• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Obra, os filmes e/ou a temática?

Vilya

Pai curuja, marido apaixonado
Gente, estive pensando estes dias sobre a minha relação com a obra de Tolkien, com os filmes e com a temática que os cerca.

Tenho certeza absoluta que antes de mais nada eu sou apaixonado pelo o que o Tolkien escreveu, mas não ao ponto de ficar chateado por ver coisas nos filmes diferentes do que está nos livros. Aliás, eu curto os filmes a beça, mas confesso que de vez em quando eu me pego gozando com a cara do Peter Jackson.

Minha questão é: qual é a relação de vocês com essas três coisas que eu citei? Vocês são daqueles que se irritam ao ver cenas nos filmes diferentes do que tolkien escreveu? E quando coisas que vocês adoraram no livro simplesmente não vão para as telas? E você se considera fã da obra, do filme ou dessa temática envolvendo elfos, magos, guerreiros etc (ou alguma combinação disso aí)?

No meu caso, eu sou fã de Tolkien e gosto muito da temática em si, portanto não há como não gostar dos filmes também.
 
eu fiquei meio p*** qndo vi q o Tom não tava no filme....tb tentei achar erros :lol:
mas eu gostei dos filmes, achei legal eles tentarem colocar nas telas uma obra tããããão espetacular!!!! :roll:
o q vale eh a intenção, e igualzinho não tem jeito de ficar, NUNCA!!!!!
só odiei aquela parte q eles colocaram a Arwen no lugar do Glorfindel...po nada a ver.... :x
 
Minha relação com os fãs é de ódio. Quase me deixaram saturados dos filmes por tabela, de tanta reclamação e choramingo que fizeram.

Curti ler os livros, são maneiros, mas não são a melhor coisa do mundo literário, apesar da igreja formada em torno deles.

A única coisa positiva que aprendi com eles é que adaptação é um dos fatores menos importantes ao se julgar a qualidade de um filme.

Então, não, não sou fã dos livros e sim, curti pacas os filmes.

Fã? Perda de tempo, prefiro curtir demais mas sem perder o bom senso.
 
As diferenças que há entre os filmes e os livros eu vejo como mudanças de conceito e sem irritação; na verdade até acho bastante interessante, gosto de analisar, entender como e porque as mudanças foram feitas (e quem me conhece sabe que eu tenho também o gosto desse tipo de análise com relação aos livros). Mesmo quando elas são para pior em relação à obra, não é uma coisa que chegue a me incomodar. Eu apenas tento não misturar informação dos filmes com informação dos livros.

Com relação à obra eu sou bastante fã, gosto muito, estou sempre relendo e estudando os livros. Gosto da temática, certamente, mas gosto sobretudo do modo como, em algumas situações, o Tolkien leva seus personagens ao limite, isso é o que mais mexe comigo nos livros (e é algo que dá para fazer sem a menor necessidade daquela temática em particular, certo?).
 
Realmente eu nao vejo as mudancas num aspecto negativo. Uma vez que voce conhece todo o trabalho envolvido por tras dos filmes, pelo menos em parte, fica facil ver que nenhuma das alteracoes foi descuidada , sem antes ser muito pensada. Eu gosto dos filmes simplesmente por que sou fa das obras e eh muito bom ve-la em outras midias.

Agora o que me atrai nos livros de Tolkien eh sua grandiosidade, o hambiente mitologico e ao mesmo tempo tao real que os personagens sao inseridos. Eu diria ser mais fan dos livros mesmo.
 
Como eu vi o sda antes de ler os livros, fiquei logo com o rótulo do livro, mesmo antes de o ler. Depois, comprei o livro, li-o e gostei, reparei que haviam diferenças entre o filme e o livro, mas gostei de ambos. O livro é mias pormenorizado, dá-nos mais detalhes, enquanto o filme serve apenas para quem nunca leu o livro passar um bom bocado e adquirir um pouco de cultura geral. Assim, sou fã de Tolkien, porque tanto gostei dos filmes, mas ADOREI o livro. O livro é a base da magia e é ele que serve de guia para os filmes. os filmes são só uma adaptação de um fantástico livro.

Namarië!
 
Eu sou apaixonada pelos livros, li antes dos filmes, e quando vi os filmes, eu não fiquei reparando nas dierenças com o livro.

eu gostei tanto do filme que ele me envolveu, e eu assiti ele sem ficar fazendo as comparações, tanto que só vi as pequenas mudanças qdo li de novo o livro..... (as grande a gente percebe.. hehehe)
tem gente que curte menos o filme porque enquanto ta vendo o filme fica :" isso naum ta no livro"...
eu acho que dá rpa curtir os dois, o filme é uma adaptação.... :obiggraz:
 
eu sou muito mais a obra.... eu fica irado qnd vejo mudanças muito grotescas... como o endeusamento da arwen q viro uma guerreira mais forte q varios outros ali no filme.... e com outras coisas q porventura cortaram (ou cortarão) do filme...... mas fora essas mudanças imensas eu gosto muito do filme..... soh dah raiva msm em mudanças muito diferentes da obra.... qnt ao tom bombadil... nem senti falta :twisted:
 
Acho q a obra é melhor pq vc q cria todo o ambiente da história na sua cabeça...
já o filme, alem de ser um espetaculo, deixa um pko a desejar...
 
Gostei muito dos livros e dos filmes também. Geralmente eu gosto mais de livros do que de filmes por causa da riqueza que um livro consegue passar, mas que um filme, por melhor que seja, não consegue. Um filme é limitado pelo tempo. Ia ser muito legal que todos os detalhes do SdA estivessem no filme, mas daí não seria um filme, mas uma novela!
Assim gostei muito dos filmes, mas ainda prefiro os livros.

Quanto à temática, passei e me interessar depois que eu li SdA, mas mesmo assim, ainda não sou uma grande fã dela.


*Lúthien_Tinúviel* disse:
Assim, sou fã de Tolkien, porque tanto gostei dos filmes, mas ADOREI o livro. O livro é a base da magia e é ele que serve de guia para os filmes. os filmes são só uma adaptação de um fantástico livro.

Concordo! :)
 
Eu amei os livros e não liguei mt para os cortes do filme, como por exemplo o expurgo do condado e o tom bombadil (num eh q eu num tenha ligado, mas eu compreendi) mas agora, tem coisas q eu num entendi nem compreendi no filme, cm por exemplo a arwen no lugar do glorfindel e o haldir em helm (ainda por cima morrendo!).....
mas no cômputo geral o filme ficou genial, e conseguiu pegar um pouco da essencia do tolkien....
 
a obra de Tolkien - foi meu primeiro contato com o universo, aliás, o segundo. O primeiro veio com MERP em 1985-88. E uns 8/9 anos depois lá fui eu começar a lera obra.

com os filmes - Nada é perfeitamente a nossa visão da obra né? Toda a unanimidade é burra também. O PJ cometeu falhas, mas o saldo dele está mais do que positivo, e nem precisa ver o belíssimo resultado, basta imaginar a ousadia de topar e defender esse projeto. E acho que se as VEs tivessem ido direto pro cinema, metade das críticas seriam evitadas. :mrgreen:


com a temática - a temática medieval fantástica me levou a Tolkien. Fui sabatinado por Príncipe Valente, Ladyhawk e afins, e isso me levou ao RPG, que me levou a Tolkien. Resumindo, sou fascinado pela temática, e o enredo de Tolkien serve como uma fascinente amostragem de valores e fatos de várias mitologias recontadas de uma forma única. O universo criado por Tolkien é digno de respeito.

Acho que falei demais. :)
 
Fox disse:
Fã? Perda de tempo, prefiro curtir demais mas sem perder o bom senso.
Mas é claro que a idéia é ser fã sem fanatismo. Principalmente em se tratando de literatura (arte para ser mais preciso), pois sempre estaremos confrontando e debatendo os nossos pontos de vista.

Eru disse:
a obra de Tolkien - foi meu primeiro contato com o universo, aliás, o segundo. O primeiro veio com MERP em 1985-88.
O meu primeiro contato com Tolkien também foi via MERP, mas eu li O Hobbit logo quando conheci o RPG.

Com certeza já gotava da temática muito antes de conhecer o MERP, aliás foi ela quem me conduziu ao rpg. Já curtia os desenhos do Rei Artur e da Caverna do Dragão bem antes disso. E muito bem lembrado, Eru, o Feitiço de Áquila (Ladyhawk), é um outro grande exemplo disso.
 
Nefertari disse:
Gostei muito dos livros e dos filmes também. Geralmente eu gosto mais de livros do que de filmes por causa da riqueza que um livro consegue passar, mas que um filme, por melhor que seja, não consegue. Um filme é limitado pelo tempo.

Dependendo do filme, ele pode dizer mais em cinco segundos do que um livro diria em cinco linhas.

Não é mentira quando dizem que uma imagem fala (ou pelo menos pode falar) mais que mil palavras.

Vilya disse:
Mas é claro que a idéia é ser fã sem fanatismo.

Bom saber. :)

Mas num sou fã de qualquer forma. Em termos de técnica de escrita, já vi coisas melhores. Os méritos dele tão mais na consturção dos cenários e do aspecto histórico.
 
O livro eh tudo, fantastico, mas toda a tematica tb(pois tem as outras obras envolvendo a TM), gostei do filme tb.
mas os livros antes de tudo! te fazem companhia por um bom tempo!
 
Eu ainda estou meio na dúvida sobre o que acho melhor, o livro ou os filmes.

Atualmente eu estou pendendo um pouco mais pro lado dos filmes, porque eles têm menos partes chatas.

E os fanáticos que criticam o PJ por causa de alterações me incomodam de tal forma que eu cada vez simpatizo mais com os filmes.

Filmes, estes, que eu considero obras-primas cinematográficas, verdadeiras dádivas com as quais um dos diretores mais talentosos da atualidade presenteou o mundo.

Todos deveriam ficar eternamente gratos, e caso encontrassem o Peter Jackson na rua deveriam dizer "We are not worthy" três vezes, enquanto fazem reverência.

Uma coisa que me irrita de forma indescritível é o uso do termo "erro" ao designar coisas que estão diferentes nos filmes. Isso faz o meu sangue subir.

Por que "erro"? Tipo, se fosse uma adaptação de fatos históricos, seria até compreensível... mas esses filmes são obras de ficção, adaptados de outras obras de ficção... tipo, o termo "erro" não é de forma alguma aceitável.

Outra coisa que eu não agüento mais é o "Queime PJ! :x "

Tipo, o povo que ainda diz isso precisa urgentemente de um Guaraná Antarctica. Acho que essa foi a frase mais freqüente em fóruns Tolkenianos nos últimos dois anos.

E, a julgar pelas bilheterias, esse mesmo povo que afirma tão enfaticamente querer ele na fogueira, não pára de encher ele de grana indo ao cinema e comprando DVDs.

Não sei se sou eu, mas isso me parece uma atitude um tanto ilógica. :think:
 
Vicent disse:
Tenho certeza absoluta que antes de mais nada eu sou apaixonado pelo o que o Tolkien escreveu, mas não ao ponto de ficar chateado por ver coisas nos filmes diferentes do que está nos livros. Aliás, eu curto os filmes a beça, mas confesso que de vez em quando eu me pego gozando com a cara do Peter Jackson.
Eu sou de opinião semelhante, exceto pelo fato de que eu NÃO SOU FÃ DE TOLKIEN, e sim daquilo que ele escreveu, e do Mundo que ele criou. Para começo de conversa, jamais o perdoarei pelo tratamento dispnesado aos homens negros de Arda, não importa o que digam. E não, eu não desejo iniciar essa discussão de novo... :roll:
 
V disse:
Por que "erro"? Tipo, se fosse uma adaptação de fatos históricos, seria até compreensível... mas esses filmes são obras de ficção, adaptados de outras obras de ficção... tipo, o termo "erro" não é de forma alguma aceitável.
Concordo contigo, V. Acrescento, sem querer polemizar, que poderíamos considerar erro uma tentativa de fazer algo de forma semelhante que acabe numa diferença grosseira ou numa contradição, mesmo se tratando de obras de ficção. Mas não fiquei, e nem vou ficar, debulando o roteiro atrás dessas coisas e muito menos sei quais eram as intenções de PJ ao gravar.

Ka Bral disse:
Eu sou de opinião semelhante, exceto pelo fato de que eu NÃO SOU FÃ DE TOLKIEN, e sim daquilo que ele escreveu, e do Mundo que ele criou.
É veradade, Ka Bral, as vezes trocamos o homem pela obra e, pelo menos eu, em vez de afirmar que sou fã de Tolkien deveria, para ser correto, afirmar que sou fã de sua obra.

Ps: Este seu avatar não é um regresso ao elfo das trevas não, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo