• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Morgoth alimentava Carcaroth?

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Bom, no tópico Pq Huan derrotou Sauron, uma hipótese foi levantada e discutida.

Depois de deixar todo mundo confuso, achamos que valeria um tópico.

Como Morgoth alimentava Carcaroth?

No Silmarillion da Editora Europa América e no original parece que Morgoth deu sua própria mão para Carcaroth comer. Já no da Martins Fontes parece que ele alimentou o bixinho dando comida na boca.

Olhem os trechos:

EDIÇÃO EUROPA AMÉRICA - Enviado por Eru, o Iluvatar

O pavor apoderou-se deles, pois à porta estava um guarda a
respeito do qual nada ainda constara. Tinham chegado a Morgoth
rumores não sabia de que desígnios existentes entre os príncipes dos
Elfos, e, ao longo das áleas da floresta, ouviram-se constantemente
os latidos de Huan, o grande cão de guerra que havia muito os Vaiar
tinham soltado. Então, Morgoth recordou-se do destino de Huan,
escolheu um de entre os filhos da raça de Draugluin e alimentou-o
com a sua própria mão, de carne viva, e pôs nele o seu poder
.
Rapidamente o lobo cresceu, até não poder entrar em nenhum covil
e permanecer enorme e faminto aos pés de Morgoth. Aí, fogo e
angústia de inferno entraram nele e ficou possuído por um espírito
devorador, atormentado, terrível e forte. Carcharoth (o Goela Ver-
melha) é chamado nas histórias desse tempo, assim como Anfauglir
(o Mandíbulas de Sede).

Edição Martins Fontes, dá a entender o mais plausível, que Melkor o alimentou... enviado por Gildor

"Alimentou-o com a própria mão, sempre com carne viva e passou seu poder a ele."

Dá a entender a versão mais plausível, que Morgoth alimentou-o "pessoalmente". Foi esse o sentido que eu sempre percebi no trecho. Mas a versão original me confunde:

"and he fed him with his own hand upon living flesh, and put his power upon him."

Se fosse no sentido de "alimentou com as próprias mãos", a frase aí teria que estar no plural. "and he fed him with his own hands"


Alguém tem uma explicação para isso?

Será que Melkor cortou sua própria mão para encher Carcaroth de sua maldade e um pouco de poder?
 
Não creio que Morgoth tenha dado a sua própria mão para Carcharoth... acho que ele o alimentou com as próprias mãos...
 
Skywalker disse:
Não creio que Morgoth tenha dado a sua própria mão para Carcharoth... acho que ele o alimentou com as próprias mãos...

Eu tb nunca tinha imaginado essa possibilidade, mas o texto original em ingles aparenta + q ele tenha dado sua mão. Por isso toda confusão! Seria de fato uma atitude estranhissima.
 
Bom vendo o texto da Europa América entende-se que ele tenha dado a própia mão para o "lobinho". Uma idéia meio estranha: talvez não sua mão mas sim pedaços dela.
Já na da Martins Fontes entende-se que ele própio alimentou o lobinho com carne. Agora qual é a certa eu não sei, só sei que com as duas da pra entender a intenção de deixar o lobo bem irritado
 
Acho a mesma coisa que o Skywalker... Se ele desse a própia mão, ele ia ficar ainda mais mutilado já que estava sem pé e com as cicatrizes que Thorondor e Fingolfin fizeram nele....
 
Agora qual é a certa eu não sei

Nenhuma das duas. A certa é a versão original, sem dúvida. :mrgreen:

Mas como a versão original também nos deixa na mesma, não dá pra afirmar nada tão categoricamente. :lol:

Usando o bom senso, eu tendo a acreditar fortemente que é uma metáfora, que Morgoth saiu de seu trono, pessoalmente, e alimentou o lobo desde filhote, de forma que ele ficasse forte e cruel. Isso parece fazer muito sentido. E não acho que Tolkien deixasse de destacar mais uma atitude tão brutal de auto-mutilação, mesmo que com uma intenção firme como foi essa.
 
e não é q isso virou mesmo um tópico.
eu acho q ele deu de alimentar com sua própria mão e não a mão em si. porém desse jeito a frase seguinte fica sem sentido: e pôs nele o seu poder

mas mesmo assim nas três eu entendo assim.

Usando o bom senso, eu tendo a acreditar fortemente que é uma metáfora, que Morgoth saiu de seu trono, pessoalmente, e alimentou o lobo desde filhote, de forma que ele ficasse forte e cruel

é uma possibilidade. mostraria q Morgoth realmente se empenhou em fazer com q seu ''bichinho'' ficasse bem fortinho :lol:

PS: será q isso vai virar uma discussão parecida com as asas dos Balrogs ??? :lol:
 
Arf gente! Claro que dá pra afirmar! Morgoth não deu a mão pro Lobo comer, simplesmente alimentou-o pessoalmente, dando comida "carne viva" pessoalmente pro danado. A expressão em inglês é no singular mesmo.

Tenham certeza que esse tipo de dúvida é só derivado da diferença de línguas mesmo, não precisamos sair viajando tanto na maionese :mrgreen:
 
Deriel disse:
Arf gente! Claro que dá pra afirmar! Morgoth não deu a mão pro Lobo comer, simplesmente alimentou-o pessoalmente, dando comida "carne viva" pessoalmente pro danado. A expressão em inglês é no singular mesmo.

Tenham certeza que esse tipo de dúvida é só derivado da diferença de línguas mesmo, não precisamos sair viajando tanto na maionese :mrgreen:

Muito bem dito...... seria uma viajem pensar ki Morgoth daria sou própia mão ao Lobo..........

:x
 
Vocês já assistiram a Pequena Loja dos Horrores? E o que Morgoth dava pro Bichano crescer e ficar bestial? Como o fato de Morgoth alimentar o bichano ia interferir tanto no resultado final da coisa? Dieta balanceada? :eek:
 
Da mesma forma que as bestas aladas ficaram daquele jeito porque Sauron as alimentava pessoalmente, com - olhe só - "carnes nojentas".

É uma boa metáfora, na linha do "ficou desse tamanho porque eu alimentei bem". :mrgreen:
 
Carne viva... hm.... vai ver o Pulguento do Morgoth (o cão, não o dono) comia um prisioneiro elfo ou humano por dia... delicious!!! :mrgreen:

Ah! lembrei de uma coisa. A única pessoa que podemos afirmar ter alimentado o Carcharoth com a própria mão foi o tal do Beren... mas pelo visto o cachorrão não gostou não... dizem que ele ficou com uma baita azia depois da refeição... :lol:
 
Ah! lembrei de uma coisa. A única pessoa que podemos afirmar ter alimentado o Carcharoth com a própria mão foi o tal do Beren... mas pelo visto o cachorrão não gostou não... dizem que ele ficou com uma baita azia depois da refeição...

Taí uma prova, ele tava tão acostumados a comer mãos q qndo viu a do Beren não resistiu :mrgreen:
 
Não haveria o pq de ele alimentar o bixano com uma mão sua literalmente falando.
Ele dava o alimento com a sua mão para o pulgento. Não seria necessario a propia mão de Melkor para que o bicho recebesse poder dele e ficasse grandinho.

Não é dito que Glaurung possuia os olhos de Morgoth? Mas nem por isso há menção de que ele era cegeta. :mrgreen:
 
O tópico agora virou uam seção de piadinhas pelo visto?

Posso contar uma tb?...... é sobre a mão de Morgoth que achavam que tinha sido dada como alimento prum "cachorrinho" :?
 
Então, Morgoth recordou-se do destino de Huan,
escolheu um de entre os filhos da raça de Draugluin e alimentou-o
com a sua própria mão, de carne viva, e pôs nele o seu poder.

é o mesmo que "deu-lhe carne viva com a propria mão"
 
A expressão "fazer com a propria mão" neste caso referindo-se a alimentação de Carcharoth, quer dizer que fez ele próprio o trabalho. É como dizer "escreveu com a própria mão" ou "construiu com a sua própria mão". Claro que não quer dizer que deu a sua mão para Carcharoth.
A expressão no original quer dizer, tal como na versão portuguesa, que Morgoth alimentou ele próprio Carcharoth.
(Na minha terra já so faltam 42 dias para o SdA: RR)
 
Até pq.. dizer q uma mao milenar com a de Morgoth é "carne fresca" putz.. meio estranho...

bom, acho que depois do pronunciamento do mano Português, eu nao tenho mais o que acrescentar... apenas, que por serem tao parecidas, as vezes caímos em armadilhas idiomáticas de 500 anos de independência lingüistica ...

vlw
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo