• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2002

Olha q merda! Nem gostar de politica eu gosto e vou ter q trabalhar nas eleições! Vou ser suplente... Tomara q não vá para segundo turno! hehehe
 
Fosco Cachopardo disse:
Estamos caminhando na mesma direção da Argentina(mas ainda não chegamos lá), eu sei disso, mas a porta de quem ela tá batendo? Será do FMI? eles querem ajudar de novo? não! Nós não temos apoio suficiente pra sair dessa sozinhos. Aceitamos a "ajuda" antes q fiquemos sem nenhuma. Vc acha q conseguimos nos virar sozinhos?

Pagando estamos caminhando... :)
Imagina so' quando continuarmos pagando e cairmos na mesma que a Argentina... ;)

Tamos fu e mal pagos... mal pagos nao! Endividados! :)

Eles batem a porta do FMI porque realmente o desespero e' gigante. Mas nosso desespero vai ser maior tendo nossa divida gigantesca, recorrendo mais e mais ao FMI e sendo eternamente dependentes... isso e' bom?

Fosco Cachopardo disse:
Vc realmente acha q a culpa é do presidente??? é ele q manda sozinho no pais né?Não existe o congresso né?

Presidente e' a autoridade maxima em um pais.
Se o nosso tivesse preocupado em administrar direito ao inves de viajar e fazer "coisa pra ingles ver" a gente estaria numa situacao menos desfavoravel, concorda?

Fosco Cachopardo disse:
Eu não disse nada disso... eu disse q hj não temos condições de sermos completamente independente, e não temos msm! Seria mto bom mas a realidade não é essa, pra isso precisamos melhorar mto, oq não tem acontecido, e até podermos sair da lama vai demorar, infelizmente, mas vai.

Exatamente. Entao colocamos um sanguessuga mais quatro anos no governo. E depois, talvez, mais quatro. Porque nao? Pelo menos ele fala frances! :)

E' um ladrao, mas e' um ladrao chique!

Fosco Cachopardo disse:
Não acha? mas parece! pra mim falar p/ alguem cair na real é tratar a pessao como se ela não soubesse de nada, q todas as ideias dela são furadas.

Nao... cair na real e' acordar para determinado assunto...
Podem falar pra mim que nao ficarei triste... serio mesmo! ;)
Se ficaram triste, desculpa... nao quis ferir o ego de ninguem!

Fosco Cachopardo disse:
Não acho q melhorou tanto, mas melhorou sim! pode apostar q se estivessemos na mesma situação de antes eu não estaria discutindo com vc, pq não teria condições de ter um computador em minha casa.

Sim... voce tem um computador em casa... realmente, esse avanco eh homogeneo... todos tem computadores em casa e todos sao felizes... :)

Povo nao tem dinheiro nem pra comer, Fosco... analisa bem... O nosso presidente esteve preocupado apenas com economia, em como estabilizar... e mesmo assim ele fracassou...
 
O PT vai se mostrando com o tempo o partido mais corrupto do Brasil. A face mais fascista desse partido é sempre alegar, quando é denunciado, que é tudo armação. É só verificar os casos de Brasília, São Paulo, Santo André, Rio Grande do Sul, etc... O Povo brasileiro não é burro !

E o Lula é um incompetente! A prova é que tenta ganhar as eleições mentindo discaradamente quando do lançamento do seu programa de governo promete realizar coisas que sabemos que não fará justamente porquer ele e o partido pensam diferente.

Ou não se lembra q o bigodudo do RS EXPULSOU a Ford de lá quando já tava tudo acertado ?!

E a Erundina ?! Foi uma santa, não roubou nada !

A marta então tá fazendo muito pela cidade, né ?!
 
Quisito disse:
O PT vai se mostrando com o tempo o partido mais corrupto do Brasil. A face mais fascista desse partido é sempre alegar, quando é denunciado, que é tudo armação. É só verificar os casos de Brasília, São Paulo, Santo André, Rio Grande do Sul, etc... O Povo brasileiro não é burro !

E o Lula é um incompetente! A prova é que tenta ganhar as eleições mentindo discaradamente quando do lançamento do seu programa de governo promete realizar coisas que sabemos que não fará justamente porquer ele e o partido pensam diferente.

Ou não se lembra q o bigodudo do RS EXPULSOU a Ford de lá quando já tava tudo acertado ?!

E a Erundina ?! Foi uma santa, não roubou nada !

A marta então tá fazendo muito pela cidade, né ?!

Clap Clap Clap! :)

Partido mais corrupto do Brasil. Caiu PPB, caiu PSDB... :) Seria um mundo ideal. Sem Maluf, sem Serra... :)

O povo brasileiro, como bem disse nosso colega, nao e' burro, mas da' bracadas em sua ignorancia. Uma gota de consciencia num oceano de ignorancia e', ainda assim, uma esperanca de um dia ver um Brasil decente, com o minimo de dignidade para seu povo.

A Elite nao e' ignorante. E' bem esperta! Vota nos seus semelhantes para garantir a viagem no final de ano. Para eles, pouco importa se o dolar estiver a R$ 1 ou R$ 3. O que importa de verdade e' proteger o seu, custe o que custar. Vale ate' chamar a esquerda de fascista. Opa! Tem algo errado aqui! ;)

Mas somos um povo que nao tem culpa da ignorancia. Enquanto isso, eu agradeco aos ceus por apenas maiores de dezesseis votarem. E, como nunca estou contente, peco aos deuses que transformem o voto em facultativo...
 
Hm! Falemos entao sobre o Passivo Oculto... e os outros termos que nem lembro do discurso dele!
Huahuahuhahua, realmente ele é sem noção, usa palavras difíceis demais, más todas tiveram o uso correto. Acho que não dá pra julgar alguem pela forma que fala (fácil ou difícil), más pelo conteudo hehe.
Se alguem quer saber o que é isso, ou ouras expressões economicas recomendo um livro muito bom, com linguage simples e muito útil pra quem quer controlar as finanças pessoais. Pai rico/ Pai pobre

Prefere ditadura 'a isso? Deus! Por favor!
Cara, nao fale isso nem brincando...
Nossa daí entramos em um tema Muito complicado. Poderíamos começar analizando como entramos no regime, e como saimos.... Eu particulamente ODEIO ditadura, sei que isto não acontecerá, por isso não farei mais comentários sobre isso.

Talvez a melhor escolha nao seja ignorar a divida... mas sim estanca-la... para isso nos temos meios sim...
Isso é um comentário inteligente. Renegociamos..., revemos juros..., mas isso é um assunto pra depois das eleições..., este assunto é por demais complicado, e assusta tudo quanto é investidor, pode esperar até Janeiro sem problemas :)

O Brasil precisa de grana para pagar contas. Mas nao pode assumir contas homericas para pagar contas homericas... essa e' minha opiniao!
hehe Imagina uma cidade com 200 pessoas. Você fala pro vendedor que vendeu fiado pra você "Devo, más como é muito não vou pagar (mesmo podendo e tendo prometido), pago quando puder(quiser)" Sabe o que vai acontecer?? Ninguem na cidade vai comprar ou vender qualquer coisa pra você. Pois é. É isso a menor coisa que aconteceria se não pagassemos...

Acho que acusar alguem de corrupção não leva a nada (alem de processos por calunias para pequenos mortais como nós aqui do Forum, acho melhor fircarmos nos fatos :)

Vamos então para mais um dado. Redefinir os valore do Imposto de Renda para que os mais ricos pagem mais. Isso é uma comédia, conversa pra pra boi dormir, qualquer um que conhece um pouco de contabilidade sabe que isso nunca vai funcionar hehehe.
Só um exemplo legal, muito usado, para não sofrer imposto é fazer parte (ou criar) uma sociedade anonima. Você recebe um salário simbólico. O resto é depositado na sociedade (cuja tributação e cobrança é totalmente diferente, tipo banco sabe..) Você não tem bens em seu nome, portanto não paga imposto. Quem paga é a sociedade que recebe mil e um abatimentos (todos legais), e vc não paga nem 10% do que deveria como pessoa fisica hehehe. Sempre tem uma forma de dibrar. Falar que isso vai resolver É UM ABSURDO hehehe Os próprios candidatos usam isso, ou você acredita nas declarações de bens que eles deram?? ( e olha que não sou contador e muito menos entendo de economia hehe 8) )
 
bem,eu vou me entrometer....eu naum voto,mas se votasse votaria no Serra,apenas por um motivo:FHC foi o melhor presidente q esse país jah teve. vcs simplesmente naum vêem isso....apenas um indicador social do Brasil piorou nesses 8 anos:a VIOLÊNCIA,a única grande falha do governo FHC...FMI????a maioria dos países do mundo recorre ao fundo,o Brasil tem a maor dívida pq tem umas das maiores economias daqueles q pedem empréstimo....naum tem jeito,naum se pode evitar o FMI...
o Brasil se pôs em uma situação em q os problemas saum muito mais fáceis de ser resolvidos.o Quisito disse q o PT eh o partido mais corrupto do Brasil....eu discordo...eu naum gosto do PT (muito menos do Lula),mas eh preciso admitir q o PT eh um partido q ,no meu modo de ver,naum tem uma parcela de políticos corruptos grande(naum consigo achar petistas corruptos)...eles saum incapazes ,mas saum limpos ......voltando ao FHC,me diga q economia passou por crises como essa???q país do terceiro mundo conseguiu as vitórias do Brasil no ramo farmacêutico contra as gigantes americanas???q país tem um presidente respeitado como esse???...vcs tbm tem q entender q muitas coisas(a maioria do desejo popular) naum acontecem em 8 anos ....ninguém consegue acabar com a pobreza em 8 anos(4 anos?mais lunático ainda).ninguém dá 15 milhões de empregos em 8 anos,ninguém acaba com a violência em 8 anos...FHC conseguiu melhorar a situação do povo,mas naum saná-la(eu calculo q FHC resolveu no máximo 10 %)...isso vale pras eleições...NÃO VOTEM NOS CANDIDATOS A PARTIR DA QUALIDADE DOS SEU PLANOS DE GOVERNO,MAS SIM NA SUA CONFIABILIDADE DE Q ELES EXECUTARÃO ESSES PLANOS
 
hmmm eleicoes......

pois bem, pra quem discursa que o PT eh livre de corrupcao, me desculpe mas voce esta redondamente enganado. Eu sei por FATO que o rolo em Santo Andre eh muito mais do que proprina de empresa viaria.Nem vou tocar nas circunstancias misteriosas do assassinato do Celso Daniel....

Tudo isso nao significa, obvio, que os outros partidos sao santos. Muito pelo contrario. O importante eh deixar claro que o PT eh tao corrupto quanto os outros.

E dizer que o Serra eh corrupto? Com base em que? Membros do governo podem ser corruptos, mas nada indica que o Serra em especial seja.

Eh engracado como as pessoas nao veem quem eh o Ciro realmente. Todo mundo tem medo do Lula pq acha que ele nao vai fazer o que diz que vai fazer. E todo mundo tem medo do Ciro pq todo mundo ACREDITA no que ele diz. O cara quer fechar as C5, quer alongar a divida vai provocar um fuzue desgracado.

O Lula se fizer o que diz que vai fazer nem vai ser tao ruim assim, eu acho. Se no segundo turno der Ciro e Lula, eu voto no Lula.

Mas o Lula eh sim despreparado. Kct nao eh soh o fato de ele nao ter feito colegio. Ele nunca ocupou um cargo cara. Nao tem a experiencia de congresso que o Serra tem, por exemplo. O Serra sabe como aprovar algo.

Discursinho de socialista clamando pelo fim da burguesia eh o fim. Meus amigos, de que adianta aumentar salario minimo, abaixar juros e o diabo a quatro se isso for feito na base do populismo? Isso quebra o pais e ai sim a gente vai estar flutuando nos excrementos do mundo.

Zé Serra eh feio, sim. Mas eh preparado, articulado, tem propostas coerentes.

Claro que sempre tem os que dizem que o real foi um fracasso e tals.... O propio Ciro disse isso.... convenhamos neh.... eh preciso ter um minimo de bom senso
 
Ungoliant conseguiu expressar em parte meus pensamentos sobre o Lula e o PT !

Vc disse q o FHC e o Serra são corruptos, com base noq ?
 
Ungoliant disse:
pois bem, pra quem discursa que o PT eh livre de corrupcao, me desculpe mas voce esta redondamente enganado. Eu sei por FATO que o rolo em Santo Andre eh muito mais do que proprina de empresa viaria.Nem vou tocar nas circunstancias misteriosas do assassinato do Celso Daniel....

Cada partido tem seus podres sim. So' nao tratem um partido como um cancer. Quando isso se iniciou cada um pegou seu lado :) Certo?

Eu peguei meu lado tambem... alias, eu ja' tinha meu lado. O partido que eu confio mais, no caso...

Acho que e' so' isso que eu queria responder :)

O Serra e' o mais articulado? Eu realmente vi no debate ontem, que se ele tivesse uma metranca ele teria atirado... hehehehehe

Mas vamos continuar esse topico. Eu pensei em me retirar de cena porque ja' tava ficando chato... se continuarem eu ate' penso em entrar de novo... ;)

Ah... to pensando em entrar no ramo da politica pra instituir o "porte eleitoral". Acho que o voto e' importante e o direito de votar e' um presente... mas tem muito brasileiro que vota sem saber o que faz... assim voce teria um exame psicotecnico antes do voto! hahahahahahahaahaha brincadeira (mas nao me surpreendo se isso se fizer necessario! :P)
 
Desculpem a longa ausência, cheguei em casa há uma hora e passei todo o tempo lendo todos os posts deste tópico. Estou gostando dos nervos inflamados, odeio discussões de almofadinhas, mas não vamos partir para o lado pessoal.

Algumas coisas me incomodaram:

A mithrelas parou de postar, e apesar da pouca idade deu uma declaração bastante sensata. Independente do evidente apoio ao candidato petista;

"Eu odeio política", ouvi isso mais que uma vez, vale lembrar que não se interessar por política dá a oportunidade a quem se "interessa" de manipulá-la e fazê-la ficar como está hoje;

Sei que o estopim desta discussão foi o debate entre presidenciáveis, mas lembremos que quem fazem as leis, votam orçamentos e etc, e atravancam quando querem a democracia, são os nossos deputados e senadores. deveríamos dar um espaço a eles na nossa discussão.

Bom, para encerrar, repito a pergunta que foi feita (por duas vezes) ao candidato governista e ele simplesmente fingiu que não era com ele e desconversou. Alguém sabe onde estão os bilhões de dólares das privatizações das estatais, os bilhões de dóloares que foram emprestados ao FMI e os bilhões desviados dos fundos de previdência social?

Peço a todos os que são partidários de FHC, J. Serra e companhia que me respondam, por favor, já que o candidato do PSDB se negou a falar ontem no debate.
 
Leif disse:
Pagando estamos caminhando... :)
Imagina so' quando continuarmos pagando e cairmos na mesma que a Argentina... ;)
Tamos fu e mal pagos... mal pagos nao! Endividados! :)
Eles batem a porta do FMI porque realmente o desespero e' gigante. Mas nosso desespero vai ser maior tendo nossa divida gigantesca, recorrendo mais e mais ao FMI e sendo eternamente dependentes... isso e' bom?

Estamos caminhando, mas ainda temos chances de voltar. Se pararmos de pagar não vai ter volta... vamos parar em um beco sem saida, onde qqr um q assuma o governo não podera fazer nada.

Leif disse:
Presidente e' a autoridade maxima em um pais.
Se o nosso tivesse preocupado em administrar direito ao inves de viajar e fazer "coisa pra ingles ver" a gente estaria numa situacao menos desfavoravel, concorda?

Não, não concordo, o Presidente serve mais como um relações publicas do q um admistrador. Ele é apenas um representante. Sozinho não administra nada. Quem decide o q será ou não feito é o Congresso e o Senado. Se o Lula for presidente, pouca coisa ele conseguira fazer, já q não tem maioria no Senado nem no Congresso.
Leif disse:
Exatamente. Entao colocamos um sanguessuga mais quatro anos no governo. E depois, talvez, mais quatro. Porque nao? Pelo menos ele fala frances! :)
E' um ladrao, mas e' um ladrao chique!

Não estou discutindo quem deve ou não governar, mas sim o q ele deve ou não fazer.
Vc acha o o Lula não seria mais um sanguessuga? Não vi ele fazer nada pra ganhar tanto e no entanto ele é rico, não é?

Leif disse:
Nao... cair na real e' acordar para determinado assunto...
Podem falar pra mim que nao ficarei triste... serio mesmo! ;)
Se ficaram triste, desculpa... nao quis ferir o ego de ninguem!

Não mudou em nada o sentido...... cair na real, acordar, abrir os olhos... td a msm coisa. Tds querem dizer q a pessoa não sabe o q esta acontecendo de verdade, q ela tem q acordar para a sua realidade. Vc já percebeu q cada um ve a realidade de forma diferente?

Leif disse:
Sim... voce tem um computador em casa... realmente, esse avanco eh homogeneo... todos tem computadores em casa e todos sao felizes... :)

Povo nao tem dinheiro nem pra comer, Fosco... analisa bem... O nosso presidente esteve preocupado apenas com economia, em como estabilizar... e mesmo assim ele fracassou...

Vc se lembra como era antes???? Pois eu lembro, minha mãe, minha vó se lembram, e era mto pior. Para todos! Melhorou sim, pode ser q para uns mais q para os outros, mas melhorou para todos sim!

Não acho q ele fracassou não. Ele não obteve um sucesso tbm. Mas consegui levar de uma boa forma sim!
 
Na minha humilde opinião, não há partidos livres de políticos corruptos...o fato é que, com o PT é de oposição, a subida de algum governante do partido ao poder sempre vai ser passível de atenções mais atentas por parte de todos! A Marta está na prefeitura em SP e todos dizem: viu, a cidade está uma porcaria!!! Crente que em dois anos ela iria virar o jogo e consertar tudo de uma hora pra outra....por isso o Lula já disse: caso seja eleito o PT não terá o direito de errar....
E outra coisa, claro que o FHC foi um bom presidente a medida que se compara com outros presidentes que nosso país teve, mas o negócio da inflação é extremamente complicado. O custo de se manter uma inflação baixa foi extremamente terrível pro nosso país e o principal motivo de agora estarem especulando contra o cÂmbio...ora, não sou a favor da inflação, mas pra manter a taxa baixa foi necessário o país contrair uma dívida interna exorbitante de mais de 700 bilhões!! passando nossa dívida externa!! A capacidade do país honrar os compromissos mais pra frente por causa dessa insanidade foi percebida pelos analistas e por isso há a desconfiança em relação ao país...
Não me vem o Sr. Serra defendendo estabilidade às custas do aumento da dívida interna do país, pois isso irá fazer o Brasil entrar em colapso, dependendo mais uma vez do FMI.....a articuladora do Lula, Maria Conceição Tavares ( não sei se tem alguém aqui que conhece ela ) está p.uta da vida porque analisando um possível governo do PT, eles não terão quase nada pra fazer, dentro de medidas responsáveis e de longo prazo pro país...Agora eu pergunto: não seria aceitável uma taxa de inflação um pouco maior, mas com PIB crescendo, pois somos um país em desenvolvimento, do que taxa baixíssima e com uma inflação baixa?
 
Leif disse:
Mas me de dois NAO corruptos do PSDB. Que tal?

Bem, tem mais um do PSDB: Aécio Neves, ele tem grandes chances d se tornar governador aki d MG, é atualmente presidente da Câmara, além de ter bons antepassados políticos (ex. Tancredo Neves)
 
a articuladora do Lula, Maria Conceição Tavares ( não sei se tem alguém aqui que conhece ela ) está p.uta da vida porque analisando um possível governo do PT, eles não terão quase nada pra fazer, dentro de medidas responsáveis e de longo prazo pro país...Agora eu pergunto: não seria aceitável uma taxa de inflação um pouco maior, mas com PIB crescendo, pois somos um país em desenvolvimento, do que taxa baixíssima e com uma inflação baixa?

Uma pergunta que me faço é O que eu (ou o povo) ganha com a taxa de inflação maior (só pra lembrar, salário sobe uma vez por ano... :( ). Todos os candidatos sabe que não podem deixar a inflação subir (os unicos que ganham são os que manipulam dinheiro e não o pais) e é aí que entra a questão da reforma fiscal.
E reforma fiscal não é quanto irá se cobrar de imposto, ou criar um imposto único, más sim reformular as leis que ditam onde essas verbas serão investidas. O Brasil possui arrecadação, más ela está toda comprometida em coisas que não chegam a ser primeira necessidade. (Fora o absurdo pago em salarios público, e por ai vai....)

Outra coisa. A dívida interna é culpa também de Governadores e prefeitos que tomam impréstimos para "contruções eleitorais" e superfaturamentos. Uma fiscalização e moralização seria a saída (é aí que entra aquele negócio de responsabilidade fiscal...e ainda tem gente que critica , afff....)
O que eu não aguento é gente defendendo por exemplo a contrução de um "super trem, ou trem bala" aqui no estado de são paulo pois isso resolveria o problema de tranporte (pessoas e mercadorias). A idéia seria boa se não fosse o custo e provavel sucateamento que isso teria. E aqui não é Tokio heheh.
 
Quanto a suposta montanha de dinheiro da privatizacao.......

Em primeiro lugar, akilo foi uma insinuacao. Nao ha, obvio, provas concretas (pelo menos ainda nao) de que esse dinheiro foi desviado. Se o Serra tivesse dito que foi sei la, para a saude, ou sei la pra onde, o Ciro ia falar que o tal setor tava uma porcaria e que era ridiculo dizer que a dinheirama foi destinada a isso e tal. O Serra preferiu desmoralizar, com sucesso na minha opiniao, o Ciro apontando diversas ocasioes nas quais o Ciro diz inverdades. Ele deixou subentendido que as acusacoes eram infundadas e que ele estava mentindo.

Pegou mal sim, ele nao ter respondido algo claramente. Mas fazer o que? O importante eh lembrar que foi uma insinuacao apenas. Ninguem chegou e falou : "ta falando X milhoes, onde foi parar?".

E quanto a inflacao ao custo do crescimento da divida, acho que o Serra deixou claro que a proposta dele eh encorajar o emprego. E fazendo isso, ele encoraja a exportacao e a micro e pequena empresa. Aliado a reforma tributaria, isso desonera a exportacao e possibilita a reducao dos juros. No final temos inflacao baixa, com crescimento.


Romper com o modelo economico atual, como Garotinho e Ciro dizem que vao fazer (e como todods temem que o Lula faca), vai resultar imediatamente em fuga massica de capital estrangeiro. Ninguem vai quere pagar pra ver se o governo vai conseguir controlar a inflacao. E como os propios oposicionistas dizem, sem capital estrangeiro o pais nao funciona. O pais entraria em colapso.

O Serra tambem reconhece isso, e pretende tomar as medidas acima, entre outras, para que essa dependencia seja diminuida sem traumas e complicacao.
 
com os candidatos so podemos concluir q teremos q votar no ''menos pior''
tdos são ruins
espero q quando tenha q votar ja tenha melhorado alguma coisa
 
Ungoliant disse:
Romper com o modelo economico atual, como Garotinho e Ciro dizem que vao fazer (e como todods temem que o Lula faca), vai resultar imediatamente em fuga massica de capital estrangeiro. Ninguem vai quere pagar pra ver se o governo vai conseguir controlar a inflacao. E como os propios oposicionistas dizem, sem capital estrangeiro o pais nao funciona. O pais entraria em colapso.

E como entraria, se só com o risco do Lula se tornar presidente já deu problema... :roll:
 
Ungoliant disse:
Pegou mal sim, ele nao ter respondido algo claramente. Mas fazer o que? O importante eh lembrar que foi uma insinuacao apenas. Ninguem chegou e falou : "ta falando X milhoes, onde foi parar?".

Bom, se vocês tem memória curta, eu não tenho. Vou dizer onde estão alguns bilhões desse dinheiro (quero dixar claro que tudo foi feito de forma lícita, mas na minha opinião, faltou bom senso). Vocês lembram quantos bancos estrangeiros existiam no Brasil há dez anos atrás? A participação deles no mercado naquela época era de cerca de 10% do que é hoje. Vocês lembram do quebra-quebra dos bancos há algum tempo? Bamerindus, Meridional, Econômico e outros bancos menores? O que foi feito pelo governo quando os bancos começaram a dar sinais de problemas? Nada. O governo, precionado pelo capital estrangeiro, deixou que ou bancos falissem, depois 'emprestou' dinheiro ás instituições falidas, para que os correntistas não ficassem sem o dinheiro depositado, e deixou que os bancos fossem a leilão. Só que os compradores não assumiram esta última dívida. Eles teriam de honrar os compromissos do banco, mas não seriam os devedores do 'emprétimo' feito pelo governo. Só no Bamerindus foram injetados mais de 30 BILHÕES. E o governo nunca mais vai ver a cor desse dinheiro.


Não foi nem citado ainda os rombos da previdência. Não vou nem muito longe: numa pequena agência da previdência em Nova Iguaçu (RJ) foram presos a menos de um mês uma quadrilha de fraudadores. Estima-se que els desviaram aproximadamente 300 milhões no período dos últimos seis meses (corresponde ao período informatizado desta agência), mas sabe-se que eles são funcionários dessa agência há mais de 3 anos.
Eles estão presos, mas nenhum centavo foi recuperado. Imaginem quantas fraudes iguais a essas não existem por aí.


Quando o governo privatizou a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), ele deduziu do valor de venda a dívida da empresa com seu fundo de previdência. Ou seja, imaginava-se que o comprador, que estava pagando um preço abaixo do real devido a esta dedução, iria assumir a dívida que a CBS (caixa beneficiente da siderúrgica) tinha com os funcionários. Mas não foi isso que aconteceu. Os funcionários foram obrigados a assumir metade da dívida, ou seja, todo mês recebem dois descontos no contra-cheque, um da contribuição e outro da parcela que lhes cabem da dívida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo