedra não seria tão forte quanto a primeira.
Um fato que eu acredito que ajuda um pouco a comprovar minha hipótese é que se a pedra que o Aragorn tinha fosse realmente a Elessar feita por Fëanor, Éowyn, Merry e Faramir teriam se recuperado mais rápido, tendo em vista que a primeira pedra era muito mais poderosa que a segunda....

FLW

Fëanor
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo