• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

_ILÚVË_

Usuário
Sei bastante sobre a Terra Média, mas uma coisa q sempre me deixou curioso era Tom Bombadil! A que raca ele pertence??? pois nenhum dos povos livres da Terra Média se encaixa com Tom! Ele seria ser um Maia ou um Vala??
 
A visão que eu tenho é que ele é uma alegoria. Não no sentido de somente enfeitar a história, mas representando uma idéia; a do desapego material principalmente.

Na Valinor tem vários textos explicando isso.
 
Me falaram que Tom Bombadil foi inspirado num boneco do filho de Tolkien, quando criança...
 
Bom, diz aqui na biografia do Carpenter que o John (filho mais velho de Tokien) não gostava dele, e o boneco "caiu" de propósito mesmo. :mrgreen:

O que em nada muda o fato de ter dado origem a um dos personagens mais divertidos a divertidos de Tolkien. Não me canso de adorar a lembrança da surpresa grata que foi o Bom Tom aparecendo como um sonho alegre. :)
 
Gandalf menciona alguma coisa sobre Tom Bombadil em algum dos livros?
Tipo se Tom fosse um dos Magos talvez um outro teria mencionado vagamente a existência dele :o?:
 
Não acho q ele seria um dos magos. Pois ele não tem os mesmo tipos de reação com relação ao anel.

Olha eu já especulei e especulei sobre isso, o q mais posso acreditar é que ele seja Aulë. Realmente não consigo acreditar q Tolkien tenha o criado tão misterioso, tão poderoso, para ser apenas um personagem para alogar o história. Tolkien não dava ponto sem nó, e toda criatura em seu mundo tem sua historia e sua raça, sua cultura é dificil acreditar esse não tinha. :osigh:

Olha um texto bem legal q tem aqui na Valinor q fala sobre "o q é Tom Bombadil" É o ensaio deGene Hargrove "Quem é Tom Bombadil?'
http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?ID=62
Vale a pena dar uma lida. :wink:
 
Linda Sacola disse:
Olha eu já especulei e especulei sobre isso, o q mais posso acreditar é que ele seja Aulë. Realmente não consigo acreditar q Tolkien tenha o criado tão misterioso, tão poderoso, para ser apenas um personagem para alogar o história. Tolkien não dava ponto sem nó, e toda criatura em seu mundo tem sua historia e sua raça, sua cultura é dificil acreditar esse não tinha. :osigh:

Ditto! Também acho que ele não é um dos magos... acho que o mais provável é que ele seja um Vala...
Aliás sempre pensei ele sendo como algo assim... (influência do Zelda...)
 
eu tbm axu q ele seria um dos valar mas nao Aulë seria meio sem motivo talvez Manwë sertia mais certo por ser o maior.
 
Eu sempre achei que o Tom Bombadil não é um personagem pra ser compreendido, e sim absorvido, com todos os seus "ei boneca feliz neneca". Ele é transcedental demais pra gente tentar entender...
 
Eu queria saber pq o tom nao eh afetado pelo poder do anel..
isto eh..o frodo com o anel...e o tom viu ele...sacam?
 
nao sei se viajei muito mas a mulher de Manwë e Yavanna (creio eu q li o silma a muito tempo e nao to me lembrando direito) e seu nome em quenya deriva de FRUTO. e Fruta D'ouro e mulher de Tom Bombadil!!!
faz sentido ou sou eu q viajei demais??? :o?:
 
Existe um problemão nessa coisa de o Tom ser um vala. Porque ele diz que está ali "antes do primeiro senhor do Escuro", que foi Morgoth; mas é sabido que foi sim este vala o primeiro ainu a chegar até Arda.

A não ser que ele seja Melkor. :eek:
(não, mintirinha :P )

O mais provável é que ele seja... o Tom Bombadil, simplesmente. Ele não é ninguém que não seja ele mesmo, ora. É uma exceção completa aos aspectos da obra, pelo menos nesse sentido de "raças" que nós conhecemos. Ele não se encaixa em nenhuma delas. Eu gosto da idéia do Balbo, de que ele é uma representação do desapego material, da falta de ambição. Vejam só, ele era simplesmente feliz, a encarnação da felicidade. Era realizado completamente, como não precisava de nada, não tinha ambição: tanto é que ele poderia ter possuído o maior instrumento de dominação da Terra-Média, mas simplesmente não o quis. Ele já estava bem, feliz.

Não é um cara legal? :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo