• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Círdan e suas barbas

Súlimo

Usuário
Alguém sabe dizer aqui sobre as barbas do Círdan? Porque ele tinha barba e outros elfos não? Seria apenas pela idade avançadissima ( sendo que ele nasceu em Cuivienen) ou seria defeito genetico :P?
Porque se fosse pela idade talvez Ingwe tambem tivesse la seus cabelos faciais...

ah, e aonde fala exatamente que o Cirdan tem barba ( esqueci aonde eh)
 
É dito sobre as barbas de Círdan no capítulo "Os Portos Cinzentos" em SdA-RdR.

Muito se fala sobre a questão da barba do Armador, ainda mais com a afirmação do Professor no Contos Inacabados de que todos os elfos eram imberbes. No caso de Círdan eu creio que a barba dele deve-se ao fato do extremo tempo que ele permaneceu na Terra-Média, o que pode ter realmente envelhecido o seu hröa mais que o "normal élfico". Daí acabou criando barba também. É uma suposição, mas acho que das mais aceitas. Agora, se ele foi um dos Despertados eu não sei. Círdan pode ser beeem velho, mas acho que não ao ponto de ser um dos Primeiros Eldar. Ele deve ter nascido depois de um tempo...
Não sei, mas parece que essa discussão já rolou por aqui... você usou o "pesquisar"?
 
Eu acho que a barba seria uma forma que Tolkien escolheu para "destacar" Círdan entre os demais elfos da TM. Como aquele que mais permaneceu lá, desde o início do nascimento dos elfos até a partida do último navio.
 
Ele era mto velho (eu acho q nasceu em Cuiviénen, no maximo na Grande Jornada) e vivia na Tm, onde os elfos definham, logo, ficou com aparência velha :wink:

Será q isso tem a ver com o fato de ele ter usado o Anel e depois ter entregado a Gandalf? :twisted:
 
Riff e seus posts curtos pra ganhar Tolkiens :roll: isso tá ficando chato :roll:


Dizer que ele tinha aquela aparência por permanecer muito na terra-média não tem muito sentido. Teoricamente quase todos os Elfos de Mirkwood ou Lothlorien poderiam ter permanecido quase tanto quanto Círdan.

Círdan é um caso único dentro da obra. Como não temos outros exemplos de Elfos barbados, além de algumas citações que parecem indicar que Elfos não teriam (ou não deveriam ter barba) a opção mais lógica e simples é que Círdan é uma escorregadela editorial de Tolkien.

KISS. Círdan é one-of-a-kind. Generalizações nesse caso não adiantam de nada.
 
Mas Deriel, não seria uma escorregadela grande demais não? Tolkien cometeu com certeza alguns erros em SdA, mas me parece que a barba de Círdan seria um erro meio grotesco...hehe. Afinal, a questão não seria porque Tolkien não corrigiu o erro, mas como ele chegou ao ponto de cometê-lo, afirmando que havia um elfo barbado (não sei se você entendeu a minha posição aqui). Só se ele quisesse que houvesse alguém barbado lá nos portos e errou pondo a barba no armador, pensando que era o outro cara (o que eu acho meio improvável).
 
Ué, qual o problema de Tolkien deixar passar essa escorregadela? Tem tantas outras no SdA (existe um errata de mais de 20 páginas).

Por que temos que tentar arranjar desculpas implausíveis, que sempre esbarram em outro canto da mitologia, pra explicar Círdan? :o?:
 
Deriel disse:
Por que temos que tentar arranjar desculpas implausíveis, que sempre esbarram em outro canto da mitologia, pra explicar Círdan?

Sei lá... deve ser algo da psicologia humana, tentar explicar tudo...
Onde a gente encontra essa errata? Já ouvi falar nela mas nunca li. Mas existem mais erros "grandes" como Cirdan ou são coisas menores (como erros de data do Conto dos Anos que o Christopher Tolkien cita no CI)?
 
São erros pequenos, datas, luas, distâncias, adjetivos.

O problema é que a gente olha daqui, de 50 anos após a publicação do SdA, tendo em mãos uma quantidade grande de material gerados após o SdA que não necessariamente Tolkien tencionava publicar ou utilizar em publicação.

É difícil afirmar com certeza que Círdan é um "erro". Pode ser simplesmente adequado e compatível com o todo da mitologia àquele tempo, da publicação do SdA, por exemplo.



[EDITADO] Essa é do fundo do baú, mas encontrei o link num canto do texto, que só tenho impresso. A notícia é:

http://www.tolkienonline.com/docs/782.html

E o texto encontra-se em

http://www.tolkienonline.com/html/errata.htm
 
Hmm....e devemos considerar Círdan como ele aparece no SdA mesmo sabendo q é um erro de tolkien?
 
Repetindo, não necessariamente é um erro, pois deve ser analisado sob a ótima da mitologia ao tempo da publicação do SdA. E sim, se Tolkien publicou daquele jeito em vida, bom, quem sou eu pra dizer que Círdan não é daquele jeito? :obiggraz:
 
Esquecendo as suposições sobre o motivo da barba de Círdan, mas levando para o lado editorial, Tolkien revisou o SdA mesmo depois de lançado, tanto que depois saíram novas edições com algumas correções, estou certo? Portanto é provável que ele tenha se esbarrado com Círdan durante a revisão mas como Deriel disse, seguindo a mitologia do Legendarium na época, a barba de Círdan poderia não estrar errada e não foi corrigida.
Só me veio algo à cabeça agora: de quando data o texto de Tolkien no Contos Inacabados quando ele fala sobre os príncipes de Dol Amroth, onde cita que todos os elfos são imberbes?
 
Prefiro acreditar que Círdan tem barba, pois consta num livro lançado quando Tolkien era vivo do que no fato de que TODOS os elfos eram imberbes, pois consta em livros lançados de forma incompleta e imprecisa, após a morte do professor.
 
Com certeza não era um erro, pois ele mesmo cita que era um UNICO com barba, se ele tivesse errado teria simplesmente admitido pra td mundo que ele errou, o fato né que a parba representa algo como experiencia, longo tempo de viagens e esperas, grandes preocupações, provavelmente ele existe desde os primeiros elfos, masi ao contrario da maioria dos elfos sempre tinha preocupações e cançaço, a barba é um sinal de experiencia, tambem porque a maioria dos marinheiros que se conhece tem barbas longas (barba negra e etc...). alias, Cirdan tinha uma barba rala um longa?
 
Eu acho que Cirdan é um dos mais sabios personagens que Tolkien criou, ele deixa claro que Cirdan é sabio já na hora em que ele percebeu a grandeza de espírito de Gandalf e lhe entregou um dos Anéis Elficos contradizendo o pensamento dos outros elfos que "adoravam" Saruman. Acho que a barba de Cirdan pode ser uma característica relacionada ao tempo que ele passou em um mundo humano, ou pode ser uma idealização de um "velho" sabio como acontece com Gandalf e tantos outros.
 
eu tbm achu q é bem para dar a idéia de sabio,, tipo o tiozinho dos portos q encinava tds os elfos a fazer td certo, o verdadeiro lider, rigido, porem sem perder a ternura pelos elfos q comandava!
 
Sobre a Idade de Cirdran, realmente, não é provavel, pois é dito que os elfos não sofrem mudanças em suas caracteristicas fisicas depois de um certo ponto.
Tolkien provavelmente fez Círdran com barba para deixa-lo Unico.
Quem sabe, se Círdran tivesse filhos (teve?) a sua casa também poderiam ter barbas. :think:

Talvez, sejá uma caracteristica Unica de Círdran, que despertou em Cuivenen. Não pelo fato de ser antigo, mas pelo Fato de ser um que despertou. E adquiriu caracteristicas Unicas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo