• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eru

Lord Meneltar

Argerich
Afinal: Qual a natireza de eru? o Eduardo disse que ele é meio greco-helenico.mas eu não concordo, afinal, não teve participação ativa durante a históra....
o q vcs axam?
 
Não entendi a relação greco-helenico -> participação ativa na história :o?:
Não tem muito a ver não...

A natureza de Eru pra mim era cristã :lol:
 
Eru é o Deus Pai da Trindade Católica. É Javé, o Criador.

Os aspectos antropomórficos e politeístas, helênicos ou de outras mitologias, tem sua representação nos Ainur, não em Eru.
 
É, eu acho que Eru vem da tradição judaico-cristã, e não greco-helênica. Ele seria o Jeová dos judeus, Deus dos cristãos e Allah dos muçulmanos.
 
Allah é Javé sim, assim como os profetas e Jesus seriam representantes de Deus enviados antes de Maomé.

Mas tem gente que discorda porque haveria uma aproximação entre Allah e o deus primitivo da lua entre os árabes. Mas é meio que desculpa preconceituosa para segregar o que é unido.
 
Eru não é tão parecido com o Deus judaico-cristão, esse tbem tem participação bastante ativa na historia, Eru só interfere na queda de númenor, ele é basicamente o Criador :wink:
 
Eru seria Deus, o Criador de tudo, inclusive dos Ainur... Que seriam como frutos do Deus maior, Eru, o Ilúvatar... Que os ordenou a criação de uma música, a qual seria concretizada em Arda, pelos próprios Ainur... Cada um com uma parte, Manwë com o AR, Ulmo com o MAR e Aulë com a Textura(relevo, terra, etc...).

Então Eru seria o Criador dos Criadores!! :wink:
 
Tendo diferenças ou não, Eru é o Deus católico. Tolkien o trata dessa forma nas cartas.
 
Como toda a obra de Tolkien há pitadas do Cristianismo-Catolicismo, Eru só pode ser Deus, Todo Poderoso, o Criador de todos os seres, e não acho que ele não tenha participação ativa na história, como não li o Silmarilion, vou me basear no SDA, acredito (teoria minha, deve ter algo de errado nela, nossa eu participando do Obras 8O hehehehe) que Gandalf por ser um Istari ou Maiar (desculpe as vezes não sei ao certo) era um ser de muitos poderes, que tem uma função específica- ajudar os povos da Terramédia- um enviado de Eru, como os anjos e profetas eram para o Cristianismo avisando e instruindo povos sobre os designos divinos, talvez tudo que tenha ocorrido fazia parte do plano máximo do Criador, que é oniciente de tudo e onipresente, cabendo aos povos o livre arbitrio de seguir ou não o plano traçado, a eles cabia decidir confiar ou não no ser enviado.
 
Eru é o criador,como Tolkien sempre ponha uma pitadinha cristã na historia Eru é deus,o que fez Arda o que rege o mundo o que comanda o destino de seus filhos o unico que sabe sobre tudo em Arda,desde o seu inicio até como irá acabar.
 
Você está muito certa, Deza. Gandalf era um dos 'anjos' que criaram a Terra e tinha sido mandado a TM por Manwe, o maior e rei entre os Ainur (os tais 'anjos'), para exatamente essa função, apoiar sem forçar, mostrar o certo, mas sem obrigar a seguí-lo, não ser o líder da resistência contra Sauron, ser conselheiro.
 
O Bass não sabe o que postar e posta....tsc...tsc...tsc.

Sim, eu concordo com a visão de que os Ainur(e não eru) eram personificações inpirados no helenismo, e Eru judaico-cristão-muçulmano.

o único eru binachão é o do fórum :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo