• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A escolha de Círdan

Skywalker

Great Old One
Quando os Istari chegaram à Terra média, Círdan, o portador do Narya escolheu Gandalf para ser seu novo portador. O que será que aconteceria se, em vez de Gandalf, o escolhido fosse Saruman? Vocês conseguem imaginar o estrago que faria? Que combo poderoso o da voz de Saruman com o anel que era capaz de inflamar os corações dos homens!
 
Skywalker disse:
Quando os Istari chegaram à Terra média, Círdan, o portador do Narya escolheu Gandalf para ser seu novo portador. O que será que aconteceria se, em vez de Gandalf, o escolhido fosse Saruman? Vocês conseguem imaginar o estrago que faria? Que combo poderoso o da voz de Saruman com o anel que era capaz de inflamar os corações dos homens!

Hmmm....
Não sei....com certeza os poderes de Saruman seriam aumentados...mas quais as conseqüências disso, não dá pra dizer...

Saruman, quando chegou a terra-média ainda não estava corrompido.
Se Saruman tivesse ganhado o anel ao invés de Gandalf, provavelmente Saruman não teria inveja nem a aversão a Gandalf, já que ele já era o líder do conselho branco.

Talvez com o anel ele fosse capaz de convencer mesmo os mais resolutos de suas intenções(leia-se Galadriel, que sempre teve uma quedinha pelo Gandalf nessas questões do conselho).

Talvez Saruman não se corrompesse....ou não...heeheheh

Tendo Saruman de qualquer forma se corrompido, talvez Rohan se submetesse mais facilmente ao seu poder....

Mas é difícil dizer que rumo as coisas iriam tomar....talvez Saruman ficasse menos cauteloso e acabasse se revelando prematuramente... we will never know ....hehehe
 
De uma maneira bem simplista acho que Saruman, por estar mais poderoso devido a posse de Narya, seria mais facilmente corrompido. Sempre acreditei que Saruman desejava mto o poder (pelo menos é a impressão que ficou do livro), e nesses casos, mais poder só aumenta o desejo por ele.
Acho que Saruman tornaria-se um tirano mais rapidamente e com o dom da voz que possuia, só aqueles com mta força de vontade (como os descendentes de Númenor, os Istar e os altos elfos) poderiam resistir à sua persuação
 
Glaurung disse:
... com certeza os poderes de Saruman seriam aumentados...mas quais as conseqüências disso, não dá pra dizer...

Eu acho precoce afirmar isso, ainda mais sabendo como os Três agiam... ou na verdade não agiam. Eles eram basicamente "bastiões temporais" e não necessariamente ampliavam poderes de qualquer um.

É dito que Círdan deu o Anel de Fogo a gandalf desejando que ele acendesse corações... é difícil afirmar se seria uma metáfora (na verdande dando a gandalf o tempo, a vontade de correr juvenilmente a Terra-média) ou se seria literal.

Eu acho que é metafórico.

Nesse caso, o Anel não seria de grande uso a Saruman, não traria a ele maiores benefícios.
 
Deriel disse:
Eu acho precoce afirmar isso, ainda mais sabendo como os Três agiam... ou na verdade não agiam. Eles eram basicamente "bastiões temporais" e não necessariamente ampliavam poderes de qualquer um.

É dito que Círdan deu o Anel de Fogo a gandalf desejando que ele acendesse corações... é difícil afirmar se seria uma metáfora (na verdande dando a gandalf o tempo, a vontade de correr juvenilmente a Terra-média) ou se seria literal.

Eu acho que é metafórico.

Nesse caso, o Anel não seria de grande uso a Saruman, não traria a ele maiores benefícios.

Saruman era um estudioso dos anéis. Talvez a posse de um anel de poder pudesse ajudá-lo de outra forma, trazendo mais conhecimento sobre o assunto.... :P :P :P

De qualquer forma, metáfora ou não, Gandalf sempre me pareceu ter um "jeitinho" de convencer as pessoas para ajudá-lo....mesmo que a contra-gosto...talvez isso possa ser usado como indício de que a metáfora não é tão metáfora assim.... :P :P :P
 
Bom, Saruman fez seu próprio Anel, possivelmente inferior, mas o fez.

Eu continuo achando que era uma metáfora, que o "poder" de gandalf estava justamente em sua incansável peregrinação, derivada de sua missão. Afinal, ele não tinha razões para peregrinar por si, ele era mal quisto em várias regiões!
 
De qualquer forma, metáfora ou não, Gandalf sempre me pareceu ter um "jeitinho" de convencer as pessoas para ajudá-lo....mesmo que a contra-gosto...talvez isso possa ser usado como indício de que a metáfora não é tão metáfora assim....

Eu tb sempre achei q Gandalf tivesse um certo dom para "manipular" as pessoas, e se isto fosse em decorrencia do uso do Anel este tipo de poder faria gdes estragos na mão de Saruman
 
agora vendo esse tópico eu fiquei com uma dúvida: Saruman sabia q gandalf tinha um dos três anéis ??? eu sempre achei q não pq se não ele teria contando pro sauron certo ? mas alguem pode me responder isso ? :o?:
 
agora vendo esse tópico eu fiquei com uma dúvida: Saruman sabia q gandalf tinha um dos três anéis ??? eu sempre achei q não pq se não ele teria contando pro sauron certo ? mas alguem pode me responder isso ?

Pior, pq Saruman não pegou o anel qndo Gandalf ficou preso em Orthanc :o?:

E ele não contou pra Saruon pq não ia da a localização de um Anel de graça pra ele :wink:
 
Quais os poderes do Anel de Saruman?
Só diz que ele fez um anel, pode ser um joalheiro.E diz que ele usa, pode ser vaidoso.
 
Aragorn disse:
agora vendo esse tópico eu fiquei com uma dúvida: Saruman sabia q gandalf tinha um dos três anéis ??? eu sempre achei q não pq se não ele teria contando pro sauron certo ? mas alguem pode me responder isso ? :o?:

Da mesma forma que ninguém sabia que Galadriel e Elrond estavam com os anéis, acho que Gandalf também mantinha o seu em sigilo. Inclusive de Saruman, que talvez apreciasse a posse de um artefato como esse.

Mas o Deriel tocou num ponto interessante: a possível influência que o anel teve na atuação de peregrino do Gandalf. Sempre enxerguei isso como um traço de sua personalidade, mas faz todo sentido imaginar que o anel contribuiu para que sua vontade de correr a Terra Média fosse do tamanho que foi.

Isso procedendo, é provável que tal efeito também fosse percebido em Saruman. Ou não. 8-)
 
Deriel disse:
É dito que Círdan deu o Anel de Fogo a gandalf desejando que ele acendesse corações... é difícil afirmar se seria uma metáfora (na verdande dando a gandalf o tempo, a vontade de correr juvenilmente a Terra-média) ou se seria literal.
Bom, mais ele inegavelmente te um certo poder de persuação. É dito em um trecho do SdA em Gondor que ele passava de um lado para o outro "ascendendo o coração dos homens" bom isso ja da uma ligação direta com o anel.. de qualquer forma Gandalf poderia tambem dar a si mesmo animo para realizar tarefas

Lord Meneltar disse:
Quais os poderes do Anel de Saruman?
Só diz que ele fez um anel, pode ser um joalheiro.E diz que ele usa, pode ser vaidoso.
Acho que era meramente simbolico, ja que um anel era um simbolo de poder
 
Gildor disse:
Aragorn disse:
agora vendo esse tópico eu fiquei com uma dúvida: Saruman sabia q gandalf tinha um dos três anéis ??? eu sempre achei q não pq se não ele teria contando pro sauron certo ? mas alguem pode me responder isso ? :o?:

Da mesma forma que ninguém sabia que Galadriel e Elrond estavam com os anéis, acho que Gandalf também mantinha o seu em sigilo. Inclusive de Saruman, que talvez apreciasse a posse de um artefato como esse.

Precisamente. Tanto é que (spoiler) os portadores dos três só exibiram abertamente seus anéis após a destruição do Um, como mostrado na cena dos Portos Cinzentos.

Gildor disse:
Mas o Deriel tocou num ponto interessante: a possível influência que o anel teve na atuação de peregrino do Gandalf. Sempre enxerguei isso como um traço de sua personalidade, mas faz todo sentido imaginar que o anel contribuiu para que sua vontade de correr a Terra Média fosse do tamanho que foi.

Mas a parte de ser traço da personalidade dele dar conselhos, e "aquecer" os corações parece ser confirmada no Silmarillion, quando lemos sobre Olórin. Ao que parece, ele se aconselhava com Nienna e ganhou compaixão pelos povos que sofriam na Terra-média, apesar de ser um maia de Irmo (e que era portanto, um "curador da mente").

:)
 
Mas a parte de ser traço da personalidade dele dar conselhos, e "aquecer" os corações parece ser confirmada no Silmarillion, quando lemos sobre Olórin. Ao que parece, ele se aconselhava com Nienna e ganhou compaixão pelos povos que sofriam na Terra-média, apesar de ser um maia de Irmo (e que era portanto, um "curador da mente").

Círdan percebeu isso e deu o Anel a Gandalf pra ajuda-lo, ja q acender corações em forma de espirito é mais facil q acender em forma de velho :roll:
 
Deriel disse:
Eu continuo achando que era uma metáfora, que o "poder" de gandalf estava justamente em sua incansável peregrinação, derivada de sua missão. Afinal, ele não tinha razões para peregrinar por si, ele era mal quisto em várias regiões!

Discordo de ti, Deriel. O Gandalf foi pra Terra média porque tinha uma missão a cumprir, de orientar os homens na luta contra o Senhor do Escuro. O anel cumpria seu papel ao dar incentivo aos assustados, dar um empurrão aos acomodados, ou seja, inflamar os corações das pessoas, levando-as à libertação ou à vontade de se libertar das garras e da ameaça do Senhor do Escuro.

Gandalf era mal quisto em determinadas regiões por ser um arauto de más notícias, e, como diria Gríma, ill news is an ill guest...
 
É no mínimo arriscado afirmar que os Três tinham algum outro poder além do "controle temporal restrito", o único claramente citado por Tolkien.
 
Deriel disse:
É no mínimo arriscado afirmar que os Três tinham algum outro poder além do "controle temporal restrito", o único claramente citado por Tolkien.

Então Círdan deu o anel pro Gandalf pra bonito, já que, como Istar e, consequentemente, maia, o Gandalf é imortal, possuindo apenas uma taxa de envelhecimento bem desacelerada, devido à todas as limitações que os Istari possuem....
 
Ou como símbolo da missão, para o próprio Gandalf, ao contrário de todos os outros istari, não esquecer seu objetivo na Terra-média. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo