• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Angus: o Primeiro Guerreiro" (Orlando Paes Filho)

http://www.uol.com.br/bparquivo/integra/orlando_filho20030527.htm

Este é o link de um bate papo que descobri ter ocorrido com o Orlando, autor de Angus, onde ele fala algumas coisas legais, e as mais importantes vou postar aqui. Uma delas é sobre SDA. E olhem o que ele disse!!!


"Minha pesquisa foi a história real. Ao longo destes anos de pesquisa, descobri que a história real da humanidade é mais gloriosa que qualquer novela. Acho que, apesar de achar que tenho criatividade, a história real é mais fantástica que aquela que possamos inventar. Tive contato com Senhor dos Anéis por meio dos filmes, e gostei muito da obra. O sucesso de Senhor dos Anéis ajuda abrir portas para obras como Angus, por mérito de Tolkien"

Ah! E segundo ele, o Volume 2 sai ano que vem, por volta de Abril/Maio.

O resto, leiam porque vale a pena!
 
Mais uma para arrazar!! Após ler o bate-papo, onde Orlando diz que Halfdan, Ivar Sem-Ossos, e até Nennius existiram, resolvi pesquisar. E não é que achei muita coisa em um site britânico?! :mrgreen:

http://www.maldonsx.freeserve.co.uk/Maeldune/bookch2.htm

"Once established, the invading tribes gradually transformed themselves from marauding bands and occasional confederates to conquerors. Tradition assigns this change to the year 449 and its cause to the invitation of the British king, Vortigern, to Angles to settle on the Isle of Thanet in return for their help against his enemies. The Anglo-Saxon Chronicle names their leaders as Hengist and Horsa and goes on to state that a combination of excellent land and supine Britons decided them to issue an open invitation to all and sundry. And so there followed a flood of Germanic invaders, later to be identified, perhaps too precisely and neatly by Bede, the eighth century monk and scholar, as Angles, Saxons and Jutes. They settled in the south and east of the country. Hengist and Horsa defeated Vortigern and Kent fell to the invaders."

E olhem isto!!!

"Nennius, a ninth century Welsh writer, attributes twelve victories against the Saxons to Arthur culminating in the battle at Mount Badon. There is little doubt about the historical existence of Arthur but far more vital has been the enduring legends created, in written form, by the 12th century imagination of Geoffrey of Monmouth and a French poet, Chretien de Troyes, whose colourful stories of King Arthur and the Round Table entertained the courts of France."

Isto está em Angus: "A décima segunda batalha foi no Monte Bandon..."

Querem mais? Então lá vai:

"From these struggles later emerged what was described in the sixteenth century as the 'Heptarchy' or seven main Kingdoms - Northumbria, Mercia, East Anglia, Essex, Wessex, Sussex and Kent. Frequently one of the Kings possessed sufficient power to enable him to exercise overlordship over all kingdoms south of the Humber. Possibly the earliest ones were Aelle of the South Saxons (Sussex), Ceawlin of the West Saxons (Wessex) and Aethelbert of Kent. It is likely that Aethelbert in the late 6th century merged the East Saxon kingdom (Essex) with his own."

Lembram-se de Aelle, não é mesmo? É sobre ele que cai a vingança de Ivar e Halfdan, no capítulo "Águia de sangue". E por falar em Ivar e Halfdan....

"There was a short lull when the Vikings were preoccupied with events on the continent but in 865 the threat became even more serious. A Danish army devastated the eastern part of Kent. In the same year the largest army yet,led by two notable Viking warriors, Halfdan and Ivar the Boneless, camped in East Anglia without being resisted. Conquest rather than plunder was clearly the intention. This army moved into Northumbria captured York and then killed two rivals for the throne of Northumbria. A puppet king was placed on the throne. The Danish army then moved into Mercia. King Burgred of Mercia appealed for help from his brother in law, King Aethelred of Wessex who led an army in the company of his brother Alfred to besiege the Danes in Nottingham. Eventually the Danes withdrew to York. In 869 they moved back to East Anglia and the following year defeated and killed King Edmund."

As datas batem com as mostradas em Angus, e os nomes também, é claro. E o site ainda conta mais, mas para não estragar a minha leitura do livro, eu paro por aqui.

Como o próprio autor disse, Angus tem fundo histórico, foi baseado em fatos que realmente ocorreram, mas a história do personagem é uma ficção. Ou seja, ele é um personagem fictício dentro de um enredo real. E fazer isso tem lá o seu mérito, pois não é fácil.

Ah sim... pra não restarem dúvidas, aqui vai a bibliografia do autor do site:

Chapter II - Saxons and Vikings
Bede, trans. L Sherley-Price, History of the English Church and People, Penguin Books
Fisher, D.J.V., The Anglo-Saxon Age, Longman
Garmonsway, G.N., Anglo Saxon Chronicles, Dent
Stenton, F, Anglo-Saxon England, Oxford University Press
 
comprei o livro sem nunca tem ouvido falar, tinha uns 2 ou 3 num cantinho da livraria da facu. Por enquanto to gostando.

concordo q o cara não eh la um grande escritor.. a narrativa parece ser meio de quadrinhos. mas se a historia for boa.. ta valendo.
 
Acabei de comprar. O acabamento realmente é bom, mas achei que tem um certo exagero de figuras (apesar de todas serem muito bonitas), e que a fonte está um pouquinho grande. Quando começar a ler (o que só deve acontecer a partir de sexta, inicio das minhas férias... :mrgreen: ) posto o que estou achando...

Mas deu um aperto no coração ao desembolsar 44 reais... :(
 
44? Deu bobeira, Smeagol. Na Saraiva tava (ou está ainda) por uns 30.

Eu sei. Com o frete ficava 37 pra Goiânia. Só que sabe como é, essa sede de consumismo...dois dias até o livro chegar até minhas mãos e de repente eu, em frente a livraria, e ali estava aquela beleza... :lol: ...aí não resisti...

Malditos porcos capitalistas... :disgusti:
 
8O SPOILERS! 8O










Muito boa a parte em que Angus fica no monastério com Nennius. Achei bem legal os ensinamentos dados ao nosso amigo viking. Mas o melhor mesmo é o capítulo seguinte, onde conhecemos as princesas Gwyneth e Gwenora. A parte dos combates na arena talvez pudesse ter sido mais explorada, mas foi legal ver o herói apanhando um pouco. Agora é seguir adiante e ver no que vai dar, afinal Angus parte para a guerra. Quero ver se vai rolar um embate final entre ele e o capitãzinho namorado da Gwenora... vamos ver....
 
A parte do monastério do Nennius é uma das mais legais... É a partir deste momento que a narrativa começa a esquentar, eu acho. Nennius é uma personagem tão importante que seus ensinamentos são citados durante todo o tempo. Muito bom. :D

Tô terminando de ler agora. Vou começar o capítulo XX. :obiggraz:
 
realmente o Orlando não é um grande escritor, mas a historia é ate legalzinha e as ilustrações valem mais q os textos, mas mesmo assim tem gente crucificando o kra dizendo q ele é ruim, não sabe escrever e talz, ora se é assim, não comprem o livro nem ouçam falar dele, meio ignorante, mas eu o q tneho pra falar agora
 
to lendo.. o texto até q não eh ruim. eh meio escancarado demais.. não te dá muita brecha pra imaginar as coisas como vc quer.

mas eh legal q eh narrado em primeira pessoa. ae dá pra acompanhar o q o angus tá pensando.. sentindo. etc...

por enquanto to gostando do livro.
 
Depois de ver essa discussão no Fórum, to muito a fim de ler o livro, meio q por uma questaum de honra, pra tirar a limpo tudo q está sendo comentado...
tb tive uma idéia meio negativa no momento em que vi o livro na loja, mas naum sabia nada sobre até o momento... vamos ver! :D
 
achei o final fraco, pareceu q ele não tinha mais o q fazer e muito sem noção!!!
achei triste tb, além de ficar puto! :x
o livro é muito legal, mas p mim o final estraga! :wink:
 
Eu me lembro de ter lido essa hq do Orlando Paes, mas depois de uns anos a unica coisas que me lembro realmente da hq é de não ter gostado da mesma..
Pelo que li nos posts o estilo desse escritor deve ser muito parecido com o do Bernard Cornwell, autor da trilogia Cronicas de Arthur e do livro A Busca do Graal: O Arqueiro que foram lançados pela Record, pois eles narram suas historias na mesma epoca e os dois citam locais e personagens como Aelle em suas obras..
O Angus MacCloud: O Primeiro Guerreiro já está de 29,90 no submarino, mas vou esperar chegar nos sebos ou então baixar mais, pra quando eu tiver lendo e chegar nesses tão citados ultimos capitulos não ficar com muita raiva por ter torrado grana com o livro..
 
O Angus MacCloud: O Primeiro Guerreiro já está de 29,90 no submarino, mas vou esperar chegar nos sebos ou então baixar mais, pra quando eu tiver lendo e chegar nesses tão citados ultimos capitulos não ficar com muita raiva por ter torrado grana com o livro..
eu comprei por 30reais na bienal.... :wink: :roll:
 
Acabei de ler o cap XXVII. Guthrum acaba de ser vencido, e por enquanto nada de mal no livro. E as referências históricas também continuam firmes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo