• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Let's think Tolkien

Riff disse:
:tsc: :tsc: :tsc: Se tiver falando dos meus posts no papai gandalf saiba q por mim aquele topico estaria no limbo (como está) :tsc: e no topico do futebol eu brinquei sem colocar um palavrão :tsc: :tsc: :tsc:

Esquece aquilo Riff. Já foi. Já passou. :cheers:

Talvez o Papai Gandalf tenha esfriado (e depois se desviado) justamente por falta de mais pessoas para manter a brincadeira funcionando.

Mas tem outra coisa de que eu gostaria de falar:

Estamos aqui discutindo como fazer para atrair mais gente nova (e a sua inestimável contribuição para os fóruns tolkienianos) mas esquecemos de pensar acerca dos usuários mais experientes, que já postaram bastante no Obras, mas, por qualquer motivo, deixaram de freqüentar as seções sobre Tolkien...

Eu gostaria muito de ver usuários explicando por que razão deixaram de freqüentar o Obras...

Se falarem os motivos e derem sugestões talvez possam assim inspirar mudanças salutares em benefício geral.

Falta de incentivo? O assunto esgotou? Acabou o interesse? Algum mal-entendido? Arrogância dos outros? O que foi???

O meu palpite para explicar tal fenômeno: o Fórum acaba transformando Tolkien em uma isca para outros assuntos (nem sempre correlatos). Com algumas semanas de Fórum o usuário começa a se envolver em inúmeros tópicos off-tolkien, e acaba por dar a eles mais atenção do que à discussão da Obra. Ninguém tem muito tempo disponível, e no final das contas o que acontece é que a maioria dos usuários começa participando bastante do Obras, mas depois migra para outras áreas, e lá fica. :|
 
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem antigamente eu até postava no Obras, mas daí percebi que SdA & cia eram bons livros mas nada que eu estivesse disposto a discutir por mais de 15 minutos. E tb eu não sabia nada (por preguiça de ler Silmarillion) e todo mundo sabia tudo...

Mais ou menos isso... :|
 
Tirion disse:
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem antigamente eu até postava no Obras, mas daí percebi que SdA & cia eram bons livros mas nada que eu estivesse disposto a discutir por mais de 15 minutos. E tb eu não sabia nada (por preguiça de ler Silmarillion) e todo mundo sabia tudo...
Mas ainda existe algum interesse em falar sobre tolkien?
 
Todas as perguntas que já tive ou eu já as postei, ou já foram postadas por outros. Então até que pode se dizer que não existe muito interesse a não ser ler as discussões já postadas. Fasso isso sempre, leio a seção Tolkien todo dia. A única coisa é que sei muito pouco pra postar algo legal (além de que li SdA há uns 3 anos atrás e parei de ler Silma na parte do Thingol). :|
 
Mas a questão é essa... será que discutir Tolkien seja só perguntar ou responder pontos da obra buscando na discussão elucidar a verdade? Ou tb não seria comentar opiniões e gerar idéias novas e interessantes... usando um termo bem tolkieniano, vejo Tolkien como um assunto que pode fazer os seus fãs sub-criarem a partir da obra centennas de discussões e teorias, sejam sérias ou descontráidas, onde o que importa não é a busca pór uma verdade definitva, e sim um exercício criativo inteligente tendo apenas como ponto de partida e guia a obra dele...
 
Sim, mas para a maioria dos "leigos" (quem simplesmente leu SdA), a estadia nos sub-fóruns Tolkenianos consiste em perguntar sobre a obra, já que não sabemos muito desta. Para que possamos fazer o que vc sugeriu teríamos que ter um conhecimento mais aprofundado, e não são todos que querem ou podem ter isso. Eu, por exemplo, parei de ler o Silma por pura preguiça crônica, e agora perdi o "tesão" pela obra toda, já que amadureci (ou envelheci, sei lá) e adquiri novos interesses e perdi antigos.
Eu acho que a maioria dos membros da Valinor hoje "sofre" das mesmas situações.
 
Tirion disse:
Eu acho que a maioria dos membros da Valinor hoje "sofre" das mesmas situações.
Então essa situação pode ser chamada de falta de interesse sobre o assunto mesmo! E tb preferencia por outros gostos!
O q não significa q a pessoa goste menos do tolkien do q a outra, só pq passou o enteresse de falar sobre isso!
entendi seu ponto

Mas discutir as influencias de tolkien nos outros assuntos não te atrairiam?
 
Eu acho que para formular teorias criativas não é necessário muito conhecimento sobre a obra, não. Quanto mais conhecimento, melhor. Mas isso não significa que não seja possível participar e enriquecer as discussões sem ser "o dono da verdade".

Sempre vai ter alguém para dar um suporte com relação aos dogmas da obra. E às vezes isso pode acabar batendo como um balde de água fria na teoria. Mas é na teoria e não no seu formulador!

Eu já tive muitas hipóteses heterodoxas arrasadas em debate lá no Obras, por pessoas que sabem mais do que eu. Mas algumas delas 'pegaram na veia' e isso é muito divertido, quando acontece.

Se você superar a timidez e falar o que pensa, pode surpreender a muitos e até a si mesmo. É uma espécie de atalho entre a fase "c" para a fase "e" de que falou o Deriel no tópico "por que as pessoas postam pouco em Tolkien". :D
 
Eu não abandonei o obras, aliás, eu nunca vi um desses pitis nem ataques lá, até que os veteranos têm bastante paciência(pelo menos comigo).

mas serinho? eu acho que o Deriel devia ser mais seletivo. a valinor eh tolkien. como se explicam pessoas aki que nem leram tolkien?
edit:_______________
Tírion disse:
Eu, por exemplo, parei de ler o Silma por pura preguiça crônica, e agora perdi o "tesão" pela obra toda, já que amadureci (ou envelheci, sei lá) e adquiri novos interesses e perdi antigos.
Eu acho que a maioria dos membros da Valinor hoje "sofre" das mesmas situações.
:nope: eu não :nope:
 
Acho q nao eh soh um jogo de pergunta e resposta....aki eh , como disse um amigo aih q nao lembro qual, um lugar tbm para formular teorias, para sanar dúvidas, fazer amizades, po...qts aih foram no encontro valinor?? eu infelizmente nao fui, mas mtos de vcs foram e mts são do fórum...
meo...acho q viajei... :oops:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo