• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

Nos somos tão pequenos perante Deus, que nos preocupamos com o tamanho da pedra e até onde ele pode carregar?
Quem pode dizer qual o tamanho e a força de Deus?
Essa força é fisica ou de luz?
Se ele quisesse poderia acabar com todo o mal, mas ai ele estaria podando o que ele criou. Que foi este planeta pra seus filhos poderem evoluir por sua propria vontade.
Como um bom pai que aconselha o filho, mas se ele não ouvir tem que deixar ele bater a cabeça , se não ouviu o amor talves entenda pela dor. :o?:
 
Stein disse:
PleuraMan disse:
A lógica da terra e do universo não se aplica a Deus. Foi por isso que Jesus fez tantos milagres e até andou sobre as águas.

Estranho como não se vê milagres hoje em dia.

PleuraMan disse:
E sobre a onibenevolência de Deus, é mais uma questão de Deus estar fora da lógica. Ele é onibenevolente. Criou o mal, porque é onipotente. O porque? Não sei, mas penso que ele é onisciente e teve razões pra isso. A minha mente é muito limitada. Não entendo a mente de Deus, mas confio. Bem sem lógica, né? Grande coisa! :|

Se ele você onibenevolente, para começar, não teria criado o mal, não teria criado um mundo repleto de sofrimento.

Você está se rebaixando.

"Contrariar a lógica é dizer que 2+2=5, e que os humanos são burros demais para compreender isso", nas palavras de um amigo meu.

Vários dos atos de YHWH descritos na Bíblia são representações que crimes hediondos contra seres humanos. Eu não chamo mandar 2 ursos para estraçalhar 42 criancinhas de um ato bom.

Discordo... Quem está errado são os humanos e não Deus. Até nossos conceitos (como o de onibenevolência) estão deturpados. A parada é que eu acredito que a vontade de Deus, mesmo que pareça má, é boa.
 
a parada é a seguinte...

:D

eu acredito que:

deus criou o homem e a mulher
deus deu ao homem e a mulher o direito a LIBERDADE de escolher obedecer a ele (deus) ou escolher comer do fruto que ele falou pra não comer... de todas as arvores do jardim eles poderiam comer menos daquela..
o homem caiu na tentação e acabou desobedecendo a deus..
arca com as consequencias da desobediência VOLUNTARIA...escolheu isso... agora segura a onda...
Deus criou o mal..?sim... mas ele queria o mal...? não .. queria o bem... o mal veio dum rolo entre um anjo e deus.... esse anjo revoltado desceu tentou o homem e o homem caiu infelizmente....
Deus da a liberdade pra que vc escolha oque quer fazer.. que amor seria esse que abrigaria os homens a lhe obedecer sem pestanejar... e se ele tivesse acabado com o mal assim que ele surgiu... ai todos veriam que ele sim era um ditador por querer impor a força seu "amor" e bondade... e ele não quer nada disso... ele só quer justiça..
 
*Mamãe Ladeira* disse:
Quem pode dizer qual o tamanho e a força de Deus?

A priori, infinito, o que em si é uma contradição lógica.

*Mamãe Ladeira* disse:
Que foi este planeta pra seus filhos poderem evoluir por sua propria vontade.

Na "própria vontade" a civilização estava até que Deus decidiu mandar um dilúvio para matar todo mundo.

PleuraMan disse:
Discordo... Quem está errado são os humanos e não Deus. Até nossos conceitos (como o de onibenevolência) estão deturpados. A parada é que eu acredito que a vontade de Deus, mesmo que pareça má, é boa.

Novamente, você está se rebaixando.

Que Deus bom é esse que manda homossexuais para o inferno?

Alkarin disse:
deus deu ao homem e a mulher o direito a LIBERDADE de escolher obedecer a ele (deus) ou escolher comer do fruto que ele falou pra não comer... de todas as arvores do jardim eles poderiam comer menos daquela..
o homem caiu na tentação e acabou desobedecendo a deus..
arca com as consequencias da desobediência VOLUNTARIA...escolheu isso... agora segura a onda...

O Livre-Arbítrio é falso.

Deus, como Onisciente, sabia que sua criação O desobedeceria. O cara realmente estava querendo punir o Homem, caso contrário, teria criado o Homem de maneira que este não o desobedeceria.

Além do mais... O fruto da árvore é o fruto do "Conhecimento do Bem e do Mal". Oras, culpar Adão e Eva quando estes nem ao mesmo sabiam o que estavam fazendo?

Alkarin disse:
Deus criou o mal..?sim... mas ele queria o mal...? não .. queria o bem... o mal veio dum rolo entre um anjo e deus.... esse anjo revoltado desceu tentou o homem e o homem caiu infelizmente....

Se Deus criou o Mal, é óbvio que Ele queria, já que ele é perfeito e não poderia criar algo por acidente.
 
Deus não puniu e não pune ninguém. A pergunta da pedra é bem interessante, mas estamos pensando da nossa maneira. Deus não é limitado, e o nosso espaço-tempo, e as leis da física não se aplicam a Deus. Para Ele não existe passado nem futuro, nem leve ou pesado, pois ele não é fisico. Ele também não faria nada contra a sua própria natureza, não faria algo impossível de ser realizado, mesmo que ele possa fazer isso.

Deus não criou o mal, prá começar nem Diabo existe, e se ele existir, no final de tudo Deus o traria para si, pois no fim todos seremos tudo em Deus, mesmo o Diabo, que teria que ser criado por Ele.
O mal que a gente pensa existir é como o bem, uma questão moral. O que é mal para mim, numa outra cultura pode não ser. Para quem crê no que foi revelado por Cristo o que importa é o amor. É pelo amor que existem todas as coisas, e pelo amor que podemos medir o que é bom ou mal. Deus nos fez por amor e nos deu a graça de podermos amar e viver no amor.
 
O Codorna disse:
Deus não puniu e não pune ninguém.

Olha... caí de pára-quedas total. Mas a primeira coisa que li nesse tópico discordei, e a primeira coisa foi essa frase que você escreveu.

Deus não puniu Adão e Eva os espulsando do paraíso?
Deus não puniu Sodoma e Gomorra?
Deus não puniu o Faraó do Egito com as pragas?
Entre tantas outras punições.

Uma coisa somente vou colocar aqui... Pois não gosto de levar esse tipo de discussão pra frente, pois a priori, a discussão nunca avança.

Mas minha opinião é essa:
Ninguém nunca saberá a verdade, nem mesmo se Deus existe, pelo menos até a morte.
Por isso, tudo o que foi, está, ou será escrito nesse tópico não passará de especulações pessoais ou coletivas, que cada um toma por verdade.
Então terá um que fala que Diabo não existe, e ouro fala que Diabo existe, quem está certo? NINGUÉM PODE DIZER. Por isso não adianta uma discussão dessas, tudo sobre Deus não passam de opiniões pessoais.
 
Esse tópico é um exemplo claro de como as pessoas erram ao tentar aplicar regras matematicas em questões onde elas não são aplicaveis.

- Contradições podem fazer parte de um elemento, sem o invalidar.

- O resultado da soma de todas as partes pode ser a soma de todas as partes acrescentada de algo mais.
 
É uma questão sem fim e nem adianta ficar discutindo...


Aí vai da fé de cada um mesmo e eu (pessoalmente) não acredito na existência de um Deus, então...
 
Lord Skywalker disse:
É uma questão sem fim e nem adianta ficar discutindo...


Aí vai da fé de cada um mesmo e eu (pessoalmente) não acredito na existência de um Deus, então...

Vc está certo, isso é uma questão sem fim, agora se adianta ou não ficar discutindo não impota muito, pois cada um tem uma opinião e ninguém vai conseguir convencer ninguém nesse assunto, porque isso mexe com as nossas crenças e nossa visão de mundo. O que importa aqui é só a opinião, a fé de cada um, o seu encontro particular e pessoal com Deus ou crer na existência Dele ou não.

Acredito que Ele não pune ninguém, pois Ele é o Deus de amor e perdão. Cristo não puniu a mulher adultera (atire a primeira pedra quem não tiver pecados - eles te condenaram? Eu também não te condeno, vá e não peque mais. João 8, 3-11). Claro, aqui acabariamos numa discussão sem fim, alguém pode colocar outras citações para fazer valer a sua opinião, mas só coloquei isso para que víssimos como Deus se mostrou aos seres humanos, amor e perdão. Mas o que vale é a opinião.
 
Illusion Hunter disse:
Se tudo foi criado e nao surgiu simplesmente "do nada".
Se Deus criou tudo, e tudo foi criado por Deus, quem criou o Criador?


Eu poderia dizer o óbvio: Ele sempre existiu.
Mas isso seria inútil, devido ao fato de que vc, pelo que posso perceber, não aceitaria nenhuma teoria minha de como tudo aconteceu.
O melhor a se fazer é não pensar nisso. Essa discussão sobre a existência Dele não tem fim.

Prefiro pensar nas frases que Deus disse ao Bender, no eps. do Futurama:
"Certo e Errado são apenas palavras. O que importa é o que você faz."

"Bender - Sabe o que eu vou fazer antes mesmo de eu fazer?
Deus - Sim.
Bender - Mas e se fizer outra coisa?
Deus - Daí eu não vou saber." :lol: :lol:

---
Todos adoramos filosofar sobre isso, mas não adianta... Nunca levará a lugar algum.
 
Podia ter perguntado em PVT, PVC. :roll:


Deus pode fazer tudo, certo?

Yeah 8-)


Se ele pode fazer tudo, logo ele poderia fazer uma pedra tão grande, que ele não pudesse carregar.

Sim.


Se tudo foi criado e nao surgiu simplesmente "do nada".
Se Deus criou tudo, e tudo foi criado por Deus, quem criou o Criador?

Deus não é infinito, sou eterno. Não há criação do criador, ele sempre foi, é e serei 8-) :mrgreen:

Logo, se ele não pode carregar, ele não pode fazer tudo.

Poderia se tornar capaz de carregá-la se assim quisesse.

Sercelda discorreu muito bem sobre isso... :D
 
achoq vcs nao repararam mas o ERU foi muito contundente.... Deus eh onipotente... entao ele pode fazer uma pedra a qual ele nao consiga carregar ate ele desejar conseguir isso...


Dwarf
 
Fory disse:
Ninguém nunca saberá a verdade, nem mesmo se Deus existe, pelo menos até a morte.
Por isso, tudo o que foi, está, ou será escrito nesse tópico não passará de especulações pessoais ou coletivas, que cada um toma por verdade.
Então terá um que fala que Diabo não existe, e ouro fala que Diabo existe, quem está certo? NINGUÉM PODE DIZER. Por isso não adianta uma discussão dessas, tudo sobre Deus não passam de opiniões pessoais.

A hipótese de Deus não pode ser verificada empiricamente pelas ciências naturais dessa forma se mantém inacessível à razão humana.

Faramir ¥ disse:
- Contradições podem fazer parte de um elemento, sem o invalidar.

Não na Lógica Clássica.

Faramir ¥ disse:
- O resultado da soma de todas as partes pode ser a soma de todas as partes acrescentada de algo mais.

Demonstre.

Logan Macloud disse:
achoq vcs nao repararam mas o ERU foi muito contundente.... Deus eh onipotente... entao ele pode fazer uma pedra a qual ele nao consiga carregar ate ele desejar conseguir isso...

Eu já repeti isso várias vezes, Onipotência é um conceito logicamente auto-contraditório.
 
Onipotência é paradoxal. Não existe um ser ou entidade onipotente. Onipotência é um termo falho criado por humanos, nem mesmo na Bíblia há esse termo.

O que se encontra na Bíblia é a palavra Todo-Podereso que também não passa de um sinônimo de onipotência e é tão falho quanto ela. Isso foi apenas um termo utilizado por humanos para citar algo/alguém muito mais poderoso do que qualquer coisa que já fora vista. Não deve ser entendido literalmente...
 
Ellion Cold disse:
Onipotência é paradoxal. Não existe um ser ou entidade onipotente. Onipotência é um termo falho criado por humanos, nem mesmo na Bíblia há esse termo.

O que se encontra na Bíblia é a palavra Todo-Podereso que também não passa de um sinônimo de onipotência e é tão falho quanto ela. Isso foi apenas um termo utilizado por humanos para citar algo/alguém muito mais poderoso do que qualquer coisa que já fora vista. Não deve ser entendido literalmente...

Jó: 42:2
"Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido."


Jeremias 32:17
Ó SENHOR, meu Deus, com o teu grande poder e com a tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para ti."


Jeremias 32:27
Eu sou o SENHOR, o Deus de toda a humanidade. Nada é impossível para mim." (declaração do próprio deus em questão)


Lucas 18:27
Jesus respondeu: - O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus."


----------
São Tomas de Aquino no século XIII em sua Suma Teológica fez uma contradição com as escrituras sagradas ao publicar que Javé não podia se suicidar, criar algo mais poderoso do que si próprio ou criar um triângulo cuja soma de ângulos internos fosse diferente de 180º ( proeza conquistada por reles mortais no século XIX ao se trabalhar com geometrias de planos ondulados ).

Um ser Onipotente, ao pé da letra, conforme postado por você não existe. E se for permitido um Apelo à Autoridade de minha parte, postei o que o teólogo falacioso fez na Idade Média ao considerar YHWH como sendo "Muito Poderoso" não "Onipotente".

[ ]'s
 
Um ser Onipotente, ao pé da letra, conforme postado por você não existe. E se for permitido um Apelo à Autoridade de minha parte, postei o que o teólogo falacioso fez na Idade Média ao considerar YHWH como sendo "Muito Poderoso" não "Onipotente".

Realmente esse é o máximo que o deus judaico-cristão poderia ser. Pela Bíblia ele é sim muito poderoso, mas onipotente não. Essas passagens que vc digitou não passam de elogios exagerados e do próprio Deus se gabando um pouco de seu poder.. :?
 
:lol: Vocês nunca irão a lugar nenhum numa discussão dessas... mas eu vou postar tbm...

Stein, não adianta ficar usando a Biblia porque ninguém são vai acreditar em tudo ao pe da letra. Se Deus existe, você concordaria que Ele não pensaria como um humano, não ficaria criando pedras, e se para Ele ele fosse bom, como entenderiamos?

São Tomas de Aquino no século XIII em sua Suma Teológica fez uma contradição com as escrituras sagradas ao publicar que Javé não podia se suicidar, criar algo mais poderoso do que si próprio ou criar um triângulo cuja soma de ângulos internos fosse diferente de 180º ( proeza conquistada por reles mortais no século XIX ao se trabalhar com geometrias de planos ondulados ).

Mas no caso ele não teria decidido que a soma dos angulos internos dos triangulos seria SEMPRE 180º? Pq ele iria querer mudar de ideia? :disgusti:


Nada, inclusive o que eu falei faz muito sentido.

Por isso eu considero Deus, algo como a origem de tudo, apenas, mas não algo tão ilógico assim.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

PVC disse:
Tipo, quem me conhece, sabe que sou bem "crente", por assim dizer.
Mas já ouviram falar da teoria da pedra?

Se puderem explicar:

Deus pode fazer tudo, certo?

Se ele pode fazer tudo, logo ele poderia fazer uma pedra tão grande, que ele não pudesse carregar.

Logo, se ele não pode carregar, ele não pode fazer tudo.

Acho meio interessante essa pergunta.
é falha, mas msm assim curto.

É, esse é um paradigma bem interessante...
Digamos que, no dia em que ele criasse essa pedra, tudo estaria acabado pois o principio básico de que Deus pode fazer tudo iria por água abaixo.
Se alguem aqui já estudou Cálculo, é a mesma coisa que vc. dividir x/2, sendo que x tende ao infinito...
Voce continua tendo como resultado um valor que não pode ser mensurado...
Chris
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo