• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Balrog tem ou não asas?

Gildor disse:
Balrogs não eram gigantes, PJ exagerou. Eles eram apenas grande guerreiros, mais altos que a média de altura dos elfos. 8-)
Qual era a altura média dos elfos pra eu ter uma base da altura de um Balrog?
 
Valeu Gildor! Poxa, calculando que um Balrog tenha uns 3 metros de altura já era bem amedrontador.

Aquele de Moria no filme parecia ter uns 5... 6 metros.
 
puts.....isso é um dúvida tão grande q em 1 dia já se foram três paginas postadas 8O
Eu tbm axo q tem asas mas n voa....ué...mas agora q vi gente falar q as sombras em formato de asas eram por causa do fogo eu fiquei em duvida... :o?:
passo essa...
 
Pela MINHA INTERPRETAÇÃO (tudo se baseia na interpretação PESSOAL de cada um).
Pelo menos aquele Balrog de Moria, deveria ser bem alto (uns 4 metros).
As sombras eram como asas, mas asas mesmo não tinha.
Pois ele é descrito como fogo e sombras.
Imagino essas asas como um manto de sombra esvoaçante. Mas não eram asas físicas.

Mas é isso... É MINHA IMAGINAÇÃO, e não adianta mais 50 anos de discussões sobre se tinham asas ou não, depende da imaginação de CADA UM QUE LEIA O LIVRO.
 
Dittíssmo.

Mas eu mesmo assim acho que têm asas, e nem que o Tolkien baixe em seção mediúnica eu desisto dessa idéia.
 
o meu tem asas...segue a citação ipsis literis do trecho:

"O balrog não fez sinal de resposta. O fogo nele pareceu se extinguir mas a escuridão aumentou. Avançou devagar para a ponte , e de repente saltou a uma enorme altura,e suas asas se abriram de parede a parede, mas ainda se podia ver Gandalf (...)

retirado da página 344, capítulo "A ponte de khazad-dûm" do livro Senhor dos Anéis da Martins Fontes (aquele com os Argonath na capa).
 
O que faz a gente pensar o contrário é a frase do livro original que o Maglor postou 'like two vast wings'.

Bom, vai saber né? :obiggraz:
 
É, mas infelizmente, eu não vi nenhum desenho do Tolkien mostrando um Balrog para tirar as nossas duvidas.
Eu, por aquela passagem no SdA, achos que pelo menos o de Moria tinha.
 
Bom, eu considero o termo "like two vast wings", ou "como duas asas vastas(grandes)"...Eu imagino o Balrog com sombras esvoaçantes e bruxuleantes seguindo os padrões de variação de formas provenientes da penumbra do fogo(quem já virou a noite acampando em volta de uma fogueira sabe do que eu estou falando). No entanto, como ele era "feito" de fogo e sombras ele teria controle sobre estas sombras podendo estica-las e encolhe-las, como uma espécie de "tecido vivo", o efeito seria muito mais ameaçador do que asas com substância real. Se alguem aqui já jogou o R.P.G Vampire, mais específicamente, com um clã de Vampiros chamado "Lasombra"(criatívo, né?) e sabe como eles manipulavam as sombras(dãããã!!!), tem uma boa idéia das possibilidades desta capacidade de "Manipulação Sombria". Mas asas mesmo, voar...Hum acho que não...Mas como foi dito anteriormente, depende da imaginação de cada um, partindo da premissa que o próprio Tolkien não foi absoluto nessa questão...

Quanto ao tamanho do Balrog de Moria, fico em uns 3mts e pouco... Sabe como é, morador grande, sombrio , casa enorme e sombria...No prórpio filme ele dá uma demosntração de "como fazer uma parta instantânea tamanho GGGGGG(ou BBBBBB)"

Essa é a minha opinião, apenas isso.


Buliwyf, filho de Hygilliak, amigo dos anões
 
A comparação com o Lasombra é válida, é mais ou menos essa a noção de sombras manipuláveis em forma de asas.

Mas eu repito o que eu falei na página anterior: tentem desconsiderar a passagem de Moria, e o que sobra é vazio, nenhum argumento sequer que sustense a possibilidade das asas. :mrgreen:
 
E mesmo assim Gildor, na passagem de Moria. Ele nem fala "abriu suas asas", alias o Taura postou desse jeito...

Esta la "como duas asas"... e pra mim, isso ja desvalida ate a passagem de moria, pois mesmo ali não tem nada dizendo sobre ele ter asas fisicamente falando.
 
Isso eh q eh discurção...

O q eu pude concluir eh q eles realmente não tem asas, mas podem moldar suas sombras p/ ficar com forma de asas (o deixando mais amedrontador), quanto a questão dele voar ou não p/ mim não tem muito significado, pois talvez os Balrogs (pelo menos um ou dois) tivessem poderes para voar mesmo sem asas (ou não?)....
 
Esta la "como duas asas"... e pra mim, isso ja desvalida ate a passagem de moria, pois mesmo ali não tem nada dizendo sobre ele ter asas fisicamente falando.
Exatamente esse o ponto, Ugluk. O argumento que os caras mais usam nem é um argumento por inteiro, é dúbio. E tirando isso não sobra nada, nada. :mrgreen:
 
Só sobra a comcepção de eles criarem uma pseudo asa apartir das sombras que envolvem todo o corpo. :mrgreen:
 
Hum.... qual seria a extensão das paredes naquele local? Se ele abriu suas asas de parede a parede... hum... fica bem difícil que elas sejam de verdade, já que considerando que as paredes tenham uma extensão razoável e o balrog tendo no máximo 3 metros, as asas apenas atrapalhariam o combate, além de não servirem para voar...
 
Guilbor disse:
Skylink disse:

:clap:
Isso aí.

O Balrog se hospedou por lá pra fugir da punição e ficou escondidinho e tals mas se ele precisasse passar por uma porta menor ele num ia pensar duas vezes pra alargar a passagem. :mrgreen:

Ae vem uns anões e cavam fundo demais
O que nos leva a outra pergunta... as portas de Moria não estavam destruidas , ele entrou por onde então??
:P

E Balrogs não tem asas... pelo menos pra mim :roll:
 
Isso aqui é item de GLIND, portanto não vou mais discutir a respeito da existÊncia ou não delas...
concordo que na primeira passagem do texto, Tolkien escreveu que a escuridão era como duas grandes asas...
mas na parte que eu postei em negrito retirada igualzinha do livro e que vcs não devem ter lido ele diz "abriu suas asas de parede à parede" sem mencionar o fato de ser uma cortina de fumaça ou não... e pra mim isso é a prova de que ele tinha mesmo asas...
se por um lado vcs usam o argumento de que não é falado em nenhum outro lugar que ele tinha asas, eu rebato usando o mesmo argumento...ele tb não falou que não tinha!

enfim, eu me sinto mais confortável em imaginar um demônio de fogo com duas asas negras como a noite.
 
E a questão não é o "meu balrog", porque os balrogs são criação de Tolkien. Os balrogs são de Tolkien e de mais ninguém. O que nós fazemos nesse tipo de discussão é discutir o que Tolkien imaginou e escreveu. E os balrogs não têm asas.

Os Balrogs sao criacao de Tolkien. Mas a maneira como eu os imaginei é so minha. A minha interpretacao. Tolkien poderia descrever em detalhes o bicho, se esforcando para q todos tivessem a mesma imagem qd lessem e ainda assim cada um iria imaginar de um jeito diferente. É a mesma coisa qd alguem tenta se descrever pelo mIRC. Por mais q vc se esforce, a pessoa NUNCA te imagina do jeito q vc é.

A importancia do q ele imaginou e escreveu acaba a partir do momento em q eu estou satisfeito com o q eu imaginei. Pq se ele criou Balrogs sem asas, me desculpe, mas sou mais os meus. 8-)

E isso nao é um pensamento egoista ou pretensioso. É apenas uma interpretacao pessoal de um leitor casual, q nao se aprofunda muito na discussao simplesmente por entender q a unica pessoa q poderia elucidar o assunto nao esta mais entre nós.

:wink:

Mas se for para discutir o q ele imaginou, entao eu vou ter q dar o braco a torcer. Ainda mais depois de ler o link q o JilDORR postou... pela analise dos fatos eles nao tiham asas...os maricas...
 
Mas a nossa discussão tem que se manter no âmbito da obra de Tolkien. Eu concordo que cada um tem a sua visão própria da literatura, e pode usar sua imaginação à vontade, só que quando discutimos a obra de alguém, temos que nos manter no que essa pessoa disse, afinal, a obra é dela.

E vejam bem, imaginar um balrog com "asas" só é errado se forem asas materiais, como asas de pássaros que permitem vôo. As asas do balrog não eram assim. Ele tinha uma aura de medo, que fazia parte da capacidade sub-criativa dele, que se manifestava na forma de sombras terríveis. Ele estava diante de oponentes, e dentre eles estava um maia, da sua ordem, um inimigo poderoso. Quando dizem que "as asas deixa ele mais amedrontador", claro que deixa, por isso o balrog expandiu suas sombras pelo salão, para que sua aparência e o terror que ele causou fosse ainda mais terrível. Mas "asa" propriamente não tinha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo