• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em qual obra mostra que os Elfos possuem orelhas pontudas?

Por favor, alguem sabe me dizer?

Em qual obra de Tolkien é explicado isso?
Eu já li os livros e não vi nenhuma explicação de que os Elfos possuem orelhas pontudas...

:?
 
Não lembro bem, mas acho q nunca foi escrito q os elfos tinham orelhas pontudas. O mais perto disso foi "orelhas em forma de folha", q Tolkien escreveu acho q numa carta.
 
O único lugar onde Tolkien entra no assunto é num livro: The Lost Road, da coleção History of Middle-Earth. O trecho original do livro é esse:

"Las (1)
*lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"
 
ahum.. sabe que é uma boa pergunta :think:

sempre imaginei eles com orelhas pontudas.. não tanto
quanto o Spock, mas mais afinadas na parte superior.

será que não tem essa descrição na sociedade do anel? =/
estou só com o RdR aqui.. akk :?
 
Só traduzindo pro pessoal:

"Las (1)
*lasse 'folha': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'queda-das-folhas, outono', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Verdefolha' (Nome gnômico de Laurelin). (Alguns acham que esta está relacionada com a próxima
[entrada, que o Gildor não postou aqui. :mrgreen: ] e à *lasse 'orelha'. As orelhas quendianas eram mais pontudas e em forma de folhas do que [as humanas].)"

Esse é um trecho do Etimologias, o mais completo compêndio sobre as línguas élficas escrito pelo próprio Tolkien.

Gnomos é como os Noldor eram chamados nos estágios mais primitivos do legendário, embora a língua gnômica mencionada aqui seja o nome antigo do noldorin, que acabou virando sindarin mais tarde.
 
Tilion disse:
Só traduzindo pro pessoal:

e à *lasse 'orelha'. As orelhas quendianas eram mais pontudas e em forma de folhas do que [as humanas].)"

Esse é um trecho do Etimologias, o mais completo compêndio sobre as línguas élficas escrito pelo próprio Tolkien.

Gnomos é como os Noldor eram chamados nos estágios mais primitivos do legendário, embora a língua gnômica mencionada aqui seja o nome antigo do noldorin, que acabou virando sindarin mais tarde.

Agora sim faz sentido...
Valeu pessoal!
 
deathie disse:
ahum.. sabe que é uma boa pergunta :think:

sempre imaginei eles com orelhas pontudas.. não tanto
quanto o Spock, mas mais afinadas na parte superior.

será que não tem essa descrição na sociedade do anel? =/
estou só com o RdR aqui.. akk :?

Não... no Sda, não fala sobre a forma das orelhas élficas... acho que o que menciona, é a grande capacidade auditiva dos elfos...
 
Skylink disse:
acho que o que menciona, é a grande capacidade auditiva dos elfos...

Mas isso não tem ligação nenhuma com o formato das orelhas... do contrário, os elfos teriam olhos enormes também, pois eles conseguiam enxergar mais longe que todos os outros....
 
Única coisa que me lembro é sobre as orelhas em forma de folha. :)
Acho que o 'pontudo' mesmo, é obra de PJ...
Mas não sabemos tudo....
 
Dracolithos disse:
Única coisa que me lembro é sobre as orelhas em forma de folha. :)
Acho que o 'pontudo' mesmo, é obra de PJ...
Mas não sabemos tudo....
Folhas tem a ponta destacada, não é? :)

Em quase todas as ilustrações clássicas, elfos tem orelhas pontudas. Os elfos do RPG também tem orelhas pontudas. Assim, não é "obra do PJ". 8-)
 
Os elfos E os hobbits tinham orelhas pontudas SIM, apesar dos pequenos as terem apenas 'levemente'. As orelhas de Elfos estão descritas em um livro: The Lost Road, da série History of Middle-Earth. O trecho original do livro está abaixo:

"Las (1)
*lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"

As orelhas "apenas levemente pontudas" dos hobbits é que são descritas nas Letters de Tolkien: " I picture a fairly human figure, not a kind of 'fairy' rabbit as some of my British reviewers seem to fancy: fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown). The feet from the ankles down, covered with brown hairy fur. Clothing: green velvet breeches; red or yellow waistcoat; brown or green jacket; gold (or brass) buttons; a dark green hood and cloak (belonging to a dwarf)."
 
engraçado que nunca pensei nisso... mas por algum motivo, acho que já está enraizado nas nossas cabeças. mesmo se o tolkie não tivesse escrito nada, acredito que eu já os imaginaria com orelhas pontudas (o que pode ser considerado verdade, já que eu não conhecia o trecho q o gildor postou aqui...)

Gnomos é como os Noldor eram chamados nos estágios mais primitivos do legendário, embora a língua gnômica mencionada aqui seja o nome antigo do noldorin, que acabou virando sindarin mais tarde.

sindarin vem dos noldor??? pensei que sindarin era a língua dos elfos cinzentos, que nunca viram a luz das árvores de valinor... e os noldor são altos-elfos, não??
 
Tem a danada da Letter, descrevendo os Hobbits, que a meu ver é a melhor prova das orelhas pontudas:

JRRT - Letter #27 disse:
"I am afraid, if you will need drawings of hobbits in various attitudes, I must leave it in the hands of someone who can draw. ... I picture a fairly human figure ... fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown)."
 
Anna Cwen disse:
engraçado que nunca pensei nisso... mas por algum motivo, acho que já está enraizado nas nossas cabeças. mesmo se o tolkie não tivesse escrito nada, acredito que eu já os imaginaria com orelhas pontudas (o que pode ser considerado verdade, já que eu não conhecia o trecho q o gildor postou aqui...)

Gnomos é como os Noldor eram chamados nos estágios mais primitivos do legendário, embora a língua gnômica mencionada aqui seja o nome antigo do noldorin, que acabou virando sindarin mais tarde.

sindarin vem dos noldor??? pensei que sindarin era a língua dos elfos cinzentos, que nunca viram a luz das árvores de valinor... e os noldor são altos-elfos, não??
Eu também acho que estamos tão acostumados a ouvir falar em elfos de orelhas pontudas, que já nem questionamos mais onde vimos isso na obra de Tolkien... :mrgreen:
Mas de qualquer forma, os elfos nórdicos (de onde eu tenho a ligeira impressão que os elfos de Tolkien foram originalmente baseados) tinham orelhas pontudas, mas tinham uma descrição mais de "duendes", bem diferente da dada por Tolkien.
 
Anna Cwen disse:
Gnomos é como os Noldor eram chamados nos estágios mais primitivos do legendário, embora a língua gnômica mencionada aqui seja o nome antigo do noldorin, que acabou virando sindarin mais tarde.

sindarin vem dos noldor??? pensei que sindarin era a língua dos elfos cinzentos, que nunca viram a luz das árvores de valinor... e os noldor são altos-elfos, não??

De fato o sindarin é a língua dos elfos-cinzentos, na fase mais tardia do legendário.
Tolkien alterou muito essa questão das línguas, tanto quanto ao nome delas como a que raça falava qual.

Por mais estranho que possa parecer, o sindarin (na época em que era chamado de noldorin) era o idioma dos Noldor (na época, Gnômos) nos estágios mais antigos do legendário e da evolução da etimologia das línguas élficas.
 
Deriel disse:
Tem a danada da Letter, descrevendo os Hobbits, que a meu ver é a melhor prova das orelhas pontudas:

JRRT - Letter #27 disse:
"I am afraid, if you will need drawings of hobbits in various attitudes, I must leave it in the hands of someone who can draw. ... I picture a fairly human figure ... fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown)."
Ou seja, não só Elfos têm orelhas pontudas, como Hobbits também...
 
Máscara Negra disse:
Deriel disse:
Tem a danada da Letter, descrevendo os Hobbits, que a meu ver é a melhor prova das orelhas pontudas:

JRRT - Letter #27 disse:
"I am afraid, if you will need drawings of hobbits in various attitudes, I must leave it in the hands of someone who can draw. ... I picture a fairly human figure ... fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown)."
Ou seja, não só Elfos têm orelhas pontudas, como Hobbits também...
os hobbits tem a orelha levemente pontuda...

e eu juro que tinha feito a mesma citação que o Deriel nesse tópico ontem...
 
Máscara Negra disse:
Deriel disse:
Tem a danada da Letter, descrevendo os Hobbits, que a meu ver é a melhor prova das orelhas pontudas:

JRRT - Letter #27 disse:
"I am afraid, if you will need drawings of hobbits in various attitudes, I must leave it in the hands of someone who can draw. ... I picture a fairly human figure ... fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown)."
Ou seja, não só Elfos têm orelhas pontudas, como Hobbits também...

Sim, basicamente como mostra no filme (ali no comecinho, em Bolsão, Bilbo fazendo chá pra Gandalf).

Elfos e Hobbits tinham orelhas levemente pontudas, de alguma forma lembrando a a folhas (nada Spockiano, please!!), com os Hobbits tendo essa característica menos pronunciada.
 
Olha é o seguinte em primeiro lugar: os elfos do rpg só tem a orelha pontuda por causa dos contos de Tolkien e não o contrário... Os hobits tem sim orelhas levemente pontudas (mas isso não era uma regra),ou seja em algus isso era imperceptivel. Se Tolkien escreveu isso ou deixo de escrever não faz a menor diferença, pios ele não pecisava escrever. É bom lembrar que o unico ser que ele criou são os hobits, os elfos, anões e dragões sempre existiram na mitologia europeia des de a idade média, ou sejá não foi tolkien que criou os elfos...
 
soh faltava o PJ ter colocado os elfos q nem dumbo...
rs, po essa coleção HoME nunca saira no brasil nao? ou alguem sabe um site americano mesmo q tenha?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo