• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Rei Bruxo de Angmar é um dos espectros do anel


E quanto a Tom Bombadil, se ele é uma alegoria a uma pessoa feliz e desapegada
Fruta D'Ouro a mulher dele também faria parte desse tipo de alegoria, de uma vida feliz, tipo sendo a esposa ideal, ou ela tem uma classificação nas raças ou é tão indecifrável como Tom Bombadil :o?:
 
sei lá para mim Tom é um dos maiar...um dois espíritos convocados na formação das terras .....e um espírito forte e ligado a natureza..... :wink:
 
Na minha opnião Tom Bombadil foi criado como uma maneira do proprio Tolkien interagir, na realidade talvez ele seja Tolkien personificado, um desejo do Criador em estar com suas criaturas.
 
Tom está acima do bem e do mal, está acima de pertençer a alguma raça.... ele é mais velho ki a própria Terra Média......ele não se deixa afetar pelos poderes malígnos.......o cara é mó nóia........ totalmente loko........ :doido: :lol:

E com relação a alguma citação do Gandalf sobre Tom, isso não consta no SDA!
:x
 
EH ILUVATAR!!! saca!!
bom as vezes eh realmente um boneco do filho que ele (tolkien) quis botar na sua obra sem pe nem cabeca e pra q as pessoas ficassem discutindo do jeito q nos estamos fazendo e ele rindo da nossa cara!!!!
 
O mais provável é que ele seja... o Tom Bombadil, simplesmente. Ele não é ninguém que não seja ele mesmo, ora. É uma exceção completa aos aspectos da obra, pelo menos nesse sentido de "raças" que nós conhecemos. Ele não se encaixa em nenhuma delas. Eu gosto da idéia do Balbo, de que ele é uma representação do desapego material, da falta de ambição. Vejam só, ele era simplesmente feliz, a encarnação da felicidade. Era realizado completamente, como não precisava de nada, não tinha ambição: tanto é que ele poderia ter possuído o maior instrumento de dominação da Terra-Média, mas simplesmente não o quis. Ele já estava bem, feliz.
Sempre pensei no velho Tom mais ou menos assim tbm. Por um tempo me perguntava se ele não era um Maia ou um Valar mas li algo na Enciclopedya of Arda(um site mto bom) sobre o porquê dele não ser. Quem quiser e souber um pouco de inglês vale a pena. O link tá na Valinor
 
Como alguns do fórum, eu simplesmente aceitei ele.
Nada de mistério.
Quando li sobre ele na Duvendor, a parte que me esclareceu foi essa:

Outra carta de 1954, nos mostra claramente que Tolkien desejava que Tom permanecesse para sempre como um mistério a ser descoberto. "Como uma história”, ele diz, “eu acho bom que haja uma porção de coisas não explicadas (especialmente se uma explicação de fato existe); E mesmo em uma Era mítica deve haver alguns enigmas, como sempre há. Tom Bombadil é um deles (intencional).” Na mesma carta, Tolkien diz que Tom não era uma pessoa importante para a narrativa, mas tinha seu papel como “um comentário”. E esse comentário existe apenas para nos mostrar que existem pessoas e coisas no mundo para as quais a guerra, o poder, o domínio e a riqueza são coisas distantes e sem importância. Tal como o grilo falante da história de Pinóquio, Tom Bombadil fala com a voz da consciência do velho Professor, para nos ensinar uma importante lição moral diante do poder, do orgulho e da ambição.

Assim termina nossa análise deste personagem fascinante. Estudadas todas as hipóteses, nós podemos chegar a duas conclusões. A primeira é que, dentro do universo criado por Tolkien, a origem e a natureza de Tom Bombadil permanecerão para sempre como um enigma propositalmente indecifrável, parte integrante dos mistérios e maravilhas do mundo. A segunda conclusão é que o alegre Bombadil, mais que um simples personagem, é a representação viva de um ideal. Através dele, Tolkien nos ensina que o caminho para a felicidade passa bem longe da ambição, da sede de poder, do desejo de possuir e dominar; a verdadeira felicidade não é ter - é ser. E, como bem disse Fruta d’Ouro, “Tom É”.


Totalmente explicativo. Pelo menos pra mim.
 
Um monte de pessoas falam que Tom eh apenas uma alegoria.
Dai uma nova raça. Os Alegorian, ou seja, seres que tem poder o suficiente somente pra encheçao de linguiça.

Eu nao acredito !! Alguma coisa ele eh !!!
Vai que de cagada o Cristofer (nem sei como escreve) acha um manuscrito do tamanho de um livro falando so de tom bombadil ou pelomenos algumas paginas explicando o que ele eh.

Ah !!
outra viajem minha...

algumas coisas na obra de tolkien tem relaçao com religiao como por ex Morgoth que eh um valar caido ou seja Satanas !!

Em todo mundo cristao existem contos que falam que Deus desce a terra como mendigo para ver como vao as coisas de perto...
bem... sera que tom bombadill eh Eru que desceu a terra media pra ver como iam as coisas.

Bem... que eu saiba so existem 3 seres que recebem o titulo de "Ele(a) é"...
Eru, Tom Bombadil e Fernanda Lima !!!

Aki deixo minhas saudaçoes rubronegras !! T+ !!
 
Ele é um velho mentiroso megalomaníaco e ilusionista q enganava viajantes dizendo q era o mais velho qndo na verdade era um velho de 50 anos frustado e Fruta douro era sua empregada, um idiots
 
Riff disse:
Ele é um velho mentiroso megalomaníaco e ilusionista q enganava viajantes dizendo q era o mais velho qndo na verdade era um velho de 50 anos frustado e Fruta douro era sua empregada, um idiots

Se eu naum tivesse medo de ser linxado até que concordaria com isso.
 
Riff disse:
Ele é um velho mentiroso megalomaníaco e ilusionista q enganava viajantes dizendo q era o mais velho qndo na verdade era um velho de 50 anos frustado e Fruta douro era sua empregada, um idiots


Tudo porque você não gosta do Tom... :roll:
Tem gente que gosta então não dá pra ficar falando isso livremente... :|



:mrgreen:

O Tolkien o criou justamente para ser um incógnita na história...
 
Ele não só não gosta do Tom como é membro do EDETBOT: Eu DEtesto Tom Bombadil O Tosco! (nada contra os donos do nick)

edetbot.jpg


:twisted:
 
Axo q ele num pertence a raça nenhuma...é um personagem enigmático! É um personagem desnecessário da pexte....só pra confundir a cabeça da gente :roll:
 
Tar-Palantír disse:
Ele não só não gosta do Tom como é membro do EDETBOT: Eu DEtesto Tom Bombadil O Tosco! (nada contra os donos do nick)

edetbot.jpg


:twisted:

E dizem que frustrado é o Tom, feliz da vida e na dele. Frustrado é quem se incomoda com a felicidade dos outros.
 
eu acho q o tom deve ser fruto de uma uniao de um valar com um maiar ou um fruto de um valar com outro valar ou um filho de um valar com um elfo ou um maiar com elfo ou na ultima hipotese a uniao de um homem com um valar ou maiar :eek:

ou tom pode ser a representaçaum de eru iluvatar na terra 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo