• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Bom, xo so explicar a diferença dos estilos tradicionais para o wu shu olimpico para o Bilbo então.

Kung Fu, como nos conhecemos hj, oq chamamos de tradicional, no caso seria o wu shu tradicional, pq essa e a terminologia correta da antiga arte, pois Kung Fu, como termo para definir arte marcial chinesa, nasceu a pouco mais de 100 anos.
E eles não são somente de familia não, existem varios estilos, linhagens, sistemas e escolas diferentes de estilos tradicionais, e de todos os tipos de tecnicas q vc imagina e nem imagina. Movimentos acrobaticos e movimentos baixos, curtos e longos. Tudo isso varia do estilo q vc esolher e da "classificaçao" dele dentro do contexto filosofico, politico e ate geografico.
Ou seja... num podemos dizer se eh bom, ruim, razoavel ou picaretagem se vc num definir o foco da pergunta a um estilo... 8-)

Bem, o Wu Shu olimpico. Ele foi formulado perto da decada de 30 mais ou menos, quando Mao Tse Tung fez toda a sua revoluçao cultural na china. O objetivo do Wu Shu olimpico é sintetizar todas as artes marcias chinesas em algumas formas, para assim, em uma olimpiadas, ser possivel avaliar. E então surgiram a principio 10 formas, q representavam todos as classificaçoes de estilos de artes marciais chinesas, os estilo de kung fu. Exemplo as formas de Nan Quan e Chang Quan, q representam extamente os estilos do sul e norte, e assim por diante. Elas foram formuladas e reformuladas visando a competiçao atletica, mas sem esquecer a caracteristica marcial, e por isso os movimentos sao mais acrobaticos, mais rapidos e palstico do q nos estilos tradicionais.
Em miudos, sao formas belissimas de se ver, feitas com competencia sao de encher os olhos... 8-)

A LuizFar... desincana dessa de pronuncia, isso realmente é um problema por q falar algo em chines pode ser de varias formas, e muitas frases num tem traduçao literaria.
Mas agora a maior confusão de todas e a escrita. Não exite regras fonéticas para escrevermos a lingua chinesa com as letras ocidentais.

Um exemplo q vc vai encontrar nesse mesmo tópico:

Chaun
Quan
Kuen

Pois é, são as mesmas palavras, todas seguinificam, boxe. movimento ou algo similar, mas sempre ligado a marcialidade.

Se vc reparar a pronuncia é um K com um Ch e o "a" nas duas prmeiras quase se torna um "e"... Então, os responsaveis escrevem do jeito q escutam e enterpretam, ai surgem essas variaçoes, mas tente perceber sempre a fonetica, pois em chines é ela q conta... Ja q eles leem em ideogramas e não em letras ocidentais. Se vc mostrar escrito desse jeito para um chines e com essa fonetica ele num entenderia, ate vc mostrar o ideograma e dizer: " AHH sim!! C´huein (mais ou menos isso)".

Eu tomo a liberdade de escrever Quan, pois pra mim facilita quanto ao Qi... q tem a mesma fonetica.

Quan= le-se C´huein
Qi= le=se C´hi

Ja q esse "Qi" e um bem diferente do " Chi" do Tai Chi Quan...

Po.. isso tem q explicar pessoalmente, e meio abstrato pra fala assim.. :?
Bem, espero q um pouco vc tenha entendido. :mrgreen:
 
Saudações.
Agora com toda essa revolução que o mundo passa, estão criando uma fonética mais uniforme para o o povo chines para que seja mais facil as relações diplomatica, mas conheço uma familia que veio da China e eles me falaram que realmente é muito dificil falar o chines no Brasil.
Outro exemplo é o Kuen que designa tambem os katis, esse Kuen se pronuncia "Kien". Interessante né...o Tai Chi Chuan por exemplo é Tai Ji Quan...
Onde treino nos fazemos estudos sobre terapias, cultura e historia chinesa, onde se inclui a escrita e a fonetica oriental.
Mas.....hmmm não consigo mesmo gostar de wu shu olimpico.
Bem é isso
ate mais
An Le An Kang Jin King
 
Finrod disse:
Quem pratica Cravmagar (sei lá como escreve)...
eu tô perguntando porque estou pensando em praticar :mrgreen:
é maneiro?

Foi mal a demora Finrod, se vc mora no rio o melhor lugar para se treinar Krav Maga é na academia top defense Rua sorocaba, 258 - Botafogo
O próprio mestre Kobi da aula lá....
 
Zanza, falando de coisas talvez nem tão sérias mas bastante importantes. A arte marcial deve antes de qualquer coisa desenvolver um equilíbrio em suas emoções.
Descontração e um pouco de bom humor não devem prejudicar qualquer assunto que seja. E se ainda não estabeleceu seu equilíbrio emocional deve continuar praticando artes marciais pois pode até ter conhecimentos técnicos (jamais iria subestimar seus conhecimentos) mas afirmo com toda a certeza que ainda não absorveu a essência, mas não desanime, até você pode almejar isto.
Venho de uma família com tradição em artes marciais, e independente de qualquer coisa que sua irritação possa significar, vou lhe contando que não mudarei a maneira de encarar as coisas, portanto sua grosseria foi em vão. Deve entender isto como utilização de energia desnecessária.

ORC, quanto ao tatame não foi uma proposta indecente.

Participarei da apresentação de HapKiDo demonstrando manuseio de leque, espadas e técnicas de desarmamento depois confira MP que estarei te mandando endereço e agenda da apresentação. Depois me envie seu e-mail que tenho fotos bastante interessantes para lhe enviar (HapKiDo e jiujitsu).

Bem, leia tb a MP q enviei com a mensagem ORC TE AMO pois não é minha intenção irritar ninguém por aqui!!!

Beijos a todos :wink:
 
Peraí, deixa eu :? :? , naõ seria capaz de tal grosseria.
A lição de moral foi uma brincadeira mas mostrando bem o q acho importante em qualquer arte marcial, seria esta direcionada ao ORC que veio me chamar de irritante.

DESCULPEM O MAL ENTENDIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ah, não tenho a intenção de abusar de ninguém no tatame!!!!!!!!

Beijos a todos e por favor não me levem a mal :?
 
como podem ver, não sei por qual motivo o q eu digito se perde e eu não sei por q.
Mais uma vez tentando explicar...
Zanza a lição de moral não foi pra vc....
O q eu estava tentando te dizer é q tenho um amigo q tem muito a conversar com vc, praticam a mesma modalidade.
A lição de moral foi uma brincadeira e direcionada ao Orc mas quando eu clico em enviar palavras se perdem, aconteceu nas duas ultimas mensagens.

ZANZA DESCULPE O MAL ENTENDIDO, NÃO TENHO NADA CONTRA VC, DE VERDADE, NA MENSAGEM FICOU FALTANDO UMA FRASE E ESPERO Q ME DESCULPE
 
Linda Ladeira disse:
ZANZA DESCULPE O MAL ENTENDIDO, NÃO TENHO NADA CONTRA VC, DE VERDADE, NA MENSAGEM FICOU FALTANDO UMA FRASE E ESPERO Q ME DESCULPE
Não se preocupe, eu entendi. No início achei meio estranho, mas depois caiu a ficha. :wink:

E quanto ao quesito emoções, é engraçado de ver que a medida que levamos a sério a arte marcial e a tratamos como uma "arma" ficamos mais calmos e controlados a medida que vamos evoluíndo na arte.

Fong Sai Yuk disse:
Outro exemplo é o Kuen que designa tambem os katis, esse Kuen se pronuncia "Kien". Interessante né...o Tai Chi Chuan por exemplo é Tai Ji Quan...
Pelo amor da sua alma não fale Kati, o Uglúk vai ter um troço... :mrgreen:

Mas falando sério, nós realmente não nos preocupamos muito com as pronúnicias, para se ter uma idéia nós falamos "forma" mesmo, quando nos referimos a um "kati"...

Mais tarde eu falo, agora tenho que ir almoçar... :wink:
 
Vixe... a Linda fumou um cigarrinho do capeta!! :eek:

Ok, vamos vingir q não vimos o surto dela e deixar passar, tanto q e ia editar os posts dela e fazer um so, mas eu gostei dos 3 seguidos, mostra de um forma bem engraçada o desepero e a confusão q ela ficou. :lol:

Tente equilibrio emocional, Linda. :aham:
Equilibrio emocional... :obiggraz:

Zanza disse:
Pelo amor da sua alma não fale Kati, o Uglúk vai ter um troço... :mrgreen:

Kati, Kati, Kati, Kati, Kati!!! :eek:

Eu adimito q ja eh um costume ate pelos mestres falar essa palavra quando se referem a forma, e como ja esta no concenso popular do kung fu, eu nem falo nada... Mas meu, quando eu escuto isso, ma da um afliçao de torcer os dedos... :?
E fica assim --> :eek:

Se pelo menos alguem, pelo amor de deus, soubesse a maldita origem dessa palavra!! :disgusti:
Se alguem descobrir eu coloco credito como colaborador no meu livro ok? :mrgreen:

E num vale vir com o lance mais obvio q nasceu por causa do Kata Japones. :nope:
Esse e muito obvio... :think:

Pior q eu acho q é isso mesmo, ai pra ter um diferencial do karate ele falam Kati ou em vez de Kata...

Po os nomes para as formas, tecnicas e movimentos em sequencia em chines sao tão bonitinhos... :osigh:

Kati... :evil:


a ta, ok... deve ser implicancia minha mesmo. :roll:



Bem, agora gostei da liçao de moral da Linda, alias vou ate pegar um parte dela, para colocar uma otica q provavelmente gerará um discuçao saudavel e criativa, como sempre tivemos aqui.

Mas e claro, e vou citar a Linda, contrariando. :aham:

Linda disse:
Zanza, falando de coisas talvez nem tão sérias mas bastante importantes. A arte marcial deve antes de qualquer coisa desenvolver um equilíbrio em suas emoções.

Hmm... eu acho q o termo "arte marcial", num se aplica nesse contexto. Levando em concideraçao o principio basico do termo.

Teoricamente, na arte marcial basicamente vc deve desenvolver um meio de derrotar seu adversario mais rapido possivel. Ou seja, prioridade da arte marcial: Saber lutar, guerriar etc. 8-)
Matar ou imobilizar o seu oponente o mais rapido q puder... :twisted: ... :roll:

Mas eu contraponho por exemplo, com um termo mais amplo, como Kung Fu ou Budo...

Confucio disse: "Para se tornar um verdadeiro mestre em Kung Fu, primeiro vc precisar ser uma pessoa de principios, saber medicina, filosofia, ter exelente saude, paz espiritual e finalmente saber defender a si mesmo e aos outros quando se encontrao em situaçoes de perigo."

Ele coloca praticamente a parte "arte marcial" de todo o Kung Fu, por ultimo.

No Budo deve ocorrer o mesmo, ja q existem varios caminhos a serem seguidos dentro do termo, como caminho da evoluçao do espirito, caminho do estudo, caminho da honra... e todos os "Dos" dentro do Budo.


Mas ai me vejo novamente redundante, e volto ao q realmente significa arte marcial... arte do deus marte, o deus da guerra... tudo q se relaciona a guerra e arte marcial... ate estudo de estrategias militares pode ser chamdo de arte marcial. :mrgreen:

Chega por hj... :obiggraz:

PS:
Linda disse:
ORC, quanto ao tatame não foi uma proposta indecente.

Foi descente? ¬¬
Tipo...
ahn... melhor para, ja to imaginando coisas horriveis entre hobbitzinhas e Uruk-Hais grotescos. :eek:

Linda disse:
Ah, não tenho a intenção de abusar de ninguém no tatame!!!!!!!!

Agente ja entendeu... 8-)

E eu não te amo. :?

E nunca mais me assuste, ligando pro meu celular no meio da biblioteca da faculdade. :?
Sim, eu assustei... e dai!? :P
 
Saudações.
Hmmmm... Não entedi por que não gostam que fale Kati...
A origem da palavra vem que quando os mestres antigos "montavam" suas formas
eles denomivam ela como esquemas, e a tradução literal de esquemas para o chines é Kati.
Mas tudo bem não falo mais Kati, prefere Xing, Kuen, Tchia-Dsu :mrgreen:

Onde treinamos, nos aprendemos as terapias, a filosofia e até mesmo um pouco da ética marcial chinesa... No meu ponto de vista o kung fu, (não somente ele) é um modo de vida e não apenas uma arte para se usar dentro da academia, ou em uma situação que voce precisa nas ruas.
E tambem tem toda aquela parte da filosofia e tal.... Eu acho que o que fez o kung fu em si perdurar até os dias de hoje é a grande filosofia que arte possui.

A finalidade de qualquer arte marcial em sim é o que o Uglúk citou tirar o adversario o mais rapido possivel usando tecnicas de combate, mas não se pode esquecer o molde de carater, conduta e até mesmo de controle emocional...
Acho que por eu ter estudado filosofia oriental a chinesa mesmo por 2 anos mudou um pouco meu ponto de vista e é muito complicado de se explicar... :roll:
Falando nisso...
Alguem ja teve que usar o que pratica para se defender em alguma situação na rua???

Bem é isso.
Até mais
An Le An Kang Jin king
 
Fong Sai Yuk disse:
Mas tudo bem não falo mais Kati, prefere Xing, Kuen, Tchia-Dsu :mrgreen:

Ah, eu prefiro... :obiggraz:
Até Tao Lu eu aguento...

Mas esse lance de "esquema" e vero??
Po se for e um coisa tão simples e nem um anormal de nem um professor ate hj conseguiu me explicar. :eek: Todos dizem q num sabem da origem, e muito dizem q realmente a palavra e invençao de brasileiro. Mas eu tb ja ouvi nos EUA. :think:

Sabe mais? :mrgreen:

Fong Sai Yuk disse:
Alguem ja teve que usar o que pratica para se defender em alguma situação na rua???

Essa pergunte basica, todo mundo me faz tb. E por mais q eu quera aparecer, tentar parecer q sou bom q luto muito, tipo nos filme de kung fu. Ou sei la, dizer q salvei alguma mocinhas de bandidos...

Eu tenho q dizer q nunca precisei usar não... :disgusti:

Por q realmente nunca precisei mesmo, alias, me analizando, acho q preciso ser mais violento e procurar mais confusão, eu creio q duas vezes na vida eu discuti com alguem... :think:
E um delas foi com meu priminho quando eu tinha tipo, 10 anos... ¬¬

Acho q falta isso na minha vida, sabe? Mais emoçao, emotividade e uns arranca rabo...

Ser orc e judiar dos outros da perdendo a graça... Quase ninguem me leva a sério pra começar a discutir comigo... ¬¬
 
Não entrei em desespero apenas não tenho intenção de ser grosseira com as pessoas Sr. Orc.

Medo de celular, vou lhe presentear com um Nextel!!!!!!!!!!!!

Qualquer pessoa que tenha conhecimento em artes marciais deve ter um equilíbrio emocional superior a qualquer outra pessoa, simplesmente por ser uma luta desigual no caso de o adversário ser um leigo. Bom, ao menos escuto isto do meu papai desde q me conheço por gente.
Seria este o mesmo princípio da caça submarina...

Referente aos conhecimentos em medicina, meu professor de HapKiDo é médico e vive espetando agulhas na orelha dos alunos. Ele é doido.
Mas ele diz q o essencial é q tenhamos auto conhecimento


Orc, eu sabia do seu amor por mim
 
Saudações.
Bom Uglúk a respeito do esquema ser "Kati", é vero sim, pelo menos 2 mestres já me falaram isso em uma discussão sobre esse mesmo nome, e os dois disseram que por as formas serem "esquemas" com as tecnicas do estilo antigamente usavam essa nomeclatura. O livro WuShu, A Traditional Chinese Sports, diz:
"Kati é a designação chinesa para um esquema de tecninas marcias encadeiadas logica e harmoniosamente", até o livro usou o termo.

Voltando a medicina, eu fiz cursos de terapia, como fitoterapia, do-in, shiatsu, moxabustão, entre outros, e quando voce faz exame para progredir em seus estudos, onde treino voce faz um teste fisico, um com as tecnicas, outro com seu conhecimento terapeutico, e até mesmo um com seu carater filosofico e marcial.

Sobre usar o kung fu nas ruas em situações de luta real, falando sinceramente eu ja tive que usar, mas não gosto de falar sobre isso não... Até tive que proteger a mocinha do bandido mal, mas mudemos de assunto... :osigh: :osigh:

Bem é isso
Até mais
An Le An Kang Jin King
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Não exite regras fonéticas para escrevermos a lingua chinesa com as letras ocidentais.

Um exemplo q vc vai encontrar nesse mesmo tópico:

Chaun
Quan
Kuen

Pois é, são as mesmas palavras, todas seguinificam, boxe. movimento ou algo similar, mas sempre ligado a marcialidade.

aham, isso eu ja sabia, mas essas palavras sao de uma forma parecidas, nao eh o caso de li tie quan e Song Chin Kuan, eu pensei mesmo em diferença de dialetos (mandarin, cantones etc), e o fong sai yuk confirmou :)

Ola Sr. LuizFar, o chines possui varios dialetos embora os mais falados são o cantones e mandarim, mas os nomes variam mais de estilo pra estilo, por que cada mestre aprende como a pessoa que ensinou pra ele aprendeu...
A China é extensa tem varios climas e variaçoes de relevo então existem muitas diferenças. Os praticantes tem o costume de falar que o que não conhecem esta errado isso é um grande erro.

eu sei q vc nao quis dizer isto, mas soh queria frizar q eu nao tive a intençao de dizer q a sua forma de se referir ao li tie quan esta errada. :)

quanto ao termo kati, onde eu treino a gente nao utiliza essa expressao, usamos "forma" mesmo, e todas elas tem o prefixo "tao lu" em seu nome.

faloo, luiz
 
Fong Sai Yuk disse:
Sobre usar o kung fu nas ruas em situações de luta real, falando sinceramente eu ja tive que usar, mas não gosto de falar sobre isso não... Até tive que proteger a mocinha do bandido mal, mas mudemos de assunto...
Bueno, tu faz a pergunta agora foge da resposta? :aham:
Conta aí o que aconteceu?

Quanto a mim nunca precisei realmente utililzar o que aprendi, basicamente tenho um comportamento parecido com o do Uglúk, não me meto em encrenca, nem ela me procura...

O que me aconteceu foram coisas do tipo:

Certa vez o meu colega de apartamento (que fez caratê quando criança) tentou me "testar" uma vez, ele foi me dar um soco (na brincadeira, devagar) e eu apliquei uma chave nele e o joguei no sofá. Quando ele levantou me disse:
- O problema de brigar com caras que fazem artes-marciais é que não adianta ser grande eles te derrubam da mesma maneira.
Bom, ele tem 1,90m de altura e uns 90 e poucos Kgs e eu tenho 1,75 e 72Kg.

Outra parecida foi um colega da facul que fazia Jiu-jitsu e tentou me dar um "mata-leão". Ele me segurou e pediu:
- O que tu faria numa situação destas?
Eu dei uma cotovelada no fígado dele e ele ficou dizendo:
-Pô cara! Eu tava brincando... :mrgreen:
 
Tb fiquei curiosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O bom é que o pessoal lá em casa se dá bem né.
meu irmão: judô, jiujitsu e Karatê
meu pai: judô e Karatê
eu: HapKiDo
Sairia umas brigas feias
 
Acho que o maior problema hoje em dia, é o "porque" das pessoas procurarem alguma arte-marcial. Agora, as pessoas que procuram alguma arte-marcial, é pra usar de forma agressiva o que aprendem. Nem querem saber sobre a filsofia da arte. Ou qualquer outra coisa. Só querem saber de aprender a bater nas pessoas. Treino karate de contato. Mas não comecei a treinar pra espancar todo mundo. Nesse tipo de karate, que é diferente do tradicional, as regras são para nocaute. Algumas pessoas acham violento. Mas não costumo usar o que sei na rua. E na academia, aprendi muita coisa, alem de socos e chutes. Mas agora, quando eu vejo alguem procurando informação sobre uma arte-marcial, só querem saber se ela é eficiente e coisa e tal. Isso me preocupa. E fora que ninguem quer treinar mais. Acham que o condicionamento se consegue tomando porcarias compradas em farmacia. Isso é terrivel. Aí, o resultado é esse que se vê nas ruas. Caras bombados comprando briga por qualquer coisa na rua. Triste realidade essa não? Gostaria de saber a opinião de vcs sobre isso. Sobre como as pessoas veem, e usam, a arte-marcial hoje em dia.
Era isso
 
Menello, a nossa discuçao a pouco era jsutamente num ponto q vc citou ai.

Procurar uma arte marcia para cassetar as pessoas. O problema é o termo arte marcial. Ele é um termo ocidental, nada de oriental, e esse termo realmente significa q vc tem q saber lutar pra valer. Ou seja, se vc se diz praticante de arte marcial e so sabe filosofar e cuidar da saude e bla bla bla, acaba parecendo q é uma desculpa barata pq vc num sabe lutar, oq no termo arte marcial é o principio basico pratico.

Então quando eu trata disso, eu sempre digo q arte marcial e apaneas uma parte de qualquer outra arte, principlamente as orientais. Exemplo: Arte marcial e um ponto de aprendizado do Kung Fu, ou do Budo.

Mas no caso do Karate por exemplo, vamos levantar uma polemica. Ele foi criado para matar os adversario com um porrada só e quebrar as armaduras de madeira dos Samuarais na epoca de Okinawa. Então o principio basico é realmete bater nos outros. Podemos ate dizer q se vc sabe Karate e não sabe lutar, vc entâo não sabe karate.
O q eu vejo é q realmen te não existem pessoas, principlamente ocidentais, preparados para enteder oq é realmente ter o poder de matar alguem em suas mãos. Mesmo pq a filosofia de artes com principios bélicos e geralmente aplicada para preparar vc para ser uma arma viva e ter conciencia do q vc pode fazer, ao contrario de outras artes q apenas faz parte da criaçao da arte como um todo.

Então temos q observar tb, a procedencia da arte, pois muitas vezes esses caras q so pensam e pancada tem professores no nivel. Q soubeream ensinar o essencial da parte primaria, mas não souberam preparar o cara para absorver oq ele aprendeu.

Por favor, comentem o meu post... estou carente. :?

¬¬

Oq eu to dizendo? Morram miseraveis. :x

Mas antes, comentem... :?
 
Eu considero a unica arte marcial que se usa no "DIA A DIA " o aikido .
Pq pensem comigo :
- Se vc arrumar akelas brigas de bar , vc já vai sair dando mortais e golpes que lesionam o cara sai de lá todo sangrado e vcx todo feliz pq desceu o cacete no cara hehehe sabe isso é proprio da arte , o karate por exemplo ensina vc a sair de um golpe e logo em seguida dar outro ...
O aikido é a que na minha opnião voce vai mais usar , se receber um soco ou até mesmo uma segurada tal como o mata-leão como foi citado vc simplesmente imobiliza o advewrsario sem sequer lesiona-lo de forma grave e se livra de muitos procesos .
Imaginem a sena a policia chega durante uma briga , se ela ver um golpem de aikido ela simplesmente a parta a briga se ela ver um de karate , um soco direto bem dado , mesmo que fosse para sua defesa ela vai chamar pra prestar depoimentos ...

FALOW !!
 
Folcwine disse:
Eu considero a unica arte marcial que se usa no "DIA A DIA " o aikido .

E quais das outras mais de 200 vc conhece? Ou dessas involvendo estilos e linhagens adjascentes de mais de mil?

Explane o "unica" no seu post argumentado contra todas as outras...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo