• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Tolkien o Marco Zero?

Eu, novo aqui nessas redondesas, percebi uma coisa: Discute-se muito Tolkien e suas obras, comparando-as umas com as outras, sempre exaltando sua grandeza e beleza (adjetivos dados por mim tb). Notei também que raramente as obras de Tolkien são comparadas a outras, sejam elas do mesmo assunto ou não. Daí, fiquei em dúvida: Será que todos aqui consideram as obras tolkenianas as melhores existentes, sendo tão grandiosas que não valha a pena comparar com outras inferiores?
 
Acho que não seria bem assim...As obras de Tolkien são boas, maravilhosas e tudo mais? Sim, mas não acho que é algo que cause tanto impacto a ponto de abandonar outros livros, talvez não sejam tão bons como SdA e outros, mas é sempre algo a mais, que talvez seja algo novo e bom.
 
Talvez o fato seja o dificil acesso às obras relacionadas com as dele que ou são mto antigas como Nibelungied, os Edda etc... Ou não é facil encontra-las (a maioria realmente não tem) no Brasil.
 
hm, acho mais provavel q ñ tenham tantas comparações pq este subforum é para se falar especificamente das obras de Tolkien; e exista um outro subforum destinado a literatura off-Tolkien.

eu particularmente ñ acho q Tolkien "reine absoluto" no universo da literatura
 
Gente a literatura em si é algo imenso, cada "subdivisão" dela tem outra "subdivisão", cada autor (a) tem sua visão, opnião, seu modo de ser, por assim dizer, você não pode comparar Tolkien, se não existe ninguém que tenha feito algo parecido ou relacionado a seu trabalho, e outros aparentados podem ser ou não ser melhor a visão de alguns, cada um se identifica a quem quiser, se alguém acha Harry Potter melhor do que SdA, tudo bem, temos que entender que ninguém é capaz de "reinar" algo tão diversificado...
 
Dentro do genero de ficção e magia Tolkien é rei e nesse campo eu penso que não tem comparação com nenhum outro, claro que existem outros géneros com muito bons escritores e muito bons livros.
 
Samwise Português disse:
Dentro do genero de ficção e magia Tolkien é rei e nesse campo eu penso que não tem comparação com nenhum outro, claro que existem outros géneros com muito bons escritores e muito bons livros.
Bom desse jeito acho que sim, mas mesmo assim ainda existem certos livros do mesmo genero que merecem consideração, mas algo melhor sempre pode surgir...
 
Eu não acho que Tolkien seja dessa magnitude que apague os outros, mas com certeza é o melhor, e esse subfórum é pra discutir Tolkien e suas obras, sendo assim, as comparações naum tem tanta importância..
 
Esse tópico é muito bom. Eu comecei cedo, em minhas leituras, a tentar comparar Tolkien com outras coisas que eu conhecia de literatura. Eu admito que conheço pouco do que há atualmente em literatura fantástica, e o que eu conheço me faz pensar que é difícil colocar Tolkien dentro dessa classe de livros. Naquela época, eu imaginei que encontraria algumas coisas semelhantes em algum tipo de literatura medieval, e ainda hoje me parece que os textos épicos dessa época são os mais adequados mesmo.

Alguns de vocês podem não concordar com essa visão, mas como eu disse, conheço pouco de literatura fantástica moderna. E acho que o Tolkien colocou elementos medievais nos livros dele com uma uma habilidade (e uma dose de coragem tb) incomuns.
 
Agora "reparei" não existe livros que sejam "aparentados" com os de Tolkien, de certo modo eles são "unicos"...por isso ele tem e merece certo respeito e consideração.
 
Hummmmm, interessante. Então, o que realmente está "faltando" (não estou criticando ninguém) é o conhecimento sobre a literatura fantástica. Porque existem sim obras parecidas com as de Tolkien. Poderia citar aki a série de livros "Trílio" (que são os livros "O Trilio Negro", "O Trílio de Sangue", "O Trilio Dourado" e "A Senhora do Trílio"), "Duna" e até mesmo o confuso e engraçado "A Cor da Magia". Todos são livros que retratam mundos completamente criados pelos seus autores. Esses são só alguns exemplos, pois a literatura fantástica, embora muitos não saibam, é bem rica em quantidade.

Quanto a colocação do tópico no lugar certo ou não, foi malz ae, pq sou meio novo (novo e meio :D ) aki. Se necessário, mudem-no de lugar.
 
Concordo com a Swanhild.

No que diz respeito à literatura fantástica, Tolkien (a meu ver) é o ápice do gênero.
Obviamente ele foi inspirado e utilizou elementos de textos épicos medievais consagrados, como os Eddas, Kalevala e (em boa parte) o poema Beowulf.

Esses três textos citados, embora não sejam todos de autoria anônima (toma-se como consenso que Snorri Sturluson é o autor do Prose Edda, por exemplo), são compilações de mitos transmitidos oralmente. O autor (quando sendo único) pouco acrescentava de material "original", de sua própria autoria.

É nesse ponto que Tolkien difere dos outros. O Professor não quis ser apenas mais um "compilador": sua meta era criar uma "mitologia" própria... e, convenhamos, ele conseguiu explendidamente. :wink:

A influência externa é praticamente inevitável; em face disto, Tolkien fez uso de seu talento como contador de histórias, poeta e escritor para erguer aquilo que é o motivo de estarmos discutindo aqui hoje: seu próprio Edda, seu Kalevala pessoal... o Silmarillion. (Antes que rebatam isso, lembrem-se que o SdA apenas deriva do Silma, sendo que o primeiro simplesmente não existiria sem o segundo... bom, mas até aí nada mais óbvio...)

Tenham em mente que, ao contrário dos mitos nórdicos, gregos, celtas, etc, que eram criados pelas respectivas sociedades, a "mitologia tolkieniana" foi criada por um só homem. Tentem refletir sobre o que isso significa, o trabalho e a genialidade necessária para algo desse tamanho. Sem dúvida não é qualquer um que é capaz de tal feito.

Tenho um bom conhecimento tanto da literatura fantástica antiga, medieval como da moderna, podendo fazer assim (embora pessoal, claro), a afirmação de que Tolkien é simplesmente "imbatível" nesse estilo. Praticamente todas as obras do gênero pós-SdA sofreram alguma influência do mesmo... e, ainda assim, até hoje nenhuma chegou sequer perto da qualidade, força e grandeza da mitologia tolkieniana.

E duvido que chegue algum dia.
 
Trílio é da Marion Zimmer Bradley, não é? Dela eu conheço Brumas de Avalon (apenas dois volumes) e Darkover (a série quase toda e vários volumes das antologias). Não acho que existam semelhanças importantes entre esses dois universos, isso lembrando que Darkover também é calcado num modelo medieval. (edit: Estou citando isso como um exemplo do que pode haver de diferente entre MZB e Tolkien. Como há muita coisa em comum entre Dk e Brumas, eu imagino que Trílio - que eu não conheço - seja também parecido, e portanto bem diferente de Tolkien.) De Duna eu li muito pouca coisa, mas pelo menos em estilo me parece que é bem diferente do Tolkien.
 
Absolutamente. Eu também acho que Tolkien seja o melhor dentro da literatura fantástica, mas ele não é o único. Era esse o meu objetivo nesse tópico, pois discutimos muito sobre magia, deuses e cristianismo, mitologias, criaturas e talz aki na área de Tolkien, mas nunca vi uma citação de outros livros, com exceção da Bíblia. Por isso, estava tentando lembrá-los que Tolkien é o resultado de muitos que vieram antes dele. Ele praticamente criou a estória apenas (de forma genial, claro), enquanto que os elementos todos já existiam. Entendem? (talvez eu esteja expressando-me mal....)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo