• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morgoth, o mais humano dos Valar

Naum sei vcs, ilustres companheiros, pensam o mesmo q eu: Morgoth, apesar de tudo, eh o mais humano dentre os Valar, pois como os humanos ele tinha os sentimentos de ganancia, ambição e os de ser contrário a simples lei natural das situações.
Se percebemos, poderemos notar q na verdade ele naum eh mau, mas sim tem uma vizão mais totalitarista, mais real das coisas, indiguinando-se com a simples idéia de criar e manter um mundo ideal aos filhos de Erú, e até mesmo os de servir Erú... :wink:

Acho q falta um pouco mais da ótica do lado negro dos livros de Tolkien...
 
Bilbo Baggins disse:
Naum sei vcs, ilustres companheiros, pensam o mesmo q eu: Morgoth, apesar de tudo, eh o mais humano dentre os Valar, pois como os humanos ele tinha os sentimentos de ganancia, ambição e os de ser contrário a simples lei natural das situações.
Se percebemos, poderemos notar q na verdade ele naum eh mau, mas sim tem uma vizão mais totalitarista, mais real das coisas, indiguinando-se com a simples idéia de criar e manter um mundo ideal aos filhos de Erú, e até mesmo os de servir Erú... :wink:

Acho q falta um pouco mais da ótica do lado negro dos livros de Tolkien...

Depende com q tipo de homem vc está comparando. Se o homem do mundo real ou o homem do mundo de Tolkien. Pois Morgoth é q depositou um pouco de si em cada criatura e criou o Mal.

Então, dentro do mundo de Tolkien, se o homem era ganancioso é exatamente por causa desse elemento Morgoth presente em cada um.

Mas sem dúvida, Morgoth amava o mundo e o queria só pra ele. Morgoth era aquela criança mandona q quer tomar conta de todos os brinquedos e não deixa ninguém brincar com eles rsrsrs Não quer dizer q ele não goste dos brinquedos, ele apenas não gosta q outros atrapalhem sua brincadeira!
 
Ele não queria destruir, ele queria para si propio.
Como não lhe era permitido criar como Eru, e lhe foi renegado o dominio sobre a TM, ele então passou a destrui-la e conspurcala.

A ganancia e maleficência na TM partiu dele e atraves de sua influencia e mentiras se espalhou para os habitantes dela.
 
Ele não queria destruir, ele queria para si propio.
Como não lhe era permitido criar como Eru, e lhe foi renegado o dominio sobre a TM, ele então passou a destrui-la e conspurcala.

Mas ele tinha raiva dos elfos e queria destruir tudo q eles produziram, por exemplo, ele simplesmente destruiu Gondolin e foi embora, ele não estabelecia dominio nas areas q conquistava, apenas colocavam uns orcs pra vigiar e pronto, a unica vez q ele populou uma area foi Dor Lomin, pq ele não fez o msmo com Beleriand? Pq ele queria só destruir, por raiva dos elfos pq eles haviam causado sua primeira derrocada
 
Mas eu to entendendo o ponto do Bilbo...

O próprio homem é capaz de atitudes desumanas...

Para conseguir oq quer ele destroi, domina entre várias outras coisas...

Os Elfos vivem em maior harmonia com a natureza e a Terra Média.

O homem, assim como Morgoth, tem o ambito da dominação e a ganhancia do poder. Qdo eu digo homem, não é só o homem da Terra média não...

então Morgoth não seria o mais humanista ou humanitário, mas o mais parecido com o Homem...
 
Pq eles não eram subservientes a ele e pq não foram criação dele.
Por isso ele destruia tudo, pq ele queria tornar as coisas inversas ao proposito de Eru. Mesquinharia, inveja.

Os elfos seriam uma ameaça ao seu dominio supremo na TM pois não o serviam.
Se eles passassem a servir a Morgoth, a prestarlhe obediencia e sujeição, não seriam ameaçados ou destruidos.

Edit: Outra coisa, os Elfos não eram tão gananciosos e pq eles tiveram contato direto com os poderes e foram ensinados por eles (uma boa parcela deles) e mesmo entre elfos havia sim mesquinharia avareza. Maeglin tinha inveja de Tuor e traiu Gondolin, Feanor desgraçou seu povo e seus filhos por orgulho e inveja.

Os homens não tiveram contato direto com os poderes e foram os mais atingidos pela deturpação de Morgoth.
 
Na verdade ele queria "criar" seu mundo. Mas como não podia criar nada a partir do nada, ele queria destruir a terra media pra poder realizar algo através de seus escombros.
 
Ele é parecido com alguns homens pele inveja e ganancia, mas o homem faz isso por dinheiro e ele fazia por poder. :roll:
 
Nenhum Valar era mais parecido com os homens... ao mesmo tempo todos os elementos dos Valar estão associados aos homens.

Morgoth a meu ver era parecido com o mito do Anjo Caído, Lúcifer. Mas mesmo assim, creio que não é o cerne "ser mau" de Morgoth (maniqueismo) que move Tolkien. Morgoth não é mau em seu conceito original. Como Fingolfin disse ele parece uma criança mandona. E uma criança mandona não é má, apenas que não sabe o quão divertido é brincar com outros. E se ela é assim, quem a criou assim?

O ponto é que apesar de tudo, Morgoth é um elemento necessário. É a dissonância. Um mundo perfeito e em harmonia dos elfos é estagnado. Não há mudança, não há renovação. Há sempre a mesma beleza de um por do sol sempre igual, mas não um novo pôr do sol a cada dia. E quão belo é um por do sol depois de uma tempestade, então?

Inquietação, vontade de ser mais do que se é. Sem ganância haveria acomodação. Creio que era isso que Eru viu em Morgoth. Por isso deixou Morgoth continuar a ser criança birrenta.

Mas é apenas UM elemento humano. Há também os elementos dos outros Valar, que também são humanos. Em si, Morgoth não é mais humano que Manwe ou Varda. Onde ele representa impaciência, insatisfação com a "imperfeição" (eu teria feito melhor que esses bocós), Manwe representaria paciência, ponderação, Varda ou outra Vala feminino um sentimento de amor mais romântico, etc.
 
Primula disse:
Nenhum Valar era mais parecido com os homens... ao mesmo tempo todos os elementos dos Valar estão associados aos homens.

Morgoth a meu ver era parecido com o mito do Anjo Caído, Lúcifer. Mas mesmo assim, creio que não é o cerne "ser mau" de Morgoth (maniqueismo) que move Tolkien. Morgoth não é mau em seu conceito original. Como Fingolfin disse ele parece uma criança mandona. E uma criança mandona não é má, apenas que não sabe o quão divertido é brincar com outros. E se ela é assim, quem a criou assim?

O ponto é que apesar de tudo, Morgoth é um elemento necessário. É a dissonância. Um mundo perfeito e em harmonia dos elfos é estagnado. Não há mudança, não há renovação. Há sempre a mesma beleza de um por do sol sempre igual, mas não um novo pôr do sol a cada dia. E quão belo é um por do sol depois de uma tempestade, então?

Inquietação, vontade de ser mais do que se é. Sem ganância haveria acomodação. Creio que era isso que Eru viu em Morgoth. Por isso deixou Morgoth continuar a ser criança birrenta.

É por aí.... E me recordo que no Silma Morgoth parecia odiar mais os humanos que qualquer outro ser por ver neles algo de muito semelhante ao que ele via nele mesmo... Quem sabe as imperfeições humanas não fossem o ponto de identificação que incomodava Morgoth nos edain?
 
Mas os sentimentos de Morgoth, muitas vezes se parecia com o de qualquer humano comum: de ser diferente, de ser notado e de naum se acomodar com aquilo q eh perfeito...
 
Bilbo Baggins disse:
Naum sei vcs, ilustres companheiros, pensam o mesmo q eu: Morgoth, apesar de tudo, eh o mais humano dentre os Valar, pois como os humanos ele tinha os sentimentos de ganancia, ambição e os de ser contrário a simples lei natural das situações.
Se percebemos, poderemos notar q na verdade ele naum eh mau, mas sim tem uma vizão mais totalitarista, mais real das coisas, indiguinando-se com a simples idéia de criar e manter um mundo ideal aos filhos de Erú, e até mesmo os de servir Erú... :wink:

Acho q falta um pouco mais da ótica do lado negro dos livros de Tolkien...

Mas então... se Melkor é o mais humano dos valar, por isso mesmoq ue ele é o mais mal. Como na obra de tolkien os humanos eram visto como seres inferiores (e realmente eram) não tinha melhor comparação a se fazer.
 
Mas sem dúvida, Morgoth amava o mundo e o queria só pra ele. Morgoth era aquela criança mandona q quer tomar conta de todos os brinquedos e não deixa ninguém brincar com eles rsrsrs Não quer dizer q ele não goste dos brinquedos, ele apenas não gosta q outros atrapalhem sua brincadeira!
Se ele amase o mundo não tentaria distorcer ele, mas ele amava o q o mundo poderia proporcionar a ele q era o poder.
Se Morgoth é parecido com nosso lado ruim tentem lembrar q também temos um lado bom por menor q seja então esse lado seria representado pelos outros Valar e o lado bom é o verdadeiro lado humano então os outros Valar no meu ponto de vista serião tão semelhantes com os humanos quanto Morgoth.
E como Bilbo Baggins falou:
Mas os sentimentos de Morgoth, muitas vezes se parecia com o de qualquer humano comum: de ser diferente, de ser notado e de naum se acomodar com aquilo q eh perfeito...
isso é o q deve fazer a diferença de Morgoth para os outros Valar e a semelhança dele com os Homens :mrgreen:
 
Riff disse:
Ele queria destruir o mundo e dominar esse mundo destruido, isso é humano?

Infelizmente sim.


Morgoth era totalmente insano. Insano para criar, para dar a vida. Uma vez que nunca encontrou o fogo secreto, se dedicou à destruir e a macular toda a criação. Se ele não podia criar as coisas do jeito que ele queria, ninguém o faria.

P.S.: Imaginem a raiva que ele não sentiu quando descobriu que Eru tinha presenteado as criações de Aulë com o fogo secreto?
 
Eu concordo com vc Bilbo.
Morgoth, é o único dos Valar que aparentemente possuía defeitos. Todos os outros, eram mostrados como se fossem seres perfeitos, totalmente bons, sem nenhum defeito.
O que Morgoth tinha era ganância, inveja, raiva e ódio. Infelizmente, isso tudo é humano sim.
 
Também concordo. Morgoth é o Vala que tinha características mais humana se fossemos comparar aos outros. Ambição, vontade de ser o dono de tudo, etc são elas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo