• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

-=[p.L.u.C.k disse:
=-]E quem te disse isso? Deus?
Pq Ele ia criar vida, semelhante a Ele, como dizem, pra ficar falando "veja só estes pobres mortais, inferiores..."?
Quem disse o quê?

Os "...meros mortais e seres imperfeitos..."?

Não, não foi Deus quem me disse. Foram meus "irmãos"...

Muita gente já postou neste tópico esta condição do ser humano, um ser imperfeito e falho... O "meros mortais" foi de brinde... :mrgreen:

Na verdade preocupe-se com o conteúdo da pergunta, por favor:
"Se nem Deus se importa com aqueles que não acreditam nele por que vocês tem que questionar a opinião daqueles que não acreditam?"

Tá melhor assim? :wink:

Sim, porque o "Livre Arbítreo" me dá a condição de não acreditar numa entidade que tudo pode. Estou correto?
 
Zanza disse:
Sim, porque o "Livre Arbítreo" me dá a condição de não acreditar numa entidade que tudo pode. Estou correto?
eh uma entidade que tudo pode neh.... intaum ela pode ser questionada.

Estudei história, estudei religião, fui batizado, fiz 1ª comunhão e crisma e no final das contas não tenho mais a mínima vontade de entrar em uma igreja para rezar. Só para contemplar a arte do próprio homem...
de todas as coisas que eu ja fiz para agradar meus pais, a unica que eu me arrependo, é ter feito a 1ª comunhão.
fiz com 14 anos (ta, tarde), e fiz pq meu pai pediu. me arrependo mtu desse dia, e de todo o tempo que eu passei para a comunhão.

as aulas pareciam mais uma tortura do q aula. o profº de religião faltava pular na minha jugular pq eu sempre fazia um questionamento sobre aquilo, principalmente na parte de sacrificios e castigos(que pelo meu ver, DEUS eh o maior genocida da história. Hitler perto dele parece santo...) que se contradiz na benevolencia.
que benevolencia eh essa que castiga?
weird...
 
eh uma entidade que tudo pode neh.... intaum ela pode ser questionada.

Não... ela pode ser questionada por causa do livre arbitro que ele lhe dá, e não por ela ser uma entidade "que tudo pode", que se refere à sua onipotência, o que ela pode fazer, e não o que você pode fazer com ela.

as aulas pareciam mais uma tortura do q aula. o profº de religião faltava pular na minha jugular pq eu sempre fazia um questionamento sobre aquilo, principalmente na parte de sacrificios e castigos(que pelo meu ver, DEUS eh o maior genocida da história. Hitler perto dele parece santo...) que se contradiz na benevolencia.
que benevolencia eh essa que castiga?

A mesma do seu pai quando você faz algo que não devia. Ele te castiga para que você aprenda. Mais um conceito ético na religião que ajudava (e ainda ajuda) a evitar que pessoas cometessem crimes, tendo consiência de que é errado (no caso os pecados, etc...)
Seu professor de religião deve ter se esquicido de falar para você que Deus também criou toda a vida e todos os que nascem.

Se a religião fosse a barbaridade e "alienação pura" que você cita, eu sairia por aí botando fogo nelas.
A religião também apresenta um bom suporte psicologico etc...

O ruim na religião é que:
Algumas pessoas acabam achando que aquilo é tudo do que prescisam e se tornam ignorantes.
Aqueles que administram a instituição acabam por se aproveitar desses fieis etc... e isso cria desastres como inquisições, 11 de setembro, etc...

Mas também não é algo obrigatório. Você esta livre pra escolher e isso não impede de aprender a ciência etc...

Alguém tem noção do dinheiro que a ICAR tem guardado? Vou sugerir ao Papa para mandar uma boa quantia para as crianças na África, afinal acho que a Igreja deve ajudar as pessoas.
 
A mesma do seu pai quando você faz algo que não devia. Ele te castiga para que você aprenda. Mais um conceito ético na religião que ajudava (e ainda ajuda) a evitar que pessoas cometessem crimes, tendo consiência de que é errado (no caso os pecados, etc...)
MAs não tem nada na bíblia que diga que é pecado botar de castigo ou deixar sem sobremesa. Deus podia ter ensinado assim, ao invés de contrrariar aquilo que ele mesmo diz, não acha?


Seu professor de religião deve ter se esquicido de falar para você que Deus também criou toda a vida e todos os que nascem.
Eu acho interessante isso, pq de acordo com a bíblia/religião/etc, a Terra tem cerca de 6k anos, mas, apesar disso, foram encontrados vestígios de animais e minerais que datam de milhões de anos atrás. Os dinossauros eram o que, rascunhos?
(apesar de que o próprio Papa já perdeu os argumentos e admitiu que Darwin estava certo, mas ver um erro tão gritante me faz questionar o que mais será que está errado em seus ensinamentos e que não conseguimos desmentir [por enquanto])
 
Tenho 23 anos, já não sou um adolescente e discordo do que tens falado até agora.

O problema em si não é a idade, e sim, a experiência de vida. :wink:
Já disse antes e digo agora, aguarde para a VIDA te PROVAR.
Viva a vida, não fique "nerdando" nela, tentando achar provas pra algo que não é pra ser provado, é para ser sentido... Leve a vida também com o coração, deixe de lado, um pouco, a razão, aposto que vocês serão mais felizes. ( Isso inclui fazer sexo :lol: )
 
Esse negócio de experiencia de vida não inclui aquele negócio de ficar doente e quase morrer, né? Já cansei de ouvir gente falando que quem é ateu é pq nunca esteve perto da morte. Não sei o qeu o c* tem a ver com as calças, mas enfim.... :eek:
 
Esse negócio de experiencia de vida não inclui aquele negócio de ficar doente e quase morrer, né? Já cansei de ouvir gente falando que quem é ateu é pq nunca esteve perto da morte. Não sei o qeu o c* tem a ver com as calças, mas enfim....
Não, na verdade não tem UM négocio específico, são várias coisas que trazem a tona e fazem alguém acreditar em algo superior...

Ah, também acho que o tópico está sendo desviado, pois o assusto inicial era DEUS, e muitos estão falando sobre RELIGIÃO. Não é preciso ter religião para crer em algo superior ( Deus ou o que vc quiser chamar ) e vice-versa.

Eu mesmo não tenho religião.
 
É que uma coisa leva a outra, e assim vai. Vc entende, né? :mrgreen:

Hum, então vc é agnóstico. Sabe, eu tenho percebido que o numero de agnósticos tá aumentando pakas, antigamente parece que quase todo mundo ou era ateu ou seguia uma religião específica. Será que é só impressão? :think:
 
Provavelmente. Talvez devido as mentiras das religiões. Tô sem tempo agora, to indo pra casa, depois eu edito... Mas religião sux, depois eu comento mais... tenho q corre, ( estudar sux )
 
Uncle disse:
O problema em si não é a idade, e sim, a experiência de vida. :wink:
Já disse antes e digo agora, aguarde para a VIDA te PROVAR.
Viva a vida, não fique "nerdando" nela, tentando achar provas pra algo que não é pra ser provado, é para ser sentido... Leve a vida também com o coração, deixe de lado, um pouco, a razão, aposto que vocês serão mais felizes. ( Isso inclui fazer sexo :lol: )
Na verdade falei a algumas mensagens atrás justamente que parei de ficar procurando provas para acabar com o mito Deus. Simplesmente larguei isto de mão.

Admiro a natureza, o que existe nela, a variedade de seres do planeta, a convivência pacífica ou não dos homens, animais, vegetais e tudo isto. A diferença é que não acredito que exista uma força maior "consciente" e que criou tudo isto.

Acredito que exista algo que gerou tudo o que existe, mas não necessariamente precisa ser algo pensante... Só uma "força".

Tipo, fugindo um pouco do assunto, estes dias estavam comentando uma teoria que talvez o universo seja finito e tenha uma forma prismática, com faces que refletem o próprio conteúdo. Agora pensando que o universo é finito, o que impede que ele seja apenas um grão de areia de uma grande praia, em um planeta qualquer, em um outro universo?

Resumindo, estou mais interessado em viver e resolver os problemas que estão ao meu alcance e que não adianta ficar horas rezando para que apareça um pedaço de pão na minha frente, sabendo que na verdade eu tenho que ir a padaria comprá-lo ou fazê-lo em casa para poder comer...

Ou simplesmente ficar questionando algo (ou alguém) que eu não tenho a menor idéia se existe ou não e que ninguém até hoje conseguiu me provar ou dar a entender que realmente exista...

Dizem que a única maneira de descobrir se "Ele" existe ou não é morrendo ou "recebendo um recado"...

E como não recebi nenhum e-mail, carta, telegrama ou anjo batendo a minha porta em nome de Deus... Bueno, ficamos assim eu vivo a minha vida e depois que eu morrer eu vejo (ou não) o que acontece.
 
Legolas Greenleaf disse:
Seu professor de religião deve ter se esquicido de falar para você que Deus também criou toda a vida e todos os que nascem.
Eu acho interessante isso, pq de acordo com a bíblia/religião/etc, a Terra tem cerca de 6k anos, mas, apesar disso, foram encontrados vestígios de animais e minerais que datam de milhões de anos atrás. Os dinossauros eram o que, rascunhos?
(apesar de que o próprio Papa já perdeu os argumentos e admitiu que Darwin estava certo, mas ver um erro tão gritante me faz questionar o que mais será que está errado em seus ensinamentos e que não conseguimos desmentir [por enquanto])

Não estou dizendo que foi assim. So estou mostrando do ponto de vista religioso, que Deus não é o assassino, por que Ele "criou" a vida, sacou?
 
Legolas Greenleaf disse:
Eu acho interessante isso, pq de acordo com a bíblia/religião/etc, a Terra tem cerca de 6k anos, mas, apesar disso, foram encontrados vestígios de animais e minerais que datam de milhões de anos atrás. Os dinossauros eram o que, rascunhos?
(apesar de que o próprio Papa já perdeu os argumentos e admitiu que Darwin estava certo, mas ver um erro tão gritante me faz questionar o que mais será que está errado em seus ensinamentos e que não conseguimos desmentir [por enquanto])

46% da população americana acredita que dinossauros e seres humanos coexistirem e 65% acreditam em um Dilúvio Universal ( fonte: Michael Shermer, "Why people believe weird things. 1997 ).

Isso não é culpa da ICAR, que já admite neodarwinismo e Big Bang e considera o Gênesis alegórico, isso é culpa de fundamentalismo por parte das seitas protestantes cristãs, que criam antíteses infantis como "ciência da criação" e gastam dinheiro à toa em seu Institute Of Creation Research para fazer argumentos falaciosos contra a evolução e inventar teorias de Arca de Noé dignas de um Erich Von Däniken da vida.

Zanza disse:
Acredito que exista algo que gerou tudo o que existe, mas não necessariamente precisa ser algo pensante... Só uma "força".

O Campo Unificado :lol:

Yumi Kezuro disse:
Seu professor de religião deve ter se esquicido de falar para você que Deus também criou toda a vida e todos os que nascem.

A maior parte dos bíologos de maior reputação, entre eles Richard Dawkins, adotam uma visão puramente naturalista, da abiogênese até a evolução biológica, sem interferência sobrenatural nenhuma.

Legolas Greenleaf disse:
Hum, então vc é agnóstico. Sabe, eu tenho percebido que o numero de agnósticos tá aumentando pakas, antigamente parece que quase todo mundo ou era ateu ou seguia uma religião específica. Será que é só impressão?

Ele não é agnóstico, ele é teísta. Eu sou agnóstico restrito, eu considero que deuses estão fora do campo de atuação da Ciência e da razão humana portanto suas hipóteses podem ser descartadas porque não faz diferença se existem ou não. A possibilidade de uma divindade existir não é relevante, assim como dragões da garagem invisíveis, é algo inatingível.

Dessa forma, não acredito na existência de nenhum dos deuses cultuados pela humanidade, do terrível Marduk da Babilônia até a Deusa da turminha New Age.
 
A maior parte dos bíologos de maior reputação, entre eles Richard Dawkins, adotam uma visão puramente naturalista, da abiogênese até a evolução biológica, sem interferência sobrenatural nenhuma.
Eu estava me referindo a religião, não ao que realmente deve ter acontecido, ok?
que pelo meu ver, DEUS eh o maior genocida da história. Hitler perto dele parece santo...
Deus é um genocida, mas ele tambem não "criou" a vida? Então criou mais vidas do que tirou...
À discussão desse aspecto de Deus não envolve biologia pois é sobre a religião. Evite generalizar tudo, Stein. :roll:

Quem disse que Deus tem de ser sobrenatural? Se o que rege o mundo à nossa volta é a natureza, então Deus seria a natureza, ou estou errado? :o?:
Como Deus existindo ou não, eu não acho que exista algo sobrenatural.
 
Deus é um genocida, mas ele tambem não "criou" a vida? Então criou mais vidas do que tirou...
quem deu a vida foi deus é?
então quer dizer q agora naum existe mais reprodução sexuada, nem a assexuada? interessante...
 
Stein disse:
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Caro Stein:Vc pode até não acreditar em Deus,na Bíblia ou Jesus,mas fique sabendo que a verdade não está com a ciência ou com os homens.Falar e tentar "desmascarar" as coisas de Deus é muito fácil...ACREDITAR É QUE É DIFÍCIL

Claro que é difícil! Para mim, acreditar que a Bíblia é um livro perfeito divinamente inspirado e que existe um voyeur invisível observando todos os meus passos é tão difícil quanto acreditar que 2+2=5

Elendil Senhor de Andúnië disse:
mas uma coisa é certa:É na fé que Deus dá a resposta!É através da fé que as coisas começam a ficar claras.

A Fé em Allah ( que não deixa de ser o Deus de Abraão ) gerou isso:

world-trade-center.jpg


A Fé no literalismo bíblico gerou isso:

creationism.gif


A Fé da Inquisição Sagrada em limpar a Europa do pecado gerou isso:

Inquisition.jpg


Me desculpe, eu não nego o conforto e bem-estar que a Fé pode propiciar, agora o fanatismo religioso é um empecilho para se buscar o conhecimento, não a maneira. Não se faz Ciência à partir de dogmas e verdades absolutas, porque os mesmos não existem nesta.

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Enquanto que os que não aprendem a ter fé,andam cegamente no mundo,errando e procurando desvalorizar Deus e as coisas que ele fez,com um único propósito:A comodidade da vida mundana,a negação daquilo que poderia tirar a liberdade dos céticos.Liberdade a gente alcança quando acredita em Deus,e é quando recebemos um sinal que não nos engana,como tem enganado as teoria de homens falhos!

Quanta liberdade existe em eu ter que cumprir regras alimentares, hábitos sexuais e ter que fazer devoção constante?

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Eu já vi muita coisa que a ciência não explica,como a cura da Aids:Sim,através da fé um pessoa ficou curada,sendo que os médicos não puderam explicar!

Falácia. Evidência Anedota.

Além do mais, taxa de remissão espontânea de um câncer é maior do que o número de "milagres" tidos como verídicos pela ICAR. ( Para cada 65 "milagres" são 275 curas espontâneas ).

Elendil Senhor de Andúnië disse:
E,daqui há alguns dias,explicarei o que é "EQM"(Experiência de Quase Morte).E não se trata de química do cerebro ou ondas imperceptíveis do cerebro que provocam a EQM,tudo por causa disto:

Sabia que condições estressantes ( como aceleração à altas velocidades ) e introdução de certas drogas produzem exatamente os mesmos efeitos de EQM's?

Sabia que pessoas de crenças diferentes que tiveram EQM's presenciam coisas diferentes? ( extraterrestres, pessoas mortas conhecidas até anjos )

EQMs ou NDEs ( Near Death Experiences ) não têm nada de misterioso, é um fenômeno que ocorre principalmente durante paradas cardíacas, uma resposta neurológica para consolar a pessoa que está em um estado delicado.

EQMs pelos motivos que apresentei acima não constituem-se como evidências de vida após a morte.

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Em um certo dia,uma pessoa teve parada cardíaca,e mais tarde veio a falecer:ficou clinicamente morto,sem batimento do coração,sem pulso e,principalmente,com MORTE CEREBRAL.

Impossível. Poste suas referências em vez de postar evidências anedotas.

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Isto é um prova da existência da alma,do espírito e principalmente de Deus.

Sua história não tem validade nenhuma até o momento que você postar referências que tenham credibilidade.

Omykrom disse:
vc tb vai me dizer que um africano q nunca ouviu falar no "deus" cristão, sobreviveu ao ebola (10% das vitimas sobrevivem) foi conta da fé dele nesse deus?

Isso vale para Umbandistas, Wiccans e indivíduos que perteçam a um dos centenas de cultos existentes :roll:

Uncle disse:
Deixem falar mal ou negar Deus... É a idade... adolescente é assim mesmo... Depois a vida ensinará ou mostrará algo, digamos, diferente com o que vc está acostumado... Não questione, apenas aguarde...

Se me permite um Apelo à Autoridade, todas essas pessoas questionaram a "verdade" que foi imposta pelos seus meios culturais e levaram sua posição até a morte :wink:

Yumi Kezuro disse:
A maldita ciência, NUNCA, repito, NUNCA afirmou que Deus não existe.
Foram os ateus que afirmaram isso. Nem todos os céticos são ateus.

Ateísmo Fraco ( ateísmo cético ) não afirma nada, ateus fracos apenas não acreditam devido à ausência de evidências. Um cético, via de regra, pode achar provável que algo exista, agora ter fé que algo exista mesmo com ausência de evidências não é uma atitude cética.

Ecthelion disse:
hehe concordo com vc. Na adolescência eu tb já questionei Deus, religião e filosofia. Com o tempo vc começa a entender....

É preciso questionar para conhecer.
Ahhhh, que nojo
Me desculpa Stein, mas tu é um debilóide que não sabe o que tá falando!!!!!
Mas que porcaria de argumento tendencioso e parcial é esse cara? Algum padre abusou de vc pra causar todo esse ódio no seu coração cara?
As instituições como a Igreja e tudo mais, blz, concordo com vc, são uma bosta, mas puuuutz cara, putz, quanta besteira ow, religião é uma coisa muito bela, perfeitamente saudável. Vai ler um livro do Dalai Lama pra vc ver o que religião de verdade faz com homens de verdade.
Fanatismo de todo jeito é sempre ruim, mas do jeito que vc coloca, é a religião inteira que é uma coisa estúpida, hedionda, e esse é um pensamento muito torto, as religiões possuem um potencial para a erudição simplesmente monstruoso. O budismo já ajudou a responder dezenas de questões científicas, e a matemática, saiu da filosofia, e esta, por sua vez, saiu de adivinha-onde...
Questionar é legal, mas achar que basta meter pau para se conhecer as religiões é coisa de fanfarrão.
 
Ele exagerou em alguns pontos sim, Muot, mas não vejo necessidade alguma de ofensas pessoais. :eek:

46% da população americana acredita que dinossauros e seres humanos coexistirem e 65% acreditam em um Dilúvio Universal ( fonte: Michael Shermer, "Why people believe weird things. 1997 ).
A opinião deles não serve muito pra ser usada como exemplo, se é que me entende. :roll:
Acho que essas estatísticas servem pra mostrar a influencia da igreja.

PS: É meio off-topic, mas eu lembro que até nos Simpsons, um desenho que critica a familia norte americana, esse dominio é evidenciado. Em N episódios aconteceu de alguém da familia constestar a própria religião, e ser atormentado pela familia inteira que EXIGE que ele a siga. Lembram do episódio em que o Homer resolve não ir na igreja aos domingos, e a Marge diz que, se ele não fosse, ela teria que escolher entre ele e Deus, e Deus com certeza venceria? Tb tem aquele da Lisa, que ela vira budista, e a Marge fica preocupada pq toda a cidade vai ficar contra eles se a Lisa não for à igreja.
 
Omykron disse:
Deus é um genocida, mas ele tambem não "criou" a vida? Então criou mais vidas do que tirou...
quem deu a vida foi deus é?
então quer dizer q agora naum existe mais reprodução sexuada, nem a assexuada? interessante...

Afff. isso é do ponto de vista religioso, pela ultima vez... pq no caso Ele teria inventado a reprodução né?
Eu não estou falando que Deus fez isso ou aquilo etc, so estou tentando te mostrar porque Deus ñão poderia ser considerado o maios genocida da hístória!!!!!!!!!! :x :x
Tanto que eu escrevi: Deus "criou" a vida; com "criou" entre aspas!!
 
Muot-Hart disse:
Ahhhh, que nojo
Me desculpa Stein, mas tu é um debilóide que não sabe o que tá falando!!!!!

Falácia. Argumentum Ad Hominem

Muot-Hart disse:
Mas que porcaria de argumento tendencioso e parcial é esse cara? Algum padre abusou de vc pra causar todo esse ódio no seu coração cara?

Tendencioso e parcial? É exatamente isso que eu sinto em relação ao fanatismo religioso.

Se você não consegue conviver com a minha opinião, não leia. Simples.

Muot-Hart disse:
religião é uma coisa muito bela, perfeitamente saudável.

Você está cometendo uma grande generalização. Você acha:

Perfeitamente saudável mutilar genitalmente meninas africanas?

Perfeitamente saudável obrigar mulheres a utilizarem uma vestimenta que cobrem totalmente o corpo?

Perfeitamente saudável impedir que um pôster em um parque aquático mostre a árvore filogenética de tubarões?

Perfeitamente saudável aceitar que você será uma pessoa pobre desde o instante que nasceu?

Nem toda religião é bela :roll:

Muot-Hart disse:
Vai ler um livro do Dalai Lama pra vc ver o que religião de verdade faz com homens de verdade.

Em algum momento eu demonstrei alguma oposição ao budismo? Somente o budismo é uma "religião de verdade"?

Muot-Hart disse:
Fanatismo de todo jeito é sempre ruim, mas do jeito que vc coloca, é a religião inteira que é uma coisa estúpida, hedionda, e esse é um pensamento muito torto, as religiões possuem um potencial para a erudição simplesmente monstruoso.

Eu fiz alguma crítica à alguma religião como um tudo em alguma vez, por acaso nesse post? Nesse post eu estava me referindo ao fanatismo e fundamentalismo religioso.

"Potencial para erudição monstruoso" só, é claro, se você se esquecer de algumas centenas de detalhes nos respectivos livros sagrados.

Muot-Hart disse:
O budismo já ajudou a responder dezenas de questões científicas, e a matemática, saiu da filosofia, e esta, por sua vez, saiu de adivinha-onde...

O que o Budismo tem a ver com a história? Quais questões científicas o Budismo ajudou a responder? Quais as suas referências para dizer que a matemática se originou da filosofia e que a filosofia de originou da teologia?

Pelo que eu sei de Grécia Antiga, desconheço tudo isso.

Muot-Hart disse:
Questionar é legal, mas achar que basta meter pau para se conhecer as religiões é coisa de fanfarrão.

Alegações infundadas, interpretações mal colocadas, generalizações e ataques pessoais. Já é a segunda vez que você faz isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo