• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dinheiro na Terra-Média?

Economia na Terra-Média

Tolkien não da mtos relatos da economia na terrmedia, mas devia haver trocas, principalmente em Gondor onde havia mais riquezas, e há comercio no Rio Corrente e no Condado, msmo assim não há mençao a dinheiro, existia dinheiro na terramedia, ou era soh trocas msmo? :o?:
 
havia comércio entre os elfos da floresta negra e os homens da cidade do lago, como é mostrado n'O Hobbit....

devia haver dinheiro, pq se naum houvesse dinheiro naum haveria pessoas mais ricas, como bilbo e frodo.....
 
trocas ou uma espécie de comércio, local e acho que o que vale são as pedras presciosas, ouro, ja que se teve tantas procuras por ouro e tesouros perdidos nas obras de TOLKIEN, deve ser isso que mais vale, ouro, e pedras
 
Barlach disse:
havia comércio entre os elfos da floresta negra e os homens da cidade do lago, como é mostrado n'O Hobbit....

devia haver dinheiro, pq se naum houvesse dinheiro naum haveria pessoas mais ricas, como bilbo e frodo.....

No livro o destaque dá-se mais em relação ao ouro e aos artefatos preciosos,ñ chega a comentar sobre as moedas,tanto q no início de SdA comenta-se q as pessoas acreditam q Bilbo tem baús de tesouros enterrados,o q foi uma das especulações atribuídas à sua riqueza.
 
Dinheiro existia sim na Terra-Média. Não tenho minhas fontes comigo, mas lembro claramente de ter lido no Complete Guide to Middle-Earth de Robert Foster sobre a existência de dinheiro na Terra-Média. Qualquer civilização (ou civilizações) que se preze(m) nao poderia(m) existir sem um médium reconhecido de compra e venda de produtos e materiais. Não faz sentido várias civilizações simplesmente trocarem itens para se relacionar economicamente. Como o SdA é baseado mais na aventura de quatro hobbits e um monte de outra gente que fica andando por todo canto do planeta, eu duvido que o Professor teria se dado ao trabalho de explicar exatamente quanto custava um copo de cerveja ou um quilo de erva de fumo, e como esse ou aquele personagem teria pago pelo que consumiu. E isso nao acontece só no SdA. Por exemplo, em Musashi, poucas são as referências a salários ou a pagamentos, sendo que no máximo era dito que tal pessoa depositava 2 moedas na mesa, levantava-se e ia embora. E como, no SdA, a maioria do livro é passada em bosques/rios/florestas/cavernas/terras amaldiçoadas ou abençoadas, nao acho que dinheiro teria sido algo de grande preocupação para o Professor. Ou, talvez ele simplesmente nao quisesse nem pensar em dinheiro, considerando que ele já tinha o bastante pra lhe servir uma vida toda com a venda d'O Hobbit. :wink:
 
Bom,existia dinheiro sim, isso é garantido, pois a Terra-Média era muito grande, e provavelmente existia um tipo de dinheiro universal.
Até que Frodo pensa, quando Aragorn fala "mas eu tenho meu preço", que eles tinham levado pouco dinheiro, etc...
Acontece que entre tantas as coisas de SdA, e as mais importantes sobre como é a Terra-Média, não creio que Tolkien fosse ficar explicando essas coisas, enquanto se preocupava mais sobre coisas de maior importância em Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo