• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Professores! Estão certos?

ZoRnI

Usuário
Gostaria de saber a opinião de vcs sobre os professores de nossas escolas.. Será que eles estao conseguindo compreender-nos? Eu acho que existem muitos professores que naum tem qualificação ou nao conseguem administrar a sala de aula.. Eu jah tive professores que naum sabiam a matéria..! Isso eh um absurdo! Temos que colaborar com eles... Mas também nao conseguimos aguentar esses tipos de situações....Vcs jah tiveram professores assim? Oque acham deles?? Como sao seus professores.?
 
ja tive professores q achavam q tinha q ser do jeito deles senaum nada feito....piorq pra uma sala de aula correr legal temq ter participacao professor/aluno e naum soh professor :eh:
 
Bem, eu também já tive vários professores assim, até mesmo na Faculdade, onde jamais pensar ter, já que é lá que está a "elite cultural" da civilização, bem pelo menos devia ser...

O probema, eu acho, não é a qualidade do professor, mas sim a falta de vocação, pois conheço professores que afirmam que não GOSTAM de dar aula.
O que para mim é um absurdo, geralmente são os universitários que levam o curso "nas cochas" e quando se forma não saem com um diploma, mas sim com uma arma nas suas mãos, onde depois, nas escolas fundamentais, dizem várias barbaridades (e isso é muito comum) que deturpam a opnião do aluno.

Os professores deviam, como diz Paulo Freire, se perguntar qual é o papel deles enquanto dão aula, e se colocar no lugar do aluno (a reciproca também é válida para os alunos). Por fim acho que o papel dos professores é despertar uma vontade no aluno em aprender, e não (como várias vezes acontece) jogar muitos temas e exercícios para eles.
 
ano passado eu tinha uma professora q me odiava abertamente... :x e eu me dou bem com todos os professores naum sei pq ela encanou comigo.... ela implicava mto comigo. sorte q esse ano naum estou tendo aula com ela :mrgreen:
 
Por experiência própria posso dizer que nas universidades é que o negócio piora. Professores que não sabem dar aulas, professores que não falam português e professores sem noção de avaliação. Sinceramente, acho que isso já é tão "normal" que não tem jeito de arrumar.

Mas não concordo muito com estas críticas aos professores que muitos fizeram aqui. Como falei em outros tópicos, professor é um dos profissionais mais injustiçados no Brasil. Ganha pouco, trabalha muito, muitas vezes tem que seguir um projeto pedagógico (imposto pela escola) que não lhe agrada, é cobrado por pais, diretores, alunos e, mesmo se esforçando, nunca satisfaz a todos! Qual a motivação de um professor em dar uma boa aula sabendo que a sociedade o explora até a última gota de sangue mas não o reconhece como um dos que podem mudar o Brasil pra melhor? Já viram quanto ganha um professor recém-contratado pela rede estadual em São Paulo (considerado o Estado mais rico do Brasil)?

E não venham falar que seus professores ganham bem, que lecionam em escolas de elite, como já responderam em outro tópico, tentando se esquivar da discussão :x . Vejam a situação em uma escola de periferia ou no meio do vale do Jequitinhonha pra ver a realidade e saiam desta bolha. Reclamar que a comida está fria é uma coisa; reclamar da escassez de comida é outra coisa.

Finalizando, o que não está certo não são os professores, somos nós mesmos que aceitamos o descaso com a educação.
 
Os professores as vezes são os coitadinhos da história, mas outras vezes são uns demônios que implicam contigo e num deixam você nem opinar. Mas na minha escola os professores que recebem muitas reclamações vão pra rua na hora, por isso eu em algumas matérias já tive uns 4 professores diferentes esse ano. Acho isso injusto e justo ao mesmo tempo pois as vezes o cara nem consegue mostrar o seu trabalho mas em outras ele é um baita inconpetente.

Só pra lembrar uma coisa que o meu professor de ED. FÍSICA disse: "Os estudos me foram úteis apenas para me fazer passar no vestibular." (que exemplo hein?)
 
Só pra lembrar uma coisa que o meu professor de ED. FÍSICA disse: "Os estudos me foram úteis apenas para me fazer passar no vestibular." (que exemplo hein?)


mas não significa que seja mentira...

Ah e tem ótimos professores no meu colégio. é bem escolhido o "staff" .
Só tem uma que realmente não dá para aguentar. Ela não explica o conteúdo só passa o trabalho. E ainda diz que o comportamente em sala de aula vai influenciar na hora de CORRIGIR a prova. Bem, tudo bem tirar ponto por bagunça mas a prova é ali, não tem que diminui ponto de prova. Disciplina é outro tipo de avaliação.
 
Soh que o problema naum eh somente os professores... tem aluno que parece que vai pra escola pré-disposto a não aprender, e se o aluno não quer aprender, naum há nada que o professor faça que consiga vencer isso... dai a culpa vai pra quem? Cai direto em cima do professor, que mesmo se esforçando ao máximo muitas vezes perde o emprego por causa de alunos desse tipo... como jah disseram, o que existe eh um grande desrespeito com esse tipo de profissional, que não tem a valorização que merece.
 
Tah certo que há alunos que naum querem aprender.. Mas quando o professor naum sabe a materia ou naum tem controle da turma, a culpa eh do professor também.. Se o aluno naum quer aprender, o professor que tome alguma atitude.... Ele naum eh a autoridade maxima da sala de aula?
 
ZoRnI disse:
Se o aluno naum quer aprender, o professor que tome alguma atitude....

Não é bem assim. Se você não está com fome, alguém te empurra comida goela abaixo? Professor não é babá que tem que fazer todo mundo comer direitinho o mingau, mesmo aqueles que não gostam ou não têm vontade de comer. Tem que haver motivação por parte do aluno e o professor não pode ser totalmente responsável por isto - deve incluir família, amigos e, especialmente, o próprio aluno. E eu ainda acredito que o processo de aprendizagem depende muito mais do aluno do que do professor.

Eu concordo com o que o Kyo falou. Aqui no Brasil, infelizmente, há alunos que acham que a escola é um castigo e aprender é uma coisa ruim. E quem paga o pato são os professores, sejam eles bons ou ruins.
 
Concordo com você Hobbit, acho que o grande problema não é o professor ou o aluno estar certo, mas como a figura "professor" é tratada no país.

A questão cultural é muito forte para determinar este comportamento. Por exemplo, na China o professor é um profissional muito bem cotado. Porque na ásia existe uma visão de respeito e adimiração pelo "mestre". Diferente do ocidental que tem uma certa "aversão" por alguém que resolveu ensinar o que sabe, para os que sabem menos que ele.

Qual o grande problema? O professor do ensino médio e fundamental é um "coitado", porque ganha mal, não é valorizado e etc, etc, etc...
Já o professor universitário, tem "status". Este tipo de realidade acaba gerando o tipo de situação que iniciou este tópico:
Alunos que se sentem injustiçados por causa de um professor e um professor que se sente injustiçado pelo governo e/ou sociedade, ou aqueles que querem estufar o peito e dizer: "Eu sou professor!", como se isso o torna-se melhor que os outros...
 
Hobbit_de_Cueca... só tenho uma coisa a dizer: :clap:

Na verdade... ninguém no mundo está certo. O que os professores transmitem para os alunos (transmitir no sentido de ser um canal de notícias, de informação) são o que todo mundo concorda hoje em dia sobre o certo (história, ciências, etc), um concenso. E como tudo evolui, esse conhecimento pode mudar.

Mas independente de certas ou erradas o professor tem de transmitir as notícias. :wink: E o aluno tem de saber o que já foi feito para não reinventar a roda.

Mas como o Hobbit disse... o quanto se paga para um professor? :x

Imagine que sem ao menos um professor que prestasse, nenhum de vocês teria condições de prestar um vestibular... nenhum de vocês teria condições de estudar medicina, direito ou qualquer outra carreira que dá dinheiro.

Um médico bom cobra mais ou menos 100 reais por consulta de 1 hora. (um bom professor particular cobra no máximo 30 reais por aula particular... um mediano cobra entre 15 e 20)

Um advogado... um engenheiro... Não devo ser pessimista demais ao pensar que quase todo mundo qualificado, ganha mais que um professor, sou?

E o professor foi o que possibilitou a essa gente toda de ser "doutor"...

Agora, vejamos... professor ruim todo mundo lembra...

E quanto aos bons professores? Hm?

Dificilmente vejo um aluno voltar para a faculdade, ou mesmo escola ou colégio e dar um abraço no professor, no cara que deve o sucesso que teve na vida...

E no dia dos professores? É um tal de dar presente por obrigação, para conseguir um favor do professor :roll:

Fico muito triste que mesmo em minha turma, sou uma das poucas que manda um mimo para meus ex-professores no dia dos professores.

Pois eu sei que se sou tudo o que sou hoje, é porque me apoiei em ombros de gigantes.

Uma vez, discutindo com o Mayoros, sobre os salários "absurdos" da UNICAMP, finalmente pus na cabeça dura dele que mesmo que um professor doutor ganhe 7 mil por mês é pouco.

Muito quando a gente compara com um professor que ganha 1280 reais por 40 horas (duplique esse valor caso o professor leve provas para corrigir e prepare a aula do dia seguinte)...

Mas é pouco, considerando-se que um engenheiro, um médico, um consultor, um empresário ganha 40 mil reais brincando...

É muito difícil entender porque temos professores mediocres?

Você, meu amigo de Valinor... não gosta de cinema? de quadrinhos? de arte? de viajar e conhecer praias belíssimas, ou ver animais exóticos?

Um professor teria condições de fazer isso? Mais condições que um juiz, um fiscal da fazenda, um engenheiro?...

Some-se a isso o fato de que ao terminar o expediente, ele não ganha "hora extra", normalmente... o preparo da aula não é feito na escola, mas em casa, quando devia estar dando atenção aos filhos, à família, a ter um pouco de lazer com quem eles ama...

Enquanto fazia um curso de inglês, eu fui a única em toda as turmas (e tinha umas dez turmas de 15 alunos) que falou sobre ser professor, sobre ninguém reconhecer nada sobre o professor, sobre cobrarem tanto e...

Minha professora de inglês só faltou chorar quando leu meu texto. E isso porque eu ainda não dava aulas como hoje.

Hoje, eu vejo o que me oferecem para continuar formando "doutores" que vão ganhar dez vezes mais que eu... gente que vai ter vida boa e sossegada, comprando os carros que querem, as roupas que querem, as jóias que querem, tirando férias e indo para lugares que querem... enquanto eu continuaria nesta vida de sacrifício sem nenhum reconhecimento...

Quanto falta para a Primula também desistir de formar gente de sucesso, e ir ela própria ganhar dinheiro e deixar gente incompetente ficar no lugar de ensinar que tanto me dá prazer?
 
Super Novato... curiosidade, vc faz alguma licenciatura?

E Bowser... em tese, pra dar aula na facul, vc tem que ter feito graduação, e se tiver feito licenciatura, vc tem Didática, Docência e Fundamentos da Educação. Matérias que EM TESE te ensinam a dar aula e controlar uma turma.

Zorni disse:
Se o aluno naum quer aprender, o professor que tome alguma atitude.... Ele naum eh a autoridade maxima da sala de aula?
Ok. E quando acontece que nem aconteceu com uma menina da minha sala, q dá aula em escola de periferia, que ela foi chamar a atenção de um aluno que além de não prestar atenção atrapalhava os outros, e ele pegou e puxou um canivete pra ela? Piá de 10 anos fazendo isso cara! É muito legal vc ler Paulo Freire, ler PCN, ler a maldita lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mas quando vc vai pra realidade, é outra coisa completamente diferente! Eu não tou defendendo os professores, pq eu sei que tem uns que são tralha mesmo, eu tenho um professor, na facul (sintoma de que não é pq o cara dá aula na facul q ele é o fodão), que é uma porcaria, o cara não prepara aula, enche a gente de texto e não discute nenhum, parece que tem medo de dar aula... mas tem professores bem intencionados, mas sem recurso pra trabalhar.

Uma coisa que a Primula falou e que eu :clap:
Professor ruim todo mundo lembra, e os bons? E aqueles que marcaram vc? Aqueles que conseguiram te fazer aprender algo que você não esqueceu, nem que seja uma lição de vida, mesmo q vc bombasse na matéria, vc aprendia com a PESSOA do professor? Alguém lembra desses? Eu lembro dos 4 prof mais especiais pra mim: Ana Maria, Celso, Fabricio e Luciana (curiosamente, dois de história... por que será? :think:). E aprendi muito com eles, bastante coisa pra minha vida.

Uma coisa que a gente vê na facul: o professor pode sim, trabalhar de uma maneira original, interessante, gostosa e tals... mas é tanto trabalho pra tão pouco incentivo, tão pouco reconhecimento, que o cara desiste, é desestimulante vc se ralar pra num ver resultado, se ralar pro diretor mandar vc mudar tudo, e no fim do mês aquela merreca de salário... vai indo o cara desiste e fica mais fácil dar aula simplesmente mandando a molecada abrir o livro didático (q via de regra ainda é positivista, graças a Eru tão surgindo correntes de livros baseadas na visão de Annales - lembrem-se que eu só tenho parâmetro pra História) e fazer o exercício da página 25.

Fica complicado também falar de "professor cumprir papel" qdo o cara é mandado pra uma escola em que os alunos tão na sétima série e quando mandados responder uma questão, o prof se depara com a frase " num ai a nena" e tem que decifrar que aquilo significa "não vale a pena". As nossas queridas políticas educacionais de progressão continuada tão aprovando um bando de analfabeto série após série... e como trabalhar desse jeito?
 
Eu realmente acho que o aluno tem que fazer seu papel... se o aluno tá numa escola particular ele tem que ver sua situação: ele provavelmente está numa boa escola, isso é privilegio da minoria no país e seus pais trabalham para conseguir pagar o colégio. O aluno tem que se tocar mais da chance que está tendo.
Aposto que há vários aqui no fórum ditos: bagunceiros, e seria bom que lessem esse tópico.
Como já disseram, se o professor tem um estilo de ensino e a escola tem outro ele vai querer tentar se adaptar, pois é um emprego! As vezes por isso há professores ruins.
O que quero dizer é que a maior parte da culpa é do aluno, mas claro que tem professores que nao ajudam 8O
 
Eu TENHO que contar essa história aqui...!
A nossa profa. de portugues desse ano é uma idiota.Sem noção.Tem preguiça de dar matéria.Fica mandando fazer a apostila, nem corrige, enrola, passa matéria sobre como usar o ponto e virgula (pode?) e nem deu base sobre os livros do vestibular.Ainda é falsa, fica falando mal de um aluno para outro.A gente foi mil vezes reclamar na supervisao e nada mudava.
Até que veio a gota dágua.
Nos reunimos e os 40 alunos nao voltaram para a sala na aula dela.Todo mundo escondido nos banheiros até que ela encontrasse a sala vazia.Bem, foi angustiante para nós, mas foi legal tb.Ela ficou boba.
Depois, o representante e a conselheira de classe foram falar com a coordenação, e duas semanas depois ( a próxima nao teve aula, era jogos) veio a definição
A professora disse tchau pra nós :D
Sério, ela foi embora, disse que achou um emprego bom em outro colegio e tal blá, mas o colegio nao muda prof. assim, a tres meses de terminar o ano.A nao ser que seja por livre e espontanea pressao. :mrgreen:
A gente só fez isso pq chegou no limite máximo mesmo.Ela era muito incompetente, enroladora de aula mesmo.E ganhando bem pra isso ¬¬
 
Concordo com a Prímula e com o Hobbit de Cueca.

Todo mundo adora por defeito em professor, mas será que isso não é uma desculpa para o seu próprio desinteresse? Quantas vezes eu já ouvi colegas meus dizerem que foram mal em provas, porque o professor não explica bem, porque ele não tem didática... é claro que isso influencia até certo ponto, mas na maioria das vezes, essas pessoas que me diziam isso, geralmente não prestavam atenção nas aulas, e quem leva a culpa é o professor? Isso está MUITO errado!

A minha mãe é professora, e quantas vezes ela já deixou de me dar atenção, porque estava corrigindo provas? Ou então, porque ela tinha alguma reunião na escola, planejamento, conselho de classe, e mais um monte de coisas! Ela já está no final de carreira, e sabe o que ela conseguiu com esses 25 anos de trabalho prestados ao governo? Problemas na coluna, calo nas cordas vocais, sem falar do estado de stress permanente devido a certos alunos e a pressão por parte dos diretores. E agora eu pergunto será que valeu a pena trabalhar por tanto tempo, por salários baixos (e tem gente que diz que professor ganha bem...), adquirindo tantos problemas de saúde por causa da profissão, e ainda saber que a sua profissão não é valorizada, o tanto que ela deveria ser?

É claro que existem sim professores relapsos e sem nenhuma vocação para dar aulas, mas isso acontece em qualquer tipo de profissão: existem os bons e maus profissionais. Cabe a nós não generalizar e saber valorizar aqueles que são bons e que gostam da profissão.
 
A escola em que eu estudo está no seu primeiro ano, e nela só vieram uns professores idiotas, que ao invéz de mandarem os caras calarem a boca, eles ficam olhando eles sem fazer nada. E depois que a maioria da sala leva nota ruim eles ainda querem reclamar, como o meu (antigo) professor de matemática que disse isso:
"-A sala é que nem um time de futebol onde os jogadores são uns sem vergonha que não fazem nada e o time perde, mas na hora de mudar, quem sai é o técnico, já que é mais fácil mudar apenas um do o que vários."

A frase é justa, mas ele merecia sair.
 
Issu nunca aconteceu na minha sala (inda bem) jah q lah no meu Colégio o professor precisa ter escolaridade completa e ter feito curso de como dar aula para a série em questão.
Lógico q, como todos os colégios, existe um fessor chato, otro maluco, mas o q importa mesmo é se akele fessor(a) sabe mesmo dar a matéria........
Bem, mas na minha sala (8ª Série) tem uns fessor retardado q tipo......naum consegue acompanhar o ritmo da classe, naum sabe dar a matéria direito!
Aih....o q acontece?
A sala sai mal na prova e acaba se f******** no ano.......
Aih eh akele negoço......estudar estudar estudar q nem loko!
 
Professores

ZoRnI disse:
Tah certo que há alunos que naum querem aprender.. Mas quando o professor naum sabe a materia ou naum tem controle da turma, a culpa eh do professor também.. Se o aluno naum quer aprender, o professor que tome alguma atitude.... Ele naum eh a autoridade maxima da sala de aula?

A atitude a ser tomada pelo professor deve ser despertar o interesse pelo estudo nos alunos, o q naum eh facil...
Eh certo que exite alguma forma de fazer o aluno ter vontade e prazer de estudar. E o professor deve ao menos tentar fazer algo. Se o aluno naum quer ser ajudado jah eh outro problema.. Que naum vejo ter solução...
 
Eh Zorni... Kda professora q a gente teve este ano, neh?
Minha opinião: O prof deve, sim, tentar fazer aulas diferentes, e muitos tentam, a maioria cumpre seu papel, mas c o aluno naum quer colaborar...aí eh outra história...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo