• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diferença Entre Tengwar Sindarin e Tengwar Quenya

Deriel

Administrador
Damon Ritter disse:
Existe diferença entre um tengwar sindarin e um tengwar quenya? pelo que vi a diferença entre eles é a mesma entre um Arial e um Times new roman. Alguem sabe me dizer se isso está certo:

http://paginas.terra.com.br/lazer/Balanion/arquivos/balanion.jpg

Bom, antes de mais nada é importante eu esclarecer que Tengwar é um alfabeto, não uma fonte e Tengwar Quenya seria a maneira que se utiliza o Alfabeto Tengwar para se escrever em Quenya.

Existem muitas maneiras de se utilizar um alfabeto Tengwar para se escrever uma língua, mas em geral uma das principais, embora não única, diferença entre Tengwar com Quenya e Tengwar com Sindarin é a posição dos tehtar (sinais de vogais)

Infelizmente não consegui acessar sua URL:

Esta página está fora do ar

Sei que pode ser meio complicado de início, mas estou ás ordens para tentar tirar todas as suas dúvidas :D
 
Ae, eu jah escrevo sindarin ao modo de Beleriand a muuuuito tempo, foi até eu mesmo q fui descobrindo aos poucos, letra por letra... Mas eu ainda não sei praticamente nada sobre akele modo que usa theta, traços em baixo, etc.. Por acaso esse método eh usado somente pra quenya ou pode ser usado no sindarin tb?? E queria q vcs me explicassem bem, tipo, quando eh usada a de beleriand, quando eh usada a outra, onde eh usada a outra, etc.. E ajudava bem se alguém soubesse onde tem um "tutorial" completo da outra(sem ser beleriand) em pdf, doc, etc... :wink:
Vlw...
 
os diferentes modos são usados quando vc quer representar a escrita de diferentes povos... por exemplo... se Tolkien disse que determinado livro continha informações a respeito do Um Anel e foi escrito em alto élfico, vc teria nele o modo tengwar Quenya...
se fosse escrito por senhores da época de beleriand...seria em modo beleriand...

é mais ou menos como o alfabeto que nós conhecemos ( o a,b,c,d,e,....) pra escrever em português, ou inglês ou alemão... as letras são as mesmas... somente muda a ordem e o significado...
 
Ah!!! acho q entendi, os tengwar são representações de fonemas:

mais ou menos como o nosso 'CH' tem som de'X' e o 'CH' em alemão tem som de 'R'

Ou continuo boiando?
 
Damon Ritter disse:
Ah!!! acho q entendi, os tengwar são representações de fonemas:

mais ou menos como o nosso 'CH' tem som de'X' e o 'CH' em alemão tem som de 'R'

Ou continuo boiando?

Acho que é mais ou menos por aí. :)

Por exemplo, em quenya o tengwar "áre" (áze) é chamado "esse" e usado em palavras com dois esses ( :mrgreen: ). Já em idiomas que possuem o som "z" usam "áre" como "z" mesmo.

Acertei, tios? :)
 
Tauraherion disse:
os diferentes modos são usados quando vc quer representar a escrita de diferentes povos... por exemplo... se Tolkien disse que determinado livro continha informações a respeito do Um Anel e foi escrito em alto élfico, vc teria nele o modo tengwar Quenya...
se fosse escrito por senhores da época de beleriand...seria em modo beleriand...

é mais ou menos como o alfabeto que nós conhecemos ( o a,b,c,d,e,....) pra escrever em português, ou inglês ou alemão... as letras são as mesmas... somente muda a ordem e o significado...

Vlw cara... Mas eu ainda tenho uma dúvida... Pq q em todos as armas do filme, no portão de moria, em tudo quanto eh lugar tah em belerinad?? Pq eu sempre achei que a mais conhecida fosse a de beleriand, mas num acho em nenhum lugar ela... Soh acho coisas sobre o outro tipo de escrita(seria mais usada pra quenya??)...

E continua a perguta... Num tem nenhum lugar q eu encontre um "tutorial" completo em .pdf .doc ou qualquer coisa para essas escrita??(sem ser a de beleriand)
 
Hugh Grant disse:
os diferentes modos são usados quando vc quer representar a escrita de diferentes povos... por exemplo... se Tolkien disse que determinado livro continha informações a respeito do Um Anel e foi escrito em alto élfico, vc teria nele o modo tengwar Quenya...
se fosse escrito por senhores da época de beleriand...seria em modo beleriand...

é mais ou menos como o alfabeto que nós conhecemos ( o a,b,c,d,e,....) pra escrever em português, ou inglês ou alemão... as letras são as mesmas... somente muda a ordem e o significado...

Aí Hugh Grant, digo... kado... vou te levar comigo qndo for mudar os adesivos do meu carro 8-) . Os atuais estão escrito de uma forma em simples, com pouca padronização.
 
Qual a diferença do modo beleriand pro atual ? no beleriand nao tem os tehta nao nah ? as vogais sao representadas como letras normais ou sao tracinhos tb em cima das letras ??
 
Thorondil disse:
Ae, eu jah escrevo sindarin ao modo de Beleriand a muuuuito tempo, foi até eu mesmo q fui descobrindo aos poucos, letra por letra... Mas eu ainda não sei praticamente nada sobre akele modo que usa theta, traços em baixo, etc..

Na lição 4 do curso de sindarin do Ardalambion é ensinado um pouco do modo tengwar de Beleriand. Onde eu posso achar mais a respeito? Ou será que aquilo é tudo?

Luciano - BH
 
Bem o que eu sei que mudam são as tehtar, que são os símbolos que representam as vogais, é mais ou menos assim (para a palavra Ancalënion :mrgreen: )

Tengwar Quenya: a - a e i o -
______________ - n c l n - n

Tengwar Sindarin: a - a e i o
______________ n c l n - n

Para escrever alguma coisa tem que saber que sempre as vogais ficam acima das consoantes.
A diferença entre a escrita em Quenya e Sindarin (pelo que eu me lembre) é que em Quenya a leitura começa na consoante (linha de baixo) depois, na mesma coluna você sobe e depois na proxima coluna você começa novamente na linha de baixo e sobe para a linha da vogal e assim por diante. Já no Sindarin é o contrário, voce começa na linha de cima e depois vai fazendo tipo um zigue-zague até o final da palavra....

Saiu meio estranho o exemplo lá em cima... mas espero que tenha entendido! (Por mais complicada que esteja a explicaçao... é só lembrar de trocar a ordem do zigue-zague :lol: )
 
Como eu posso aprender o modo Beleriand?

Onde eu posso achar mais a respeito? Ou será que aquilo é tudo?

Eu achei um site aqui que explica sobre a Tengwar Beleriand, onde tem as letras do alfabeto e explica (resumidamente) como escrever nesse modo. A única coisa é que o site é casteliano, mas da pra entender normal :mrgreen:

Mas só uma explicação, enquanto o Tengwar Sindarin e Quenya usam os tehtar para as vogais, no modo Beleriand cada vogal possui uma letra!

O site é o seguinte:
http://lambenor.free.fr/tengwar/belerian.html
 
Bem...
Tengwar eh o alfabeto como vc disse...
Tengwar Quenya eh esse alfabeto usado para escrever em quenya presumo eu...
e sindarim eh uma lingua quase igual ao quenya...
www.duvendor.hpg.com.br
lah fala sobre tudo isso... =PP
bjuss =***
 
Dexa eu ver c entendi... os Tengwar saum usados em todas as linguas (d formas diferentes) ateh mesmo na lingua negra d mordor?
Onde axo uma fonte pra PC decente das tengwar?
 
tem uma história também dessa diferença entre Quenya x Sindarin de que as tehtar, no Sindarin, vêm sempre sobre sobre a consoante que a procede, em vez do contrário, o + comum, como usado no MTP. Está correto isso? Acho que foi nos Apêndices de SdA que eu li...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo