• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Ugluk (ou talvez a Linda Ladeira [ou qq outro a saiba]),

se o Hwarang Do eh antecessor do Tae kwon do , tb deve ser o antecessor do HapKido tb, certo?

e se for, qual a diferença do Hwarang Do pro HapKiDo?
 
essa discussao sobre porrada/tecnica me lembrou uma conversa que tava tendo um dia desses com um amigo meu, sobre quebramentos, lutas, e formas. ele soltou a seguinte pergunta:

vc se considera um atleta marcial, ou um artista marcial?

de uma certa forma as diferenças sao poucas, mas na pratica, acho q as diferenças sao evidentes. e ai, o q vcs acham?
 
Menello disse:
E em competição tem categorias de peso para ficar mais equilibrado. Já que todos treinam e sabem lutar.
Não vi sentido no que vc disse.
Eu disse exatamente isto. Que a diferença de categorias é justamente para manter mais equilibrado... :wink:

Foi um exemplo para a diferença de peso em uma arte marcial. Um cara mais pesado e com o mesmo nível técnico de um adversário mais leve tem a vantagem de teoricamente ser mais forte...
 
Mas perae, "Hwarang" não é o carinha aquele do video game? :o?: Se eu não me engano do king of fighters.... tá bom, brincadeira, não fiquem brabos... ainda mais que todo mundo aqui sabe lutar alguma coisa!! :oops: desculpe!!! hehehe

Linda Ladeira disse:
Indiferente de qual modalidade venha a ser escolhida, a brutalidade, violência, o incentivo à pancadaria e outras coisas mais q entraram em discução não estão (na minha opnião) relacionadas à isto.
Tudo depende do que vc está buscando, depende da sua intenção, e tb do q tem para extravasar.
Depende de vc saber direcionar seus sprendizados e usa-lo de acordo com sua intenção.
Independente do q se pretende, faço questão de saber usar para minha própria defesa caso algum dia venha a precisar.

Sim, mas aí é que tá. Um cara que conhece a tecnica do aikido, e usar isso em um cara leigo, pra mim é covardia. Claro, se o cara estiver se defendendo, aí não. E sobre saber usar para auto-defesa. Vc aprende defesa na academia, mas a pratica é diferente. Vc não tem ideia se está pronta ou não para se defender em uma situação de perigo. Por isso, tem pessoas que entram em competições. Melhor vc testar suas abilidades com outra pessoa que tambem está querendo testar as suas, do que fazer isso na rua com quem não sabe nada.

E Ugluk, eu tambem me interesso pela historia da arte-marcial. Li todos os seus posts que continha algo sobre, até de outras artes eu li. E sobre a tecnica do tae kwon do, realmente são mais dificeis. Ou até mais belas que outros estilos. Mas, talvez alguem diria que é "alegoria"!! 8-) Por favor, não me batam. Já vou pedindo desculpas antes que alguem se ofenda!!! Mas o fato é que, as outras artes, se desenvolveram para se tornar mais eficientes. Vamos ao caso do tão comentado muay thai. Vc não vê em uma luta de muay thai chutes muito diferentes. É aquele feijão com arroz mesmo. Muita bicanga, soco, joelhada e cotovelada. Se resume nisso. Mas agora eu pergunto, quantos campeões de qualquer arte já foram para bankog desafiar um lutador de lá? Pois eu digo, poucos. Não tem muita gente louca o suficiente pra fazer isso. Os caras são feras. E a arte deles se desenvolveu pra ser mais eficiente na luta. Então, não tem muita frescura. Mas a tecnica deles está entre as melhores em arte-marcial de contato. Hoje em dia, muitos estilos(até mesmo o karate) usam tecnicas de muay thai. É algo muito violento mesmo. Mas se desenvolveu para ser assim.
Acho que vcs estão confundindo beleza, com tecnica. As tecnicas do tae kwon do são bonitas mesmo, com aqueles chutes dificeis. Mas isso não quer dizer que são melhores ou mais eficientes que as outras.
 
Perfeito oq o Menello disso.

Alias, Bruce Lee tb encheu muito o saco disso, eficiencia vs. beleza. E dai nasceu o Jet Kune... Na verdade é alegorico mesmo. O Kung Fu mesmo q a arte marcial alegorica q eu conheço. Mas então agente entendo como treino, o treino d eformas alegoriacas realmente nos da mais força e meios de adaptaçao a qualquer ambiente... Bem, todos com suas vantagens. Eu sempre diza q por essa caracterisca alegoria q o Kung Fu é o primeiro passo para todas as outras artes, pq ela da a noçao completa de qualquer feijão com arroz de qualquer arte. Mas mesmo assim ainda existem artes mais antigas, e artes q se fundiram não pelos meios orientais... Então ai fica essa frase apenas como alegoria a situaçao mesmo...hehehe.

Örome disse:
Ugluk (ou talvez a Linda Ladeira [ou qq outro a saiba]),

se o Hwarang Do eh antecessor do Tae kwon do , tb deve ser o antecessor do HapKido tb, certo?

e se for, qual a diferença do Hwarang Do pro HapKiDo?


Essa pergunta é legal...

E eu respondo pq a Linda num deve saber não, saba? :aham:


Sim, o Hwarang Do e antecessor do Hapikido tb. E tb como disse o Menello o personagem do Fatal Fury... :P
O q supnho ser uma homenagem ate, pq ele é coreano e tal, e antigamente os Gurreiros de Hwarang eram muito famosos e temidos pelo poder. 8-)

Mas vamos lá, a primeiar arte de combate da Coreia foi a arte dos Cavaleiros Gurreiros, conhecida como Hwarang Do, os Gurreiros de Hwarang.

Esse guerreiros eram muuuito semelhantes ao Samurais, mas muito mesmo, ate espada envergada como a Katana eles usavam. Detalhe, os Hwarang são mais antigos q oa Samurais... Bem, num tem linha historica, mas eu acredito q sim, ouve uma influencia. Tanto q todas as artes do Budo, vc tb encontra no Hwarang Do.

Bem, ouve uma epoca q um Monge Coreano chamado Choi, foi para o Japão aprender a arte do Aikijujutsu. Esse monge ja era uam grande mestre de Hwarang Do, interessante resaltar q ele foi companheiro de "classe" do nosso fundador do Aikido... o Sensei.. ahmm.. esqueci o nome do Honoravel. :roll:

Mas bem, eles eram companheiros de classe no Aikijujutsu. :mrgreen:

Esse monge Choi ao voltar para a Coreia, muniu suas as tecnicas de chaves, imobilizaçoes e outras coisas assim do Aikijujutsu, as tecnicas de combate corporar do Hwarang Do, os chutes estremamentes trabalhados ( migrados depois pro Tae Kown), e as tecnicas de soco e tal. Dessa junção... tcharam!!

Nasceu o Hapikido!.. 8-)

Bem, por essa explicaçao acho q ja deu pra sentir a difenrença dos dois ne? :obiggraz:

Mas o Hwarang Do foi base para outras artes Coreanas, como o caso da sua junçao com o Karate vindo do japão, e nasceu o Tung Soo Do... Ate hj representado nos EUA pelo Mestre Carlos Ray Norris... :twisted:
Conhecido como Chuck Norris. 8-)
Por isso ele se da tão bem no Karate... :wink:

Acho q só isso ne? :think:

É..so isso... :eek:
 
valeu pela aula.

viram soh: hapkido eh muito melhor q todas as outras artes marciais! :twisted:

(to brincando, calma ae todo mundo! :lol: )

ah. eu eu acho q o hwarang eh do teken,
soh se ele ta em dois jogos, mas q ele eh do teken isso eu tenho certeza.
e no teken tem tb o Jin, q luta hapkido 8-)

edit: o taekwondo então sugiu como um desmenbramento do hapkido, ou nasceu diretamente do hwarang do tb?

edit 2: num campeonato de hapkido q eu participei tinha uns lutadores de muai thay participando tb. eles tavam kebrando todo mundo. até q tive a brilhante ideia de sugerir pro meu colega hapkidoca (q ia ser o proximo a lutar com eles) levar a luta pro chão o mais rapido possivel. ae foi facinho ganhar deles 8-)
 
Ha é, isso mesmo, lembrei tambem. O hwarang é do teken mesmo. Foi maus aí. Pô, como faz tempo que eu não jogo video game!!! hehehe. Mas no Fatal Fury tinha um cara parecido tambem né?

Da-lhe Ugluk e suas aulas. Muito legal isso. Mas só pra completar a informação do ugluk, sobre o Chuck Norris. Ele tambem aprendeu muita coisa com o Bruce Lee. Se conheceram fazendo filmes, e o Bruce Lee ensinou muita coisa pra ele. Cara de sorte esse Chuck não. Um professor desses eu tambem queria. hehehe. Talvez o caro amigo Ugluk queira falar mais sobre isso. Da amizade entre Lee e Norris. Aposto que vc tambem sabe alguma coisa(ou tudo) sobre isso.

E é verdade, muito antes dessa coisa de vale-tudo, Bruce Lee já falava em uma arte completa. Pra ser usada em qualquer situação ou lugar. Uma frase que ele dizia explica tudo: " Seja como a agua". Pq agua se molda ao campo de batalha. Por favor Ugluk, me corrija, vc deve lembrar da frase correta. Mas o espirito da coisa era essa. O cara era fera mesmo. Estava muito a frente de qualquer outro. Pra mim, sem duvida, ele é o atleta do seculo. O cara fazia coisas que até hoje não vi mais ninguem fazer.
 
Menello disse:
Vamos ao caso do tão comentado muay thai. Vc não vê em uma luta de muay thai chutes muito diferentes. É aquele feijão com arroz mesmo. Muita bicanga, soco, joelhada e cotovelada. Se resume nisso. Mas agora eu pergunto, quantos campeões de qualquer arte já foram para bankog desafiar um lutador de lá? Pois eu digo, poucos.
Bueno, tinha um site que agora está fora do ar que dava várias notícias sobre o Kung Fu. E dentre estas notícias se destacavam duas:
Desafio Kung Fu x Karatê e Desafio Kung Fu x Muay thai.
Na primeira o Kung Fu ganhou de 5x1, sendo que o detalhe interessante era que a vitória karateca se deu devido a uma lesão do atleta de kung fu que teve que desistir do combate.
E o segundo foi de 5x4, também para o kung fu. Bem mais apertado.
Pelo que entendi foram escolhidos campeões de diversas cidades da China, Japão e Tailândia.

Menello disse:
E é verdade, muito antes dessa coisa de vale-tudo, Bruce Lee já falava em uma arte completa. Pra ser usada em qualquer situação ou lugar. Uma frase que ele dizia explica tudo: " Seja como a agua". Pq agua se molda ao campo de batalha. Por favor Ugluk, me corrija, vc deve lembrar da frase correta.
Serve eu? :mrgreen:

"Não tenha forma definida, seja como a água. Se verte água numa xícara, ela se torna xícara; se a verte numa garrafa, ela se torna garrafa; se a verte num bule de chá, ela se torna um bule de chá. A água pode fluir ou pode quebrar. Seja água meu amigo, seja água..." - Bruce Lee
 
O bom daqui, é que o pessoal desse topico sabe bastante coisa. Isso mesmo Zanza, otimo vc saber disso. Essa era a frase completa que eu não lembrava. Isso define o Bruce Lee, e o que ele pretendia ter como arte marcial.

E não entendi esse desafio que vc citou. Esses scores. As regras do muay thai, e mesmo o karate(tirando o karate tradicional) são pra nocaute. Não tem pontos. A não ser que termine todos os rounds com os dois lutadores em pé. Aí, como no boxe, é decidido por pontos. Mas gostaria de saber mais detalhes desse desafio que vc mencionou. E que fique bem claro, eu não quis dizer que um lutador de muay thai é invencivel. Sei de caras que foram até a tailandia lutar, e venceram lutadores famosos na epoca. Mas os caras de lá são "casca grossa". Isso sim, posso garantir. Assim como no japão e na china tem os seus "casca grossa" tambem, ou em qualquer parte do mundo, que treinam desde criança. Mas não quer dizer que são invenciveis.
 
Bem, bem.... Bruce era o rei mesmo. hehehe...

Chuck e ele eram muito amigis realmente, mas eles nunca deixara explicito q um aprendeu algo com o outro tb. Nem sei se alguem ja chegou a perguntar isso pro Tio Chuck... Mas sei q eles sempre falava q Bruce era muito bom, e nunca tinha conhecido ninguem como ele no q se trata em arte marcia e filosofia de vida ligada a arte. Sei tb q Chuck até hj comenta sobre a posibilidade de Bruce ter sido envenenado... Bem, mas a verdade mesmo ninguem nunca vai saber. Ta certo q teorias da conspirção rolam por ai a todo momento, então pode ser q ele tenha morrido em via a sua hipersensibilidade ( alergia pode ser chamado) e agente tenta fica achando chifre na cabeça de cavalo, so por as cisrcunstancias da morte forma muito convenientes e misteriosas.

Bem, mas vamos falar sobre Bruce e a arte marcial sob minha visão critica analitica. ( :lol: )

É fato q o homi era rapido q nem o diabo, tinha uma força de empacto descomunal, alem de ser muito, mas muito inteligente e perceptivo. Filosofia, artes plasticas.. Ele manjava, e manjava bem, de tudo isso.

Mas vcs concordam q ele foi o unico praticanete "forte" de artes marcias do oriente a aparecer na midia na epoca? :think:

Mas por isso q nesse ponto eu prefiro num dizer nada sobre "melhor do mundo" etc... Pq eu num conheço os q estavam pelos cantos do munbdo ai q tinham habilidade fenomenal tb. E na epoca a midia nem ligava pra isso, Bruce foi pionero nessas graça ai.

E bem... na epoca de Bruce o templo Shaolin ja estava erguido de novo, se não me engano ja tinham 17 Monges bons, la dentro... E bem, a habilidades deles eram lkendarias ne? Ninguem garante q eles num surravam o Bruce.. :mrgreen:

Alias desse 17 dessa epoca, estavam entre eles o loco q ta nos EUA agora, o Veneravel Shin Yan Ming, o monje q da aula para estrangeiros hj em dia la no templo, o Shin Heng Jung e o Monge Chefe dos Treinos o Shin Dae Yang...

Todos da linhagem de Shin, q era dessa epoca de 1950 a 60 e meados de 70... hj eles são mestres.

E bem, como saber se eles num eram melhores q o Bruce ne? 8-)

E eu pessoalmente gosto de ver coiss mais complicadas e não ortodoxas de se executar... Bruce fazia isso tão pouco nos filmes. :|

Eu adoro ver filme de Kung Fu com muita luta classica, saca? Sammo Hung e foda em fazer coreografia assim... :obiggraz:
 
Bem Ugluk, não estava dizendo o melhor lutador do mundo. Não estava comparando ele com os outros, imaginando um combate. Mas só pelo fato dele ser bom, e continuar tentando melhorar ainda mais. Dá muito credito pra ele. Ele não se limitou a treinar sem parar o kung fu, nem procurou outra arte. Simplesmente tentou mesclar todas as artes em uma só. Aperfeiçoar tudo aquilo que existe. Colocar tudo o que funciona de todas as artes, em uma unica. Tá bom, acho que deu pra entender né. Mas o cara pensava muito na frente. Tanto é, que só agora com essa coisa de vale tudo, os atletas praticam mais de uma arte para serem completos. E na epoca que ele começou com isso, nem se falava em arte marcial. E os propios monges que vc citou, se trancavam em um templo pra praticar aquilo que foi inventado a trocentos anos atras. Sem criticas, e nada contra isso. Mas o cara buscou criar algo novo. Tentou mudar totalmente a arte marcial. O que muita gente tenta fazer hoje.
E sobre o que ele fazia nos filmes??? Fala serio. O cara usava o nun tchaco( 8O num tenho a minima ideia de como se escreve) mais devagar para a camera poder pegar, se não ficava só um borrão na tela. Não podemos avaliar uma pessoa pelos filmes que ele fazia né.
Mas o que eu realmente tiro o chapeu, é os quebramentos que ele fazia. Alguem jogava um pedaço de madeira, de não sei quantas polegadas, pra cima. e ele acertava no ar, quebrando a nega com um chute. :clap: Isso é dificil pacas. Não vi ninguem mais fazer isso. Se souberem de alguem que faça, cita aí, por favor. Mas vc não concorda ugluk, o cara inovou muito.
 
eu não faço a minima ideia do q aconteceria. mas queria ver vcs especularem sobre o q aconteceria se colocassem pra lutar o bruce lee contra algum campeão de vale tudo de hoje em dia, um desses gracies da vida.

edit

eu mesmo antes disse:
edit: o taekwondo então sugiu como um desmenbramento do hapkido, ou nasceu diretamente do hwarang do tb?
 
Saudações
Faz tanto tempo que não posto que fiquei até perdido.
Ao que o Zanza falou eu me considero artista marcial e não atleta marcial, ao meu ver o atleta marcial é aquele que pratica a arte apenas como um esporte mesmo sem pensar nas partes da cultura da sua arte historica e tudo mais, e claro aquele que pratica ela para a disputa de campeonatos...
Muito interessante essa discussão que segue no forum, mas não sei por que o :::::::Oromë84 citou essa dos Gracies e Bruce Lee, já que a maioria dos Gracies perdeu para japones Sakuraba...Esta certo que eles são bons mas acho isso uma comparação meio inusitada nos dias de hoje.
é isso ate mais
An Le An Kang Jin King
 
Menello disse:
E não entendi esse desafio que vc citou. Esses scores. As regras do muay thai, e mesmo o karate(tirando o karate tradicional) são pra nocaute.
Estes scores são definidos assim:
Kung fu 5 x 1 Kartatê = 5 vitórias do Kung fu contra apenas 1 do Karatê.
Kung fu 5 x 4 Muay Thai = 5 vitórias do Kung fu contra 4 do Muay Thai.

Sendo assim temos 6 lutas entre Kung fu e Karatê e 9 de Kung fu e Muay Thai... :wink:

Mais tarde comento sobre as outras coisas ditas até agora.
 
Orc

Odeio quando coloca em dúvida minha capacidade, mas por outro lado percebo que não sabe mais como chamar minha atenção. Relaxa, eu já disse q te amo!!!!!!

Vcs acham que se consegue ter uma noção de como se sairia caso resolvesse usar seus conhecimentos em artes marciais pra se defender baseando-se em competições?
 
Se baseando em competições não, mas sim em situações mais reais. Já vi muito cara treinar bastante. Ter um preparo e uma tecnica otima. Mas quando chega na hora do vamo ver... acaba não saindo nada do que sabe. Isso é comum acontecer, não só em arte marcial. Quantos aqui já não estudou pra uma prova feito louco, e quando chegou na hora deu branco? Por ficar nervoso. Pode acontecer a mesma coisa se vc for aplicar o que sabe pra se defender. Mesmo tendo treinado incansavelmente. Se vc tem experiencia em "combate real", é mais dificil acontecer isso. Mas isso já é uma outra coisa que acho que o pessoal não está disposto a discutir aqui.
Mas sobre uma possivel luta entre um gracie e lee :think: uou. Bom, vendo as lutas que os gracie já ganharam. Quase se repetiu a forma que terminou a luta. Era os caras esmurrando, e no final quando ninguem esperava, uma chave terminava com tudo. Lee era muito rapido e forte. Era agil e esperto. Não sei se um gracie conseguiria levar ele para o chão. Até poderia acontecer, Lee poderia perder uma vez. Mas apenas uma. Pq o cara ia preparar uma forma de luta para vencer o jiu-jitsu gracie. Sou muito suspeito pra falar tambem, eu admiro muito Bruce Lee.
Zanza, agora eu entendi. Pensei que fosse 5x1(não, não é isso) os pontos de um lutador contra os pontos do outro. Mas onde foi essas lutas?
 
:::::::::Oromë84 disse:
edit

eu mesmo antes disse:
edit: o taekwondo então sugiu como um desmenbramento do hapkido, ou nasceu diretamente do hwarang do tb?

Eu ja num respondi isso? :?

Tipo, veio do Hwarang direto... ta lá no meu post, ow. :disgusti:


Menello, eu acho Bruce heave metal tb. A vida dele é um liçao para qualquer artista marcial, e tb um grande quebra de paradigma para as artes tradicionais... O q deu mais mente aberta para varias discuçoes a respeito. Ou seja, q ele é um marco histórico nas artes marcias é inegavel.

Na verdade eu so coloquei a analize lá, para q possamos ter a chnce de semptre analizar essas questoes, pq eu sei q conhecimento q eh certo, definitivo é conhecinemto morto. :)
Logo, o cosntantes estudo e tentativas de compreeçao de varias situaçoes fazem o analize crescer cada vez mais...
Entao vamos sempre falar sem medo de "contrariarmos" os preceitos de alguma sociedade ... hehehe.. como uma grande familia. :mrgreen:


Linda... Chamar sua atençao vc exagerou. ¬¬

Vc em sua ilusão realmente desejaria q eu estivesse fazendo isso ne? :aham:

Pois é... faz o TCC, sozinha ai, faz... :twisted:

A sim, e fala sério... Vc num sabia a informaçao sobre o Hwarang... :mrgreen:
 
Saudaçoes.
Sabe Linda Ladeira, não tem como dizer como eu sairia como o proprio mestre Bruce ja disse o combate é como a agua não tem forma definida...
Mas eu acho que o combate de rua real é muito diferente do de competiçoes e tal...
Na rua não tem regras, voce ocrre o risco de levar um chute ao baixo ventre ou na junta do joelhos coisas que isso nao acontecem em um campepnato.
Então acho mais dificil se dar bem nas ruas seguindo as "regras" de competiçao mas isso pode acontecer sim, depende muito do praticante.
E acho que é nesse ponto que se realmente ve o verdadeiro aspecto das artes marciais, que é tirar o oponente de ação...
é isso
até mais
An Le An Kang Jin king
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo