• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, o Regente ?

Josuë

Usuário
Tem um trecho do livro Senhor dos Anéis em que Gandalf fala para Denethor que ele também é um regente. Eu pensei, pensei, mas não consigo decifrar esta charada. Por que Gandalf se diz regente também ?

Obrigado.
 
vc poderia postar o trecho aqui? pq soh lendo msm pra tirar alguam conclusão... e eu to sem o meu SdA - ADT aqui... mas arriscando um palpite, o gandalf pode estar se refirindo a algum posto q ele ocupava em valinor....
 
Acho que é este trecho, quando Gandalf está conversando com Denethor, logo no início do RDR:

- A não ser que o rei retorne? - disse Gandalf. - Bem, meu senhor Regente, é sua tarefa manter ainda algum reino tendo em vista esse evento, que agora poucos esperam ver. Nessa tarefa terá toda a ajuda que estiver disposto a pedir. Mas vou lhe dizer isto: a lei de nenhum reino é minha, nem a de Gondor nem a de qualquer outro, grande ou pequeno. Mas todas as coisas que correm perigo no mundo como ele agora se apresenta, estas são a minha preocupação. E, de minha parte, não terei fracassado inteiramente em minha missão, mesmo que Gondor venha a perecer, se alguma coisa atravessar esta noite e ainda puder crescer bela e dar flores e frutos de novo nos dias vindouros. Pois também sou um regente. Você não sabia? - E com isso virou-se e se afastou do salão, com Pippin correndo ao seu lado.


Será que ele só quis dizer que é regente no sentido de zelar pelo bem de "todas as coisas que correm perigo no mundo como ele agora se apresenta"?
 
Mentor disse:
Acho que é este trecho, quando Gandalf está conversando com Denethor, logo no início do RDR:

- A não ser que o rei retorne? - disse Gandalf. - Bem, meu senhor Regente, é sua tarefa manter ainda algum reino tendo em vista esse evento, que agora poucos esperam ver. Nessa tarefa terá toda a ajuda que estiver disposto a pedir. Mas vou lhe dizer isto: a lei de nenhum reino é minha, nem a de Gondor nem a de qualquer outro, grande ou pequeno. Mas todas as coisas que correm perigo no mundo como ele agora se apresenta, estas são a minha preocupação. E, de minha parte, não terei fracassado inteiramente em minha missão, mesmo que Gondor venha a perecer, se alguma coisa atravessar esta noite e ainda puder crescer bela e dar flores e frutos de novo nos dias vindouros. Pois também sou um regente. Você não sabia? - E com isso virou-se e se afastou do salão, com Pippin correndo ao seu lado.


Será que ele só quis dizer que é regente no sentido de zelar pelo bem de "todas as coisas que correm perigo no mundo como ele agora se apresenta"?

Eu tenho uma opinião, mas é meio estranha: ele estaria fazendo o papel de regente na Terra-média, e Eru seria o Rei...que acham ?
 
Eu tenho uma opinião, mas é meio estranha: ele estaria fazendo o papel de regente na Terra-média, e Eru seria o Rei...que acham ?

Não acho q seja uma opinião estranha, creio q Gandlaf estava zelando pela Terra-Média, assim como Denethor zelava pelo reino de Gondor. Mas se Eru fossa o rei, acho q a TM seria apenas uma parte do reino dele, que, na minha visão, seria Arda e todo o resto q existe, já q foram sua "criação".

Por outro lado, Gandalf pode ter-se referido ao fato de que ele conduziu (regeu) os envolvidos na Guerra do Anel até o fim, assim como o Maestro (tb chamado Regente) rege a orquestra até o fim do ato.
 
Alguém tem este trecho em inglês ? Queria saber que palavra Tolkien usou para regente no livro.
 
Não, so tenho SDA:ADT e SDA:SDA em Inglês.. :?

Mas acho que é no sentido de ser um "Regente de Eru" mesmo, mandado para ajudar a tomar conta da Terra-Média, pois na época era o único dos Istar que ainda estava claramente na Guerra contra Sauron (no lado Oeste da Terra-Média).

Ou então talvez seja "O Regente dos Inimigos de Sauron", na marcha contra ele....hehe..
é uma questão que fico em dúvida......mas queria ver como está em inglês no livro mesmo.
 
Pra mim, ele se refere ao papel de representante dos Valar, os verdadeiros Senhores da TM. Mas esse não exerceram o seu poder diretamente, e Gandalf e os istari desempenhavam o papel de ser a 'mão' de Manwe na TM, assim como os regentes de Gondor governavam o país na ausência do rei.
 
Pra mim, ele se refere ao papel de representante dos Valar, os verdadeiros Senhores da TM. Mas esse não exerceram o seu poder diretamente, e Gandalf e os istari desempenhavam o papel de ser a 'mão' de Manwe na TM, assim como os regentes de Gondor governavam o país na ausência do rei.

Taí, essa é uma hipótese até mais plausível que a de Gandalf ser regente de Eru... :wink:
 
( é mera coincidencia ou so boys estao postando aqui?)
concordo com todos vcs, uma vez que Gandalf veio de Valinor, logo a hipotese mais provavel é que ele seria regente em nome dos Valar, e qdo chegaou na terra-media assumiu para si a tarefa de zelar pelos povos livres, é por isso que ele "se mete" entre varios povos...
 
Acho que é por ai mesmo ele estaria no papel de um "regente" já que os verdadeiros senhores não vieram p/ TM, então ele estaria protegendo a TM como um regente faz c/ o reino... É a unica esplicação que eu vejo p/ o assunto :mrgreen:
 
Reente é quem governa, Gandalf governava a ofensiva contra Sauron, tanto q no final do livro ele fala "a terceira era foi minha"
 
Ringil disse:
Pra mim, ele se refere ao papel de representante dos Valar, os verdadeiros Senhores da TM. Mas esse não exerceram o seu poder diretamente, e Gandalf e os istari desempenhavam o papel de ser a 'mão' de Manwe na TM, assim como os regentes de Gondor governavam o país na ausência do rei.

Concordo com Ringil.
Gandalf era o regente dos Istari. Ele se tornou Gandalf, o Branco, tornando-se assim o líder de sua ordem, cuja missão todos conhecemos.
 
para mim gandalf se considerava regente por dois motivos:ele era o enciado de Eru para poder representar os valar nos acontecimentos da terceira era e tbm porque foi ele que guiou todos para que a guerra do anel fosse bem sucedida!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo