• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arquitetura da Terra Média

Dimitri

om pah, om pah, pah
Uma das coisas que eu acho curioso na Terra Média é de como seria a real arquitetura dela. Eu acho que artistas as vezes exageram nas representações de lugares e monumentos. Nessa foto abaixo, tem uma representação de Orthanc por Tolkien (direita), e a de um artista numa foto extraída do site www.thereandbackagain.net (esquerda). Acho que Tolkien como tinha imaginação suficiente pra descrever cenários, acho que tinha também para desenhar. Se ele que quisesse fazer algo mais sofisticado, ele conseguiria. Mas talvez não, e outros artistas o tenham feito melhor representado. No filme do Senhor dos Anéis a representação é ainda mais opulenta. Qual é o certo? Qual o que vocês acham melhor? Quem eram os arquitetos e engenheiros da Terra Média? Orthanc e Barad-dur mais baixas seriam mais viáveis para a tecnologia deles?
Orthancs.jpg
 
Olha, sinceramente eu nao gosto dos traços do Tolkien. De forma alguma ele consegue passar em desenho o que descreve com palavras...prefiro arquitetura forte e imponente da Orthanc do filme do que essa simples torre desenhada por Tolkien.
 
KADU disse:
Olha, sinceramente eu nao gosto dos traços do Tolkien. De forma alguma ele consegue passar em desenho o que descreve com palavras...prefiro arquitetura forte e imponente da Orthanc do filme do que essa simples torre desenhada por Tolkien.

Compartilhamos da mesma opinião.

Eu sempre achei que ele era um melhor escritor do que desenhista. :P

Muita gente acha que ele, por ser o idealizador, seria o melhor pra desnehar o que imginava, mas acho isso errôneo. É necessário talento pra retratar grandeza e imponência em desenhos e eu nunca vi isso nos desenhos do Tolkien.

Prefiro muito mais os desnhos de artistas melhores dessa area, como o Nasmith ou o Howe...
 
Fox disse:
Muita gente acha que ele, por ser o idealizador, seria o melhor pra desnehar o que imginava, mas acho isso errôneo. É necessário talento pra retratar grandeza e imponência em desenhos e eu nunca vi isso nos desenhos do Tolkien.
Isso mesmo, Sr Raposa. Por mais que eu consiga imaginar uma cena ou lugar com toda riqueza de detalhes possível, nunca vou conseguir exprimir tudo isso num desenho. Acho que era a mesma coisa com Tolkien, que tinha um talento não mais que mediano pra desenho.

Mas em relação à arquitetura, não sei o que pensar.. Orthanc teve alguma influência numenoreana na sua construção, se não me engano.. e como os caras eram prodígios nesse campo também, não é de se estranhar quem imagine uma torre grandiosa tal como no filme.
 
Como eu já havia dito em um tópico anterior, o pior ilustrador de Tolkien, é o própio Tolkien, seus desenhos são horríveis, se as artes da TM fossem baseadas em seus desenhos, eu tenho certeza que esse foi p período que teve a pior arte de toda a história de Arda, mas como Tolkien descreve exatamente o contrário, penso de uma outra forma, acho que Ted Nashimit, Alan Lee, Howe, não exageraram nem um pouco em suas garvuras, se encaixam perfeitamente na TM de Tolkien.
 
Morgoth fala....

Tolkien pode não ser muito bom pra desenhos... Entretanto, o desenho mostra MUITO do que Tolkien imaginava. Se há alguma dúvida na imaginação de alguma localidade, por exemplo, é nos desenhos de Tolkien que devemos nos basear e não nos de Howe ou Nasmith, que apesar de bonitos, não mostram a verdadeira "realidade".

Mas aí pode chegar alguém e dizer: "Ah mas o Tolkien desenha tão mal que a realidade que ele quer mostrar no desenho não chega nem aos pés daquilo que ele mostra em seus livros"... tudo bem, pode até ser, mas ele é o que mais se aproxima do que ELE próprio criou, não é? :wink:
 
Darth Morgoth disse:
Morgoth fala....

Tolkien pode não ser muito bom pra desenhos... Entretanto, o desenho mostra MUITO do que Tolkien imaginava. Se há alguma dúvida na imaginação de alguma localidade, por exemplo, é nos desenhos de Tolkien que devemos nos basear e não nos de Howe ou Nasmith, que apesar de bonitos, não mostram a verdadeira "realidade".

Mas aí pode chegar alguém e dizer: "Ah mas o Tolkien desenha tão mal que a realidade que ele quer mostrar no desenho não chega nem aos pés daquilo que ele mostra em seus livros"... tudo bem, pode até ser, mas ele é o que mais se aproxima do que ELE próprio criou, não é? :wink:

Hmmm....na verdade o desenho que Tolkien fez de Glaurung foi PÉSSIMO. :x
 
"Ali ficava uma torre de formato maravilhoso. Fora feita pelos constutores de antigamente, que aplainaram o Círculo de Isengard, e masmo assim não paracia algo feito pela arte dos homens, mas arrancada dos ossos da terra durante uma aflição antiga das colinas. Era um pico e uma ilha de pedra, negros e de um brilho estonteante: quatro pilares multifacetados foram unidos num só, mas perto do topo eles se abriam em chifres escancarados, seus pináculos agudos como as pontas de lanças, as bordas cortantes como facas. Ente eles havia um espaço estreito, e ali, sobre um chão de pedra polida e com inscrições estranhas, um homem poderia ficar de pé cento e cinquenta metros acima da planícia. Esta era Orthanc, a cidadela de Saruman..." Senhor dos Anéis, Vol. II, Livro III, Cap. VIII
De acordo com esta descrição, e comparando-a com o trabalho de Allen Lee, mostrado no link abaixo, me parece óbio que este captou bem melhor o espírito das palavras do que o próprio Tolkien.
http://www.valinor.com.br/imagens/ilust/sda/lee39.jpg
 
Dimitri disse:
Qual é o certo? Qual o que vocês acham melhor? Quem eram os arquitetos e engenheiros da Terra Média? Orthanc e Barad-dur mais baixas seriam mais viáveis para a tecnologia deles?
cara, nesses momentos vc deve lembrar que a tecnologia humana desde a segunda era, ja era um pouco mais avançada que a humana durante a idade média, ja que nessa época que ouve o surgimentos dos grandes monumentos, tal como Jardins da Babilonia, e Tolkien se baseou muito na arquitetura gótica(cidades numenorianas, ou dos reinos dos exilados) para a construção ded suas fortificações, e locais.

ou seja, Orthanc foi a construção maxima numenoriana, durante o auge de sua tecnologia em fortificações, ja que é quase que impenetravel por ataques externos...
ou seja, logo, a tecnologia era mais que viavel
 
Dimitri disse:
Uma das coisas que eu acho curioso na Terra Média é de como seria a real arquitetura dela. Eu acho que artistas as vezes exageram nas representações de lugares e monumentos.
E é, em parte, este o trabalho dos artistas. Alguns tentam ser fidedignos, outros apenas querem fazer arte.
Dimitri disse:
Nessa foto abaixo, tem uma representação de Orthanc por Tolkien (direita), e a de um artista numa foto extraída do site www.thereandbackagain.net (esquerda). Acho que Tolkien como tinha imaginação suficiente pra descrever cenários, acho que tinha também para desenhar. Se ele que quisesse fazer algo mais sofisticado, ele conseguiria. Mas talvez não, e outros artistas o tenham feito melhor representado. No filme do Senhor dos Anéis a representação é ainda mais opulenta. Qual é o certo? Qual o que vocês acham melhor?
No caso de Orthanc, acho que quanto mais grandiosa e imponente for a ilustração melhor.
Dimitri disse:
Quem eram os arquitetos e engenheiros da Terra Média? Orthanc e Barad-dur mais baixas seriam mais viáveis para a tecnologia deles?
Entre os homes os melhores arquitetos e engenheiros, sem dúvida nenhuma, foram os de Númenor. Quanto à altura e a grandiosidade de suas edificações, veja como foi descrito o Templo destinado ao culto de Melkor construído em Númenor:
"E, na base, sua forma era de um círculo. Ali as paredes tinham quinze metros de espessura, e a largura da base era de cento e cinqüenta metros de um lado a outro, ao passo que as paredes se elevavam a cento e cinqënta metros do piso e eram coroados por uma enorme cúpula. E essa cúpula era toda recoberta de prata..." Silmarilion, Akallabêth.
 
Darth Morgoth disse:
Morgoth fala....

Tolkien pode não ser muito bom pra desenhos... Entretanto, o desenho mostra MUITO do que Tolkien imaginava. Se há alguma dúvida na imaginação de alguma localidade, por exemplo, é nos desenhos de Tolkien que devemos nos basear e não nos de Howe ou Nasmith, que apesar de bonitos, não mostram a verdadeira "realidade".

Mas aí pode chegar alguém e dizer: "Ah mas o Tolkien desenha tão mal que a realidade que ele quer mostrar no desenho não chega nem aos pés daquilo que ele mostra em seus livros"... tudo bem, pode até ser, mas ele é o que mais se aproxima do que ELE próprio criou, não é? :wink:

Não, não é. Orthanch por exemplo, Tolkien diz que ela era como se fosse quatro torres se unindo e formando uma só, já nos seus desenhos, a torre de Saruman mais parece um bolo de casamento. O Smaug de Tolkien não é nem um pouco assustador, aliás´chega a ser até patético. Barad-Dûr não tem nada de sinistra, parece mais uma torre medieval, Taniquetil mais parece uma ilha vulcâniva, pequena e sombria. O portão de Moria nada tem haver com a descricão do livro. Se reclamam da Lórien de PJ, devem também reclamar da Lórien de Tolkien, pois além de ser feia, não tem nada de mágica, ou menos ainda élfica.

Se Tolkien imaginou tudo daquela forma então os númenoranos, os elfos e anões não eram tão bons assim na arquitetura como Tolkien diz que eles são, pois em todas as suas gravuras a arquitetura é medíocre mesmo, com toda certeza se os ilustradores exageram quando ilustram Tolkien, então a TM não tem nenhuma riqueza de detalhes, e eu nunca iriaa querer visitar um continente como aquele. Mas como prefiro imaginar a TM mais ou menos como os ilustradores a descrevem, então imagino apenas que Tolkien não estava disposto a desenhar nos dias em que fez aquelas gravuras.
 
Eu nunca me dei bem tentando visualizar o Glaurung que o Tolkien descreveu no Silmarillion. Em cada momento diferente parece que ele tinha uma característica diferente... pra mim esse Dragão sempre foi muito surreal.
 
Saradoc disse:
Mas como prefiro imaginar a TM mais ou menos como os ilustradores a descrevem, então imagino apenas que Tolkien não estava disposto a desenhar nos dias em que fez aquelas gravuras.

Você fala como se ele tivesse plena capacidade de desenhista pra retrtar em tela o que ele descrevi no livros. Mas não é assim

Não tem essa de disposição. Era falta de habilidade mesmo. :P
 
Concordo com isso, com essa falta de habilidade de Tolkien pra desenhar.

Mas também acho que seus desenhos mostram suas intenções. Claro, não com a riqueza de detalhes que está no livro.

:)
 
acho q Tolkien naum era um bom desenhista,ele tentava representar os seus cenários em pintura,mas eles eram muito vagos....vc pergunta quais são os engenheiros e arquitetos da Terra-Média....os mais bem dotados de qualidade são os numenorianos de Numenor,Gondor(Orthanc foi construida por Gondor) e Anor...
 
Fox disse:
Saradoc disse:
Mas como prefiro imaginar a TM mais ou menos como os ilustradores a descrevem, então imagino apenas que Tolkien não estava disposto a desenhar nos dias em que fez aquelas gravuras.

Você fala como se ele tivesse plena capacidade de desenhista pra retrtar em tela o que ele descrevi no livros. Mas não é assim

Não tem essa de disposição. Era falta de habilidade mesmo. :P

Bem, fui sarcástico quando disse que faltava disposição, todos sabem que na verdade Tolkien como um desenhista, é um fiasco.
 
Eu tb concordo q o Tolkien não era bom desenhista, e por isso não poderia representar direito a obra em desenho.
Mas aquela Orthanc parece q o Tolkien desenhou só porque alguem ficava pressionando ele.


Ps.:
jhonybueno disse:
(...)os numenorianos de Numenor(...)
Nada pessoal, mas ficou engraçado isso. :wink:
 
ok, aproveitando que faz MUITO tempo que eu não apareço aqui...



Tolkien descreve a imponência que ele não consegue representar. E eu, sinceramente, prefiro ter uma idéia própria do que seria Orthanc (que não me atrevo a desenhar, é muito viagem) Mas a do filme demonstrou MUITO bem essa imponência.



E pelo que entendi, a tecnologia dos Numenorianos na Terra-média sequer chegar preto daquela que eles dispunham quando estavam em Numenor.

E já que falaram dos ilustradores profissionais, há um desenho do Turin x Glaurung que me fez rir... Glaurung VERDE ;-)
 
dermeister disse:
E já que falaram dos ilustradores profissionais, há um desenho do Turin x Glaurung que me fez rir... Glaurung VERDE ;-)

Como ninguem comentou sobre isso, eu queria aproveitar pra tirar uma duvida: Esse desenho é do Howe ou do Nasmith?

Eu tenho ele comigo, peguei na internet numa seção de desenhos do Nasmith, mas o estilo parece bastante com o do Howe... :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo