• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien vs. outros escritores

Bom, eu gosto dos dois livros, mas entre os autores sem dúvidas eu fico com o Tolkien!!! As histórias dele são simplesmente inacreditáveis, não dá pra acreditar que ema só cabeça criou todo um universo, uma língua, enfim uma cultura nova!!!
A Rowling tb é muito boa, muito criativa, mas as coisas que ela escreve são bem limitadas, tudo dentro daquele mundo mágico, num tem muita coisa diferente de um livro pro outro, a não ser o enredo é claro!!!!
 
Eu tenho que admitir que já fui um fã do HP mas depois que eu descobri o SDA...

Naum tem nem comparação, o HP é muito infantil e com um vocabulario pobre ( o que acaba prendendo o leitor mais relapso e as crianças), mas o SDA é muito mais rico principalmente por ser em um outro mundo. E para mim o Tolkien é o escritor do século.
 
Na boa acho essa comparação um tanto sem proposito :o?: não é pq são dois livros de ficção e de sucesso que tenham a ver um com o outro. Eu li SDA antes de ler HP e digo que gosto dos dois! gosto mais do SDA (a historia é mas "madura" e mais elaborada mais Epica :obiggraz: ) mais isso não quer dizer que não possa gostar de HP tb :obiggraz: acho que quem tem a mente aberta tem muito a ganhar pois vão ler dois livros muito diferentes entretanto muito bons! agora o seu preferido vai da cabeça e gosto de cada um :mrgreen:
 
Pocket Éowyn disse:
Na boa acho essa comparação um tanto sem proposito :o?: não é pq são dois livros de ficção e de sucesso que tenham a ver um com o outro. Eu li SDA antes de ler HP e digo que gosto dos dois! gosto mais do SDA (a historia é mas "madura" e mais elaborada mais Epica :obiggraz: ) mais isso não quer dizer que não possa gostar de HP tb :obiggraz: acho que quem tem a mente aberta tem muito a ganhar pois vão ler dois livros muito diferentes entretanto muito bons! agora o seu preferido vai da cabeça e gosto de cada um :mrgreen:

Puxa moça... Eu tinha entrado p/ postar exatamente isso...
Agora vc acabou com a minha graça! :osigh:
Que Voldemort faça cosquinhas em seu pé enquanto Saruman te obriga a ver Flipper ininterruptamente durante 2 semanas! :x :lol:
 
Eu já li todos od HP e acho eles bons, depois que começa a ler é difícil parar antes de terminar, mas como já foi dito, a linguagem é outra,eu termino o livro bem rapidinho pela facilidade de leitura.

Eu prefiro épicos e grandes histórias, e SdA e os outros superam bastante HP.
 
eu li HP antes do Sda e adprei. mesmo agora, depois de ter lido sda, o silma e o hobbit que, tá são obras maiores, mais grandiosas, eu continuo adorando harry potter e só não li o 5 ainda pq não tive tempo. a Rowling pode ter se inspirado no Tolkien, mas francamente eu acho q isso não tem nada de mais. acho q até é um bom sinal. quer dizer q pelo menos ela conhece e deve ter gostado, cert ???
e não acho q seja tão infantil assim.


e concordo com o q o Mascara Negra disse:
, SDA está numa espécie de modinha também.

pode ser uma menor do q a do Hp, mas está.
e voltando pra pergunta eu acho q prefiro Tolkien, mas Hp vem logo depois.

agora -=[p.L.u.C.k]=-

Eu tive a "sorte" de conhecer antes da moda,

eu não entendi o q vc quis dizer com isso ??? :o?: pq sorte ???
 
Vamos aos fatos: a tal da comparação só começou com o lançamento dos filmes de ambos os livros. Criou-se essa idéia de que um é rival do outro, e até agora eu não entendo no que. Se for para comparar Harry Potter, que seja com o Tim Hunter do Neil Gaiman, por exemplo.

Fora o fato de trabalharem com a fantasia, nenhum dos dois tem nada em comum para que valha uma comparação ou uma "rixa". A não ser, é claro, no caso da bilheteria do cinema, o que convenhamos, não importa em nada quando se avalia o valor de uma obra, não é?

E como esse tópico não trata exatamente sobre uma questão relativa às obras de Tolkien, estou movendo lá para o "De Fã para Fã", onde ele crescerá forte e sadio, convivendo com seus iguais :grinlove:
 
PERAÍ, NÉ... HP não é tão infantil assim!!! Tudo bem que o Tolkien é bem mais maduro mas só os primeiros livros que são assim...

Sério! Eu acabei de ler o quinto volume (Ordêm da Fênix) e não diria que é um livro infantil mesmo!! Além da linguagem totalmente diferente dos primeiros volumes, a história é mto mais complexa d q vcs imaginam...
Não é só o que minha amiga aki falou: Eles tem que matar um bruxo mal e aprender feitiços.. Não é isso! É claro que o mundo de Tolkien é MIL vezes mais rico mas vcs também não tem noção do mundo de HP (para quem não leu e viu os filmes q na minha opinião são podres). O quinto livro por exemplo é mto dificil de entender, tem até uma parte meio política enfiada no meio. Por isso eu gosto demais de Harry Potter assim como de Senhor dos Aneis... mas nao prefiro nenhum...
 
joy disse:
E como esse tópico não trata exatamente sobre uma questão relativa às obras de Tolkien, estou movendo lá para o "De Fã para Fã", onde ele crescerá forte e sadio, convivendo com seus iguais :grinlove:
Ana está poética hoje não?
 
MACRO disse:
PERAÍ, NÉ... HP não é tão infantil assim!!!

É sim, bobinho, infantil, lotado de clichês (cada vez mais quanto mais velhos eles ficam). Desencana de arranjar algum conteúdo mais profundo, um "mundo". Relaxa e se diverte, é pra isso que ele serve.

E só.


(precisa mais?)
 
MACRO escreveu:
PERAÍ, NÉ... HP não é tão infantil assim!!!


É sim, bobinho, infantil, lotado de clichês (cada vez mais quanto mais velhos eles ficam). Desencana de arranjar algum conteúdo mais profundo, um "mundo". Relaxa e se diverte, é pra isso que ele serve.

E só.

Nossa Deriel, vc foi cruel agora... 8O Mas tudo bem é a sua opinião
:wink:

Fora o fato de trabalharem com a fantasia, nenhum dos dois tem nada em comum para que valha uma comparação ou uma "rixa".

Srta. Lovejoy, desculpa ser chato, mas eles tem um motivo p/ rixa sim. J.K.Rowling inspirou-se, e (já vi gente falar isso, mas não concordo) "apropriou-se" de alguns elementos da obra de Tolkien para criar a sua.
Até já me falaram que ela abrevia o nome pq o Tolkien tb abrevia!
Acho isso exagero, mas os mais puristas (eu diria fanáticos) gostam de ficar achando correlações entre as duas obras, e comparando, e botando defeito nessa ou naquela, etc.
:roll:
 
Erunno disse:
Srta. Lovejoy, desculpa ser chato, mas eles tem um motivo p/ rixa sim. J.K.Rowling inspirou-se, e (já vi gente falar isso, mas não concordo) "apropriou-se" de alguns elementos da obra de Tolkien para criar a sua.

estou aberta a aceitar seu argumento a partir do momento que vc me diga quais são os elementos da obra de Tolkien dos quais ela se "apropriou" :wink:
 
É sim, bobinho, infantil, lotado de clichês (cada vez mais quanto mais velhos eles ficam). Desencana de arranjar algum conteúdo mais profundo, um "mundo". Relaxa e se diverte, é pra isso que ele serve.

E só.

Então aposto q você nem deu o trabalho de ao menos ler os livros... Só viu os filmes que são um cocô... Os livros são completamente diferentes... Por isso, desencana vc e para d ser uma pessoa ignorante...
 
MACRO disse:
É sim, bobinho, infantil, lotado de clichês (cada vez mais quanto mais velhos eles ficam). Desencana de arranjar algum conteúdo mais profundo, um "mundo". Relaxa e se diverte, é pra isso que ele serve.

E só.

Então aposto q você nem deu o trabalho de ao menos ler os livros... Só viu os filmes que são um cocô... Os livros são completamente diferentes... Por isso, desencana vc e para d ser uma pessoa ignorante...

calma, e quanto a SDA X HP , são apenas literaturas distintas destinadas a públicos alvos de interesses etários específicos, nada que invalide uma obra a outra, HP é divertido e cumpre o papel para qual foi criado, se SDA é mais maduro e cheio de detalhes é porque o propósito dele foi outro, e um livro ser divertido não o classifica como inferior, tem muitos que nem isso são, são um porre mesmo, e bem cada um tem sua opinião aqui, isso não a faz ignorante.
 
Fico com Tolkien "all the way"

Erunno disse:
Até já me falaram que ela abrevia o nome pq o Tolkien tb abrevia!

Isso é verdade... ela mesma disse em uma entrevista que é muito fã de Tolkien e SdA, e que ela abrevia o nome numa referência ao nome dele.

Pessoalmente não gosto de HP, não li, e apesar de todos ficarem cobrando que eu leia p/ poder criticar, eu não vou. :nope:
Assim como nunca assisti Titanic e nem vou! :nope:

Acho meio bobinha essa historia de escola p/ bruxinhos! :think:
(tá! eu sei q é fantasia, e tolkien tb)

Mas é a minha opnião... nenhuma "copia" se iguala ao original.

Ela é fã de Tolkien e eu tb, mas não sou fã dela nem ela de min! :mrgreen: :mrgreen:
 
MACRO disse:
É sim, bobinho, infantil, lotado de clichês (cada vez mais quanto mais velhos eles ficam). Desencana de arranjar algum conteúdo mais profundo, um "mundo". Relaxa e se diverte, é pra isso que ele serve.

E só.

Então aposto q você nem deu o trabalho de ao menos ler os livros... Só viu os filmes que são um cocô... Os livros são completamente diferentes... Por isso, desencana vc e para d ser uma pessoa ignorante...

Eu li todos, exceto a Ordem de Fênix, em inglês :obiggraz: :obiggraz: Gostaria muito de ouvir suas explicações sobre a profundidade da obra :wink:

E eu não concordo com a idéia pacificadora de "ambos são bons, cada um escolhe". Acredito que existem sim livros bons e ruins, profundos e rasos e não acredito em pacificações nesse sentido. HP é divertido? É sim. É profundo? Não, e também é lotado de clichês. Chega a um nível de ser um Paul Rabbit? Não, não chega. Mas ainda é um "Big Mac" literário.

(Aliás, só como registro, tinha um tópico sobre isso no Literatura né?)
 
Hp é um protótipo do Sda. sda é mais real, tem mais enredo, é uma história ccom mais logica e é uma história k nos prende mais. Em Hp, tdo começa no início do ano e acaba no fim do ano lectivo. chega a ser monótono. É uma imitação de Sda, mas a autora tem mto mérito em conseguir k mta gente n note e diferença, mas eu n, q eu sou mto esperta :wink: :aham:

Namarië
 
Li ambos, gostei mais de SDA, mas também me diverti com HP
se é um Bic Mac literário tem lá seu sabor hehehehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo