• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma hora vai acabar...

lol, eu tenho 14 tolkiens??? legal..... eu nao sabia....


nao eh isso cara, nao eh q eu nao veja interesse em tolkien, eh q eu ja estou farto de negu babar o ovo dekle, principalmente ele se tratando de um escrito bom e nao de uma sumidade.... ele nao eh um POE, ou Dostoyevsk (nunca sei escrever o nome desse cara...) ou Doyle, saca... eh isso q eu estou dizendo, e digo mais Beatles q eh a banda mais foda de todos os temos com 14 albuns apenas mas no entanto copm a carreira solo de todos os seus integrantes e afins dos quais 2 estao vivos ate hoje quase sao esquecidos por boa parte das pessoas e os q nao esquecem q sao interessados tb nao tem muito a discutir, afinal tudo ja foi discutido e re discutido.... entendeu Derial..... vc pode gostar muito de discutir coisas como as q eu falei acima.... mas eu sinceramente acho q isso faz com q a obra de tolkin perca boa parte de sua magia seu encanto.

eu nao gosto de toda vez q eu vou ler os livros eu ter q lembrar q ele era um preconceituoso fdp e ver isso retratado o tempo todo nos homens de harad negros de harad e na perfeiçao dos elfos..... entendeu?



abraços Dwarf
 
Quem parece que não entendeu foi você :P

Nós estamos discutindo se tem futuro ou não, não se nós gostamos de Tolkien, estamos cansados dele ou achamos ele cheio de defeitos. Ficou claro que você não quer discutir, acho Tolkien enfadonho, limitado e com certos defeitos. Normal.

Porém, as discussões vão continuar sim. Elas vêm desde 1930, ali dO Hobbit, se acenturam com o SdA, exponencialmente com o Silmarillion e os HoME deram discussão pra décadas. E atualmente a linguística anda fervendo, com as novas informações que estão saindo.

Logo, não interessa se você gosta ou não, para o mérito da discussão, saca? ;)
 
Deriel disse:
Sem fundamento. Discute-se Tolkien desde 1930 e não vai se parar por causa do lançamento do filme ;) Ainda mais no Brasil onde a maioria só tem acesso a uma pequena percentagem do todo da obra.
Mas é claro Deriel. Todos sabemos que a obra de Tolkien é assunto de toda mesa de boteco no Brasil desde 1930. Eu me lembro, desde minhas mais remotas memórias, de aaaaltas discussões sobre Tolkien nas reuniões da minha família, etc.

A verdade, Deriel, é que, efetivamente, as discussões sobre a obra de Tolkien começaram praticamente ontem, com a massificação da obra do dito cujo. Antes disso, as discussões eram, no máximo, restrita a círculos fechados e pequenos, de proporções bem contidas, se formos comparar com um fórum onde há uma sessão pra lingüística, outra para as canções, outra para os filmes, outra para as raças, tudo situado no perímetro de SdA e cia.

Certamente, a discussão sempre vai existir, isso eu nem questiono, vai existir, assim como existe sobre todas as grandes obras. Mas esse é um momento de moda que você pode ter certeza de que um belo dia vai passar, e não volta tão cedo, se voltar algum dia. A obra do cara tem que dar espaço pra novidades também.
 
Concordo com o Logan...

Querendo ou não o site e o fórum Valinor existem graças ao "modismo"... Este fórum só chegou aqui graças ao lançamento dos filmes, caso contrário seria um fórum pequeno com, possivelmente, uma centena de postadores...

Seria algo "cult", para poucos fãs...

É uma tendência que daqui algum tempo o tema principal do fórum mude. Quando baixar a poeira a cerca dos filmes, a tendência é que a frequência dos fóruns baseados nas obras de Tolkien caiam, bastante. Basta olhar o comportamento do fórum...

Ele apresenta milhares de inscritos, mas quantos postam ativamente? Quem são estes postadores "fiéis"?
Este fórum é um entra e sai de gente. No momento em que as pessoas começarem a se interessar por outras obras, o mundo de Tolkien terá pouca importância e discutindo isso só terão os fanáticos pela sua obra, o restante ou mudará de fórum ou de assunto...

Diria que em dois anos a frequência destes fóruns caia bastante, o que daria uma vida de 5 anos ao Valinor numa boa, depois o enfoque muda, não que o site e o fórum morram, mas os assuntos se tornarão mais variados...
 
Como eu já disse, você não gostar não implica nas discussões acabarem, entende? Já se discutia Tolkien nos cículos literários em 1930 e continua se discutindo hoje, portanto não tem fundamenteo algum dizer que não vai ser discutido daqui alguns anos.

Não deixem os gostos pessoais influirem na análise do assunto de discussão :roll:

[Editando] Acho que vocês não sabem que a Valinor começou ANTES dos filmes (como Calaquendi) e não por modismos. Não temos interesse algum em "seguir o fluxo das pessoas". Nós não seguimos modismos, nós geramos informação de Tolkien. Logicamente enquanto existir um fãzinho de Tolkien, a Valinor deve estar em pé (a não ser quw aconteça alguma desgraça).

Os fãs de Star Wars existem de maneira organizado desde o final da década de 70 e sobreviveram muito bem mesmo sem perspectiva d enovos filmes. As Tolkien Societies mais antigas foram fundadas quanto Tolkien ainda estava viva.

Sinceramente não vejo motivo algum pra Valinor deixar de focar em Tolkien, com ou sem filmes. Fazemos porque gostamos, simples assim :mrgreen: Vai sumir gente com o fim dos filmes? Ah, vão. Vai fazer diferença pra continuidade do nosso trabalho? Não. Em fevereiro de 200 já traduzíamos textops e estudos, não vejo porque deixaremos de fazê-lo daqui alguns meses ou anos.

Simples assim :mrgreen:
 
Mas é exatamente isto que eu estou falando Deriel...

Você que está se deixando influenciar pelo gosto... Tolkien estourou no Brasil graças aos filmes. Antes os leitores de Tolkien, na sua maioria eram jogadores de Rpg...

Por que você acha que o pessoal daqui vai discutir, neste fórum, Tolkien nos próximos 70 anos?

A tendência é que os interessados diminuam daqui algum tempo e querendo ou não isto pode implicar no fim deste fórum... Não que seja uma certeza, mas não deixa de ser uma possibilidade bastante provável...
 
Que gostos pessoais? Que especulação boba. Que indicativo concreto você tem de que quem defende a tese de que Tolkien não é um poço inesgotável, tem algo contra as suas obras? Isso é besteira.

Eu duvido que nos tais "círculos literários" se emprega, em Tolkien, metade da energia que nós empregamos no momento. Na verdade, aposto como Tolkien não deve passar de um assunto ocasional, tendo em vista a imensidão da literatura. E dentro dos círculos literários, o interesse comum é a literatura. Coisas como "músicas Tolkien-based" são um interesse ainda mais raro.

Edit: ei, a moda Tolkien não começou com os filmes. É um erro pensar nisso.
Os livros dele começaram a vir a tona no mercado pop americano e europeu no começo da década de oitenta, e se alastraram.
 
Não, não o é. O Fórum não vive de fluxo de pessoas, mas sim de um "gostar" da Equipe, que faz algo que gosta para quem gosta. Antes dos filmes a Calaquendi já tinha um fluxo menor mas constante de visitantes, depois, vai continuar a ter. Os fãs de Tolkien não vão morrer todos com os filmes.

E nem é questão de gosto, mas sim de estatística.

Se a gente ganhasse grana com a Valinor aí sim poderia dizer "sim, vai acabar", mas como o lance é por amor à obra e respeito aos demais fãs, não tem nenhum prazo de validade.
 
Muot-Hart disse:
Que gostos pessoais? Que especulação boba. Que indicativo concreto você tem de que quem defende a tese de que Tolkien não é um poço inesgotável, tem algo contra as suas obras? Isso é besteira.

Eu duvido que nos tais "círculos literários" se emprega, em Tolkien, metade da energia que nós empregamos no momento. Na verdade, aposto como Tolkien não deve passar de um assunto ocasional, tendo em vista a imensidão da literatura. E dentro dos círculos literários, o interesse comum é a literatura. Coisas como "músicas Tolkien-based" são um interesse ainda mais raro.

Fãs existem e continuam a existir. Como eu já disse, não adianta ficar achando que por não gostar de Tolkien, os fãs vão desaparecer. Eles existem desde que Tolkien lançou a obra e vão continuar a existir depois que os filmes se forem.

Existindo fãs, a Valinor existe, oras bolas, será que é difícil de sacar isso? ;) A Tolkien Society existe desde a década de 60 (antes do Silma!), porque ela acabaria agora? Porque a Valinor ou o Fórum cabariam? Isso não tem sentido. Não somos movidos por receitas trazidas por visitantes.


Edit: ei, a moda Tolkien não começou com os filmes. É um erro pensar nisso.
Os livros dele começaram a vir a tona no mercado pop americano e europeu no começo da década de oitenta, e se alastraram.

Poizé, aqui você se derruba de novo. Tolkien se tornou conhecido e estourou nos EUA na década de 60, com uma edição pirata do SdA que vendeu alguns milhões de exemplares. Portanto, de novo, você fala sem conhecimento de causa.
 
Muot-Hart disse:
Edit: ei, a moda Tolkien não começou com os filmes. É um erro pensar nisso.
Os livros dele começaram a vir a tona no mercado pop americano e europeu no começo da década de oitenta, e se alastraram.
Sim, sim... Estou falando de Brasil, o tema só estourou por aqui graças aos filmes. Digo estourou no sentido de atingir milhões de pessoas no território nacional...
Infelizmente se fôssemos depender da literatura,no Brasil , atingiria alguns milhares e apenas algumas centenas se aprofundariam no assunto.

Deriel disse:
Antes dos filmes a Calaquendi já tinha um fluxo menor mas constante de visitantes, depois, vai continuar a ter. Os fãs de Tolkien não vão morrer todos com os filmes.
Aí é que está, os fóruns de Tolkien tendem a isso, talvez não a extinção, mas a um público restrito e de poucos fãs...

Deriel disse:
Existindo fãs, a Valinor existe, oras bolas, será que é difícil de sacar isso? A Tolkien Society existe desde a década de 60 (antes do Silma!), porque ela acabaria agora? Porque a Valinor ou o Fórum cabariam? Isso não tem sentido. Não somos movidos por receitas trazidas por visitantes.
Bom, isto é questionável... Mesmo os fãs não vivem só de postar e falar sobre Tolkien, talvez muitos vão sustentar o tema por anos, mas pode acontecer de o pessoal perder o interesse pelo fórum quando, e se, chegar a ter um número realmente pequeno de postadores, o que poderia justificar o encerramento do fórum na internet...
 
Arf :P

Parem de tratar a Valinor como uma empresa. Eu e mais um grupo dde pessoas fazemos a Valinor e não teríamos porque encerrar mesmo que o nível de visitação caísse 30 vezes (voltando aos níveis de setembro de 2000 - o que não vai aontecer pois existem muitos mais fãs dos livros hoje do que em 2000) pois mesmo assim seriam mais de 40 mensagens por dia, mais do que 80% das listas de discussão por aí.

Relaxem, a Valinor não vai acabar "por falta de fãs" nem por "falta de assunto" nem por "falta de postagem". Já a vontade de vocês, aí vai de cada um. Já vi cerca de 12 a 15 gerações de visitantes (cada uma dura em média 3-4 meses) e cada uma delas iniciou essa mesma discussão. Quando as pessoas se desinteressam acham que todas se desinteressam. :roll:
 
Bom, o conhecimento que chegou até mim foi esse que eu acabei de expôr. Tolkien pode perfeitamente ter entrado em "animação suspensa" por uns anos, e voltado a vender na década de oitenta.

Tipo, essas coisas eu digo com certo conhecimento de causa. Eu sou fã de Beatles, por exemplo. Por anos, fui fã FANÁTICO. Tipo, tinha uma época que eu sabia quanto Paul McCartney calçava, sabia de detalhes da infância conturbada de John Lennon, sabia de cor, o nome do pai do cara que o assassinou, sabia cantar no mínimo dois terços da obra completa deles... E eu posso perfeitamente estar errado, mas eu acredito fortemente que a tendência é você enjoar. Putz, eu não agüento nem ouvir falar mais no fórum Beatles Brasil. Quando você é fã, você acaba por afundar a cabeça nas coisas mais irrelevantes sobre seu ídolo, o que até certo ponto é perfeitamente saudável, assim como o é no caso da Valinor, mas uma pessoa esperta cedo ou tarde vai querer enriquecer a cabeça dela com cultura de verdade né? Salve algumas discussões bastante interessantes, as discussões dos fóruns de Tolkien são de relevância meio duvidosa. Já vi até tópico sobre o chulé dos Hobbits :P
 
poxa deriel vc nao me respondeu..... mas eu vou continuar o raciocinio mesmo assim..... vamos la... a obra do cara eh finita nao eh? antao os topicos para a sua discussao tb o sao... portanto vai chegar açlgum dia q alguem vai virar phd em tolkiem se for muito a fundo nao eh? por fim isso prova q algum dia vai acabar ooq tem para ser discutido sobre ele.

os contra pontos para essa teoria sao q sempre nasce mais gente q vai aprender a gostar de tolkien e nos chatos de plantao q nao vao aceitar uma explicaçao logica e evidente e vao procurar por outras mais inusitadas... mas vai chegar um dia q vc, e todos os outros matuzalens do forun nao vao querer mais discutir sobre tolkien ou como ja aconteceu comigo explicar pela 5 vez a mesma coisa....(a parada de buracos negros.... akilo me deu uma canseira...)

ok?

Dwarf
 
Exatamente o que eu disse: gosto pessoal. Mesmo que você não seja mais fã dos Beatles, o número de fã dos Beatles não diminuiu, nem as discussões sobre eles. Elas aumentaram, pois vieram novos fãs.

Sim, vocês todos vão sumir daqui um tempo, não tenho dúvidas. É normal. Mas outros virão no lugar de vocês e alguns continuarão por aí (os vovôs) como já continuam há anos. A susbtituição é normal e saudável. Ninguém aqui vive de, pra e por Tolkien. É um hobbie :wink:
 
Não tô dizendo que não sou mais fã de Beatles ó, eu sou. Ainda sou o maior de todos :aham:

Mas todo mundo enjoa, até você. Mordo meus mamilos se isso não acontecer.
 
Eu já enjoei faz tentou, desenjoei de novo e fiz esse percuso dezenas de vezes. Não é isso apenas que me mantém na Valinor e sim toda uma conjunção de fatores, desde desenvolvimento pessoal, passando por planejamento, capacitação técnica e satisfação pessoal por fazer algo que as pessoas gostam. Simples :mrgreen:

E mesmo a minha ausência, quando ocorrer, será feita de forma a alguém me substituir, como se dá com todos os membros das Equipe;. A Tolkien Society não é feita das mesmas pessoas há 40 anos. É a mudança de pessoal que a faz viver. :wink:
 
Deriel, você está confundindo as coisas...

É como o Muot falou, o fórum foi criado por fãs, para fãs. Mas tudo tem uma vida útil, nada é eterno. Uma hora o seu interesse sobre o assunto também vai diminuir ou você acredita que terá 80 anos e vai falar de Tolkien com o mesmo fervor de hoje?

A questão é justamente o enjoar, cansar... Você mesmo disse que a média de interesse do pessoal é de 3 - 4 meses... Imagine daqui alguns anos. Muitos deixaram o fórum. É muito provável que volte a ser um fórum pequeno se o foco for só este...

E como o Muot falou, o tema pode ficar em "animação suspensa" por um grande período de tempo, depois voltar...

Hoje o tema se sustenta em alta, mas daqui alguns anos se sustentará somente na mão dos fãs...

Não viaja com esta história de empresa... :wink:
 
interessante nos atacamos a discussao em pontos diferentes..... a minha eu ataquei no ponto q um dia os topicos de discussao novos vao acabar e vc no ponto de q sempre havera discussoes..... e de forma interessante ambos concordamos cm o outro nesse pondo sempre havera discussao sobre tolkien mas nos topicos q ja existem, nos podemos cançar disso mas outros nao vao... alem dde q vao nascer mais e mais......


Dwarf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo