• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)

As pessoas vivem confundido As Horas, Mrs. Dalloway, Michael Cunnighan e Virginia Woolf. Chega a ser incrivel, até... :P
Mas, de qualquer forma, As Horas e Mrs. Dalloway são totalmente diferentes. E acho q ele não quis msm escrever igual a Virginia ou coisa q o valha. Até pq não daria certo. :roll:
 
ele provavelmente nem conseguiria, a Woolf tem um estilo único :mrpurple:

mas é engraçado isso. quando estava lendo Mrs. Dalloway, as pessoas que viam o título do livro na capa me perguntavam "E você viu o filme? É bom?"

:eek:
 
Nossa!
E uma amiga minha, q me perguntou q livro eu estava lendo, aih eu falei "Mrs. Dalloway" e ela falou q era da Agatha Christie, e eu falei que não, que era da Virginia Woolf. Aih ela ficou meio timida e falou se era esse o livro q tinham feito um filme, e eu falei que não, q era "As Horas", e aih eu passei meia hr explicando p/ ela tudo. Demorou p/ ela entender... :?
 
Vou comprar rapidinho "As Horas" e "Mrs.Dalloway", já havia assistido ao filme "Orlando"baseado no livro de Woolf, adorei...mas, não sei por que nunca fui atrás...sempre esquecia de Virginia e amo de paixão autoras inglesas como Jane Austen, Louisa May Alcott, Agatha Christie...etc.
Até que assisti ao filme "As Horas" e Virginia Woolf voltou a minha mémoria e após ver a brilhante atuação de Kidman e a vida agonizante e complicada de Virginia Woolf, ahhh...perder tempo o que, to indo correndo comprar esses dois livros e finalmente conhecer a narrativa de Virginia Woolf. E assim que terminar, venho aqui postar minhas impressões e...
 
Não vai se arrepender, a narrativa da Woolf é uma das melhores que já li, se não for a melhor. Mrs Dalloway é lindo, mas é muito complicado também, leia com calma e atenção! ^^

Não li Orlando, preciso comprar num sebo qualquer um dia desses...
 
Qualquer coisa, nesse domingo (03/08) vai sair o "Rumo ao Farol", dela tb.
Me falaram q eh bom, nao tanto qnto Orlando, mas bom. :mrgreen:
 
Eu dei uma de Lurtz... assisti o filme sem ter lido nem "As Horas", nem "Mrs. Dalloway" ( que eu pretendo pegar assim q acabar o Insustentável Leveza do Ser). Mas eu chorei uma boa parte do filme. Putz... fazia tempo que um filme não me tocava tão fundo. Nicole Kidman tá deslumbrante como Virgínia Wolf... e aquela frase q a Meryl Streep fala pra filha, sobre aqueles momentos de plenitude que parece ser onde a felicidade começa, mas são a felicidade... wow.
Mas de fato, eu me identifiquei com a Clarissa. O mundo arde através de seus olhos de uma maneira que eu reconheço... resumindo: tow louca pra pegar o Mrs. Dalloway e, qeum sabe eu acho, As Horas.
 
Mas lembrando que Mrs Dalloway, diferente do que eu pensava, não tem quase nada a ver com o filme... No As Horas, a única coisa de Mrs Dalloway que tem é a própria Virginia Woolf (duh) e a citação à Clarissa Dalloway, que seria meio que um apelido pra Clarissa Vaughan devido à todas suas semelhanças (namorar um Richard, ter esse nome, etc etc etc)... Mas o livro é lindo, muito profundo... Bom, se você tá lendo A Insustentável Beleza do Ser (infelizmente até hoje ninguém me contou o assunto desse livro, mas pows, olha esse nome! ^^) você deve curtir coisas profundas...

Hm, muito bonito o filme, né? Eu não chorei na primeira vez, eu meio que só me emociono na segunda ou terceira vez que assisto algo (não me perguntem o porquê)... Na segunda do As Horas minha mãe achou que eu estava passando mal, hahaha... ^^
 
Retirando o tópico das trevas...

Bom, bastante tarde, mas finalmente estou lendo "Mrs. Dalloway". Comecei anteontem, no final da noite, e só parei pra dormir e trabalhar. Ainda faltam umas 30 páginas, mas o livro é realmente muito mais do que aparenta.
Sabendo-se um pouco da história da Virginia, então, o livro fica melhor ainda. Ela colocou muito da vida, das perdas, da angústia dela na história.

Não achei o filme "As Horas" tão distante assim do livro não. Muito pelo contrário. Não li o livro do Cunningham, mas o filme basicamente pega as idéias e os personagens e dá uma nova roupagem a eles. As idéias.... "uma vida inteira em um dia", "viver em função de outra pessoa", permanecem. "As Horas" é uma expansão das idéias da Woolf. Como disse, ainda não li o livro, mas devo ler, assim que terminar Orlando, Rumo ao Farol e os Contos Completos, que me esperam em casa.
 
Eu li As Horas para a aula de Literatura Inglesa III no ano passado. Quando li, estava carregada de preconceitos (alguns lampejos deles podem ser vistos nos meus posts anteriores), mais ou menos baseados numa birra de que o livro da Woolf é superior ao filme e blablabla.

Mas surpresa: o livro As Horas é superior ao filme (que é bom, ahn?). Mas ainda não é superior ao Mrs. Dalloway, óbvio, até por uma questão de estilo. Mas é muito bom, e algumas coisas que eram simplesmente vomitadas na nossa cara durante o filme, ficam mais sutis na leitura (o que acho que é um ponto favorável para o texto).

Mas enfim, o tópico é sobre Mrs. Dalloway, então deixe quieto :dente: Reli no ano passado e descobri outras coisas ainda mais bacanas, imagens criadas pela Virginia que são extremamente fortes. Quando Clarissa cita Shakespeare (Fear no more the heat of the sun) ela entrega: o principal em Mrs. Dalloway é simplesmente o viver - e tudo o que vem no pacote, parafraseando o Gaiman, hehe. Agora calcule o que é ter vivido durante a guerra, e o peso e a leveza desse viver, e dá para entender tudo as personagens sentem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo