• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Pintura] Edvard Munch

Litzhel

Delirium
"Doença, loucura e morte foram os anjos negros que embalaram meu berço" (Edvard Munch - 1863/1944)

Acho que todos conhecem Munch. Nasceu em Löyten (atual Oslo, capital da Noruega). É um grande nome dentre o Expressionismo.
A frase de Munch a cima, só retrata toda a infancia e juventude que teve, sua mãe morreu cinco anos apos seu nascimento, sua irmã (que tinha a mesma idade que a dele), morreu com 16 anos. Todas as duas de tuberculose.
Foi suspeito de nazismo, por suas obras. Foi considerado "pintor degenerado", e muitas outras coisas tristes.

Seus quadros expoe muito dele, no ano de sua morte fez uma pungente de auto-retratos. A grande perda, foi causada por um incêndio, onde deu fim a várias obras dele, que mais tarde foram refeitas por outras pessoas.


Alguns quadros dele (clique na imagem):


- O Dia Seguinte.
Liga-se ao culto da prostituta, que inspirou a Munch amargas telas e gravuras. Depois de uma noite de orgia, reclinada e exausta, a prostituta parece esmagada pela sociedade à qual presta serviços.



- O Grito
Munch cebtraliza o rosto do homem, como fonte de sons e ondas de cor que se dilatam no ar, espalhando o sentimento trágico da vida e a sensação de catástrofe iminente.



-O Sol
Essa pintura está presente na decoração da Universidade de Oslo. Nela, o Sol atinge uma rara vibração. Vem como representação de vida e esperança.


-Puberdade
A meina nua, à beira do leito, está simbolicamente à beira do descobrimento de si, de sua própria vitalidade.


Essas são minhas imagens preferidas. Pena que não consegui achar uma imagem com alguma qualidade, de A Morte de Marat e O Viandante Noturno, que são outras das minhas preferidas. Quando eu achar, postarei aqui.
 
-------ORO:::Ë--------84: disse:
eu soh conhecia o grito, gostei muito do dia seguinte. eh deprimente. mas eh bonito.

Deprimente naum seria a palavra certa pros trabalhos dele... eh muito mais do que isso... eh emoção pura... desespero, amor, delírio... olha só um manifesto que ele fez, no começo da sua carreira:

"Queremos mais do que uma mera fotografia da natureza. Não queremos pintar quadros bonitos para serem pendurados nas paredes das salas de visitas. Queremos criar uma arte que dê algo à humanidade, ou ao menos assentar suas fundações. Uma arte que atraia a atenção e absorva. Uma arte criada no âmago do coração."

É exatamente o que eu acho q a arte deve fazer, sem por nem tirar... Tem mais o que falar!? :grinlove:

emu28g.jpg


Noite no Inverno 1922/23. Óleo s/ tela, 120,5x100 cm. Munch-museet, Oslo
 
naum kis dizer deprimente num sentido pejorativo. talvez uma palavra melhor seria tristeza sincera.
acho cenas melancolicas muito mais reais e sinceras do q cenas coloridas e alegres.
 
-------ORO:::Ë--------84: disse:
naum kis dizer deprimente num sentido pejorativo. talvez uma palavra melhor seria tristeza sincera.
acho cenas melancolicas muito mais reais e sinceras do q cenas coloridas e alegres.

Ah tah :kiss: tinha entendido errado entaum... :wink:
 
O Grito pra mim capta a essência do desespero do homem do princípio do século XX, as vésperas da primeira guerra mundial, ainda se acostumando com a revolução industrial, com a mídia de massa e com as urbes, viviam conflitos ideológicos e o fim do secularismo. O Grito é um grito de desespero... ou eu estou viajando aqui... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo