• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você reza? Acredita que a oração tem poder?

Ilyriä

Usuário
Ontem à tarde eu e a *Ëarwen* estávamos discutindo crença em Deus, oração, essas coisas. E ela me perguntou se eu rezava, eu disse que se fosse considerar como reza as orações convencionadas (Pai Nosso, Ave Maria, Credo, essas coisas) que não, não rezava. Eu converso com Deus, agradecendo, pedindo, algo assim, mas algo informal. Particularmente acho mais válido fazer dessa maneira do que repetir um monte de texto decorado sem parar pra pensar no que estou falando.

E vocês? Rezam? Como rezam? Acreditam que o que vc pede na oração vc recebe?
 
Qualquer crença pode garantir um reconforto psicológico àquele que faz preces; tanto que várias doenças que são psicossomáticas podem ser influenciadas pelo estado emocional do indivíduo.

Eu por exemplo sofro até hoje de asma, e sei muito bem que em certas situações, o meu estado emocional é o que está interferindo na minha capacidade respiratória.

Bem, isso vale para uma gama de enfermidades. O efeito placebo tem potenciais interessantes.

Sou ateu, naturalmente não preciso rezar para interferir no meu organismo :wink:

Quanto ao resto do tópico não tenho o que acrescentar.
 
Olá, Ilyriä. Sabe, nunca tive uma religião de verdade. Fui batizada, mas como minha avó, apesar de católica, não obrigou minha mãe a fazer primeira comunhão e aquela renca de "rituais", ela acabou por se tornar uma pessoa, digamos, livre, mais aberta. O Espiritismo sempre teve mais a ver com ela, e me passou isso. Desde pequena, mesmo não freqüentando assiduamente um centro espírita, ouço muito sobre reencarnação, Deus, paranormalidade,... Meu pai, separado de minha mãe, é evangélico há pouco tempo, e o restante de meus conhecidos são católicos. Bem, isso é só para você ter uma idéia.
Olha Ilyriä, não rezo todas as noites, mas faço isso uma vez por semana. Às vezes rezo da maneira como você disse, converso com Deus, simples, sincera, informalmente. Me abro. Outras vezes, faço uma oração tradicional. Gosto muito do Salmo 91, que fala de proteção. Minha madrinha já havia me falado sobre ele, que é muito forte e tal. Decorei-o e quando o rezei pela primeira vez, pausadamente, e realmente pronunciando as palavras, percebi como esse salmo é poderoso.
Mas o fato, Ilyriä, é que quaisquer orações são válidas, se você as tem com verdadeira FÉ. Vai depender da maneira como você compreende o que reza. Não sei se você é assim, mas a maioria das pessoas como eu, sem religião, subestimam o poder de uma oração tradicional. Penso que as palavras da Bíblia estão lá por algum motivo, e independente de qualquer interpretação, elas fazem sentido sim. Quanto à sua eficácia, somos nós que lhes damos poder, assim como quaisquer outros amuletos (pedras, pingentes, anéis, imagens...).
Dizem que Deus sabe das nossas tristezas, das nossas angústias e necessidades antes mesmo de as dizermos; que devemos apenas, em nossas orações, pedir o pão de cada dia, que não consiste apenas no alimento do corpo físico, mas também no do da alma, aquele que nos possibilita o aprimoramento, e pedir que Ele nos dê forças suficientes para aprender a amar nossos irmãos, pois o amor é a base de toda a sua Obra, e inclusive, de nós mesmos. Só. Espero que isso faça algum sentido para você.
Abraços,
Belísia
 
Concordo mto com o que vc disse, Ilyriä.
É realmente mto estranho, se a gente parar pra pensar, rezar decoradinho. É mais como se fossem falavras mágicas ao invés de uma prece, pke vc não coloca um conteúdo seu no que diz.
E rezar só pra pedir é bem estranho tbm!! Egoísta! Conheci um ateu que qdo ficou doente ia na igreja rezar... :roll:
Deus ouve nossas preces sinceras, é oq eu acho. Mas elas têm que ter algo da gente.
 
Dessa vez não vou gastar tempo com explicação lógica. Vou apenas dar minha opinião (tô é com preguiça mesmo).

Uma oração é um mantra. Um mantra é uma "energia" (depois do tópico de metafísica, foi deixar energia sempre entre aspas) que é enviada ao todo, ao sistema, ao universo - chame como quiser - ao cosmos. Um mantra depende do pensamento, da forma que você está flexionando sua mente ao dizê-lo. Dizer mecanicamente é uma forma de dizer sem empregar esforço mental em sua realização, e portanto, não surtirá efeito algum. A princípio, as palavras facilitam o trabalho, já que - se você é sincero no que está dizendo - elas moldam seu pensamento enquanto você as diz. Se você já entende o princípio, e consegue enviar essa "energia" sintetizada pela sua mente por si só, basta como palavra apenas "Óh !!!", e acredite, surtirá o mesmo efeito. A palavra em si passa a ser desnecessária, se você entende como ela te estimula, e puder estimular-se sem ela. Então, poderá praticar o mantra em silêncio, que é uma forma de meditação. Algumas pessoas, nessa fase usam como palavra para representar sonoramente o mantra o fonema "Om". Então, a próxima vez que você vir um monge sentado, pronunciando "Ooooooommmmmmmmmmmmm..." não ria, pois assim como você, ele está orando, de uma forma alternativa.
 
As orações prontas são como hinos, de louvor, não de pedido, orações de pedido são diferentes :mrgreen:
 
Eu fasso oração toda vez antes de dormir (reza.....decoradinha) eu agradeço pelo dia fasso pedidos etc etc..... Eu aco q adianta, cedo ou tarde Deus sempre faz o q vc pediu; se for bom pra vc e vc tiver sido sincero......
 
Eu acredito que a oração nos dá forças, porque ela de certa forma levanta a nossa moral, eu rezo antes d dormir e à mesa.
 
Sim, eu oro toda noite e hoje em dia não somente converso com Deus mas também leio algo no evangélio e em algum outro livro de msgs (abrindo sempre em uma página "qualquer").
Creio sim no poder da fé (e da oração). E na atualidade dizer que a mente não tem poder não é, apenas, ser incrédulo mas é também estar fora das descobertas cientificas que não mais negam a força que tem o credo (a crença).
---
Poderia falar mais, mas não creio ser necessário me estender nesta questão, se alguem não crer ao menos experimente... mal não fará.

----
Para não esquecer, eu não tenho o hábito de pedir nada (para mim) nas orações que faço, prefiro agradecer.
 
Eu acredito que as orações nos dá a luz de Deus e também vários outros bens para a vida, não as orações que são prontas e outros, mas sim as orações próprias pessoais, do fundo do coração.
 
Stein disse:
Estranho, eu rezava quando era pequeno todo dia na escola e Deus nunca falou comigo.

Deus só se comunica com os profetas escolhidos por ele!
Igual João Paulo II, profeta escolhido por Deus...
 
Eu sempre rezo antes de deitar.
Não é coisa do tipo pai nosso ou
ave maria que eu acho que realmente
é estranho. Po, uma coisa decorada
que as vezes nem tem sentimento
pra você. Enquanto você reza aquilo decorado
você geralemente perde a concentração.

Uma coisa que eu acho tosca é a pessoa
vai se confessar e o padre manda rezar
3 pai nossos e 2 ave marias.
Po, oque vai adiantar ?
A pessoa vai tar livre
do pecado porque
falou uma coisa
que foi
obrigada a
decorar ???
 
Finrod disse:
Deus só se comunica com os profetas escolhidos por ele!
Igual João Paulo II, profeta escolhido por Deus...

Estranho, eu pensava que quem tivesse escolhido o Papa fosse o Colégio de Cardeais.

Estranho, do que adianta rezar se deus é Onisciente e já sabe o que você irá falar?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo