• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nomes de Istari

Thorondil

Usuário
Ae, de onde saem os nomes dos magos do SdA?? Seria do sindarin, seria do quenya?

E eu tb queria sabê como se monta um nome de mago... :wink:
 
Acho que o nome dos Istari seria feito pelo o quenya, mas... :roll:
Pergunte para outro, etc.
 
Gandalf é um nome nórdico parece, quer dizer "elfo do cajado". Saruman eu não me lembro, mas parece ser uma tradução do Westron em uma língua antiga européia (Inglês Velho tlz?). Radagast segue a mesma linha de Saruman. Alatar e Pallando são nomes em Quenya, mas o significado é obscuro, além de eu não me lembrar do possível significado no momento. :roll:
 
Gandalf não era o nome dele e sim como ele era chamado. Seu nome Olórin é um nome em alto élfico.... uma tradução do que ele era chamado em Valarin. Tem a ver com sonhos, visão limpa... etc.

O Contos Inacabados dedica uma bos parte de seu capítulo Istari a desvendar esse tema. Dá uma conferida ! :wink:
 
isso pra não falar dos nomes em sindarin deles: Mithrandir e Curunír.

creio que os nomes originais eram em quenya, mas conforme eles vagavam pela terra-média iam adaptando esses nomes à lingua da região...
 
Se a questão era saber os nomes em Quenya, são Olórin, Curumo, Aiwendil, Alatar e Pallando. Se os nomes Gandalf, Saruman e Radagast são correspondentes em sentido com os em Quenya, até onde eu lembre não são.

Para fazer um nome de mago, pense em alguma coisa que o caracterize. Olórin era por causa das visões e claridade de pensamentos que ele trazia com sua presença. Curumo era devido à habilidade que ele tinha (era um Maia de Aulë). Aiwendil era por que Radagast tinha muita afinidade com os pássaros. Alatar e Pallando são difíceis de achar o significado, mas Pallando tem o mesmo radical de Palantír aparentemente, o que pode significar que ele via longe. O importante é a personalidade.
 
Slicer disse:
Se a questão era saber os nomes em Quenya, são Olórin, Curumo, Aiwendil, Alatar e Pallando. Se os nomes Gandalf, Saruman e Radagast são correspondentes em sentido com os em Quenya, até onde eu lembre não são.

Para fazer um nome de mago, pense em alguma coisa que o caracterize. Olórin era por causa das visões e claridade de pensamentos que ele trazia com sua presença. Curumo era devido à habilidade que ele tinha (era um Maia de Aulë). Aiwendil era por que Radagast tinha muita afinidade com os pássaros. Alatar e Pallando são difíceis de achar o significado, mas Pallando tem o mesmo radical de Palantír aparentemente, o que pode significar que ele via longe. O importante é a personalidade.

Valew aí em cara :wink: Eu imaginava que era desse jeito que você falô mesmo... Esses significados que você disse aí são tirados ddo quênya neh...?
 
Slicer Ð disse:
Se a questão era saber os nomes em Quenya, são Olórin, Curumo, Aiwendil, Alatar e Pallando. Se os nomes Gandalf, Saruman e Radagast são correspondentes em sentido com os em Quenya, até onde eu lembre não são.

Corrigindo: os nomes em Quenya de Pallando e Alatar são respectivamente Morinehtar e Roméstamo, sendo que Pallando e Alatar são nomes em sindarin, não necessariamente traduções de Morinehtar e Roméstamo.

Morinehtar significa "darkness-slayer" (matador das trevas)

Roméstamo significa "east-helper" (auxiliador do leste)

Pallando, se não me falha a memória, pode ser "far-travelling one" (viajante de terras distantes)

Alatar pode ser "after-comer", (aquele que vem depois).

Acho que é isso que eu me lembre :think:
 
Recorrigindo: Os nomes Alatar e Pallando são, como é demonstrado pela sua estrutura gramatical, e também pelos nomes que os acompanham, tanto dos outros Istari (que são citados como Olórin, Curumo e Aiwendil) como dos Valar (Manwe, Varda e Orome) no ensaio apresentado no Contos Inacabados, de fato, substantivos próprios em Quenya. Os nomes Morinehtar e Roméstamo aparecem no HoME XII, Peoples of Middle-earth, e lá é dito por CT que estes foram criados provavelmente pois Tolkien se esqueceu que já havia os nomeado em outro ensaio (se referindo explicitamente ao apresentado no Contos Inacabados).


Cuio mae!
 
Eu já li inteiro, mas me lembro apenas "por cima". É claro que a parte lingüística, sendo minha especialidade, tomou atenção especial. Mas em termos de história que eu me lembre não adicionou nada.
Via de regra, utilize o Contos como ponto inicial sobre qualquer discussão sobre os Istari.


Cuio mae!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo