• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual livro mudou sua vida?

Sr. Ramsay

Usuário
Eis aqui meu primeiro tópico feliz e saltitante, já que sou um novato feliz e saltitante que desconhece as agruras da vida e de um novo fórum. :D

Mas vamos à questão:

Qual livro mudou sua vida? Por que? E como?

Um dos livros que mudou minha vida foi Sidarta do grande tio Hermann Hesse. Na verdade esse livro não foi o que causou a mudança, ou melhor, ele apenas finalizou um processo que já vinha acontecendo há muito. Fez-me perceber algumas coisas das quais eu só desconfiava.

Resumindo, o livro conta a história de Sidarta, que busca a Verdade. Primeiro ele busca essa Verdade entre os brâmanes, mas não a encontra. Depois entre os samanas, um culto que busca a iluminação através do jejum, mas também não a encontra. Então resolve buscar essa verdade por si mesmo, já que ninguém poderia lhe dar a verdade.

Apesar de o livro ter um tom completamente místico, eu dei uma interpretação completamente existencialista a ele (na época eu também estava lendo Sartre), ou seja, nenhum pouco mística. Mas enfim, o que esse livro me ensinou? Primeiro de tudo, que tudo o que faço, depende de mim. Ninguém pode me salvar, ninguém pode me condenar, apenas eu. Por mais que eu busque a aceitação ou a reprovação no olhar do outro, ainda serei eu quem vai decidir o que fazer com essa reprovação ou com essa aceitação. Logo, ninguém, nenhuma doutrina pode me dizer o que fazer, a não ser que eu aceite aquilo como certo. Mas quando eu aceitar tal doutrina, já não será mais a mesma doutrina, mas será sim minha visão de mundo, algo sempre incompartilhável com os outros.

Não adianta fugir de mim. A culpa dos meus atos não são os outros. Isso me dá uma força e uma fraqueza incríveis, já que eu vou realmente pegar minha vida e decidir o que fazer dela, mas justamente por isso, vou ser o único culpado daquilo que eu me tornar.

Mais para a frente no livro (quem não leu o livro pode pular esse parágrafo), Sidarta descobre que a verdade está em tudo, numa simples pedra, em um rio, em uma pessoa. Tudo é a mesma coisa, tudo que existe compartilha essa verdade. Tudo que existe compartilha esse algo de sublime e único que ninguém repara, sente, olha. Ler isso foi incrível. Vou explicar minha visão disso através de uma frase de Fernando Pessoa, que citei em outro tópico: "Deus é o existirmos e não sermos tudo". Tudo aquilo que eu não sou, tudo aquilo que me transcende, o mundo, as pessoas, de algum modo serão sempre incompreensíveis e inacessíveis para mim. Esse mundo, essas pessoas, não devem nada para mim, da mesma maneira que eu não devo nada para eles. Então a partir do momento que não espero nada desse mundo além daquilo que ele queira me mostrar, tudo se mostra muito sublime. É incrível ouvir uma pessoa falar de sua vida, sem ter relação alguma ou utilidade nenhuma para a minha vida. É incrível ver aquela pessoa na tua frente que vai te ser sempre um grande desconhecido falando de coisas que você não é, nunca será e que justamente por isso é belo. Deus é justamente aquilo que está além, por isso é venerado. Não acredito em Deus, mas não nego que o mundo além de mim tenha algo sempre de sublime.

Bem, é isso. Desculpem se viajei muito. :D
 
Com certeza é naum é a toa que estou aqui, um dos varios e varios livros que mudaram minha vida foi Senhor dos Aneis. A primeira vez que travei contato com a obra, foi quando eu tinha 8 anos de idade, epoca em que minha mãe lia o livro pra mim e pra minha irma antes de nos irmos dormir! Alem de ter influenciado muito minha vida, foi o que me levou a entrar nesta comunidade, ode eu conheci grandes pessoas com as quais eu ja vivi e viverei grandes momentos! Outro que marcou muito foram as obras de Love Craft, apesar de eu naum lembrar qual estoria em especifico foi minha primeira no mundo de Cthulhu...
 
sda,com certeza....me introduziu a literatura há uns 3 anos atrás(dá um desconto,eu to com 14 :mrgreen: )
 
o melhor livro que ja li foi, Viva o povo brasileiro de Joao Ubaldo Ribeiro.

Realmente fantastico, o autor conta a historia do Brasil atraves de um romance de mais de 600 paginas que leva o leitor a nao querer mais parar. Ele joga com datas aleatorias de acontecimentos descrevendo as intrigas da historia com personagens fantasticamente bem construidos onde existem desde canibais, que inicialmente ccomem carne de portugues e depois mudam o seu gosto por esperimentar a mais " macia e saborosa" dos holandeses. O livro conta de forma realista e muitas vezes surreal a invasao do brasil, sua colonizacao, o trabalho escravo, as lutas dos mais pobres e oprrimidos, mostra quem sao os verdadeiros herois do Brasil atraves da personagem Maria da fe e percorre um longo caminho desde os seculos 16 e 17 ate os anos setenta. realmente um romance impar e megnifico.
Esse vale muitooooo ser lido 8O :D .

Mudou minha vida pela magnitude de ideias, esclarecimentos e verdades mostradas para min sobre o ser humano e o meu pais. :aham:
 
Bom... Com certeza SDA... Desde o começo do livro e mais ainda até chegar no fim, como diria o "The Sunday Times"(na contra-capa do livro):

"O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Aneis e aqueles que ainda não leram"

Concordo plenamente com essa afirmação...
 
Harry Potter mudou a minha vida pq a partir daih eu comecei a ler livros! mas SdA tb mudou minha vida
 
O LIVRO QUE MUDOU MINHA VIDA?

VARIOS....
- PEQUENO PRINCIPE
- APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
- CHRISTIANE F., 13 ANOS, DROGADA E PROSTITUIDA
- JUNKIE
- FLORES DO MAL
- MENINO MALUQUINHO

É ISSO......

CLEPTOMANIACO DE CORAÇÕES :twisted:
 
Apesar de ser um grande fã de literatura posso dizer que nenhum livro mudou minha vida... Continuo sempre sendo o mesmo cara após cada leitura.
 
Hobbit Bonzinho disse:
Apesar de ser um grande fã de literatura posso dizer que nenhum livro mudou minha vida... Continuo sempre sendo o mesmo cara após cada leitura.

Mudanças não precisam ser radicais para serem mudanças. E dado o conhecimento que *qualquer livro* passa, é impossível você ler e não mudar em nada. Ter mais conhecimento já é mudar, não acha? :wink:
 
Eu não consigo desampatar entre O retrato de Dorian Gray e O mundo de Sofia...Esses dois sem dúvida foram os que mais me marcaram... :wink:
 
hum.... um livro q definitivamente mudou a minha vida foi SdA, pois me deu noções novas de companherismo, coragem etc...
outro livro q pode ter mudado minha vida foi "Viagem ao Centro da Terra", de Julio Verne, pois esse me itroduziu no mundo da literatora e acarretou livros como: "volta ao Mundo em 80 dias", "O Mundo de Sofia", "O Apanhador no Campo de Centeio" e otros.
 
Ramsay disse:
Um dos livros que mudou minha vida foi Sidarta


eu e o churritos lemos esse livro pra escola..não sei ele..mas adorei..semrpe gostei de assuntos relacioando a budismo

"o verdadeiro buda está dentro de nós"

para a grande maioria o livro que mudoa vida foi sda...estamos aki no forum pq???



harry potter abriu um novo horizonte...dele fui pro hobbit, sda, krabat e outros

mas um livro qu emudou bastante foi "A arte da guerra"..ao menos por enquanto
 
putz, varios livros mudaram um pouquinho da minha peronalidade e jeito de pensar aqui e ali.

O q mudou mais com certeza foi SDA, porq depois de le-lo achei a toca (lista de emails) conheci o conselho branco, na epoca com o deriel, cheguei na valinor, ganhei muitos amigos de verdade em quem confio plenamente, conheci muita gente interessante, viajei (nunca tinha ido para sampa, e a primeira vez q fui foi para um encontro). enfim, sou outra pessoa.

depois vem sidarta. pensei neste livro assim q abri o topico para ler ^.^ e la estava nosso novato no primeiro post falando dele... nao vou repetir aqui, o livro eh maravilhoso.

O mundo de sofia teve um papel importante na minha formacao. Li quando estava fazendo 15 anos (a mesma idade das protagonistas), e nem preciso dizer q a identificacao foi grande. Depois de comecar a ler decidi entrar pro teatro, corri atras das aulas sem minha tia saber, pedi bolsa para nao ter q pedir dinheiro aos meus pais, passei 2 anos vivendo intensamente o teatro...

e ai vem nelson rodrigues. ele me ajudou bastante a ver o mundo de uma forma mais simples. ele era um cara simples. ele conhecia as pessoas... nao era um boemio, nao era rueiro, ficava em casa cuidando da mulher e dos filhos, tomava todo dia seu leitinho para sua ulcera... e a unica cois q peco eh q nao taxem ele antes de ler suas cronicas. Ele me ensinou a pensar criticamente.

e a cada livro q leio mudo um pouquinho... tiro aqui aperfeicoo ali. nao tenho mais muita coisa para listar... leio na media de dois por mes :roll:
 
putz, todo mundo leu Sidarta e O Pequeno Príncipe !!!...incrível , pois estes livros são realmente muito bons , mas um livro que mudou minha vida foi "Tao te king", é um livro muito antigo escrito muitos anos antes de Cristo, e diz coisas tão perfeitas como Cristo disse, o escritor é Lao Tsu (ou Tsé, depende do tradutor), ele viveu na China e era Taoísta , neste livro estão escritas lições de vida que servem para qualquer cristão, ateu, ou pagão...
 
Minha infância foi passada no Sítio do Picapau Amarelo... viajava com o pó de pirlimpimpim pra as estrelas (Viagem ao Céu), para o fundo do Mar (Reinações de Narizinho), para a Grécia Antiga(O Minotauro), visitava os deuses do Olimpo e acompanhava Hércules em suas aventuras(Os 12 Trabalhos de Hércules)... Além disso mudava de tamanho (A Chave do Tamanho) e fazia alterações na Natureza (A Reforma da Natureza)...

Obrigado, muito obrigado, Monteiro Lobato, por ter tornado tão rica a minha infância!

Com certeza eu não seria a pessoa que sou hoje se não tivesse vivido estes livros!
 
NeoDeSampa disse:
eu e o churritos lemos esse livro pra escola..não sei ele..mas adorei..semrpe gostei de assuntos relacioando a budismo

"o verdadeiro buda está dentro de nós"
podi cre.... gostei mto também!!!!

:mrgreen: :mrgreen:
 
O livro que me fez realmente amar ler foi "os elefantes não esquecem" depois daquele livro eu comecei a ler mais o que realmente mudou a minhha vida e até hoje acho incrivel como um livro tem a força para fazer isso foi SDA! não consigo me ver hoje sem esse livro... realmente tudo mudou
 
Brida de Paulo Coelho com certeza, apesar da minha brutalidade, imoralidade de ser um cara inescuproloso, la no fundo sou uma pessoa romantica e sensivel hahahaahah
 
SdA msm... ao menos q eu tenha reparado.
Me deslumbrei demais com os lugares descritos por Tolkien, q fazia com q eu visse aqueles lugares tão lindos, com algum tipo d magia no ar... e estas descrições fizeram com q eu prestasse mais atenção nos lugar por onde eu passava.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo