• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

*Elenwë* disse:
Sabe, outro dia discutindo com amigos, chegamos a uma conclusão meio esquisita mas que explica muita coisa.

Bombadil é o primeiro e provavelmente o último. Eru existia primeiro e depois dele, os ainur. Logo, Bombadil seri Eru. Que gostava de perambular pela terra média, porém, sem interferir em nada...

Muito mais poderoso que qualquer um .

:? Eu também já pensei nisso, mas como todo o resto é só especulação, afinal o único que poderia responder com certeza, morreu em 1973 :|
 
Eu acho que essa era a real intensão de Tolkien causar uma polemica sobre o Tom, e se essa era a intensão ele conseguiu, vamos ficar nos perguntando e vai ser muito dificil entrarmos em um acordo de quem ou o que ele era, um maia, um valar, um mago, um bruxo... Vai ser dificil entender ele, ele é estrano como seus versos e musicas mas quem sabe Tolkien esqureveu alguma coisa sobre ele, quem ele seja, como ele surgiu e o que se passou com ele?

Fernando Ferrari
 
B1-66ER disse:
*Elenwë* disse:
Sabe, outro dia discutindo com amigos, chegamos a uma conclusão meio esquisita mas que explica muita coisa.

Bombadil é o primeiro e provavelmente o último. Eru existia primeiro e depois dele, os ainur. Logo, Bombadil seri Eru. Que gostava de perambular pela terra média, porém, sem interferir em nada...

Muito mais poderoso que qualquer um .

:? Eu também já pensei nisso, mas como todo o resto é só especulação, afinal o único que poderia responder com certeza, morreu em 1973 :|

Mas para nossa sorte, Tolkien respondeu isso antes de morrer :wink:

There is no embodiment of the One, of God, who indeed remains remote, outside the World, and only directly accessible to the Valar or Rulers."
The Letters of J.R.R. Tolkien No 181, dated 1956

Traduzindo, mal e porcamente...

Não há nenhuma encarnação do Um, de Deus, que de fato permanece remoto, fora do mundo, e apenas diretamente acessível aos Valar ou Dominantes...

Se não há encarnação de Eru, Tom não pode ser ele... :mrgreen:
 
A realidade é que Tom Bombadil não se encaixa em nenhuma categoria. Infelizmente, e apesar de todas as nossas especulações, a verdade é que Tolkien colocou o Tom lá pra criar um mistério mesmo, e não o encaixava em nehuma categoria de seres de Arda. Tom Bombadil é apenas Tom Bombadil.

Mas mesmo assim, sabendo que não é verdade, eu gosto de pensar que ele é a encarnação de Eru... :grinlove:
 
Como já foi dito, não há categoria para Tom Bombadil. Mas, se não fosse pela tradução de Fingolfin *§*, a teoria de ele ser Eru seria a mais provável.
Estive pensando, e acho que cheguei a uma conclusão. Tom deve ser um maia "esquecido". Vala e Eru não pode ser, então só sobra essa opção. Um maia que por sinal é mais poderoso que Sauron.
 
Haldir de Lórien disse:
Como já foi dito, não há categoria para Tom Bombadil. Mas, se não fosse pela tradução de Fingolfin *§*, a teoria de ele ser Eru seria a mais provável.
Estive pensando, e acho que cheguei a uma conclusão. Tom deve ser um maia "esquecido". Vala e Eru não pode ser, então só sobra essa opção. Um maia que por sinal é mais poderoso que Sauron.[[/b]


Como diz no Silmarillion os maiar eram sem conta e eu acho que Bombardil fosse um deles. No Senhor dos Aneis, na passagem da floresta velha Goldberry diz que Bombardil existia antes de Arda. E os Ainur existem antes de Arda. Ele tambem pode ser de uma outra categoria de Ainur sem ser um Vala ou Maia .
 
Também diz que Tom estava lá antes do Senhor do Escuro vir de Fora, ou seja, antes de Melkor. E o Anel Governante não funcionava sobre ele (e deveria, se fosseum maia).

Dá pra gente ir por exclusão um por um, até chegar à conclusão de que Tom não é nenhum. :mrgreen:
 
Fingon disse:
Isso é o mais perto que vamos chegar de descobrir quem Tom Bombadil é.

Filho de Manwë? Não, os ainur não se reproduzem. :P

Acho melhor vocês desistirem e aceitarem que ou ele é um cara legal, ou é um "Espírito da Natureza".

Aliás, como uma coisa não exclui a outra, aceitem as duas coisas. :mrgreen:
 
Gente, não li o final do Silmarillion, portanto deve pode ter algo errado na minha opinião, mais aí vai...

Eru já sabemos que não é, pois não há encarnação de Iluvatar em Arda, segundo a carta que o Fingolfin postou. Não vejo motivo para ele não ser um vala. Acho que no final do Silmarillion eles falaram que não iam interferir em Arda, mas se eles quebraram a promessa? E por que não um maia? Pode haver maiar mais poderoso que Sauron e que suas criações (como o anel), não? Deve ter uma hierarquia entre os maiar também, como nos valar.
Estou certo?
 
Como foi dito ali em cima, o Anel deveria agir sobre o Tom, caso ele fosse um maia, mas não age. E o Tom diz que está ali antes de tudo, antes mesmo da chegada do Senhor do Escuro, Melkor. Como Melkor foi o primeiro vala a entrar em Arda, ele não pode ser um Vala.
 
o anel soh age sobre os fracos, os mais fortes conseguem dominá-lo e entre os maiar há sim uma hierarquia, ëonwë era o mais forte deles, gandalf tb era um maiar, mas nao era mais forte q sauron, logo mais cedo ou mais tarde o anel dominaria gandalf.
pode ser q como disseram ele foi um maia esquecido, mas q tinha grandes poderes, maior q o de sauron, mas q c desligou do acontecimento do mundo, por isso ele nao importa para o q acontece no restante da TM.
 
Eonwë ser mais forte é apenas especulação, não existe uma ordem conhecida assim, só suposições. Essa força de dominação na verdade é a vontade de Sauron. Se formos partir para o campo da especulação, eu duvido que algum outro maia tenha um vontade grande como a dele.

Então vamos para o que é fato nos livros. O Tom diz que está lá desde antes de o Senhor do Escuro vir de fora. Isso exclui Maiar e Valar.

Esse texto aqui é bom: Quem é Tom Bombadil? - de Gene Hargrove: http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=62&o=1
 
Só existe especulação mas eu ainda acho que Tom é um Avatar de Eru, que observa o mundo e relata seu desenvolvimento para Eru... sei la
 
Ele deve ser o Papai Noel! :D

Ou algo parecido com o que disseram, um tipo Ainur que não se classifica nem como Maiar, nem com Valar.

Ou quem sabe um assistente de Eru que se aposentou. (Será que eu to viajando? :doido: )
 
Naum... Só é uma teoria estranha....
Mas gostei da teoria Tom é um Avatar de Eru, que observa o mundo e relata seu desenvolvimento para Eru. Mas isso seria estranho, mos Manwe é algo do tipo.
Em frente aos relatos desse tópico, acho que ele deve ser um Ainur não-classificavel entre Vala e Maia.
 
Haldir de Lórien disse:
Naum... Só é uma teoria estranha....
Mas gostei da teoria Tom é um Avatar de Eru, que observa o mundo e relata seu desenvolvimento para Eru. Mas isso seria estranho, mos Manwe é algo do tipo.
Em frente aos relatos desse tópico, acho que ele deve ser um Ainur não-classificavel entre Vala e Maia.
Mas Manwe não vive na terra-média par ver o que acontece, perceba como no final Gandalf diz que tem que ter uma longa conversa com Tom, talvez seriam relatos para ele passar para Eru que reside fora de Ea... sei lá... é que eu sempre achei isso... ele tem o maior tipão de observador que chegou primeiro e vai embora por ultimo sempre observando os fatos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo