• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o fórum Obras

Como acham que deve ficar o Obras?

  • Apenas criar novas regras de postagem lá dentro

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    502
Status
Fechado para novas mensagens.

Deriel

Administrador
Como acham que deve ficar o Obras?

Se o melhor for a separação, trataremos de como e em quantas ela será feita mais tarde, ok?
 
Eu não votei ainda, mas pra mim por enquanto não existe motivo pra separar nem colocar regras lá.

Talvez isso ajude a compreender o "problema" do obras: eu entrei no fórum querendo discutir Tolkien. Gostava bastante de discutir lá. Antes era possível que eu contribuisse em alguma coisa, hoje não é mais. Eu não tenho como discutir com Swanhild, Olwë, Fëaruin, Maglor, Galahan etc. Não tem como, simplesmente.

E olha que na época eu nem tinha lido o Silmarillion nem o Contos. Eu sabia bem menos, mas hoje parece que eu sei menos ainda.

Separar seria como, um parte pros que sabem e outra pros que não sabem? Não tem sentido. Se é isso, eu não vejo sentido. O nível de dificuldade por lá pode servir de incentivo pra que aprendamos mais, mas eu não quero saber (eu não sou fã de Tolkien a esse ponto) o que está escrito nos HoMEs se pra isso for necessário ler em inglês, ou me esforçar muito. Claro que tem vários trechos traduzidos na Valinor, mas eu não tenho curiosidade a ponto de perder tempo com isso sendo que eu poderia fazer outras coisas mais prazerosas pra mim.

Ou seja, a única utilidade de lá pra mim é perguntar ou tirar dúvidas, porque discussão não dá pra mim. Bom pros que podem, azar dos que não podem/querem.

Quanto à implantação de novas regras eu acho que também não entendi bem, como seria isso?
 
Eu não me sinto mal em relação ao obras, posto lá regularmente e discuto com Swanhild, Maglor Olwe etc e acho q mtas vezes acrescento algo a discussão, e olha q qndo entrei não sabia um décimo do q sei hje, eu aprendi lá e procuro ensinar e discutir o q aprendi :wink: 8-)
EDIT: Dexa como está :mrgreen:
 
O único problema do Obras é q o Tolkien morreu. Assim, não saem mais livros, e é natural q acabasse o assunto a ser discutido... :disgusti:
 
Eu realmente não entendo isso :mrgreen: É claro que pessoas como Maglor Galahan e ect. são digamos mas entendidos que a maioria mas ate onde eu saiba isso é um forum de discução a opinião deles não necessariamente é a minha, as veses concordo c/ o que eles dizem as veses não (e não me considero erudita em Tolkien) eu posto minhas opinioes... não entendo pq as pessoas se sentem tao intimidadas por eles... cada um tem suas opinioes e acho que cada uma delas é tao importante quanto a do Maglor Galahan e ect. :mrgreen:
 
Éowyn White Lady disse:
Eu realmente não entendo isso :mrgreen: É claro que pessoas como Maglor Galahan e ect. são digamos mas entendidos que a maioria mas ate onde eu saiba isso é um forum de discução a opinião deles não necessariamente é a minha, as veses concordo c/ o que eles dizem as veses não (e não me considero erudita em Tolkien) eu posto minhas opinioes... não entendo pq as pessoas se sentem tao intimidadas por eles... cada um tem suas opinioes e acho que cada uma delas é tao importante quanto a do Maglor Galahan e ect. :mrgreen:

O problema é que em vários dos casos não é uma questão de opinião. Por exemplo, você pega o tópico "Arda é ou não a Terra?". A pergunta do tópico não permite opiniões, ou é ou não é. No primeiro post da Swanhild já tá respondido. O resto são especulações, puramente.
 
Éowyn White Lady disse:
Eu realmente não entendo isso :mrgreen: É claro que pessoas como Maglor Galahan e ect. são digamos mas entendidos que a maioria mas ate onde eu saiba isso é um forum de discução a opinião deles não necessariamente é a minha, as veses concordo c/ o que eles dizem as veses não (e não me considero erudita em Tolkien) eu posto minhas opinioes... não entendo pq as pessoas se sentem tao intimidadas por eles... cada um tem suas opinioes e acho que cada uma delas é tao importante quanto a do Maglor Galahan e ect. :mrgreen:

Menina de ouro essa. :D

Façam como ela, ok?

Eu ainda não tinha falado nada, porque não tinha a opinião formada. Se antes eu só não gostava da idéia de um fórum mais "básico", hoje eu tenho certeza de que isso é ruim. Os assuntos são os mesmos, o que muda é o interesse de quem discute em detalhes ou respostas mais completas. Nada disso impede a convivência de pessoas com maior experiência com aqueles igualmente interessados, só com menos tempo de leitura.

Talvez seja boa uma divisão, mas com outro critério que não "dificuldade". Eu também não sei até que ponto dividir em "Silmarillion" e "Senhor dos Anéis" é válido, porque afinal a linha cronológica da história é a mesma, o assunto é o mesmo, uma coisa é conseqüência da outra. Mas poderia até ser, se a realidade é dividida para facilitar o estudo, porque livros como os de Tolkien não poderiam?

Imagino que incomoda a alguns que tenham lido apenas o SdA, chegar a um fórum e se sentir perdido em meio a discussões com nomes de elfos da Primeira Era. Essas pessoas podem ter o mesmo interesse que qualquer outro, apenas não têm ainda a vivência necessária para aquela discussão, o que de forma alguma impede que ela troque opiniões sobre o que já leu. Isso não implica em "facilidade" das discussões, só em uma divisão literária, por livros.

E eu tenho a impressão de que isso poderia aumentar o número de posts, se o número de tópicos aumenta também.
 
Eu gosto da idéia de criar um fórum mais básico.
A idéia não é elitizar o Obras, mas abrir uma porta mais convidativa para ele.

Assuntos que ganhassem complexidade poderiam ser movidos para o Obras ou "mergeados" para discussões nele já existentes.

O essencial da idéia, na verdade, limita-se a tornar regra de conduta o respeito pelas opiniões de pessoas desinformadas. Isso até pode ser aplicado no Obras como está, mas eu também gosto da idéia de não "mergear" os tópicos repetidos de perguntas comuns para iniciantes.

Eu acho essa idéia legal porque eu me lembro com carinho dos primeiros tópicos que eu criei no Obras, e teria lamentado se eles tivessem sido mergeados. Isso deve dar uma sensação de frustração meio difícil de engolir.

O carinha chega aqui com a melhor das intenções e convida todo mundo a discutir uma assunto que para ele é interessante e misterioso. Daí fazem um merge e desaba uma tonalada de opiniões que já estão gravadas há meses...

Isso é um balde de água fria. O carinha queria discutir! :tsc:
 
Olwë disse:
Eu gosto da idéia de criar um fórum mais básico.

Eu acho isso meio estranho. O fórum não é campeonato brasileiro pra dividir em primeira e segunda divisão.
 
eu votei na terceira opção, mas eu naum acho q devia criar um fórum mais básico e sim um mais avançado....

podia usar o sistema de sub-fóruns..... teria um fórum obras geral e um sub-fórum exclusivo para as questões mais complexas, como discussões filósóficas do tolkien q só aparecem nas letters ou versões obscuras q aparecem no rodapé das notas do HoME 7,5 sobre uma profecia q diz q eru na verdade naum criou nada e é tudo um sonho e outras coisas q pouquíssima gente sabe a respeito....

daí a discussão de línguas podia entrar nesses sub-fóruns, como um sub-fórum de obras.....
 
Acho que deveriam dividir, mas por exemplo, em três partes:
- O Hobbit e SdA
-Silmarillion e Contos
-Geral (aonde seriam topicos que nao eram somente de um dos, como sobre Arda, etc)
 
Eu votei pela criação de novas regras de postagem. Acho que de repente centralizar tudo em poucos tópicos poderiam resolver o problema.
 
Balbo Bolseiro disse:
O nível de dificuldade por lá pode servir de incentivo pra que aprendamos mais, mas eu não quero saber (eu não sou fã de Tolkien a esse ponto) o que está escrito nos HoMEs se pra isso for necessário ler em inglês, ou me esforçar muito. Claro que tem vários trechos traduzidos na Valinor, mas eu não tenho curiosidade a ponto de perder tempo com isso sendo que eu poderia fazer outras coisas mais prazerosas pra mim.

Eu concordo com isso. Eu fui até onde meu interesse pela obra me levou. Ler é algo prazeroso e não uma obrigação para mim. Não vou "estudar" Tolkien como se fosse uma materia da faculdade, algo como uma obrigação. Cheguei a ler até mesmo HoME, mas depois de certo ponto, preferir usar o tempo livre com coisas que agora eu considero mais divertidas e/ou interessantes do que as várias versões que Tolkien rascunhou sobre algum conto.

Mas não acredito que se deva "nivelar por baixo". Claro que pedir para as pessoas com conhecimento maior simplificarem as discussões é absurdo. Num fórum mais básico, se as pessoas mais entendidas postarem lá, vai virar um simples fórum para esclarecer dúvidas. Então, dividir eu considero besteira.

E tem alguns assuntos que são esclarecidos com um post, tem assuntos para os quais não há resposta, cada qual tem direito a especular. E isso é uma questão principalmente de gosto. Quem se interessar e se divertir com isso, pode aproveitar demais o "Obras", tendo ou não conhecimento vasto.
 
Balbo Bolseiro disse:
Olwë disse:
Eu gosto da idéia de criar um fórum mais básico.

Eu acho isso meio estranho. O fórum não é campeonato brasileiro pra dividir em primeira e segunda divisão.

Mesmo porque não há um padrão sobre o que é básico para um usuário. Ok, ok. Tem alguns que realmente estão loucos por qualquer tipo de informação, porque estão perdidos em absolutamente tudo.

Mas tem os meio termo (o que acho que seja uma maioria, pelo menos dos que se cadastraram aqui por causa do gosto comum pelas obras de Tolkien), que no caso tem certa bagagem para uma discussão.

Em outras palavras, ficaria um pouco difícil definir o que é básico do que não é. Mesmo porque eu du-vi-do que os mais entendidos não dariam as caras no fórum mais básico. Sim, eles dariam informações para o pessoal que está engatinhando no assunto...

... mas não é exatamente isso que já fazem no Obras como ele está?
 
Deixa como está!!!!!!!!!

O carinha chega aqui com a melhor das intenções e convida todo mundo a discutir uma assunto que para ele é interessante e misterioso. Daí fazem um merge e desaba uma tonalada de opiniões que já estão gravadas há meses...

Isso é um balde de água fria. O carinha queria discutir!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo