• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beren e Luthien ou Turin Turambar?

De qual história você gosta mais?


  • Total de votantes
    394
Eu não gosto do Túrin, mas a história é sim bonita. E também não se nega a importância dele no Quenta e tudo mais. Na verdade eu fico pensando por que tanto gostam do Túrin, ele praticamente só deu mancada. O pai dele sim era O cara.

Beren e Lúthien eu acho mais envolvente e emotivo. Eu gosto muito da parte em que Lúthien foge de Doriath ao melhor estilo Rapunzel, e principalmente, de Finrod e Sauron.
Falou tudo.....
Voto na história do Beren e da Luthien pela beleza da história e pelo sentimento q ela passa.... :obiggraz: :mrgreen:
 
Uma coisa que eu acho um dos grandes atrativos da história de Túrin é imaginar quanto da culpa das desgraças é culpa de Morgoth e quanto é do próprio Túrin.
 
"Túrin" é melhor. Eu não gosto de algumas extravagâncias do conto de Beren e Lúthien e o acho um pouco repetitivo em partes, mas também é uma bela história (a parte final, com Lúthien cantando para Mandos, é de fazer chorar).

Não consigo desgostar do Túrin, não sabendo a história toda dele. Ele podia ser culpado por ter uma personalidade orgulhosa? Não concordo que tenha sido uma boa ele sair de Doriath e bater o pé depóis com Beleg recusando-se a voltar para lá, claro que não. Mas uma parte do caráter dele ele havia herdado da mãe, tanto pela criação quanto pela hereditariedade (esse último ponto é delicado, mas acho que está claro o bastante no caso do Túrin pelo menos). Além do mais, Túrin teve tempo para se arrepender de algumas coisas que ele fez, e queria sinceramente acertar nas escolhas que fazia.

Húrin de certa forma ficou abaixo das espectativas depois de solto por Morgoth. Se vamos ser rigorosos com relação a Túrin, então vamos ser rigorosos com Húrin também. Ele entrou em Doriath para humilhar Thingol (foi com esse objetivo que ele foi a Nargothrond buscar o Nauglamír, na história criada por Christopher Tolkien), e antes disso foi a Brethil positivamente disposto a arrumar encrenca com os Haladin (Wanderings of Húrin).
 
Mas não podemos esquecer dos cerca de vinte anos que Húrin passou em Angband vendo tudo que acontecia em Beleriand (principalmente com sua própria família) pelos olhos de Morgoth.

Loucura é o mínimo que poderíamos esperar dele, e dificilmente saltos de felicidade pela libertação do cativeiro. :|
 
Eu prefiro o Túrin justamente por tudo que voces estao falando aí. O cara foi criado por um rei elfico... tudo bem, mas ele queria a vida dele, não viver às sombras de outro povo, outra raça. Ele era emotivo e orgulhoso, era mesmo, mas é um relato perfeito da grande maioria dos homens ( tanto de hoje como de sempre). Túrin sabia que tinha uma maldição atras dele e não fugia dela, mas não queria envolver mais ninguem, só que as coisas sempre deram errado.
Eu digo que Túrin é o fudido que soube segurar a bronca.
 
Ah eu votei na da Beren e Lúthien... eu achei maravilhosa!

Assim que eu li ela gostei tanto que quis contar pra todo mundo lá em casa!!
 
Swanhild disse:
Húrin de certa forma ficou abaixo das espectativas depois de solto por Morgoth. Se vamos ser rigorosos com relação a Túrin, então vamos ser rigorosos com Húrin também. Ele entrou em Doriath para humilhar Thingol (foi com esse objetivo que ele foi a Nargothrond buscar o Nauglamír, na história criada por Christopher Tolkien), e antes disso foi a Brethil positivamente disposto a arrumar encrenca com os Haladin (Wanderings of Húrin).

Eu não disse que gosto do estilo dele? :twisted: :mrgreen:
Vingança não é o maior exemplo de conduta cristã que Tolkien poderia representar em Húrin, mas o Professor T sabia que ele era um Homem, sujeito a falhas e desvios de conduta, ainda que instruído devidamente pelos eldar. Ele é tão humano quanto podem dizer que o Túrin é. Fora o que o Tilion disse, que depois de décadas sentado no lugar que era, literalmente, o inferno na Terra, um pouco louco era o mínimo que ele poderia estar, por mais "thalion" que ele fosse.


E o Ringil também disse uma coisa que eu gosto muito de fazer. Pensar no que foi escolha de Túrin e o que foi fruto da maldição de Morgoth.
 
É claro dos textos que Húrin estava iludido com o que ele via através dos olhos de Morgoth (e isso está bem mais claro no HoME 11 do que no Silma). Eu acredito que ele fez o que fez movido por raiva diante das ilusões que ele tinha de que todos tinham sido maus e injustos com Túrin e de que tudo o que Túrin havia feito tinha sido inútil (a posição do HoME 11 a respeito é que pelo menos um ato de Túrin, a revolta em Dor Lómin, foi uma coisa boa). Mas acho exagero dizer que ele estava louco. Húrin estava lúcido até demais em Doriath (Silma) e antes disso em Brethil (Wanderings).

Mas ainda que quiséssemos considerar Húrin louco, ainda assim a imagem dele sairia arranhada. De grande e altivo guerreiro que resistiu a todas as provas, teríamos um infeliz que teve a vida arruinada por Morgoth e que sem querer destruiu três reinos (só não foram quatro porque Glaurung já tinha dado uma passadinha antes em Nargothrond). O que mostraria mais ainda o poder que Morgoth tinha de arruinar a vida de uma pessoa.

O Maglor resumiu bem a coisa toda. Meu ponto não era exatamente demonizar o Húrin, mas sim mostrar que ele e Túrin foram afetados por Melkor e também cometeram enganos por mérito próprio, como bons humanos que eram.

E agora essa pergunta do Ringil vem bem a calhar, mesmo. :cool:
 
Eu pessoalmente prefiro o narn-i-hîn-Húrin... o sofrimento de Túrin Turambar é algo contagiante; às vezes eu me identifico com ele. -^_^-
 
A história de Beren e Luthien é mais nobre, mais bela, demonstra uma face mais afável da têmpera humana. Eu votei neles. Turín é o personagem clássico que tinha tudo pra mandar bem mas não mandou porque não quis e, é claro, porque foi amaldiçoado por aquele que já foi o maior dentre os ainur. Nhé... As duas histórias são boas mas admito preferir mais a do casal. :|
 
Difícil, amo os dois contos. :grinlove: Mas eu acho Turin mais bem trabalhado. É realmente angustiante a história trágica de toda família de Hurin. Dá uma pena. :osigh:
 
A captura da Simarill da cabeça de Melkor eh sem duvida uma das partes mais fodas que eu acho em toda obra de Tolkien. Beren e Luthien!
 
Já se passou mais de um ano que eu postou esse tópico, hoje eu penso diferente, pra mim a história de Luthien e Beren é muito mais lindo! :grinlove:
 
Gosto muito das duas histórias...mas acho que a de Beren e Lúthien é a que eu gosto mais ainda :grinlove: . É muito bonita...qdo terminei de ler o conto pela primeira vez, parei o livro e reli tudo... :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo