• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião

Existia uma religião na Terra-média? Ou mais de uma? Ou nenhuma? Ou cada povo tinha a sua? Todos acreditavam em Eru? Havia mais de um deus? Haviam templos religiosos, líderes e coisas do gênero?
 
Olha, em numenor eu me lembro que tinha um culto a Eru, e havia até um templo que as pessoas iam como uma missa, por isso acho que devia haver algum "lider" que celebrasse essa "missa". O que aconteceu depois com esse templo foi que começou a fazer culto a Melkor (o que acabou sendo um dos motivos para a destruição de numenor), portanto não sei se após isso continuou a se ter cerimonias desse tipo na terra média. Finalizando, os elfos adoravam Eru e os anões Aulë, os humanos em sua maioria Eru com excessão dos Haradrin que acredito adorarem Melkor. Tolkien também escreveu alguma coisa depois do SdA que falava de um culto "satanico"(melkor) se não me engano.
 
Quanto a Aulë, acho que as vezes os anões fazem orações em locais especiais dos seus magníficos salões subterrâneos. Ou então eles o fazem na igrejinha la do MUD. :lol:
 
Os elfos e os edain adoravam Eru e os Valar. Outros homens, corrompidos, adoravam Morgoth. Os anões eram devotos de Aulë. E só.

Hobbits não tinham religião, pelo que eu sei. O mesmo se aplica aos rohirrim e a outros homens não corrompidos (por exemplo, os homens de Valle).
 
Eönwë disse:
Os elfos e os edain adoravam Eru e os Valar. Outros homens, corrompidos, adoravam Morgoth. Os anões eram devotos de Aulë. E só.

Hobbits não tinham religião, pelo que eu sei. O mesmo se aplica aos rohirrim e a outros homens não corrompidos (por exemplo, os homens de Valle).
Como uma raça viveria sem uma religião eles deveriam ter pelo menos uma crença espiritual mesmo que baseada em religiões como as élficas, Bilbo conhecia elbereth e acho que frodo também, o mesmo não poderia acontecer com outros hobbits "intelectuais" assim a espalhando pelo condado?
 
Não era bem religião que existia na TM, pois não haviam Igreja ou Sacerdotes e afins, era mais um tipo de crença e preces que eles faziam aos Vala, tipo quando um soldado diz: "Os Olifantes vem vindo... Que os Vala os Desviem"
O "poder" estava em usar o nome dos Vala, a exemplo de Varda/Elbereth por exemplo, em momentos escuros ajudava a acalentar a escuridão...
 
concordo com o Finrod naum precisamos de uma religião como os habitantes da TM tb naum, mas levando em consideração q os hobits tinham uma certa atração pelos alfos eles deviam acreditar na mesma coisa. Eles podiam naum ter uma religião mas acreditavam em alguma coisa é o suficiente
 
Os hobbits em geral não tinham atração nenhuma pelos elfos, pelo contrário. Bilbo e Frodo eram exceções, bizarros. E não acho que esses dois "adoravam" Elbereth. Provavelmente eles nem tinham uma idéia clara de quem ela era. Conhecer é uma coisa, adorar é outra.
 
Será que pode se dizer que os seres do mal (não exatamente como religião) adoravam o Morgoth, como o Sauron que estava "pregando" sua ideologia em Númenor?
 
Acho q a adoração a Morgoth em Numenor está mais ligado ao fato q Sauron tentava convencer os homens que Melkor daria a imortalidade a eles... a imortalidade q os Valar tinham tirado!

Era mais uma arma de persuasão de Sauron doq um culto religioso... o culto foi o meio e não o fim
 
Tolkien deixava bem claro ser um católico devoto, eu não acho que ele tenha posto de nenhuma forma alguma raça ou personagens que não tenham religião. Não estou dizendo que precisa-se de uma religião para viver só que acho que Tolkien não iria por algum de seus personagens sem acreditar em alguma coisa
 
Apesar de tolkien nao ter citado claramente religiões na terra média, embora são conhecidos cultos a diversos Vala e talz........ acredito que existiam sim, cada tribo, raça , povo deveria ter a sua, ...... Tolkien queria retratar de forma fiel uma história a muito esquecida que teria ocorrido na Europa muuuuuitos anos atrás, algo do tipo Mitologia-Pré-Européia, religião ou menos um culto deveria ser parte dessa mitologia.........
Por fim, e pra resumir, :P acho q religiões diversas existiam sim, só nao foram enfatizadas, pois nao eram parte essencial da história.
 
Na minha opinião existe uma diferença bem grande entre religião e crença ou fé, pois sem acreditar em nada a vida acaba ficando sem sentido, também não possuo religião mas a vida deve ter algum sentido por tras, talvez alguns hobbits pensassem da mesma forma
 
Glorfindel disse:
Olha, em numenor eu me lembro que tinha um culto a Eru, e havia até um templo que as pessoas iam como uma missa, por isso acho que devia haver algum "lider" que celebrasse essa "missa".



era o rei.
 
Glorfindel disse:
Tolkien deixava bem claro ser um católico devoto, eu não acho que ele tenha posto de nenhuma forma alguma raça ou personagens que não tenham religião. Não estou dizendo que precisa-se de uma religião para viver só que acho que Tolkien não iria por algum de seus personagens sem acreditar em alguma coisa

Hmmm. Pode até ser. Mas penso que um autor, com o perdão do trocadilho, brinca de Deus. Ele cria o personagem, mata o personagem, pinta o diabo (trocadilhos, trocadilhos). E os seus personagens não têm que necessariamente seguir a sua crença ou os seus hábitos. Do contrário o texto/livro poderia se tornar repetitivo, ou até chato. É inevitável que um autor coloque muito de si no que escreve, mas isso, creio, não tem que necessariamente ser levado às últimas consequências... Pense no Thomas Harris, criador do famoso canibal Hannibal Lecter (interpretado por Anthony Hopkins no cinema)... De onde será que ele tirou a idéia para aquele personagem? Em parte dele, sim. Mas ele não me parece nenhum antropofáfico... Nem de longe. :wink:
 
Maedrhos disse:
Na minha opinião existe uma diferença bem grande entre religião e crença ou fé, pois sem acreditar em nada a vida acaba ficando sem sentido, também não possuo religião mas a vida deve ter algum sentido por tras, talvez alguns hobbits pensassem da mesma forma

Por que as coisa têm que necessariamente fazer sentido? Tem mesmo que ter um sentido?
 
Não, claro que não.

Se você se refere a isso o autor não precisa explicar nada, não precisa haver sentido, ligação nenhuma, com ele próprio.

Como algumas pessoas falaram, eu discordo. Parece que vocês estão falando que Sauron é um profeta de Melkor, e ele não era nada disso.

Eu acredito que nem todos precisem de uma religião (embora eu precise), mas precisam de uma crença, com certeza. Em alguma coisa eles acreditavam, tenham certeza. Claro que eles pensavam "para onde eu vou, depois que eu morrer?". Com as respostas que obtinham, ele já tinham uma crença, no mínimo.

Crença e religião, como foi bem dito anteriormente, são muito diferentes.
 
Hmmm. Pode até ser. Mas penso que um autor, com o perdão do trocadilho, brinca de Deus. Ele cria o personagem, mata o personagem, pinta o diabo (trocadilhos, trocadilhos). E os seus personagens não têm que necessariamente seguir a sua crença ou os seus hábitos. Do contrário o texto/livro poderia se tornar repetitivo, ou até chato. É inevitável que um autor coloque muito de si no que escreve, mas isso, creio, não tem que necessariamente ser levado às últimas consequências... Pense no Thomas Harris, criador do famoso canibal Hannibal Lecter (interpretado por Anthony Hopkins no cinema)... De onde será que ele tirou a idéia para aquele personagem? Em parte dele, sim. Mas ele não me parece nenhum antropofáfico... Nem de longe


Ainda acho que como Tolkien "retratou" em sua obra o Genesis ele tinha realmente pensado em fazer uma obra de bem e mal onde o bem estava ligado com Deus e o mal com as más virtudes e ao "deus' condenado. Tolkien fala muito de Erü (Deus) em suas cartas deixando quase claro que todas as raças da terra-média acreditavam em alguma coisa e estavam de um lado na "batalha".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo