• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[COLUNA DO DERIEL] Existe Vida Após os Filmes?

Deriel

Administrador
Afinal, qual o futuro dos fãs de Tolkien no Brasil? Existe vida após o filme? Iremos todos nós arrumarmos nossas malas, rumarmos para os Portos Cinzentos e o último da fila que apague a luz e ponha o gato pra fora?

Depois de muito tempo sem escrever, resolvi me arriscar novamente e dar a cara a tapa em mais uma coluninha, E o Futuro, a Quem Pertence?
 
Que venham o Hobbit, Lúthien e Beren, Túrin Tubamdar ou até mesmo O Silmarillion...pelo menos em uns 3ou 4 anos no máximo 20. Mas como todo bom admirador de O Senhor dos Anéis devemos nos fixar na sua matriz: a obrar literária de J. R. R. Tolkien.
Por outro lado tantos os livros, filmes, desenhos, músicas e RPGs devem ser preservados para a posteridade como prova de uma jornada que pode ir muito além do que já foi até o presente momento!!!

Salve Tolkien, Peter Jackson, Alan Lee, Horwad Shore, Caspar Reiff...dentre tantos outros!!!
:clap:
 
Será que vai diminuir tanto assim o fluxo? Tipo, pegando Star Wars como exemplo, claro que houve um aumento com a nova trilogia (episódios I, II e III), mas a antiga trilogia sempre atraiu muita gente. Quer queira quer não, os filmes vão ficar nas locadoras, e alguém um dia vai ver e procurar sobre a obra de Tolkien.

O que me fez pensar em procurar alguma página sobre De volta para o Futuro e Indiana Jones... hehehehhehe...
 
Muito boa reflexão, Deriel. Daqui a um ano vou te lembrar disso, hein? :wink:

E concordo plenamente com ela. A tendência natural de quem assistiu os filmes e realmente gostou foi procurar os livros e gostar mais ainda. Então, estou muito otimista também de que não vai faltar gente pra discutir Tolkien.

Muito pelo contrário. :D

Mas quem sabe, se (ou quando) saírem novos filmes baseados nas obras de Tolkien não haja um novo surto de novos usuários?

Eu sei que essa discussão é para outro tópico, mas pra mim pelo menos o filme d'O Hobbit é garantido.
 
Concordo com vocês!
Quem gostou, foi gostar ainda mais!!!
Quem não gostou, saiu do cinema e azar deles... :lol:
Mas eu vou continuar sempre gostando, pq mesmo antes dos filmes (em 1999 ou 2000..) eu já lia e gosta de SdA......
E de Hobbit, Silmarillion e etc também!!!
Eu acho que vai ter mais apreciadores que Star Wars...
Esse filme (SW) foi bom no começo só porque foi inovador....
nada contra os fãs... eu sou um deles!!!! :D
25/12/2003 :wall:
12/12/2003 :wall:
:x :lol: :D :D :lol: :x
 
A discussão cai... obvio... mas nunca para a situação pré-filmes... Nesses 3 anos de evidencia de Tolkien por causa dos filmes muitos leram os livros e passaram a ser fãs das obras e não só dos filmes...

Por isso, mesmo que saia os os fãs dos filmes... muitos já terão se tornado fãs das obras também.
 
Sabe caro Deriel, confesso estar aliviado depois de ler tua coluna, sempre pensava nisso, tinha esse receio do que aconteceria com a VALINOR após o filme, fico feliz pelas "previsões" animadoras, afinal faço parte daqueles "70 e poucos" de 3 anos atrás desde que chama-se Pelennor.

Tenho certeza que o filme foi bom sim para aumentar os fãs de Tolkien, para que muita gente ficasse conhecendo este Universo, mas a alma de tudo é a obra, ali temos material para anos e anos de discussão, mistérios, controvérsias e muito mais.

Abraço a todos os fãs, que a luz de Eru vos acompanhe!!!

Jivago :roll:
 
Olórin of Lórien disse:
Muito boa reflexão, Deriel. Daqui a um ano vou te lembrar disso, hein? :wink:

:lol:
Exatamente o que pensei.


Concordo com a coluna. Acho que o númeor de fãs que viram à se cadastrar depois que o Senhor dos Anéis for "esquecido" vai cair, mas não ocorrerá o mesmo com os leitores, que continuaram a prestigiar a Valinor e as Obras do nosso querido J.R.R Tolkien. :obiggraz:
 
10 ou 15 anos? 8O

Nossa, Décio... Eu não me imagino nem daqui a um ano, quanto mais daqui a 10 ou 15 anos... :o?:

E do mesmo jeito eu penso na Valinor. Será que até lá não surge alguma outra coisa no lugar da Internet?

Assim como os usuários de hoje. Bato na madeira três vezes, mas alguns podem até ter, como diria Tolkien, "deixado os círculos do mundo" nessa época. Então é complicado fazer tal previsão.
 
Concordo com o texto, o movimento pode até cair um pouco, não muito, eu pretendo continuar aqui, enquanto tiver dedo para usar o teclado :lol:

Daqui uns 10, 15 só garanto que ainda terá pessoas lendo Tolkien e querendo saber mais e se a Valinor estiver de pé, ainda haverá gente perguntando se os Balrogs tem asas e quem era realmente Tom Bombadil :D

Sem mais
B1-66ER
 
Eu não escondo de ninguem que meu destino é dominar o mundo.Vou derrubar o Deriel e fazer da valinor uma grande corporação com trademark produtos licenciados e o a modica quantia de 0,99 centavos por post.:twisted:
Em uns 15 anos eu ja vou ter botado meu plano em ação e o banner da Valinor vai mudar pra vermelho e preto pra combinar com a Coca-cola (nosso patrocinador)...bom se bem que vermelho e preto sempre fica mais bonito.
 
Sem dúvida, depois que a mídia em torno do filme acabar o povo q tá indo na moda vai sumir, mas sobrará o pequeno povo fiel, q não deixe a imagem de Tolkien morrer. O filme tbém vai ser um divisor de águas, de um lado teremos os que a muito tempo são fãs e de outro a nova geração de fãs (nova, mas nem por isso menos fã!!!). Tenho q admitir q fui ler o senhor dos anéis depois q assisti A Sociedade do Anel e tenho vergonha de dizer q conheci tolkien mais ou menos em 2000, mas me neguei a ler por ser muito grande e pq tinha q estudar pro vestibular. Mas, ainda bem q o filme me incentivou a ler o livro e hoje posso dizer q adoro Tolkien e q por mais o tempo passe; q um dia eu pare de frequentar sites e fóruns sobre o assunto, não me esquecerei e é como eu digo, isso será uma herança para a minha futura geração, pois quero ensinar até meus futuros filhos ler tolkien!!! :obiggraz:
 
eu sou um desses fans que começaram a ler os livros graças aos filmes, e garanto: sou muito mais os livros.
quando soube pela primeira vez do lançamento do 1o. filme, logo pensei cá comigo: "hum...parece uma historia legal...num vou ver o filme sem ter lido o livro..."

eu estava numa época logo depois de ter lido os harry potters(sim, eu li), e estava querendo ler tudo que eu via pela frente...só que acabei me "apaixonando" :grinlove: por sda...entao, foi um livro depois do outro. Silmarilion, CI, li até roverandon. Cheguei até a fazer um trabalho na escola sobre o tolkien!!

pode parecer exagerado, mas acho que esses livros salvaram minha vida. Mudei muito meu jeito de pensar, começei a acreditar, em sempre ver esperanças. Hoje eu sou muito grato a Tolkien e suas obras!!

bom...é por isso que eu concordo com o Deriel. Eu acho que ha muitas pessoas como eu, que conheceram o livro graças ao filme.

não acho que abandonarei esta pagina tão facilmente. Apesar de não ser um fã de carteirinha, sempre frequento a valinor!!
 
é... concordo que haverá uma diminuição no número de fãs, até porque tem muita gente que vai na onda por modinha...
eu poderia ser definida como uma 'fã convertida': conheci a obra de Tolkien por causa do primeiro filme, mas passei a me interessar por tudo, na maneira de narrar, nos povos criados por ele, na linguística e em especial pelo Quenya... e posso afirmar certamente que não serei uma fã que vá abandonar o barco. Nunca fui tão fã de nada assim antes...
Tolkien mudou a minha vida (meio clichê, mas é real...)
 
O que vai sobrar da era pós-filmes é um material maior de base... mais livros foram traduzidos e lançados aqui no Brasil, mais fãs pelos livros, coisas mais dimânicas
 
Realmente Deriel...
Confesso q eu tomei conhecimento dos livros de Tolkien através dos filmes. Poucos meses antes de estrear "sociedade do anel" eu tinha lido somente o 1º livro. Do site valinor só soube muito tarde e foi através da "universo fantástico". Agora eu penso... Como pude passar tanto tempo sem essas maravilhas? Aproveito p/ parabenizar Deriel e toda a equipe Valinor pelo incrível trabalho q estão fazendo... Realmente deve ser difícil deixar tantos faz felizes....parabéns.

Berilac Mão-Verde ao seu dispor... :mrgreen: :amem:

 
Eu li a Obra do Professor a mtos anos atrás e soube da Comunidade Valinor por causa dos filmes, sempre achei que Tolkien não fosse mto conhecido aqui e pela Graça dos Valar eu estava enganado. Acho portanto, que mta gente que leu e é fã, ficou sabendo da Valinor por causa dos filmes... acho que isso também ajudou a aumentar a Comunidade.
 
Nossa fiquei emocionada lendo o artigo do Deriel, eu já tinha feito essa pergunta para mim mesmo. Mas eu vejo os filmes apenas como uma consequência da obra maravilhosa do professor. Os filmes foram bons pois aumentaram o nº de fãs pelo mundo todo e também o nº de livros traduzidos no Brasil. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo