• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Música grande= música boa?

Thico

The Passenger
Engraçado isso, muita gente, pensa que música grande é algo que não dá pra escutar pelo tamanho, algo chato... alias a maioria das pessoas que não tem conhecimento muito grande de música, não é nenhum preconceito mesmo não, mas é fato. Geralmente são aquelas pessoas modistas... afinal, alguem já ouviu uma musica de 14 min na rádio? então, se ouviu foram raras vezes! Eu nunca!
Mas também tem o outro lado da moeda, as pessoas que já "veem" que a música é então ela é boa, por ser grande... talvez eu seja um pouco assim sim... pq pra mim a música grande em geral é muito mais trabalhada, não é atoa que eu amo Rock Prog :mrpurple: ... eu pensando agora não lembro nenhuma música grande ruim... euu digo grande a música que já tem uns 10 min... talvez menos ou mais... mas tem a questao do tamanho da musica... o que pra alguns uma musica de 6 mn é inorme pra outros é normal... mas a pergunta que eu faço é... música grande necessariamente é boa? E pq geralmente ela é boa(isso pra quem acha ela boa)?

Ficou meio confuso o topico ne... espero que tenham entendido o que eu quero dizer com td... na verdade é mais pra transformar isso aqui numa discussão sobre musica grande! :?
 
Acho que não tem relação nenhuma, mas normalmente uma música mais comprida tende a ser melhor pelo esforço que os músicos tem ao elaborá-la. Raramente se ouve uma música grande que não seja de Rock ou suas vertentes.
 
Eu acho que a relação não existe. No rádio a coisa funciona de um jeito diferente, porque, além de a maioria das pessoas realmente não gostar de nada com mais de 6 minutos, eles precisam de muitos intervalos para propaganda e anúncios.

A gente vai acabar caindo na discussão de "o que é música de qualidade", e muitos vão dizer que é totalmente relativo. Bom, eu não acho que seja tão pessoal assim; acredito em algumas verdades, ainda que no campo da arte, do pessoal e emotivo. Por exemplo, não adianta alguém dizer que a nona sinfonia de Beethoven é uma terrível obra de música, porque ela não é, e eu considero isso acima de discussão. Independente do tempo que ela alcança.

Muitos artistas pensam que seria "desafiador" criar algo de 15 minutos ou mais, sem intervalos, sem se tornar irrelevante; é válido quando realmente conseguem isso, quando a inspiração e a habilidade permitem, porque forçar a barra só para fazer uma música londe é completamente fora de propósito.

Alguns dos tais "épicos" em música passam como músicas chatas por isso, tentam ser de fato uma história em forma de melodia e harmonia, e de uma vez só vão do pianíssimo ao grandioso, do veloz ao lento, do simples ao majestoso e cheio de acordes. Eu compreendo que não seja do agrado de muitas pessoas, mas a comparação é exatamente com a de um livro muito grande. Há quem não goste por achar prolixo, com mais do que o "essencial"... Apesar disso, não é o tamanho qua vai fazer uma música ser "boa" ou "ruim".
 
depende muito, conheço muitas musicas grandes, e muitas são boas, posso vitar Faroeste Cabloco da Legião Urbana, mas uma coisa é verdade, raramente se ve uma musica grande na rádio ou na tv... :?
 
Eu não gosto de musica grande, não eh por causa de modismo não, eu gosto eh de musica rapida e depois de 6 min a musica não tem o msmo vigor, fica chato.
 
Maglor disse:
No rádio a coisa funciona de um jeito diferente, porque, além de a maioria das pessoas realmente não gostar de nada com mais de 6 minutos, eles precisam de muitos intervalos para propaganda e anúncios.

Disso eu sei Maglor, mas no caso eu tava me referindo as pessoas que só ouvem as músicas de rádio, e assim tem como única referencia elas!
 
Varia muito de artista pra artista, tem algumas músicas prog e metal que acabam ficando meio chatas, tipo, o cara pensa vou fazer uma música que ultrapasse os 20 minutos e aí o objetivo dele não é fazer a sequência de melodias de maneira natural mas sim rechear a música para ela ficar simplesmente mais comprida e com roupagem de épico. A música grande é boa quando em toda a sua duração ela tem algo de novo, interessante e vibrante para soar e repetir sem enjoar.

Vou dar um exemplo de uma música grande que tem muitas partes que que simplesmente poderiam ser cortadas: The Thin Line Between Love and Hate do Iron Maiden, a música no geral não é ruim mas ela tem uma repetitividade de solos e riffs que acabam criando um certo tédio, ela seria muito melhor se fosse mais econômica e certeira. E por aí vão muitas outras.
 
Musicas grandes sao as melhores musicas q tem. Mas como o Waters falou, a musica tambem nao pode ficar na mesma coisa o tempo todos, senao enche o saco e ninguem aguenta ela.

Tem uma do Genesis eu acho, ou uma banda do genero que tem 40 e pouco minutos e eh muito foda!! O Gandalf ja citou ela em outro topico...
 
Tem uma do Genesis eu acho, ou uma banda do genero que tem 40 e pouco minutos e eh muito foda!! O Gandalf ja citou ela em outro topico...

É o Thick As A Brick do Jethro Tull, alias vamos aproveitar pra citar músicas grande boas, aí vão umas:
Keeper Of The Seven Keys - Helloween - 12min (é isso?)
The Musical Box e Suppers Ready - Genesis - 10 min e 22 min respectivamente
Six Degrees Of Inner Turbulence - Dream Theater - 42 min
The Decline - NOFX - 18 min
And Then There Was Silence - Blind Guardian - 14min
Journey To The Center Of The Earth - 34 min
 
Eu particularmente acho que 9 ou 10 minutos é o limiar entre a suprema criatividade e a chatisse, mas isso é porque eu não gosto quase nada de Rock Progressivo e afins. Stairway To Heaven também é minha preferida dentre as mais compridinhas; The Stone da DMB ( :grinlove: ) também é um pouco mais longa, mas é toda climática e tal, fica bacana. Ah, ah, e tem One do Metallica, essa eu não sei quantos minutos tem, mas é mucho f*dona.
 
Falando de músicas atuais e de rock, depende de como a banda conduz ela. Ela precisa ter uma distribuição de melodias diferentes muuuito boas e ela precisa se encaixar em um tema sugerido desde o início da música. E claro, existe a parte de gosto pessoal.

Eu gosto de muitas músicas grandes... And Then There Was Silence do Blind Guardian é um exemplo. Mas tem algumas músicas do último single do Rhapsody que são muito boas. Mas tem bem mais... Alguns exemplos:

2112 Overture - Rush
Dream of Mirrors - Iron Maiden
The Thin Line Between Black and White - Iron Maiden
Um monte do - Dream Theater

:mrgreen:
 
Vou colocar umas grnades que eu adoro tb:

Achilles Last Stand - Led Zeppelin (muito foda, pesada do ínicio ao fim)
The Musical Box - Genesis
Atom Heart Mother & Echoes - Pink Floyd
Tarkus - Emerson, Lake and Palmer
The Necromancer - Rush (a galera lembra muito pouco dessa música, mas eu acho uma das melhores dos caras)
 
Waters disse:
The Musical Box - Genesis

Eu não considero ela música grande não, até porque eu já ouvi tanta vezes! :grinlove:

Outra longa que é muito boa é The Seven Angels do Avantasia que tem 14 minutos!
 
Gandalf disse:
Não quer dizer que porque música grande é bom, música pequena seja ruim.

Ué, eu só usei a lógica do contrário... :eh:
Não me briga :wink:


E pouxa, tem música grande BOUA (Loreena McKennitt - The Lady of Shalott - 11:43) e tem musica grande RUIM (Dream Theater - A Change of Seasons - esqueci os minutos).

Tem uma música arabe chamada Enta Omry (Você é minha vida) q tem mais de 40 minutos, e é perfeita :grinlove: Eu tenho uma versão dela ao vivo com 58 minutos :mrgreen:
 
Cara, depende ! Se for algo arrastado e repetitivo, 10 minutos se tornam uma tortura. Mas se for algo muito bem elaborado, rola numa boa !!!

Algumas músicas grandes maravilhosas:

1º Rime Of The Ancient Mariner - IRON MAIDEN
2º And Then There Was Silence - BLIND GUARDIAN
3º Halloween - HELLOWEEN
4º 2112 - RUSH
5º Visions (Southern Cross) - STRATOVARIUS
 
Na verdade uma música muito grande corre um risco maior de não ser boa. Uma composição muito longa assume certa pretensão que pode não ser alcançada em qualidade. Músicas como Thick as a Brick do Jethro Tull ou Lizard do King Crimson são fabulosas, e o gigantismo delas não as torna nem um pouco maçantes. Outras como Achilles do Manowar apesar de boas passagens se perdem na longa duração. Remember The Future part I e II do Nektar são ótimas músicas, mas a longa duração das faixas acabam deixando elas um pouco arrastadas, não comprometendo a qualidade delas. Eu gosto de músicas longas, mas faze-las não é nada facil.
 
Gandalf disse:
Engraçado isso, muita gente, pensa que música grande é algo que não dá pra escutar pelo tamanho, algo chato... alias a maioria das pessoas que não tem conhecimento muito grande de música, não é nenhum preconceito mesmo não, mas é fato. Geralmente são aquelas pessoas modistas... afinal, alguem já ouviu uma musica de 14 min na rádio? então, se ouviu foram raras vezes! Eu nunca!
depende do tipoi de musica ... eu ouço PsyTrance ...uma musica pequena de Psy tem 9/10 min , normalmente as maiores são mais trabalhadas , e consequentemente são melhores , mas e claro que pode ter uma msica de 7 ke seja muito boa tb :obiggraz:
é claro ke vc nunca vai ouvir uma musica de 14 min no radio ..radios são completamente comerciais , eles tocam musicas pequenas , normalmente apenas os hits do cd , e o resto de musicas boas ficam esquecidas , só lembradas por quem gosta mesmo :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo