• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Casas de Cura fora de "O Retorno do Rei"

<-Ash-NÅzg-> disse:
Pq casas de cura fora ?

Pq Celebonr nem existe ?

Quanto à primeira questão, embora não tenha aqui o link, o PJ explicou que essas cenas iam afastar o filme da sua acção central, isto é, da destruição do Anel.

Quanto à tua segunta questão... estás-te a referir ao Celeborn?
 
Sim !

Agora isso de afastar não é convincente como alguem postou aqui vc quer mais anti climax do que existe nas ADT , ents, Helm, Ents, Helm, Ents, Helm.

Não estou reclamando, só estou falando que foi um anti climax também !
 
<-Ash-NÅzg-> disse:
Sim !

Agora isso de afastar não é convincente como alguem postou aqui vc quer mais anti climax do que existe nas ADT , ents, Helm, Ents, Helm, Ents, Helm.

Não estou reclamando, só estou falando que foi um anti climax também !

Concordo plenamente contigo... andarem a intercalar Helm's Deep com Ents também gerou anticilmax na opinião de muita gente... mas, enfim...
Mas uma coisa é verdade: talvez fosse um pouco difícil desenvolver o romance Éowyn/Faramir... seria um desafio para o PJ que ele podia ter aceitado :P Mas pronto, não vou dizer muito mais, senão caem-me em cima, chamam-me fanática e purista, que eu não sei as regras do cinema, etc :lol:

Quanto ao Celeborn... sim, esteve muito, muito apagado. Na edição especial teve uma participação muito mais activa... Mas, pronto, foi outra personagem que sofreu com os cortes do filme... É mesmo assim, infelizmente muito acaba sendo sacrificado e felizmente salva nas EE ;)
 
<-Ash-NÅzg-> disse:
meus caros companheiros vcs não podem analisar tudo de uma forma tão fria e calculada, e meu dever como fã criticar PJ, eu sei que os filmes são duca eu assisti muitas vezes, mais não me agradou 100 % e é da natureza humana não se contentar com menos
Não consigo concordar com isso. "É minha obrigação de fã criticar"? :eek:

O fato é que, pra que uma discussão existe e seja saudável, as emoções não podem influir de maneira tão absoluta. Pode me achar uma pessoa "fria" por dizer isso, mas é o que eu considero verdade: conduzir a coisa como você fez tira totalmente o caráter real de "discussão", reduzindo esse espaço a malhação pública do PJ.

E malhação por que? Porque ele fez o filme da maneira que a mente de cineasta dele disse que era a melhor? Eu sinceramente me sinto aliviado por saber que o lado cineasta-racional do PJ é maior que o lado fã-exagerado-extremo. Um filme feito por essa segunda versão do PJ seria imensamente menor que o que nós temos (Harry Potter, alguém?).

estamos num estado democrático no qual eu posso e devo manifestar todas as minhas opiniões seja elas qual forem.
Claro. Mas elas perdem um pouco do efeito se são - assumidamente - não racionais. Mas você tem o direito sim, fique tranquilo quanto a isso.

Se eu quisesse ser frio e calculista estava postando num fórum de física quântica ou similar, e não de uma obra que trata de coisas nenhum pouco matemáticas como os conceitos de bem e mau. :lol:
Sim, mas estamos falando de cinema. Cinema precisa de lógica. Pra que o resultado fique bom, pelo menos.

Sei que o PJ esta fazendo o que pode, mais eu lutaria mais para fazer algo melhor.
Ok. Eu deixo pra você a seguinte questão: já pensou o quanto o resultado poderia ser pior, se o PJ não fosse fã e não tivesse comprado todas as brigas que comprou (por exemplo, rodar o filme em três partes e simultâneas) ?

Para finalizar meus caros companheiros não tomem isso como pessoal, sou novo aqui (porem acompanho o fórum a um certo tempo) E NÃO QUERO CRIAR INIMIZADES.
Relax, man. :)
 
Gildor disse:
O fato é que, pra que uma discussão existe e seja saudável, as emoções não podem influir de maneira tão absoluta. Pode me achar uma pessoa "fria" por dizer isso, mas é o que eu considero verdade: conduzir a coisa como você fez tira totalmente o caráter real de "discussão", reduzindo esse espaço a malhação pública do PJ.

Bem, eu até acho que não aqui no fórum não tem havido assim tanta malhação pública ao PJ :lol: E acho que nem todos nós que se calhar não gostámos de certos cortes estamos completamente cilindrados pela emoção - e muitos de nós temos justificado as nossas posição, concordem ou não concordem com ela... É preciso separar o trigo do jóio e não sermos todos metidos dentro do mesmo saco ;)

E nunca, em momento nenhum, se nega que PJ não seja um fã da obra ou não esteja a respeitá-la! Agora, eu mantenho a minha: não podemos gostar de tudo - se formos completamente acríticos em relação ao filme também estamos a ser fundamentalistas. É preciso encontrar um meio-termo saudável ;)

E no caso do Harry Potter... eu não acho que os filmes estejam mal feitos, irracionais ou que a fidelidade à obra o tenha prejudicado... Mas também, é mais fácil adaptar HP do que SdA....
 
De certa forma, isso é parecido com o corte do Saruman, mas não é igual. O PJ sabe muito melhor do que eu, que personagens, em filmes ou livros, precisam de um desenvolvimento, ou seja, eles aparecem, precisam fazer alguma coisa (serem úteis ao enredo de alguma forma), e depois terem um final. Ele julgou que o final do Saruman estava claro em ADT, portanto, OK.

Entretanto, com a Éowyn e o Faramir é diferente. Eles surgiram em ADT e tiveram algum desenvolvimento, mas a maior parte do que eles fazem é no RdR. O final dos dois personagens nós aqui sabemos, eles acabam juntos. Quando falamos as "Casas do Cura", estamos falando do "final" de dois personagens (e como eu disse, personagens precisam de um final). Talvez eu compreenda que o filme seria grande demais para acomodar essas cenas, mas o filme nunca pode deixar um buraco na história, isso é uma falha grave. Se o final que foi dado no livro para os personagens foi cortado para o dvd, de alguma forma ele deve ficar claro no filme (esse é o tipo de corte que precisa, de alguma forma, de alterar a história original, diferente do Tom, por exemplo, que é só tirar mesmo).

Essa pergunta eu não vi fazerem aqui: se não vai ser mostrado o final dessas personagens, o que vai aparecer? Além disso, é inegável que o desenvolvimento está sendo deixado em segundo plano. As cenas de ação são necessárias no cinema, mas mostrar a história dos personagens também é.
 
É uma pena que não vai ter as Casas de Cura e o melhor motivo de insatisfação foi o seu, Maglor! Vai ver o PJ vai apenas mostrá-los juntos na coroação do Aragorn ou no casamento dele, ou algo assim!
 
Thangorodrim disse:
É Vai ver o PJ vai apenas mostrá-los juntos na coroação do Aragorn ou no casamento dele, ou algo assim!

Sem Casas da Cura o romance Éowyn/Faramir não faz qualquer sentido :( Como é que podem aparecer juntos, do nada, na coroação? Eu acho que vai ficar buraco. Ainda vou ouvir comentários do género: "Ena, a Éowyn morreu" :?
 
Nao, nao definem. As Casas da cura encerram a trajetória dos personagens, mas vc nao precisa lê-las para compreender quem sao ou pq agem de tal maneira. O que os define está em ADT, quando foram introduzidos.

Considero que seu argumento seria plausível se não fosse pelo fato de você estar falando do livro. :| Parece que agora é você que está esquecendo do público leigo. O Faramir de ADT (filme) é muito diferente do livro, portanto, sua real personalidade não foi apresentada ao público. A única oportunidade de mostrar o valor que o personagem tem seria quando Éowyn conhecesse o Faramir sensível, sábio e ponderado nas Casas de Cura. Sim, porque as cenas dele no RdR só mostrarão que ele é um cara carente e desesperado para agradar o pai. E sabemos que Faramir não se resume a isso. O público conheceu um Faramir quase vilão, muito parecido com Boromir e, pelo jeito, em RdR esse mesmo publico vai sentir, no máximo, pena do personagem, ao invés da admiração que merece. :osigh: Quanto a Éowyn, bem, nas casas de cura ela se liberta do sofrimento causado pelo amor não correspondido por Aragorn e também de todas as suas frustações. Tudo bem que ela foi muito melhor desenvolvida em ADT do que Faramir, mas se tiver romance entre eles, no final do filme eles vão provavelmente aparecer juntos do nada. E aí o público pergunta: mas já? E aquele amor todo que ela sentia pelo outro? Por isso que eu acho que se é para fazer feio, é melhor não fazer, ou melhor, não Ter romance nenhum. :x

No fim só Faramir deve ser negligenciado mas... já foi assim em ADT. Só quem leu o livro vai perceber.

Bom, para quem se contenta com pouco, tá muito bom, né? Cometer o mesmo erro duas vezes é que eu não entendo. Da primeira vez, foi utilizado o argumento de que era necessário criar perigo em tensão na trajetória de Frodo e Sam em ADT. O jeito foi mexer na personalidade de Faramir. Tudo bem, o argumento foi plausível. Agora, vão interferir de novo na trajetória do personagem. Desculpe, mas eu não acho que isso seja pouco importante para o filme. EU, veja bem, EU, e ponto final.

Sim, vc faz parte do público. A minoria que leu o original. Nao pode querer levar preferência sobre os demais.

Não quero levar preferência nenhuma. Quero um filme feito para TODOS e isso inclui minorias e maiorias. Não se trata de afetividade pelo livro, mas de preocupação com a coerência da trajetória e desenvolvimento da história e dos personagens no FILME. Quero ver um filme que, mesmo tendo adaptações, transmita a mesma mensagem sobre a trajetória de cada personagem da obra original. :wink:

Quem disse que cortaram Aragorn nas Casas da Cura? Leia direito antes de afirmar algo do tipo. O texto só menciona o corte das cenas de Éowyn e Faramir (juntos).

Eu li direito sim, não sou cega. :tsc: E Aragorn contribuiu para a convalescença dos personagens. Não fui a única aqui a contestar sobre essa sequência. Espero, de todo o meu coração que você esteja corretíssimo sobre isso. Tudo o que estou fazendo é especular, levantar hipóteses, isso é um fórum, pelo amor de Deus!!! Será que as pessoas podem mesmo expressar suas opiniões aqui, sejam elas defensoras do filme, do livro ou do meio termo? Whatever... :zzz:

Buraco praticamente só tem pra quem sabe como a história termina.

Aí é que você se engana. :nope: Não subestime a inteligência dos leigos. Afinal, você acha que aquelas filas gigantescas para assistir ADT na estréia são formadas pela “minoria”? Conheço vários amigos que não leram o livro, mas são fãs dos filmes e já os assistiram diversas vezes. Os “buracos” aos quais me refiro não são exatamente as cenas cortadas, mas incoerências que podem existir em cenas que, de alguma forma, possam estar coligadas às cenas cortadas. Se o roteiro estiver bem amarrado, ótimo! O meu medo, como eu disse anteriormente, são os artifícios que serão utilizados para que essas falhas não sejam percebidas.

Nao é exagero. Vc está querendo ensinar um profissional a fazer o seu trabalho. Eles podem errar? Claro. Mas se vc vê muitos filmes aceitou muito bem essas "regrinhas de cinema". Elas só nao funcionam em SDA pq vc leu o livro. Mas há varios livros que vc nao leu...

Não estou querendo ensinar ninguém, primeiro porque não tenho gabarito para isso, segundo porque não estou falando com cineastas ou roteiristas, mas com fãs que considero estar em pé de igualdade comigo tanto com relação ao conhecimento das obras de Tolkien como de cinema. Estou aqui somente para exercer o direito de expressar minha opinião (seja ela qual for). Aceitei muito bem, sim, as regrinhas impostas para a adaptação de A Sociedade do Anel, por exemplo. Todas as mudanças, adaptações e cortes que foram feitos tinham seu devido propósito e o resultado foi um filme quase perfeito. Quanto a ADT... Bem, acho que a palavra correta não é aceitar, mas engolir, saber conviver com as adaptações (e invenções) feitas no segundo filme. O que eu quero dizer é que, para mim, as adaptações podem funcionar muito bem, mesmo que eu tenha lido o livro na integra. AS BOAS ADAPTAÇÕES. Por isso que eu prefiro o primeiro filme, muito mais fiel, respeitoso e que reflete a mensagem que o livro passa de forma inigualável. Espero sinceramente que RdR siga o mesmo caminho que o primeiro filme, que soube cortar tudo que realmente era dispensável e manteve a essência de Tolkien intacta. :mrpurple:
 
Maglor disse:
Essa pergunta eu não vi fazerem aqui: se não vai ser mostrado o final dessas personagens, o que vai aparecer? Além disso, é inegável que o desenvolvimento está sendo deixado em segundo plano. As cenas de ação são necessárias no cinema, mas mostrar a história dos personagens também é.

That's the point. Ninguém sabe como vai ser esse final, ninguém sabe de quase nada. Mas formou-se uma corrente de "queimem o PJ", como se tivéssemos a certeza que a ausência dessa cena (da forma que o livro conta) detonasse o resultado final.

Não é a primeira vez que ele toma as rédeas da situação pra mudar a ordem das coisas, e sem prejudicar o resultado final. PJ já me surpreendeu o suficiente pra merecer um voto de confiança.
 
Pois é, essa confiança assim eu não tenho. Eu também não sei como vai ser, vai sair da cabela do PJ. Se a idéia é ter um final, mas ao mesmo tempo que o final do livro vai estar no dvd, acho bem provável que não fique bom. Um deles vai ficar mal contado, ou jogado. Algumas vezes em que o PJ resolveu dar o toque dele à história eu não gostei; na verdade algumas vezes isso foi péssimo. A grande maioria das vezes que o filme pareceu estar realmente bom, foram aquelas em que foi mais fiel ao livro. Pode ser coincidência, mas eu duvido que seja.

A impressão que acaba ficando, pra mim, é de que ele tem muito receio de trabalhar personagens em cenas mais sutis, que explorem mais o lado delicado e sentimental, quase medo mesmo. Foi assim com a personalidade do Faramir, e com o rejuvenecimento do rei Théoden: partes que exigiriam mais dos atores e do diretor, porque são mais intimistas e psicológicas, acabam sendo mostradas de uma forma que deixa clara a opção pelo impacto e pelas cenas de efeito.
 
Algumas vezes em que o PJ resolveu dar o toque dele à história eu não gostei; na verdade algumas vezes isso foi péssimo. A grande maioria das vezes que o filme pareceu estar realmente bom, foram aquelas em que foi mais fiel ao livro.
Mas algumas vezes que ele fez isso, ele conseguiu ser ótimo. Principalmente nas passagens do livro que apareceram no filme em outros contextos, e ficaram geniais. Narração da Galadriel, conversa do Frodo e Gandalf em Moria, Barbárvore homenageando Bombadil, etc.

Foram boas surpresas. Isso porque eu citei apenas exemplos que mostram o lado "fiel ao livro".

A impressão que acaba ficando, pra mim, é de que ele tem muito receio de trabalhar personagens em cenas mais sutis, que explorem mais o lado delicado e sentimental, quase medo mesmo. Foi assim com a personalidade do Faramir, e com o rejuvenecimento do rei Théoden: partes que exigiriam mais dos atores e do diretor, porque são mais intimistas e psicológicas, acabam sendo mostradas de uma forma que deixa clara a opção pelo impacto e pelas cenas de efeito.
Não faz sentido criticar o Faramir, se você conhece mais sobre ele. A versão estendida desfaz bem o engano na montagem da versão do cinema. :wink:

E eu acho que o PJ sabe explorar bem cenas humanas, sim. Personalidade do Gollum, amizade do Sam, amor do Aragorn, conflitos da Arwen, prisão da Éowyn. Tudo está lá, magnificamente. Sem "impacto e cenas de efeito". :)
 
Salve caro amigo Gildor

Ok. Eu deixo pra você a seguinte questão: já pensou o quanto o resultado poderia ser pior, se o PJ não fosse fã e não tivesse comprado todas as brigas que comprou (por exemplo, rodar o filme em três partes e simultâneas) ?

Quanto a isso foi realmente uma jogada de mestre dele rodar os 3 filmes de uma vez, agora não sei se ele comprou alguma briga com alguém para fazer isso, foi tudo bem planejado, alem do que ele economizou bastante rodando os 3 de uma vez, já pensou ele faz 1º dali dois anos os atores bem cotados ( Caso de orlando Bloom) em Hollywood cobrando uma fortuna para participar das demais continuações !

Tem uma coisa que nós nos esquecemos de mencionar aqui, A New Line e uma subsidiária da Warner, na verdade a própria Warner não esperava este sucesso todo dos filmes na verdade a o valor liberado para as filmagens não foi lá grandes coisa, é tudo muito desconhecido eu mesmo nunca tinha ouvido falar na Weta.

Onde quero chegar com tudo isso acho que PJ teve Ter tido muito mais liberdade para trabalhar com o roteiro sem imposições absurdas da Warner !

Ele sim poderia Ter feito um trabalho melhor, mais tem certas coisas que tenho de dar o braço a torcer, por exemplo a menção nos filmes sobre as terras imortais, sobre Morgoth e também sobre os Valar.
Isso realmente é coisa de fã, não um autentico purista mas fã. :lol:

Agora falando com relação se PJ não tivesse sido o diretor, mais eu laço uma melhor e se sua mulher rançosa :lol: não tivesse sido a roterista !!
Será que nosso bom Tom teria ficado de fora ????
 
Gildor disse:
A impressão que acaba ficando, pra mim, é de que ele tem muito receio de trabalhar personagens em cenas mais sutis, que explorem mais o lado delicado e sentimental, quase medo mesmo. Foi assim com a personalidade do Faramir, e com o rejuvenecimento do rei Théoden: partes que exigiriam mais dos atores e do diretor, porque são mais intimistas e psicológicas, acabam sendo mostradas de uma forma que deixa clara a opção pelo impacto e pelas cenas de efeito.

E eu acho que o PJ sabe explorar bem cenas humanas, sim. Personalidade do Gollum, amizade do Sam, amor do Aragorn, conflitos da Arwen, prisão da Éowyn. Tudo está lá, magnificamente. Sem "impacto e cenas de efeito". :)

É, realmente. O que não faz sentido pra mim é achar que ele está cortando essas cenas porque ele não sabe trabalhar com personagens.

Tipo, WTF? É o Peter Jackson. Vocês já viram "Almas Gêmeas"? Ou melhor, vocês já viram "A Sociedade do Anel"? Como assim o Peter Jackson não sabe trabalhar com personagens? :doido:

Ele cortou as Casas de Cura porque Éowyn e Faramir são personagens secundários. Tipo, em SdA tem dez personagens principais, que ele teve que apresentar, desenvolver e agora dar um fim. Isso sem contar o desenvolvimento que ele deu pra Arwen (necessário, senão o público leigo não ia engolir a condição do Aragorn), que muda de dez pra onze personagens principais.

Tipo, a maioria dos filmes tem no máximo uns três personagens com o mesmo nível de participação que Frodo, Sam, Gollum, Legolas, Gimli, Pippin, Merry, Aragorn e Gandalf. Em RdR ele vai ter que dar um fim pra toda essa galera. Isso não é fácil.

Por mais que tenha gente que goste da história do Faramir e da Éowyn, esses são personagens que foram relativamente bem desenvolvidos no livro porque o livro dá margem pra isso. Sei lá, parece que vocês estão tão preocupados com Faramir e Éowyn que aceitariam qualquer coisa pra ver todas as cenas supérfluas em que eles participam, mesmo que isso signifique prejudicar as partes de Frodo, Sam e Aragorn.

Entendam o que é manter o foco nos personagens principais, e desenvolver estes satisfatoriamente, mesmo que isso signifique prejudicar os secundários.

Não tem nada a ver com priorizar cenas de ação ou cenas com efeitos especiais. Iso pra mim é argumento de quem ficou com o orgulho ferido e não quer enxergar a verdade.
 
Logicamente o PJ precisou valorizar as cenas de ação, senão a Warner nunca iria disponibilizar 300 milhões para rodar os três filmes ao mesmo tempo. Eu, pelo menos, adorei a batalha em Moria e o Abismo de Helm e vou adorar a batalha dos Campos de pelennor. Eu acho que o Homem-peixe falou tudo: no caso específico das Casas de Cura os personagens são secundários. O filme já é um dos filmes mais longos da história do cinema (3h e 20min) e é óbvio que preceisariam serem feitos cortes, assim como foi retirado o Tom Bombadil no primeiro, a mudança em relação ao banimento do Éomer no segundo e a retirada das Casas de Cura do terceiro. Vamos lembrar que se os filmes tivessem todos os detalhes, personagens e fatos que o livro a película total chegaria a quase 15h!!! Eu acho que devemos valorizar todo o trabalho do PJ, entender os motivos do diretor antes de criticar e ficar feliz que não é um James Cameron, um Spilberg ou um Lucas dirigindo, porque se fosse um diretor como esses o filme só teria efeitos especiais!!!
 
Ok, Casas da Cura de fora. Já consegui engolir. Só não engulo que as personagens não fiquem resolvidas. Não há romance? Muito bem, já engoli também. Agora não se ouvir mais falar nem em Éowyn nem em Faramir em pelo menos metade de uma cena, isso eu não aceito. Como já estou farta de dizer (e começo a repetir-me :lol: ), "tudo o que tem um início tem um fim" :lol: e todas as personagens que entram num filme (sejam principais ou secundárias) devem ter esse fim. Eu não quero ver a Éowyn e o Faramir a serem a únicas personagens do filme que fazem simplesmente puff :evil: Ao menos que o PJ lhes dê um final que faça sentido, mesmo sem romance, mesmo sem Casas da Cura.

E espero sinceramente que o PJ ponha as Casas da Cura e a cena do Saruman na edição especial, porque essa sim é um edição para fãs não só para o público em geral.
 
Ehlana disse:
Como já estou farta de dizer (e começo a repetir-me ), "tudo o que tem um início tem um fim" e todas as personagens que entram num filme (sejam principais ou secundárias) devem ter esse fim. Eu não quero ver a Éowyn e o Faramir a serem a únicas personagens do filme que fazem simplesmente puff Ao menos que o PJ lhes dê um final que faça sentido, mesmo sem romance, mesmo sem Casas da Cura.


Eu mesmo disse:
That's the point. Ninguém sabe como vai ser esse final, ninguém sabe de quase nada. Mas formou-se uma corrente de "queimem o PJ", como se tivéssemos a certeza que a ausência dessa cena (da forma que o livro conta) detonasse o resultado final.

:mrgreen:
 
Gildor disse:
Não faz sentido criticar o Faramir, se você conhece mais sobre ele. A versão estendida desfaz bem o engano na montagem da versão do cinema. :wink:

Ae é que tá!!

Cara... me arrisco a dizer que 90% do público brasileiro NAUM viu o DVD estendido... entaum 90% do público brasileiro não viu o engano ser desfeito!!

E ae? O Faramir continua sendo pra maioria o "carinha do narigão que tb fez merda"

:mrgreen:

Eu só não gosto de uma coisa nesse papo todo... quando as pessoas deixam de criticar ou de elogiar o filme... pra dizer que os "puristas" saum isso... :x que os "puristas" saum aquilo! :x Isso eu acho falta de respeito... fora isso... naum critico vcs por gostarem!
 
Eu acho q entre erros e acertos o saldo do PJ é mais do q positivo. Me preocupa apenas o final do Saruman q pra mim é um vilao muito mais interessante do q Sauron, NOS FILMES.

Nao sei como vai ser a aparicao do Sauron, mas nao me incomodaria se ele fosse pra porrada contra Aragorn. E estaria dentro do contexto, ja q vimos o bicho lutando no inicio do primeiro filme. Eu ja nem penso se os rumos da estoria estao coerentes com os livros, eu so espero q eles estejam coerentes com o q ja foi mostrado nesta ADAPTACAO da obra. Ou seja, a essa altura do campeonato eles so precisam ser coerentes com eles mesmos.

So espero que eles arrumem uma boa explicacao pra fechar o ciclo do Saruman ja q nao vao mostrar a sua morte. Afinal de contas um mago com seu poder nao deveria ser derrotado por uma simples inundacao. E ainda temos o Palantir...

É uma adaptacao, nunca vai ser melhor do q o original, mas pode sim ser incrível. SDA tem tudo pra ser uma das melhores trilogias da estoria do cinema.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo