• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caminhos para atravessar as montanhas

Cildraemoth

Usuário
Por que Gandalf e Aragorn nem sequer consideraram cruzar as Montanhas por aquele caminho que Gandalf, Bilbo e os Anões começaram a fazer em O Hobbit? Essa passagem não é nem sequer mencionada em O Senhor dos Anéis, nem no início da jornada nem depois de serem impedidos de atravessar a passagem perto do monte Caradhras...
 
boa pergunta, talvez pq fosse mais provavel encontrar mais aliados e menos inimigos, porque devemos lembrar que Sauron tambem atacou Mirkwood e Erebor, logo se tivessem seguido pelo caminho que os anoes fazem no Hobbit é bem provavel que tivessem dado de cara com um exercito de orcs ou na travessia pela montanha ou no meio do caminho ate mordor.
e tambem se eles tivessem seguido pelo caminho dO Hobbit nao poderiam ajudar Rohan ( que Gandalf sabia estar em perigo por causa de Saruman ) e nao poderiam chegar a Minas Tirith, por que estariam do outro lado do rio.
 
ex disse:
Por que Gandalf e Aragorn nem sequer consideraram cruzar as Montanhas por aquele caminho que Gandalf, Bilbo e os Anões começaram a fazer em O Hobbit? Essa passagem não é nem sequer mencionada em O Senhor dos Anéis, nem no início da jornada nem depois de serem impedidos de atravessar a passagem perto do monte Caradhras...

Porque antes da Sociedade do Anel começar a viagem, o Elrond mandou vários batedores se espalharem pelos arredores de Valfenda e checar a situação. Se eles seguiram aquele caminho, é porque era o melhor disponível, provavelmente. :wink:

Lembre-se que o caminho que os anões usaram em O Hobbit só lhes causou problemas com orcs, gigantes, etc. :mrgreen:
 
Ih, eu acho que eles chegaram a considerar aquele caminho sim... mas não lembro exatamente. Mas disseram o que eu considero a resposta: estava infestado, repleto, cheio de orcs. Era demais arriscado, um risco que não podiam correr. Era como... passar por Isengard, sabe? :P
 
E tem outra: se seguissem por aquele caminho, a estrada seria muito mais perigosa, pois passaria ao lado da Floresta das Trevas...
 
O argumento do "infestado por orcs" faz todo sentido. Afinal, na época do Hobbit, Sauron ainda estava se reorganizando - de forma que a região estava realmente livre de orcs e era mais tranquila pra se atravessar.

No entanto...

ex disse:
Essa passagem não é nem sequer mencionada em O Senhor dos Anéis, nem no início da jornada nem depois de serem impedidos de atravessar a passagem perto do monte Caradhras...
Isso faz sentido. Da primeira vez que eu li, eu tive essa impressão. E das vezes que reli o SdA, nunca parei pra me atentar a esse detalhe.

É como se essa possibilidade tivesse sido ignorada. Ou eu apenas estou viajando. 8-)
 
A comitiva precisaria de uma jornada em segredo. Portanto, era essencial escolher o caminho menos provável. Nos ermos, por estar deserto, era mais fácil esconderem-se, além de que os inimigos não contariam que a comitiva conseguisse passar por Caradhras (como não o conseguiram), nem por Moria (e aí erraram, mesmo que tenham errado por bem pouco), e tampouco pelo jardim de Saruman.
 
Tar-Palantir disse:
Lembre-se que o caminho que os anões usaram em O Hobbit só lhes causou problemas com orcs, gigantes, etc. :mrgreen:

Pois é, lembre-se que por aquele caminho encontraram uma entrada secreta para alguns túneis dos orcs (e onde estava Gollum, pelo que me lembro).
Ainda mais na época que se passa SdA, os orcs estavam mais fortes que nunca.
 
Todas as argumentações são válidas. Mas o que acho estranho é que, como disse o Gildor, a possibilidade não é sequer mencionada. Eu acabei de reler essa parte do SdA, e o caminho nunca é mencionado. A primeira discussão sobre o caminho é um pouco antes de eles começarem a travessia; Gandalf e Aragorn comentam a "outra alternativa", e Frodo escuta, mesmo sem saber do que se trata. Depois de serem vencidos por Caradhras, eles discutem as duas alternativas: contornar as montanhas a sul e passar ao lado de Isengard (inviável) ou atravessar Moria.

O que eu sinto que falta é uma breve menção do tipo "infelizmente, a passagem xxx não nos serve, por causa disso e disso".
 
Eles queriam passar por Lórien, e atravessar os vales do Anduin todo pra depois chegar em Lórien podia ser perigoso :mrgreen:
 
Tar-Palantir disse:
ex disse:
Por que Gandalf e Aragorn nem sequer consideraram cruzar as Montanhas por aquele caminho que Gandalf, Bilbo e os Anões começaram a fazer em O Hobbit? Essa passagem não é nem sequer mencionada em O Senhor dos Anéis, nem no início da jornada nem depois de serem impedidos de atravessar a passagem perto do monte Caradhras...

Porque antes da Sociedade do Anel começar a viagem, o Elrond mandou vários batedores se espalharem pelos arredores de Valfenda e checar a situação. Se eles seguiram aquele caminho, é porque era o melhor disponível, provavelmente. :wink:

Lembre-se que o caminho que os anões usaram em O Hobbit só lhes causou problemas com orcs, gigantes, etc. :mrgreen:

boa lembrança, eu havia me esquecido dos batedores que Elrond havia mandado, inclusive antes deles chegarem a Valfenda, eles ja estavam espalhados pelos arredores, logo no conselho Elrond ja sabia qual seria o melhor caminho
 
Ou simplesmente Tolkien nem sequer mencionou o caminho pra não ter que citar de novo aqueles gigantes na neve. Quer melhor maneira de lidar com um assunto desconfortável que evitando-o? :lol:
 
Gildor disse:
Ou simplesmente Tolkien nem sequer mencionou o caminho pra não ter que citar de novo aqueles gigantes na neve. Quer melhor maneira de lidar com um assunto desconfortável que evitando-o? :lol:

ditto, apesar de ser perfeccionista quem sabe ele tenha ate esquecido esse detalhe.
 
Eu e o Tar postamos meio que na ironia, então deixa eu explicar melhor. :mrgreen:

Em "O Hobbit", no momento em que Gandalf, Bilbo e os Anões estão passando pelas montanhas em direção à Floresta das Trevas, são surpreendidos por "gigantes" arremessando bolas de neve uns nos outros. Alguns dizem que esses "gigantes" são metáforas. Mas da forma como está descrito lá, é muito improvável que seja.

Isso quer dizer que existiam gigantes na Terra Média? Segundo O Hobbit, sim. Mas Tolkien colocou um tom muito lúdico no livro, de forma que o livro tem alguns detalhes que podem ser considerados inconsistências em relação ao conjunto da obra.

E como esses gigantes não são citados em nenhum outro momento, é provável que sejam mais uma dessas tais inconsistências. Ok? 8-)
 
Haldir de Lórien disse:
Gigantes? Existe gigantes na Terra-Média? Que estranho...

Segundo "O Hobbit" sim... além de topas com gigantes "brincando" de jogar bolas de neve nas montanhas, se bem que me lembro, em "O Hobbit" há uma passagem onde Gandalf argumenta que precisaria achar algum gigante confiável para fechar a entrada dos orcs.

Mais alguma ponta sem nó... mas e daí?

Att

Foryaránon, o Viajante
foryaranon.JPG
 
eu não tou muito bem lembrado da disposição geográfica do caminho, mas a estrada que usaram no hobbit não era um caminho muito mais longo a ser tomado do que a qual eles usaram?

lembrem-se que eles estavam correndo contra o tempo!
 
Tauraherion disse:
eu não tou muito bem lembrado da disposição geográfica do caminho, mas a estrada que usaram no hobbit não era um caminho muito mais longo a ser tomado do que a qual eles usaram?
lembrem-se que eles estavam correndo contra o tempo!

Me ocorreu o seguinte... em O Hobbit, eles estavam indo para o NORTE (até a montanha solitária).
Em SdA o caminho era para o SUL (até Mordor).

Acho que isso é uma coisa que ninguém se lembrou até agora....
Então são caminhos completamente diferentes.

Att

Foryaránon, o Viajante
foryaranon.JPG
 
Me ocorreu o seguinte... em O Hobbit, eles estavam indo para o NORTE (até a montanha solitária).
Em SdA o caminho era para o SUL (até Mordor).
Nope. A Montanha Solitária ficava ao leste. O caminho só subia ao norte depois de atravessar toda a Floresta das Trevas. Reveja o mapa. :wink:

Da mesma forma, o caminho para Mordor não era para o Sul, apenas. Era para o Sudeste, de forma que eles poderiam atravessar as montanhas no mesmo ponto onde atravessaram no Hobbit.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo