• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Será que só Eru poderia criar vida?

Então, para os seres da Terra-Média serem livres teriam que passar por uma experiência aterradora? Como a quase morte, por exemplo?
Ou não tem nada haver?
Eru só viu que eles iam se f*der e resolveu que eles podiam pensar?
Tô meio confuso. :o?:
Maus aí. :oops: Eu li o Silma faz tempão.

Ceblanth :mrgreen:
 
Então quer dizer que para alguém se "Libertar" tinha que passar por alguma expêrinencia terrível, como a morte por exemplo?
Então Eru era um tremendo dum masoquista.
Esperava as pessoas sofrerem para só depois ajudá-las?
Caraca. A Terra-Média tem um Deus Masoquista. 8O

Ceblanth :mrgreen:
 
acredito q os valar tb podem criar vida um axemplo e Aulë c/ os naoes e outro e melkor coms dragões, eles foram criados e naum corrompidos como os orcs e as aranhas(maiar corrompidos) :o?:
 
Então quer dizer que para alguém se "Libertar" tinha que passar por alguma expêrinencia terrível, como a morte por exemplo?
Então Eru era um tremendo dum masoquista.
Esperava as pessoas sofrerem para só depois ajudá-las?
Caraca. A Terra-Média tem um Deus Masoquista.

Não é bem isso...
O que aconteceu foi q Eru se compadeceu, não só dos anões, mas tb de Aulë q amava suas criaturas e queria q elas compartilhassem do mundo criado pelas canções. Aulë teria batido o martelo, mas isso teria lhe doído mto...
De certa forma é como se Eru desse "vida" aos anões como sendo um "presente" p/ Aulë, da mesma forma que ele fez com Yavanna e seus Ents
 
Tava pesquisando as raças e personagens na página da Valinor e Eru não aparece em nada.
Afinal que raça ele é?
Ou não é de raça nehuma? Tipo, ele é só energia?
To confuso.

Ceblanth :mrgreen:

Ps: Maus pelos dois posts. :oops:
 
Eru é o único, não tem raça e nao da pra afirmar que ele seja so energia, mas vc poderia defini-lo simplesmente como deus, ja que ele criou tudo o que existe ( no mundo descrito por Tolkien )
 
Tarminyatur disse:
acredito q os valar tb podem criar vida um axemplo e Aulë c/ os naoes e outro e melkor coms dragões, eles foram criados e naum corrompidos como os orcs e as aranhas(maiar corrompidos) :o?:

Dragões eram criaturas corrompidas, que além de terem um espirito implantado em seu corpo, carregavam uma grande quantidade da essência de Morgoth. Aulë não deu vida aos anões. O Sky se confundiu, eu acho... se não me engano, Aulë que viu que os anões começaram a implorar para que ele não fizesse isso, e percebeu que seu desejo havia sido atendido, pela compaixão de Eru.
 
Quanto aos anões fugirem do martelo: eu acho q Eru passou a chama para eles enquanto conversava com Aulë, mas este só percebeu o q Eru tinha feito qdo viu q os anões fugiaram por vontade propria.
 
Skywalker disse:
Jogando lenha na fogueira... no Silmarillion diz que, quando Aulë ergueu seu martelo para destruir os anões, Eru percebeu que estes tinham vontade própria, pois eles imploraram por perdão, em vez de abaixar a cabeça e falar "Ai!"... será que a Chama Imperecível pode ser passada de uma forma implícita? Nesse caso, Eru viu que eles tinham vontade e só confirmou a Chama, pois eles já a possuíam...

Ah... eu interpreto diferente. Eru não percebe que eles têm vida, ele mostra para Aulë que os anões têm vida. Ele próprio deu vida aos anões, pro reconhecimento do amor e das boas intensões de Aulë. Ilúvatar deu a vida e explicou a Aulë isso, quando este ia matar os anões. Eles se encolheram porque já eram vivos propriamente.
 
concordo com o que vc disse maglor, qto aos anões terem ganho vida sem o conhecimento so Aule; mas ainda tenho dúvidas sobre os Valar não poderem criar vida.

afinal, só porque o que eles criaram em geral já estava na Canção antes da criação de arda não quer dizer que eles não deram vida a seres como Ents, águias gigantes e etc , na minha opinião...
 
Anna, o Silma é claro quando fala isso. Melkor buscou a Chama Imperecível pelos recônditos do Vazio porque ele invejava Ilúvatar e suacapacidade de poder criar, e ele mesmo queria poder criar seres que serviriam a ele. Mas isso ele era incapaz, e então ele deturpou o que Ilúvatar havia feito e transformou em orcs, que seriam seus servos sim, mas não de sua criação.

Os Ents são, provavelmente, casos diferentes. Os Ents parecem estar para Yavanna como os anões estão para Aulë - Ilúvatar deu vida, alma, aos dois. Já as águias parecem que não, eram animais mesmo. Mas isso é discutível, sabemos com certeza que ainur elas não eram.
 
...

Os dragões são seres corrompidos de quem? Que ser foi "base" para sua criação?
As águias de Manwë (aquelas q falavam e etc.) tinham vontade própria? pois pelo q vcs dizem elas naum deviam ter jah elas teriam sido "criadas" por Manwë...
 
Os dragões deviam ser deturpações de lagartos, jacarés, proto-dinossauros, sei lá. E devem ter consumido muito de Morgoth, não deve ter sido fácil "fazer" um dragão.

E as águias tinham "vontade" na medida em que podiam escolher o que era melhor para elas. Podiam decidir se ajudariam os anões presos nas árvores pelos lobos e orcs, ou se carregariam aquele mago mais uma vez, por exemplo. Mas como eram servos de Manwë, elas necessariamente era boas, no sentido de que nunca serviriam a Morgoth ou a Sauron. Do mesmo jeito que os orcs eram essencialmente "maus".
 
Maglor disse:
Anna, o Silma é claro quando fala isso. Melkor buscou a Chama Imperecível pelos recônditos do Vazio porque ele invejava Ilúvatar e suacapacidade de poder criar, e ele mesmo queria poder criar seres que serviriam a ele. Mas isso ele era incapaz, e então ele deturpou o que Ilúvatar havia feito e transformou em orcs, que seriam seus servos sim, mas não de sua criação.

Os Ents são, provavelmente, casos diferentes. Os Ents parecem estar para Yavanna como os anões estão para Aulë - Ilúvatar deu vida, alma, aos dois. Já as águias parecem que não, eram animais mesmo. Mas isso é discutível, sabemos com certeza que ainur elas não eram.
Acho que os Ents e Aguias se encaixam na mesma situação: eram seres concebidos originalmente pelos Valar (arvores e águias) que por algum motivo obscuro (talvez um representante-protetor para cada Vala, um animal para Manwe, para vigiar a Terra-Média; Os Ents para guardar as florestas de Yavanna; Os Anões para proteger as montanhas, etc...) receberam a chama da vida de Eru, apesar de terem sido criações de outros Valar. Bom, eu acho...
 
Mas Tolkien refuta a existência de alma nas águias no ensaio sobe os orcs.

Olha o trecho:
"O mesmo tipo de coisa pode ser dito de Huan e as águias: eles aprenderam uma linguagem à partir dos Valar – e elevaram-na a um nível superior – mas eles ainda não tinham fëa."

Os ents, pelo que diz o Silma, têm espíritos sim, mas as Águias seriam só alterações feitas por Manwë dos animais de Yavanna. Na prática eles são animais com raciocínio elevado.
 
Maglor disse:
Olha o trecho:
"O mesmo tipo de coisa pode ser dito de Huan e as águias: eles aprenderam uma linguagem à partir dos Valar – e elevaram-na a um nível superior – mas eles ainda não tinham fëa."

Os ents, pelo que diz o Silma, têm espíritos sim, mas as Águias seriam só alterações feitas por Manwë dos animais de Yavanna. Na prática eles são animais com raciocínio elevado.

Concordo plenamente Maglor, mas agora uma coisinha tá me encascudando...

Silmarillion MF, pag 43

"Quando os filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar ..."

Os espíritos misturados aos Kelvar seriam os Ents e consideramos q eles tem fëa. Mas então q diacho são esses espíritos nos olvar...
 
Então quer dizer que para alguém se "Libertar" tinha que passar por alguma expêrinencia terrível, como a morte por exemplo?
Então Eru era um tremendo dum masoquista.
Esperava as pessoas sofrerem para só depois ajudá-las?
Caraca. A Terra-Média tem um Deus Masoquista. 8O

Eu sou sádico, mas só um pouquinho... Masoquista é quem gosta e sofrer... :lol:

Brincadeiras a parte, a vontade das águias era a vontade de Manwe, e a dos ents era preservar o trabalho de Yavanna. Não eram seres dotados de vontades próprias. Os anões desviaram do machado como afronta, não sei se as águias procederiam de igual modo se fosse da vontade de Manwe que elas deixassem de existir.

Os eldar, os edain e os naugrin agiam por determinação própria... E sim, eles tinham a dádiva do egoísmo... :lol:
 
Fingolfin, "espíritos para andar entre os kelvar e olvar", eram os espíritos dos ents, para caminhar e proteger os animais e plantas. Não que os animais e plantas possuíssem alma.
 
Maglor disse:
Fingolfin, "espíritos para andar entre os kelvar e olvar", eram os espíritos dos ents, para caminhar e proteger os animais e plantas. Não que os animais e plantas possuíssem alma.

Hum... nunca interpretei dessa maneira. Claro q não acho q animais e plantas tenham alma, apenas interpretava como, kelvar com alma = ent, olvar com alma = bom, não tinha pensado nisso ainda rsrsrs por isso veio dúvida no post anterior.

mas dúvida esclarecida.

Eru disse:
Brincadeiras a parte, a vontade das águias era a vontade de Manwe, e a dos ents era preservar o trabalho de Yavanna. Não eram seres dotados de vontades próprias.

Peraí, os Ents tinham vida e vontade própria sim, não?

Os ents estão inclusos entre as raças viventes .... olha a musiquinha heheh

Aprende a lição dos seres viventes
Nomeie primeiro os quatro povos livres
Os filhos dos Elfos que são os mais velhos
O Anão cavador das casas escuras
O Ent da terra, da idade dos montes
O Homem Mortal, senhor dos cavalhos


só uma brincadeirinha já q barbávore começa a falar dos animais depois na mesma musiquinha.
 
Peraí, os Ents tinham vida e vontade própria sim, não?

Os ents estão inclusos entre as raças viventes .... olha a musiquinha heheh

Eles estavam vivos sim, como até um cachorrinho está vivo...

A vontade deles era a vontade de Yavanna... A missão deles já estava estabelecida quando do seu nascimento, a de serem pastores de árvores...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo