• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como se ESCREVE/TRADUZ caracteres Tengwar...?

Status
Fechado para novas mensagens.

Fory

Usuário
Vejam bem... já vi vários lugares que ensinam Quenya, Sindarin etc etc
Mas minha dúvida é quanto aos caracteres Tengwar (a escrita).
Vi alguns textos a respeito, porém existem MUITOS caracteres que não são explicados.

Um exemplo:
Tentei transformar para o nosso alfabeto o que está escrito no Um Anel, simplesmente não consegui (comparando com o que está escrito em SdA, Conselho de Elrond).

Na valinor, há o MTP (modo Tengwar-Português), com ele dá pra escrever português numa boa, mas não consigo escrever Quenya com os caracteres Tengwar.

Com as Runas não acontece isso, pois é muito mais fácil, mas no caso do Tengwar há tantos detalhezinhos que se fica bastante confuso.

No banner que está na minha assinatura mesmo, usei o MTP para meu nome Fernando, que está à esquerda, até aí tudo bem...
Mas para o que está à direita, que é meu nick em Quenya, já foi mais difícil e mesmo assim não tenho certeza de que está correto.

Existe algum lugar que explique com clareza todos os pormenores da escrita Tengwar?
 
Antes de tudo, acho que esse tópico vai ser movido pro sub-fórum Tengwar :D


Bom, a dificuldade em traduzir os tengwar da inscrição do Anel é a que todo mundo sofre antes de descobrir que aqueles tengwar usam um modo da língua negra. Portanto, há diferenças entre certos fonemas e letras. Tem o exemplo clássico do "o" e "u" na língua negra, que são invertidos considerando-se a maioria dos idiomas.

Para escrever Quenya com os caracteres tengwar, é necessário conhecer o modo tengwar quenya. E tem vários desses, um pra cada época... ou seja, é complicado.

Duas sugestões de links:


http://www.forodrim.org/daeron/md_home.html O site de línguas da Forodrim, a sociedade tolkien do norte da europa. Tem muita coisa legal de tengwar.

http://www.elvish.org/ A sociedade de linguistica élfica é uma pequena maravilha. Futuca todos os cantos do site, tenta fazer o download dos Vinyar Tengwar, que tem de tudo de bom por lá.

E Quanto a seu banner: o da esquerda tá Fernando certinho.

O da direita tem mesmo erro.
O formen inicial com o "o" acho que tá certo. O óre também tá certo, mas embaixo dele devia ter dois pontos, um do lado do outro, e em cima ficar o tehta do "a". O rómen também tá colocado certo, acho, porque o "ránon" vem de Rána, certo? O nwalme no final também não está certo em tengwar quenya, acho. Nwalme é pra nw, assim como noldo é pra ng que virou n.

Bah. Acho que não consegui ser explicativo. :disgusti:
 
Lord Tar-Palantir disse:
O da direita tem mesmo erro.
O formen inicial com o "o" acho que tá certo. O óre também tá certo, mas embaixo dele devia ter dois pontos, um do lado do outro, e em cima ficar o tehta do "a". O rómen também tá colocado certo, acho, porque o "ránon" vem de Rána, certo? O nwalme no final também não está certo em tengwar quenya, acho. Nwalme é pra nw, assim como noldo é pra ng que virou n.

Bah. Acho que não consegui ser explicativo. :disgusti:

Obrigado pela ajuda!

Quanto a ser explicativo... well... foi meio técnica, mas peguei o sentido da coisa.
Ah... o ránon é de rána mesmo (+ on)
Quanto aos erros, é exatamente o que coloquei na questão, pois eu nem faço idéia pra que servem os dois pontos, esse tipo de coisa...
Mas vou pesquisar os dites que me passou, será de grande ajuda, pois na linguagem Quenya e até Sindarin estou até me virando, mas escrever com caracteres Tengwar que está sendo sofrido.

Na tradução do que está escrito no Um Anel fui comparando com o que Galdalf fala no Conselho de Elrond (ele fala na Língua Negra), mas acho que estou pegando o jeito...
 
Eu acho tão complicado esse negócio de Tengwar, que criei o MTM ou seja: Modo Tengwar meneltar, pq odiei essa escrito fonética d oMTP, eu prefiro uma gráfica.Tudo bem que só eu entendo,mas eu esperava outra coisa? pelo menos posso colocar notas confidenciais em qqr lugar da casa.
 
Opção sua, claro. Porém quebra todos os paradigmas de escrita fonética do Tengwar, que nem de longe é exclusividade do MTP, muito pelo contrário.
 
De mais a mais,nao dá pra escrever rapido co o MTP.Eu quis tentar fazer uma coisa "informal" e "perfeitamente utilizável" inclusive, "quotidianamente".
 
Lord Meneltar disse:
De mais a mais,nao dá pra escrever rapido co o MTP

Que nada, Meneltar. É simples questão de exercitar e fica tudo *bem* mais simples. No final das contas, você vai ver que o fato de ser baseada em escrita fonética em muitos casos até ajuda. :wink:
 
Ana Lovejoy disse:
Lord Meneltar disse:
De mais a mais,nao dá pra escrever rapido co o MTP

Que nada, Meneltar. É simples questão de exercitar e fica tudo *bem* mais simples. No final das contas, você vai ver que o fato de ser baseada em escrita fonética em muitos casos até ajuda. :wink:

Eu tb naum achu q naum dê pra escrever rápido com as Tengwar no MTP... Direto eu troco cartas com o meu primo em Tengwar, e naum demoro mais do que demoraria pra escrever com Cirth ou qualquer outra coisa... Tudo bem q eu treinei bastante neh, mas agora eh de boa... :mrgreen:
 
o elfico de verdade....

Queria saber como é a escrita elfica? .. akela de verdade.. akelas letrinha bonitas.. tipow no livro RdR tem lah no finalzinho.. mais akeles saum so os numeros.. como descubro o alfabeto????:o?:
 
Tem um numero da Universo Fantastico de Tolkien que dá boas explicações de como usar os tengwar (aquelas letrinha bunitinhas como vc disse) eu vou procurar qual que é e te passo
mais akeles saum so os numeros.. como descubro o alfabeto????
Nos apendices do senhor dos anéis tem sim as letras , se vc ler toda a parte de linguistica vai descobrindo como usá-los mais se nao me engano nessa revista ta melhor, eu vou te passar o numero dela
 
Tem um numero da Universo Fantastico de Tolkien que dá boas explicações de como usar os tengwar (aquelas letrinha bunitinhas como vc disse) eu vou procurar qual que é e te passo

Se vc conseguir achar e me passar , vou agradecer muito.. Bjaummmm :P
 
A revista UFTolkien numero 2 tem uma parte de Linguistica que explica isso, na verdade é quase igual ao apendice do senhor dos anéis mais talvez tenha algo a mais ou seja melhor de entender. Da uma olhada lá, tb tem alguns sites que ajudam nisso, aqui mesmo na valinor tem algo do tipo se nao me engano. :wink:
 
*..:Hirith:..* disse:
A revista UFTolkien numero 2 tem uma parte de Linguistica que explica isso,

E onde escontro essa revista???? :o?:

Bem, vc nao tem a revista? Então complica um pouco a situação, essa revista foi vendida a um tempo atraz mais agora ela já naum existe mais e ja nao é vendida em bancas, na verdade ja era dificil achá-la em bancas quando sua circulação era ainda feita, agora talvez se vc for em boas livrarias ou sebos vc encontre essa revista...mais nao tenha muita esperança.

Tenha sim a esperança é a ultima que morre
 
*..:Hirith:..* disse:
Ah .. que pena.. mais vou ver se consigo comprar pela Net.. mais valeu msm por me ajudar...
Bjaummm :D

Cara eu tentei entrar no site oficial da revista pra ver se dava pra comprar por la
http://www.universofantastico.com/.
mais o site nao entra...nao sei se esta fora do "ar" ou se acabou mesmo... mais talvez vc consiga por outro lugar...a revista é muito legal, item de serie pra quem coleciona tudo sobre tolkien, tipo eu :mrgreen:

Vou te passar osendereços onde podem ter coisas de seu interesse, eu nunca usei mais parecem bons
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/Tengwar/Idiomas_Quenya_Tengwar_1.htm

http://www.geocities.com/otsoandor/MTPP.htm (esse alias é do Ronald Kyrmse, o cara tem a manha o site deve ser bom )


Não precisa agradecer , to aqui pra isso :wink: alias se esses sites forem realmente bons como aparentam me fala
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo