• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam é culpado pela perdição de Gollum?

Elanor Gamgi

Usuário
"A jornada de Gollum com Frodo praticamente o redimiu. Com a gentileza e sabedoria de Frodo, Gollum passou a se ver novamente como um indivíduo, e se lembrou de quando ainda era Sméagol, e como era viver e amar outras criaturas.Mas o servo de Frodo, Sam, impediu sua total redenção. No momento crucial da redenção de Gollum, Sam não quis ajuda-lo, dando suas costas para ele. Em retorno, Gollum endureceu seu coração e traiu Frodo e Sam."

Trecho do texto de Michael Martinez, em O CONTO DE UM HOBBIT CAÍDO (SMEAGOL/GOLLUM)

Bom galera, não sei se isso já foi discutido aqui, mas vamos lá.

Vocês concordam com essa afirmação? De que Gollum realmente estava se redimindo e que o tratamento malcriado de Sam o levou a perdição e a trair seu mestre?

E aproveitando, o que vocês acham que aconteceria com Gollum se ele sobrevivesse à destruição do Anel?

Eu já tenho a minha opinião formada, mas não vou expressá-la agora para não influenciar as respostas. :obiggraz:
 
Eu acho que gollun não devia se redimir... Acho que a falta de confiança de Sam foi um fator que influenciou na traição de Gollun, mas isso não se compara a ambição pelo UM anel. Se gollun não tivesse se redimido e sobrevivido, o UM anel não deixaria de existir, e pasmem, Frodo com mesmo com sua enorme sabediria, seria o responsável pela existência do anel. Tudo bela ambição.
 
Sobre a questão do texto, respondo depois, quero ler opiniões antes.

Quanto à isso:

E aproveitando, o que vocês acham que aconteceria com Gollum se ele sobrevivesse à destruição do Anel?

...eu tenho uma resposta: Gollum morreria junto. Veja no caso de Bilbo: após 60 anos com o Um, ele estava praticamente inalterado, como dito no primeiro capítulo da Sociedade do Anel. Ao se separar do Um, o envelhicemento fora notável.

No caso de Gollum, após supostos 500 anos ao lado do Um, sua aparência não era mais hobbitesca, ele estava diferente. Sua aparência era um tanto órquica, mas daqueles do tipo de Grishnáck. Ou melhor dizendo, duendesca ( :mrgreen: leiam o ensaio do Olwë na Valinor ). A dependência de Gollum para com o Um era bem maior do que a de Bilbo, tanto que Gollum saiu atrás de seu precioso, e estava apenas vivo pois sabia que o Um ainda existia, e ele queria ele. Gollum vivia em função do Anel de Sauron, buscando-o, cobiçando-o. No momento em que este fosse destruído, se Gollum ainda estivesse vivo, ele provavelmente enlouqueceria em sua busca sem fim e morreria rapidamente. Isso, claro, se ele não tivesse no local da destruição, pois se ele estivesse junto a Frodo no momento nesta versão em que ele não morre, ele morreria: se jogaria para pegar o Um.

Ou seja, se Gollum sobrevivesse à destruição do Anel, ele morreria pouco tempo depois. :mrgreen:
 
Eu lembro claramente que quando eu li esse trecho pela primeira vez eu fiquei com ódio do Sam, pela sua ignorância e falta de piedade. Eu concordo com o Martinez, acho que o Sam jogou no lixo todo aquele trabalho esplendoroso de recuperação que o Frodo tinha se incumbido de fazer em cima do Gollum. Aquele momento foi um momento crucial em toda a história da Terra-Média é claro, mas acho que por ele a gente percebe as diferenças entre o Frodo e o Sam. Piedade, compaixão e sabedoria nunca foram o forte do Sam.
 
acho que não. Acho que pro Gollum trair os dois era só uma questão de tempo. Se não fosse pelo modo que Sam o tratava seria outra coisa. Sam, com seu comportamento, só adiantou algo que ia acontecer, era inevitavel. Gollum não suportaria o fato de Frodo querer destruir o Anel, por melhor que esse o tratasse. Acho que o Gollum quase não tinha salvação.
 
Outra coisa, Gollum estava tão louco e enraivecido quanto Frodo no momento da destruição do Anel. Isso levaria a Gollum tentar roubar o Anel de Frodo, o que levaria a confusão, morte, destruição e salvação da Terra-Média. De qualquer modo, os propósitos do Único seriam cumpridos. :)
 
Gollum estava se redimindo, qndo voltou da toca de Laracna e viu Frodo dormindo ele sentiu pena, o msmo sentimento q salvou Bilbo de ser corrompido no inicio da posse do Anel. Ele estava se redimindo.

Mas msmo q Sam não tivesse zoado com com Gollum ele os trairia ao saber q seu precioso seria destruído ou tirado para sempre dele, o amor dele pelo Anel era maior q qqr coisa q podia sentir por Frodo
 
Eu acho que o que levou Sméagol a trair Frodo foi quando ele estava em Gondor:
nadando numa boa, pegando uns peixinhos, distraidão..... e todos o arqueiros apontando para ele. Faramir ameaçou atirar se Frodo não o ajudasse a capturar a criaturinha estranha. Frodo desceu e falou: "Vem com o mestre, Sméagol. Você não confia no mestre?" Sméagol colocou o peixe na boca e foi em direção a Frodo, mas o capturam e o colocam dentro de um saco.
Foi traumatizante para o pobrezinho. Frodo queria salvar sua vida, mas ele não entendeu. Foi aí que ele perdeu sua confiança no Frodo, a culpa não foi de Sam. Sméagol não gostava de Sam, mas gostava muito de Frodo. Porém, amava o Anel acima de todas as coisas.
 
Minha opinião está de acordo com os argumentos da maioria. Sam não é culpado pela perdição de Gollum , como afirmou Michael Martinez. :stop:

Como disse a Sielenor, a recaída definitiva de Smeagol começou quando ele foi capturado por Faramir. :cheers: E isso foi apenas um exemplo de que, cedo ou tarde, ele iria interpretar mal as atitudes de Frodo e voltaria a deixar que Gollum tomasse conta de Smeagol novamente.

Mas o trecho que Martinez se refere, ao dizer que Sam "impediu sua redenção" é quando ele retorna da toca de Laracna e observa Frodo dormir. Ele sente pena do mestre e quase desiste de seus planos. Mas Sam o destrata, fazendo com que tal idéia desapareça de sua mente perturbada.

Mas é preciso entender que, em certo ponto, Frodo passa a confiar cegamente em Smeagol, o que deixa Sam preocupado com a segurança de seu mestre. Ele sente que Gollum é traiçoeiro. Que ele não podia mudar. Frodo, em sua agonia, buscava a esperança de conseguir vencer o poder maligno do Anel, ajudando Gollum em sua redenção e acreditando que Smeagol poderei vencer Gollum. Isso fazia bem para ele. Mas Sam era apenas um espectador que, em seu simples bom senso de hobbit, percebia tudo o que se passava e que Gollum nunca iria se recuperar definitivamente, fato que o deixava sempre na defensiva. E ELE ESTAVA CERTO!!! :clap: Afinal, uma hora Gollum iria descobrir que aquela jornada tinha como objetivo a destruição de seu precioso. E ele iria se sentir traído por Frodo.

Agora, quanto a outra questão, duas hipóteses me parecem possíveis: se Gollum visse Frodo jogar o Anel na fenda da perdição, com certeza ele iria se jogar em busca do seu precioso voluntariamente. Mas se ele não estivesse presente, acho que definharia rapidamente. E aí sim, se tivesse a ajuda de Frodo, poderia talvez conseguir a redenção antes de morrer. :wink: Mas a minha conclusão final é: Gollum nunca iria alcançar a redenção enquanto o Anel existisse. Poderia ter seus "momentos Smeagol", mas nunca deixaria de ser traiçoeiro e perigoso. Sam não tem nada a ver com a desgraça de Gollum. :mrgreen:
 
Sam ajudou, ajudou sim, a comprometer a recuperação de Gollum. Talvez no fim ele sucumbisse, como o próprio Frodo sucumbiu, no Orodruin. Mas a aspereza de Sam contribuiu sim para fazer com que Sméagol desaparecesse e Gollum prevalecesse antes desse momento derradeiro. Sam é um personagem admirável, mas que agiu de uma forma torpe agiu. Quem sabe o próprio Um não agia sobre ele a ponto de fazê-lo sepultar as chances de reabilitação do Fedegoso?
 
Concordo em parte.
Mas ainda assim acredito que não, Gollum passou muito tempo com o anel...
mais cedo ou mais tarde ele ia ter que virar "mau" de novo...

Sam soh fez isso ser mais cedo...
 
Foram três fatores que levaram à não recuperação de Smeagol: o anel, Sam, e claro ao episódio com Faramir.

Imputar a culpa somente a um desses fatores é maniqueista.

O anel em si, seria inerente apelo do mal... hoje em dia, posso até comparar com um vício adquirido, dependência química. Era muito forte e poucos puderam contra ele.

O episódio com Faramir, nos remete à nossa velha mania de julgar sem saber de tudo, sem ter todos os elementos necessários. Frodo erra também, pois não tenta explicar o ocorrido para Gollum depois (no momento não dava)... talvez por achar que não era necessário, talvez por esquecimento. Mesmo com a explicação, talvez fosse inútil, pois foi o emocional de Gollum a parte ferida... e bem sabemos que o racional vai pras cucuias, se o emocional leva bofetada.

E por fim Sam, nos remete ao mundo real. Ao fato que as pessoas desconfiam de alguém que faz algo errado uma vez e não dá outra chance. Sim, Sam tem culpa de certa forma, mas ao mesmo tempo... não. É uma característica natural desconfiar de bandido... ainda mais se o bandido cortou algumas gargantas. O que ele poderia fazer? Ter o mesmo comportamento da "esposa do maníaco do parque"? Mas, Sam poderia ter desconfiado de Gollum, mas não ter externado seu azedume contra Gollum. Afinal, ele o condenava mesmo quando Gollum realmente queria ajudá-los. O episódio com os coelhos por exemplo, mais me pareceu um acesso de ciúmes por ver que Gollum era capaz de - como um perdigueiro - trazer presentes para o dono que amava.

No fim, foi necessário Gollum ser egoísta e mau, para que o bem triunfasse. Seu último ato pode ter sido traiçoeiro e egoísta, mas de certa forma salvou Frodo e Sam. O que Tolkien quis dizer com isso? Bem, talvez seu intuito fosse que filosofássemos. :mrgreen:
 
Isso aí, Malandro! O Sam detsruiu o Gollum! O Smégol, que tava seguindo eles, seria até bonzinho. Mas de boa mano! O Sam encheu tanto ele que ele virou Gollum também, entende?
 
para mim gollum mais cedo ou mais tarde iria voltar a tona, nao adiantaria, mesmo q eles passassem por minas morgul, por exemplo naquela parte q eles tao vestidos de orc, como ficaria com gollum c ele estivesse junto?
certamente assim foi melhor, pois frodo nao teria conseguido jogar o anel e c smeagol ja tivesse voltado ele nao ia lutar com frodo e entao sauron recuperaria o um de uma vez por toda...
 
Essa idéia do Sam ser culpado pela traição é meio que invenção do filme. Ele queria o Anel, desde sempre. Faria de tudo pra ficar com ele, mesmo que tivessem passado reeto por Minas Morgul, nas fendas enlouqueceria e tentaria pegar de volta.
 
De modo algum.... Não concordo com esse texto do Martinez.

Era apenas uma questão de tempo até o Gollum fazer alguma coisa. Até parece q ele iria até lá pelo anel, sido torturado, abandonado, perseguido os caras desde Moria até Mordor pra depois desistir do anel pq o Frodo tava sendo bonzinho com ele. E o Frodo naum desistiria da sua missão, mesmo pq nesse momento, o anel já está começando a ficar pesado pra ele e ele está começando a perder a razão...

Acho q, mesmo se Sam naum tivesse interrompido o Gollum aquela noite ele ainda assim levaria eles para a Laracna e tentaria roubar o anel.... O desejo ira falar mais alto nessa hora, naum ia ter jeito... O Gollum já estava além de qualquer redenção..... Ele passou muito tempo no escuro e mesmo uma luz naquele momento só iria cega-lo....
 
Eu sou totalmente contra o texto da Martinez...

Gollum eh mal... Ele podia até se dar bem com Frodo, mas a tentação do anel nunca ia deixar ele se tornar bonzinho...
No final ele ia acabar revelando sua natureza...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo